segunda-feira, junho 15, 2009

Património Histórico destruído

Em...Almada, por acção da Câmara Municipal de Almada na zona da Ramalha a destruição de património histórico vem de longe. Para acolher mais um Centro Social da Paróquia da Cova da Piedade, do Padre Ricardo Gameiro, iniciou-se o desbravamento do terreno em redor da Capela, propriedade da Câmara Municipal, a qual nunca recebeu qualquer beneficiação desde que a CMA lhe pôs as mãos. A pequena edificação que se vê na imagem à direita junto à Capela e que fazia parte do conjunto arquitectónico já foi destruída.
clique na foto para aumentar
A Capela e edificações contíguas estão descritas no site do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. A descrição abaixo inserida foi retirada da base de dados «Monumentos-Sistemas de Informação - Inventários» do site:
clique nos doc.para aumentar e ler
Folhas 1 e 2
Folhas 3 e 4 Folha 5
Uma palmeira igual à que se vê na foto ( escondida pela árvore) também foi destruída/partida, por mau procedimento ao arrancar e no transplante.
Por acção planeada e concertada da Câmara Municipal de Almada, todos os vestígios históricos e arqueológicos da Ramalha vão sendo destruídos, danificados ou enterrados para dar lugar ao progresso do betão, tão rentável para alguns.
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão
Voltaremos ao assunto do património histórico e arqueológico da Ramalha.

36 comentários:

PEACE AND LOVE disse...

A situação ora denunciada demonstra que a política de MES agrava-se de dia para dia mas pensada com antecedência.
Há sim interesses económicos que fazem com que aquela zona nunca tivesse sido objecto do tratamento adequado mas venha a ter a curto prazo.
Foi preciso o Padre Ricardo, oportunista benfeitor do reino, denunciar esta situação publicamente para MES se comprometer a fazer algo. Só não disse o quê nem quando.
E o que vai ali nascer é mais betão.
Mas o Padre nem se preocupa com o enquadramento da coisa. Ele sabe que lhe vai caber uma grossa fatia do negócio.
Isto vai ser denunciado por quem de direito e quer MES quer o benfeitor (?) Padre Ricardo não vão ficar muito bem na fotografia.

Anónimo disse...

É um negócio mascarado com a vertente social IPSS.
Almada fica mais pobre e estropiada.

Anónimo disse...

Apesar de o gestor do blog ter feito a vontade ao Bórgia,ele agora escondeu-se?
Por que razão haverá pessoas tão "toca e foge"?
A minha convicção é de que ele recolheu mesmo à clandestinidade, mas esquece-se que os seus tiques de escrita se notam , mesmo como anónimo.
Olhe, há certas coisas que são terríveis, como por exemplo o mesmo erro no "há", escrito sem "h"...
Mas há outros tiques que qualquer pessoa com um pouco de jeito para análise de texto ou para a psicologia, nota logo!
Por isso, caro anónimo ex-Bórgia (graças a Deus, renunciou a tal epíteto!), quando escrever vista outra identidade... porque "eu estou-t'a ver"!!!...

Anónimo disse...

Não há qualquer toca e foge. Escrevo de forma anónima como qualquer uma pessoa aqui. Este é o blog dos anónimos, sendo poucos, parecem sempre muitos. Fico bastante feliz com o jeito para a análise de texto e psicologia. De médicos e de loucos, todos temos um pouco, diz o povo e não se engana e só dignifica o Blog.
Quanto à capela da Ramalha é lastimável o estado a que ela chegou, nisso estamos todos de acordo, e já num post anterior me tinha referido a essa situação, discordando em absoluto com a solução de entrega da Capela ao Padre Ricardo para fazer mais um lar para ricos. Da mesma forma como fez com o Convento dos Capuchos, e do solar dos zagalos, era obrigação da câmara cuidar de um espaço que é querido a todos os almadenses.
Se há interesses imobiliários ali, não faço ideia. O projecto de que se fala, não envolve empreendimentos. Aguardo um Forum de Participação para saber mais. Se contudo algum dos sábios colaboradores deste blog, tiver informações do projecto, é favor aqui colocar para partilha.
Evidentemente que não sou cego, e ha coisas erradas no concelho. Sempre tenho dito isso. Contudo, não deixo de reparar no muito que tem sido alcançado nestes ultimos anos Almada.
Os erros continuamos a apontá-los

Anónimo disse...

Quanto a Borgia, ao mesmo tempo que coloca o seu blogue disponível apenas a convidados surge aqui como verdadeiro anónimo.
Opções. Que não melhoram nem pioram a sua participação.

Anónimo disse...

Da Ramalha lembro-me dos jogos de futebol que se faziam no campo que ali existia, nas aulas de Educação Física da Escola Secundária de Almada...... um espaço fantástico, que tinha uma igreja no meio do verde.... passados uns anos fui à escola, agora chamada de Fernão Mendes Pinto...até me assustei, a magnifíca vista do Tejo, do Mar da Palha, Barreiro, Seixal, etc.tinha sido trocada por uma vista de floresta....de betão.... Acho que é desta singularidade que falam os cartazes e as faixas " Almada terra pensada, Almada terra amada..." Pergunto, pensada por quem e amada por quem, por quem fez ou permitiu isto?.... a pressão imobiliária não pode justificar tudo... temos uma cidade e um concelho mal pensado e mal amado por quem pode tomar decisões, há betão a mais e espaços verdes a menos.... o Parque da Paz não pode justificar tudo, até o facto de se terem construído prédios no meio de um parque infantil ( Parque da criança, junto à nova igreja da Cova da Piedade...)é muito pouco espaço para se estar e betão em demasia.... por isso não me admira nada do que possa suceder na Ramalha... é triste, mas é esta a visão de uma terra pensada, de pessoas que falam de ecologia, de ambiente e dessas coisas todas que estão na moda... é triste viver num espaço assim, sem ter sido pensado, sem se ter pensado nas pessoas, no espaço que elas necessitam para ter uma melhor qualidade de vida, e se havia espaço para tudo....Almada (cidade e concelho) é um lugar feio, desordenado, sem harmonia, descaracterizado e com uma evolução aos soluços, ao sabor dos interesses de alguns e não da maioria.... para alindar este "belo" quadro pululam os monumentos de qualidade estética duvidosa e bastante polémica. Pessoalmente considero-os como "monos", talvez que reflitam o pensamento de quem toma tal tipo de decisões e tem culpa neste estado das coisas... monolítico".... é pena.....

Luís Neto

Anónimo disse...

Olhe, Luís Neto, qualquer pessoa de bom senso e com algum sentido crítico concorda consigo.
Almada está realmente transformada num viçoso jardim de apartamentos, que têm feito as delícias de um poder autárquico bacoco que só sabe ver o lucro que isso lhe deu e continua a dar.
Sua Excelência costuma dizer a quem faz estes e outros reparos: "O senhor/A senhora não gosta da nossa cidade!"
Mas a verdade é que quem gosta da sua cidade não deixa que a agridam desta maneira, estilo novo-rico.
Quem gosta da sua terra não deixa que verdadeiros atentados à sua identidade cresçam em nome de Obras de misericórdia.
A convição destes autarcas é de que a identidade de Almada se resume às marchinhas e aos desfiles, com fogo de artifício a arrematar.
Mesmo quando compra e reabilita antigos solares e palácios é a pensar em apresentar serviço e nunca a pensar em preservar a identidade da cidade/concelho.
Felizmente tem havido alguns tecnicos sabedores que fizeram bem a sua tarefa.
No caso da Igreja de S: João da Ramalha, os estragos são já irrecuperáveis, graças à cupidez da gestão da Fundação P- Ricardo.

PEACE AND LOVE disse...

Completamente de acordo com o Luis Neto e o Ricardo.

Saúdo-vos pela vossa virtuosidade.

Obrigado pela lição de cidadania.

Anónimo disse...

Assim vale a pena passar por aqui. Obrigado.

Manuel da Silva disse...

O que se está a passar com a capela da Ramalha é um CRIME contra o património!!!
Por isso, pergunto:
O IGESPAR, enquanto instituto de tutela e a quem compete acompanhar estes processos, deu autorização para a construção de um denominado centro social? Será que o IGESPAR tem, ao menos, conhecimento do que se passa?
Ainda a tempo... será que o IGESPAR deu parecer favorável à construção da linha ferroviária que se encontra a menos de 50 metros da Capela?
Caros amigos, a Lei nº 107/2001 é clara não só em relação à classificação do património como também à sua protecção. Inclusive os crimes contra o Património.
O caso em questão configura um desses crimes!!!
Outros há no concelho de Almada!!!
Por isso, só há uma coisa a fazer: perguntar ao IGESPAR...
A defesa do Património é uma obrigação de qualquer cidadão!
Denunciar os crimes e os criminosos faz parte dessa obrigação!
E os criminosos merecem ser punidos!
Vamos a isso enquanto ainda podemos salvaguardar o que resta.
Em relação a um tal de «Bórgia» apenas posso dizer que o seu futuro estará garantido como membro da polícia política do regime ditatorial de Kim Yong-Il, da República «Democrática» da Coreia do Norte, regime tão ao gosto da ex-cabeleireira Maria Emília de Sousa e dos seus «camaradas», dos quais esse tal de «Bórgia» aparece como um autêntico bulldog.

Anónimo disse...

Como diz a canção... é preciso ter calma!

Neste caso eu, que sou um convicto crítico da gestão comunista, não pelo que fez, caro Borgia, que em 35 anos é muito pouco, comparado com outros municípios, mas principalmente pelo que não quis fazer, estou optimista com a recuperação da Capela da Ramada.

Pela simples razão, que se funda na minha convicção que o arquitecto escolhido sabe que se farta do seu ofício.

A obra é projectada pelo meu prestigiado colega Arqtº Vitor Mestre, um dos melhores especialistas portugueses neste tipo de intervenção.

Não é um novato nem um amador, é um profissional com obra de qualidade feita.

Quem tiver dúvidas faça uma pesquisa na net.

Vou esperar para ver, mas estou certo que o Vítor Mestre saberá tomar as decisões de projecto e de obra mais convenientes para a recuperação da Capela.

Tenho dito!

Quanto ao resto, em Outubro lá irei votar contra a CDU/PCP, claro está.

Anónimo disse...

Antes de mais esclarecer o "Peace and Love" de que não há nenhum Ricardo a escrever...
O que há é uma Fundação P. Ricardo (ou seja, Padre Ricardo Gameiro) que foi quem recebeu, por doação da Câmara, os terrenos da Capela da Ramalha e os outros adjacentes.

E agora dizer que reparei que o gestor do Blog acrescentou uma pérola no post do dia 13...

Muito interessante aquele tal de Guimarães que saltita entre o PS e os comunas... ora é mandatário do PS nas Europeias, ora é "guest star" na candidatura da czarina...

Ele há cada marmanjo!

Já a FCT foi o que se viu, enquanto ele lá esteve: perfeita discricionaridade, injustiças mesmo e ele a "dobar meadas", sempre com quem fala mais alto.

Mas o elenco atrás da czarina também é notável:
uma desequilibrada mental, uma gritadora de serviço, ainda por cima com vistas curtas, um sabujozito enfatuado, uma abundante de formas e de ideologia fora de moda, enfim, uns mimos! Um painel à maneira...

E o discurso: mais do mesmo, meus senhores, mas sem a convicção do costume... porque será?
Será que ela ainda acredita no que está a dizer?

E já agora, bem que suspeitámos que aquela tal TV, era mesmo ao serviço dos tais!

João Pereira disse...

Um aparte aqui para os meus amigos almadenses, já viram a propaganda municipal deste mês?
Proporciona uma fotografia dos funcionários vergonhosos da ecalma que comemoram o seu aniversário, e depois dizem que não é gozar com a cara dos almadenses?!

Abraços a todos!

Anónimo disse...

E no filme há ainda o Álvaro Saraiva, do PCP da Moita, que veio saudar a MES em nome dos "Verdes", que são a mesma coisa mas com nome diferente. Tudo em família, mas onde ficaram as festas de arromba de outros tempos?

Verdes por foram e vemelhos por dentro, estas melancias da poítica!

PEACE AND LOVE disse...

Anónimo de quarta-feira, Junho 17, 2009 11:26:00 AM, percebi mal.
Acontece mas não devia acontecer.
Juro que percebi que Ricardo era o nome de quem fez o texto.
Só agora vi que se referia ao Pe. Ricardo (lagarto lagarto lagarto).
E já agora complete-se o nome do homem: Ricardo Gameiro Lopes.

De qualquer forma o elogio que deixei mantém-se.

O homem da televisão disse...

Vejam uma vergonha almadense em
http://www.tvalmada.pt
Parece uma iniciativa de louvar mas não é.
Vejam e percebam porquê.

Anónimo disse...

A Tv Almada parece aquela propaganda da União Nacional do Salazar-Marcelo Caetano.
A CMA legítima herdeira desses métodos não deixa nada a perder.
Bons executores da metoilogia propaganda do Estado NOVo.
É o retorno da estratégia propaganda de quem tem poder e quer conservá-lo.

O redundante Matos abre os queixos e deixa sair palermices.

Anónimo disse...

E quanto foi investido neste asqueroso projecto?

Anónimo disse...

Neste país e no concelho de Almada que anda a fazer a oposição?
A oposição é constituída por grupos teatrais que fazem a sua representação à maneira conforme interesses de ocasião, procurando não beliscar muito quem governa o país ou o concelho, tudo farelo do mesmo saco.
Interessa-lhe preferencialmente continuar a comer do que provocar uma rotura.
Provocar rotura é muito perigoso. O povo pode acordar e depois as consequências são imprevisíveis.
Pode encostar os ladrões à parede.

Anónimo disse...

Ao anónimo da 1:52 PM da 18 de Junho:
Pelo que me é dado observar as generalizações são apressadas e as críticas atingirão poucos dos elementos da oposição. Isto de dizer que comem todos é o mesmo que dividir um frango estatísticamente por todos mesmo os que não comem.
Olhe que há quem faça política como serviço cívico não obtendo vantagens pessoais ou familiares.
Do que eu sei os partidos locais pedem, para sustentar as despesas doações legais e os lugares certamente quando há concursos não calham a militantes da oposição por o serem, ou antes pelo contrário. Conheço alguns na oposição que têm as mesmas dificuldades dos outros trabalhadores e haverá até militantes no desemprego.
Se os partidos resolvessem os problemas dos seus melhores servidores havia mais gente a acreditar e a inscrever-se. O que permanece é o sentimento de desconfiança e para quem tem capacidade é melhor apostar na sua carreira como fez Vital Moreira e esperar que se lembrem dele.
Penso que há quem faça trabalho de qualidade que em termos de compensação financeira fica aquem de muitas outras actividades.
Neste momento não há nenhum médico na Assembleia Municipal de Almada e compreende-se porque o trabalho político local na oposição é ingrato e poucos estarão dispostos a desempenhá-lo mesmo na maioria. A CDU teve um no mandato anterior e não deixou qualquer marca da sua passagem.
Se ainda não experimentou candidate-se e talvez me venha a dar razão.
Mas em minha opinião sem generalizações poderá ter num caso ou outro razão.
Vou dar-lhe um exemplo dentro da área do Bloco: enquanto ao Luís Filipe poderá aplicar as suas palavras já à Helena Oliveira não me parece que se ajustem.
Luís Filipe já tinha sido deputado pela CDU e não extranharia que alguma vez voltasse a ser deputado por esta força tal é a proximidade de pontos de vista. Para tirarmos dúvidas leia as actas da Assembleia Municipal.
Faça um inquérito, se se der ao trabalho académico, inquirindo os que desempenharam funções autárquicas em Almada talvez conclua que o trabalho não é assim tão gratificante.
Por mim penso que de todas as funções, a de vereador é das mais ingratas quando exercidas para os que não faltam ou não estão apenas de corpo presente.Já foi a sessões de Câmara ver quem está de corpo presente e que por isso não sentirá hostilidade vinda da força dominante?
É preciso avaliar o trabalho de cada um dos nossos representantes e ver quais é que se enquadram no perfil por si descrito, sem generalizações.
Provavelmente, no próximo mandato, a Helena Oliveira não vai saber o que isso é porque estou convencido(a) que vai ser pelo menos vereadora a meio tempo, tal é a necessidade da coligação que ocorrerá depois das eleições.

Anónimo disse...

Lendo este último anónimo ficou a pensar de o BE já está a pensar em viabilizar uma coligação de governo local com a CDU. Começo a ter vontade de só votar no PS, se o BE já está disponível para participar da governação do desastre municipal, desde que a sua candidata fique Vereadora... a meio tempo.
Então o BE sempre tem um preço: quanto custa o meio tempo dum vereador?

Anónimo disse...

Alguém tem dúvida que o PCP/CDU caso vença sem maioria faça aliança preferencial com com BE ou PSD ou in extremis com PS?
Não duvidem por isto:

1º O BE já tem um especialista frequente que elogia a CDU/Câmara ( candidato à AM) todavia não queira deixar transparecer. Ele não vai renegar a casa mãe.
Depois o BE tem a mania que é ecologista e anticapitalista como a CDU. Conversa...

Não acordam para ver que os jovens BE andam com seus votos a segurar uma catrefada de bloquistas de topo sedentos de protagonismo e capital.

2º O PSD naturalmente tem a pessoa certa para fazer pacto com a Maria Emília.Está habituado a isso de longa data.

3º Não esqueçam que o Partido do Socrates tem aliança com o PCP na Charneca. É questão de polir umas arestas e dizer que do mal o menos será diferente do que a CDU ficar em maioria.
Conversa para entreter e agradar a a quem acredita nas cúpulas do partido.

Vê-se o panorama. não é animador.
Até é trágico.

Abençoadas anarcas.
Votar assim é mijar contra o vento.

Ponto Verde disse...

Há um estalinismo histórico militante na gestão do patriimónio aa cargo do Poder Local CDU .Assim se vai deixando caír (literalmente) e no esquecimento o que é e foi a nossa História e o nosso Ambiente. Está nas nossas mãos MUDAR!

Anónimo disse...

No concelho de Almada a oposição oficial está-se nas tintas para o que tem acontecido de negativo na gestão da autarquia.
Interessa-lhe mais o quanto vem a nós (eles) do que denunciar erros da CDU e fomentar a participação cívica.
É literalmente o comodismo instalado em sintonia com o neoliberalismo que tomou conta das pessoas e do mundo explorando todos que podem ser explorados com a globalização pelos senhores do capitalismo universal.
Os nossos políticos, fracos que são, alinham com o modelo do Reagan, do Bush e da Margareth Tatcher para transplantar o capital para os big grupos económicos.
Que bom é ser recompensado comvida aliviada ou de Lord fingindo que defendemos o nosso povo.

Anónimo disse...

Apena acrescento uma pequena nota quanto a eventuais coligações. Não esperem que a CDU faça qualquer coligação com partidos que eventualmente tenham possibilidade de crescer no Concelho. Estarem no poder só lhes ia dar meios para crescerem ainda mais e tentarem engolir a CDU. A unica força que em Almada não cresce, nem tem meios para isso, é o PSD. Será com o PSD que a coligação, a existir se fará. A menos Maria Emilia espere fazer com um eventual eleito do BE, o mesmo que António Costa fez em Lisboa, engula o vereador do BE no seio da maioria.

Anónimo disse...

Anónimo de quinta-feira, Junho 18, 2009 1:52:00 PM, cuidado com as roturas.
Quando são grandes até provocam falta de água.
O que quererá dizer são rupturas.
É substancialmente diferente.

...................................
Anónimo de quinta-feira, Junho 18, 2009 3:55:00 PM, duvida que o BE anseie mesmo por uns acordos?
Eu não tenho dúvida. Tenho a certeza.
E a CDU vai abrir-lhe os braços.
Porque é melhor ter alguém nas mãos do que ter uma oposição que incomoda.

Anónimo disse...

Afinal, não vai haver dificuldade em encontrar quem queira ser vereador executivo para garantir uma maioria no momento das votações na Câmara Municipal.

A MES a vencer com maioria relativa vai ter o cuidado de escolher um dos vereadores que mais se ajuste às suas pretensões e se errar facilmente o descarta e escolhe outro assim nos ensina a história.
Não é verdade, Cortês?
Haverá sempre quem se sinta honrado e compensado mesmo que isso o pudesse levar a gerar descontentamento no seu partido político. Ela governará sem dificuldade quer em maioria absoluta quer em maioria relativa.

As oposições actuais é que têm que ver qual o perfil dos escolhidos para lugares elegíveis que para não cairem na tentação da participação numa pequena parcela do poder facilmente se deixarão seduzir pelo cantar da sereia.
Afinal estes acordos compensam veja-se o caso do vereador Neves que acumulou os vencimentos de Coordenador da área Educativa de Setúbal(Ministério da Educação) e o vencimento a meio tempo de vereador do turismo
ou o vereador do ambiente do PS Miguel Duarte que agora volta a estar na lª. linha.
Afinal a sereia não fez a cantata para a morte mas sim para uma continuidade com boa saúde na política, como aconteceu com o Presidente da Junta da Costa ou com um regresso auspicioso no caso do vereador do ambiente há mais de uma década, Miguel Duarte.

Se os partidos exigirem que os candidatos deixem um documento, sem data a pedir a renúncia ao mandato, ainda os vereadores estariam sujeitos a terem de invocar a falsidade da data e a vontade de aceitar o cargo. Havendo discussão judicial o tribunal administrativo concluiria pela nulidade do docamento e o vereador lá prosseguiria em funções já que o mandato é seu.

As maiores dificuldades seriam na Assembleia Municipal onde a Srª. Presidente teria sérias dificuldades o que se revesteria de alguma desumanidade dado o vasto currículo da SRª. que já revela naturalmente bastante desgaste.
Nesse caso será substituída por alguém com carapaça para de 3 em 3 meses levar "pancadaria" nada que impessa a marcha da actual política porventura embora sem o carisma da actual líder.

Portanto, almadenses, se querem mudança tem de ser mesmo para retirarem o poder à CDU (tarefa difícil). Boa escolha.
Pelo menos parece que desta vez haverá menos abstenção.
O que interessa à CDU e às outras forças é vencer. Por duas vezes que MES teve maioria relativa converteu essa maioria em maioria absoluta no mandato seguinte.

Desta vez haverá dois sem três?
O futuro começará 35, 39 ou 43 anos depois? Cabe aos eleitores traçarem o caminho.
Como ela gosta de repetir o caminho faz-se caminhando. Se formos pelo caminho do boletim municipal iremos em frente para os 39 anos de CDU em Almada; se seguirmos os caminhos aqui propostos urge parar para pensar.

Anónimo disse...

Viva os comerciantes de Almada que conseguiram uma trégua fumando o cachimbo da paz com a senhora Maria Emília e a Câmara Municipal.
Viva o feliz comércio almadense.
Viva Almada e a Maria Emília.
Viva o Centro Comercial Almada Centro com 200 lojas.

Anónimo disse...

Só cá faltava a velha treta do neo-liberalismo, dos malandros da direita... blá... blá... blá..

Não conheço modelo mais neo-liberal do que a gestão da CDU em Almada que se demitiu totalmente de ter uma política pública de ordenamento do território (dos últimos 30 anos não aprovou qualquer plano de urbanização ou plano de pormenor...) deixando toda a iniciativa aos promotores privados numa lógica política de mercado, pensando apenas na cobrança das caríssimas taxas urbanísticas.

É o comunismo de mercado neo-liberal!

Manuel da Silva disse...

Caros amigos,
Lendo todos estes comentários, relacionados com um post que denuncia um crime contra o património, verifico que poucos foram os comentadores que dedicaram uma linha a essa temática.
Parece assim que o Património histórico e cultural passa ao lado dos cidadãos...
E quando esse mesmo património estiver totalmente perdido, o que faremos?
O caso da capela da Ramalha é extremamente preocupante e muito importante. Mais ainda numa altura em que a ex-manicure (sem ofensa para as verdadeiras profissionais) iniciou, junto das entidades competentes, o processo de classificação como imóvel de interesse público do elevador da boca do vento!!! Pasme-se...
Compete-nos a todos a defesa do património histórico, cultural e natural do concelho, que fazem parte da nossa identidade, da nossa memória colectiva.
Vamos passar à acção! Como? Vamos procurar uma solução...

José Pedro disse...

Neste momento os partidos da oposição não podem fazer nada sobre o caso?

Anónimo disse...

Uma Capelinha arranjadinha que nos transportasse a séculos passados era talvez uma boa opção para os visitantes do turismo religioso em Almada com visão integrada e em conjugação com as autoridades religiosas. Este despertar em vésperas de eleições não tem fôlego para se aguentar para lá do dia 11 de Out. com os actuais autarcas cuja matriz ideológica está muito marcada.
A Capela da Ramalha já foi e a memória não será materialmente preservada.

Quando nos conferem o direito de termos a biografia da MES? Afinal da casa humilde do Barreiro foi para cabeleireira ou manicura antes de ser bancária. Quando é que teve tempo para estudar.
Como é que viveu a sua religiosidade naquela paróquia?
Que escrituras públicas fez e os seus familiares mais próximas como aconteceu ao intrépido Sócrates ver toda a sua vida vasculhada.
É que em Almada é uma figura que marcou os últimos 20 anos e o povo gostaria de saber mais.
O funcionário Nabais tem-nos filmado e fotografado ao serviço da Câmara filmado em tudo o que é forum de participação e até na procissâo do cinquentenário da inauguração do Monumento ao Cristo Rei.
Nós queremos saber um pouco da vida privada dos detentores do poder autárquico porque eles também podem saber muito de nós. Embora sejam contra as Câmaras de Filmar em lugares públicos têm um funcionário que filma, filma e mais uma que fotografa, fotografa. Onde está todo esse enorme acervo? Queremos ter acesso a essa documentação e sabermos que finalidades lhe foi dada. No arquivo, num museu? Quem nos garante que esse património está inventariado e ao serviço de todos os estudiosos?

Anónimo disse...

Esse material recolhido está todo em arquivos da CMA/PCP provavelmente para uso quando necessário e para fins que podemos não descortinar agora, a pretexto de reportagem.
Esses meninos do coro, da politica naturalmente, sabem o que fazem e como se trabalha na clandestinidade.
É uma devassa da vida privada das pessoas para fins menos nobres o que a CMA faz com funcionários seus e do partido.

Temos de ficar indignados e não permitir este descaramento da nova PIDE a serviço do PCP e da Câmara de Almada.

Anónimo disse...

Volto a dizer, vamos lá a ter calma.

Acho que o EmAlmada tem feito um trabalho de denúncia da ditadura CDU/PCP/MES muito importante para a sanidade democrática da nossa terra. Mas é preciso cuidado com o rigor do que se afirma.

A cobertura provisória não desapareceu, ainda não foi colocada, porque é necessário proceder antes a alguns trabalhos de consolidação das estruturas existentes e só depois é possível colocar a cobertura provisória, que é uma espécie de andaime com um telhado, para proteger a obra.

Depois da cobertura provisória colocada serão começados os trabalhos na Capela, sob a sua protecção. Quando o telhado da Capela estiver reconstruído a cobertura provisória será desmontada.

Como já disse antes confio na qualidade do projecto do Arqtº Vítor Mestre, embora não confie nada na gestão municipal, mas isso é outra coisa.

Uma coisa é a MES querer apresentar obra à pressa para as eleições, outra coisa é o trabalho do Arqtº Vítor Mestre, que não é funcionário da CMA.

Peace and Love disse...

O boletim Almada refere neste número de Junho que no seguimento do que é habitual S. João vai "dormir" à capela da Ramalha na noite de 23 para 24.
Coitada da imagem vai "dormir" ao relento e pior que isso em risco de ver a casa caír.

O que há a dizer sobre verbas? Muita coisa. Do muito que está escondido algo tem o rabo de fora.
É por isso que o santo Ricardo Gameiro e a santa Emília não falam do assunto.
Não falam em público.
Ricardo o santo já se abriu numa reunião da Misericórdia de Almada.
Mas fechou a boca a tempo.

Fiquem com atenção. Vai haver bordoada da grossa este verão.

Anónimo disse...

Sr administrador a noticia divulgada não é nada comparada com a forma como a autarquia tem tratado o património arqueologico...
em breve posso disponibilizar mais alguma informação...
caso esteja interessado contacte-me:anonimo_26_1980@hotmail.com