domingo, junho 28, 2009

Outro Acidente com o Comboio MST

Em...Almada, no passado dia 26 de Junho de 2009 pelas 14 horas, um comboio do Metro Sul do Tejo (MST) abalroou uma viatura numa das passagens de nível sem guarda, existentes na antiga Praça Gil Vicente.
Foi efectivamente um choque da composição do MST com a viatura e não desta com o comboio.
O comboio acabara de arrancar do apeadeiro da dita Pr. Gil Vicente.
Como se vê na 3ª foto, o apeadeiro está uns escassos 6-8 metros da passagem de nível.
Na 4ª foto (aumentando) vê-se que o comboio é que roçou pelo automóvel.
Enfim...um acidente (este sem danos pessoais) como muitos outros que têm ocorrido com o comboio MST, provavelmente evitável, se o guarda-freio da composição tivesse tido cuidado e algum senso na saída-arranque do apeadeiro, já que é a composição que arrastar lateralmente a viatura, pelo lado esquerdo desta.
Quer-nos parecer que foi avanço deliberado da composição sobre o automóvel. A composição ao arrancar não o faz com grande velocidade e já seria visível a viatura que estava a entrar na via.
clique sobre as fotos para aumentar
É mais um a juntar aos muitos acidentes já ocorridos, devido à cretinice de quem quis colocar um comboio a circular a 70 Km/hora no principal eixo viário de Almada, com passagens de nível sem guarda e sem semáforos sequer nas passagens para peões.
Os almadenses que levantaram vozes contra o maléfico projecto MST da CMA, estão cheios de razão.
O tempo, as ocorrências e as consequências negativas para a cidade e para os cidadãos desde que foi introduzido o canal ferroviário e o comboio a circular, que dividiu a cidade, revelam que este projecto é um fracasso redondo, a que se soma a sua inutilidade pelo rombo que está a causar aos cofres do Estado por défice de passageiros.
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

11 comentários:

Anónimo disse...

Não é nenhuma novidade nem foi o último acidente.
Outros seguir-se-ão e não haverá melhoras enquanto tudo que foi feito nesta cidade não for reconvertido numa nova fórmula, para Almada resuscitar do túmulo em que a MES a sepultou.

Anónimo disse...

Além disso, o piso no local onde se deu o acidente está péssimo, o que pode ter originado uma passagem mais lenta do automóvel e o mst veio e vai desta!
Pode ter sido assim...
É, de facto, lamentável, porque os estragos não aproveitam a ninguém, a não ser, claro aos homens das reparações!

Anónimo disse...

ISTO É A MAIOR ZONA PEDONAL DA EUROPA?

SÓ AOS OLHOS DE UM QUALQUER AUTARCA DA MAIORIA REINANTE EM ALMADA...

O REI VAI NÚ, A MAIORIA ESTÁ CEGA...

UMA ZONA RESERVADA A PEÕES É UMA ZONA PEDONAL.
UMA ZONA RESERVADA A COMBOIOS É UMA ZONA "COMBOIADA"...

É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO, INFELIZMENTE, AINDA IRÃO OCORRER MUITOS E MAIS GRAVES ACIDENTES.

Anónimo disse...

O local requer redobrada atenção.
Um automobilista que venha de Cacilhas e queira ir para a Rua D. Sancho tem de ter uma visão de quase 360º. Da Bernardo Francisco da Costa vem trânsito que pode não esperar, de trás vem o comboio e passageiros, em frente e ao alto o sinal luminoso deve estar a piscar no amarelo, o piso danificado obriga a escolher opor onde passar. Se entretanto passa a vermelho e o automobilista está a prestar a outros perigos e comboio arranca, há cacos.
Todos com a idade somos mais lentos e selectivos na prestação de atenção.
Conclusão: se já tem alguma lentidão na tomada de decisões fuja de conduzir em zonas mais sensíveis como é o caso do local.
Em Portugal a renovação da licença de conduzir devia ser com base em testes medidos com aparelhos e não a olhómetro por médicos.
Já em 1965 para ser seleccionado para condutor militar se estava mais avançado em Portugal.
Havia em Caxias um conjunto de aparelhos que mediam muitas das capacidades para conduzir.
Para quando nas lojas do cidadão e outros serviços do Instituto da mobilidade não se ganham 15 minutoes para aplicar meia dúzia de testes feitos à vista das pessoas para ver se o candidato é capaz.
Entre nós aumentamos o número de vezes para renovar a carta mas os vícios continuam os mesmos para iludir a Europa com mais do mesmo "atestados médicos".
Com isto não quero dizer que a culpa neste caso seja do condutor ou do médico que atestou as competências aos condutores do comboio ou do carro.

Anónimo disse...

Faltam ecopontos e muitos.
Há em Almada sítios que têm há mais de uma década e meia um vidrão e se reclama o alargamento do conceito para outros materiais sem qualquer resultado.
A Amarsul raramente vai a alguns locais. O vidrão está metade dos dias do ano cheio e as garrafas começam a ser objecto de jogos infantis à volta do vidrão.
Quero colaborar com a publicidade mas no terreno não vejo a Junta, a Câmara tomar medidas para que haja recolha ao menos das garrafas,
As pilhas ainda as levo para os supermercados. A última vez entreguei-as no Continente do Seixal.
Já tenho apanhado garrafas espalhadas pela rua e ter que as deixar junto do vidrão, custa-me.
Continuamos laxistas e estamos a precisar de um novo despertar para o civismo.
Entrar na modernidade não se pode limitar ao novo riquismo de termos um metro que todos os contribuintes ajudam a pagar.
Sardinhadas ao ar livre com nitrofuranos a poluir o ar, cães perigosos sem assaime, pessoas que procuram sustento nos contentores ... São outras agressões que vemos quando saímos à rua enquanto o nosso fado cotinua lamentatosamente a ser cantada nas nossas festas populares.

Anónimo disse...

Quantos aos testes a automobilistas, julgo eu no meu fraquinho entendimento para esta trampa de Plano de Mobilidade e acessibilidade da Câmara de Almada para requalificação de Almada com a famosa zona pedonal tão apreciada por "gente evoluída", que há duas entidades habilitadas a passarem certificação aos automobilistas para conduzirem na cidade.
- a Câmara Municipal de Almada, presidida por Maria Emília, Zé Gonçalves, Matos ou outro democrata de esquerda do pós 25 de Abril.
- a ECALMA como autoridade de trânsito concelhia presidida pelo Zé Gonçalves e acessores.

Qualquer dúvida sobre código da estrada deverá ser esclarecida pela CMA, pela Ecalma ou pelos fiscais desta.

Anónimo disse...

Maria Emília & Cia há muito tempo estão a prejudicar o concelho de Almada e a causar despesa a almadenses e automobilistas.
Não são gente em que se possa confiar para dirigir a autarquia.

Anónimo disse...

De Código da Estrada (e de outras coisas!!!) eles sabem pouco.
Quando em Junho de 2005 fizeram aprovar (com os votos contra do PS e do PSD) o Regulamento da ECALMA, já este remetia para legislação revogada!!!
O curso de Direito do Gonçalves deve ser dos tais...
Mas depois falam do do Sócrates!

Anónimo disse...

A Câmara criou um corpo expedicionário especial - a ECALMA - dentro da estrutura municipal cujo objectivo é facturar e extorquir dinheiro, porque considera o povo mal formado, o cidadão mal habituado e os almadenses mal educados porque querem levar o seu pópó - como eles designam o automóvel dos moradores - até à porta de casa ou do estabelecimento.
São excepção a MES com o seu BMW, os veraedores com os Prius e todos os camaradas e amigalhaços que têm viatura.

Anónimo disse...

Gostaria de deixar aqui o meu apreço por este blogue que denuncia o quão mal vai esta nossa Almada.
Por outro lado, deixo também o meu descontentamento relactivo a várias opiniões e textos aqui descritos, pois roçam o total desconhecimento de vários assuntos, ou a falta de informação sobre os mesmos, como é o caso deste artigo.
Em primeiro lugar não existem apeadeiros, mas sim estações, pois trata-se do metro ligeiro de superficie e não de um comboio;
Em segundo lugar, nao existem guarda freios, pois este transporte nao é um eléctrico; circula em via segregada, leigamente designada RESERVADA sobre a qual os peões podem ATRAVESSAR (PARANDO, OLHANDO E ESCUTANDO - coisa que nao contece), mas nao podem circular sobre a mesma - acontecendo precisamente o contrário tb;
Em terceiro lugar,em toda a extensão de linha dentro da localidade de Almada, o metro circula a 15,20,30,40,45 e no máximo 50km por hora, sendo que na referida zona em questão a velocidade é de 15,30km/h como ate se pode ver numa das fotos;
Em quarto lugar, os condutores nao avançam deliberadamente sobre nenhum veículo seja ele qual for, sobre nenhum objecto, animal ou pessoa;
Em quinto lugar, nenhum funcionário da MTS tem que ser alvo de acusação, ofensa, desrespeito ou maltrato por ninguem, pois são apenas funcionários que em nada têm culpa dos erros e incompetências cometidas pela administração da empresa em que trabalham e pela Câmara de Almada;
Em sexto lugar, a maioria dos acidentes ocorridos com o referido transporte, devem-se á falta de respeito, má formação e falta de civismo por parte dos automobilistas que nao sabem o código da estrada e pelos peões que também nao sabem andar na rua;
Para terminar, apelo a todos que se quiserem reclamar ou protestar, não o façam com ou sobre quem não tem culpa de nada (dirijam-se antes a quem de direito), e também apelo ao protagonista deste blogue que continue a fazer o seu excelente trabalho, mas que se informe melhor sobre determinados assuntos antes de resolver soltar palavras vãs!

Anónimo disse...

Ainda hoje, por volta das 19h e pouco, assisti a mais um acidente, perto da paragem de Almada.