sexta-feira, junho 15, 2007

Postais de Almada

Em...Almada, Almada Velha... "Almada Turismo...mar e muito mais... sea and much more " é a expressão publicitária usada pela CMA para atrair turistas a Almada e promover o concelho. Em primeiro plano o Bilhete Postal da Câmara Municipal, da virtual Almada Velha, disponível no site da CMA, secção Conhecer Almada.
(clique sobre as imagens para aumentar)
Vista sobre o Rio Tejo a partir de Almada Velha

Em segundo plano dois Bilhetes Postais da real Almada Velha..."o much more"Imagens captadas na conhecida R. Capitão Leitão, (a Rua Direita), de Almada Velha

Exceptuando a maravilhosa vista de seus miradouros para o Tejo e Lisboa, Almada Velha continua sendo uma atracção do roteiro turístico do concelho, onde se podem observar excelentes exemplares de prédios "floridos" em degradação ou em ruínas.

É Almada na real do seu genuíno estado endémico de degradação.

9 comentários:

Nany disse...

gracias por colocarme dentro de tus favoritos... soy nueva en esto... y la verdad que cuando visitan mi pagina y comentan se siente muy bien, mil gracias

Anónimo disse...

No primeiro Bilhete Postal mostra-se a ponte, que não é nossa, o rio que não o mar, e Lisboa com tudo à volta.
Almada virtual, pois claro.

No segundo Bilhete Postal, bem mais real, realmente, podem observar-se com alguma saudade, os imóveis que tiveram os seus tempos áureos e que nem o RECRIA salva. Por falta de verba, evidentemente.

Postais criados para alguém ver. Eu? Já contribuí para esse peditório.

EMALMADA disse...

Observador... objectivo e realista comentário à virtualidade que a edilidade quer vender como real e nos fazer engolir.

Χαμένο κορμί disse...

Have a PERFECT day!
:D

Minda disse...

Almada: mar e muito mais?

Mar: apenas na costa atlântica... daí as freguesias ribeirinhas da foz e estuário do rio Tejo estejam completamente abandonadas, quer do ponto de vista social quer urbanístico (em particular a Trafaria e Cacilhas)...

Muito mais: claro! a importância dada ao turismo é tanta que até apostam naquilo que é diferente, numa verdadeira inovação... um cartão de visita perfumado!! Sim perfumado... veja-se o que acontece no Largo Alfredo Dinis, em Cacilhas, onde os milhares de turistas são presenteados com uma lixeira logo ali à saída dos barcos da TT.

O concelho de Almada (uma terra desprovida de monumentalidade) tem, no entanto, locais que são autênticas pérolas paisagísticas únicas no país e que são excelentes miradouros naturais sobre Lisboa e o Atlântico, mas tem também importante património histórico que urge valorizar e divulgar, como as ruínas da Quinta do Almaraz.

Temos, ainda, um incrível património social e cultural, de uma riqueza ímpar, que se encontra sobreaproveitado devido, tão só e apenas, às questíunculas politiqueiras de alguns dirigentes associativos (com raras excepções, poucas, mas que as há, felizmente)e da pouca vontade das autarquias em promoverem quaisquer processos de união (dividir para reinar, infelizmente, ainda é o lema de muito boa gente nestas paragens da margem sul) - a sistemática recusa em elaborar um regulamento de apoio às colectividades locais é um indício disso mesmo.

Enfim!... tanto que haveria para falar... e tantos indícos estão por aí que evidenciam a forma como o turismo é tratado neste nosso concelho. Tanta oportunidade desperdiçada...

Resta-me esperar (porque sou daquelas em que a esperança nunca morre) que no próximo dia 19, salvo erro, o fórum sobre o turismo promovido pela CMA traga notícias que nos animem. Que mostrem que, finalmente, a autarquia vai dar um novo impulso ao turismo...

E espero que os cidadãos desta terra façam juz ao seu passado de lutadores... manifestem-se, descruzem os braços e estejam atentos. Exijam que Almada seja colocada no lado certo: que é o do interesse das populações.

Um bom fim-de-semana.
(e que os habituais comentadores indecorosos, lavem as mágoas nesta chuva que está aí e contestem o que não concordam, mas com uma linguagem limpa... que de sujidade já chega a que se encontra pelas ruas desta nossa cidade).

kay disse...

Hello...Thanks for your Hello u just sent to my blog..
Unfortunately..I can't read your portugal language and u can't read my Burmese language..But..photos are really impressive..souds like..political and cultural blog.
Anyway..welcome from my blog..

Mi disse...

Olá...
Um beijo direto de Porto Velho - Rondônia! risos...

Interessante seu blog.

Um abraço

camomile disse...

Hello from Turkey , thx for your nice comment and Have a nice day too you .Byee

Anónimo disse...

Pobre Almada!
Neste estado degradante. Eu que te conheci menina e moça. Que te vi crescer e te revejo agora em ruinas a que foste conduzida por uma mal fadada gestão autarquica que dizem ser modelar.
Viva a Almada que eu conheci livre e bela sem radicalismos de falsa esquerda pseudo comunista.
Quem te viu e quem te vê.