sábado, junho 09, 2007

O S. João e o Blá Blá Municipal

Em...Almada, mês de Junho é mês de S.João da Ramalha, é mês de feriado Municipal, é mês de procissão e de se cumprir a tradição.
É oportuno relembrar o Blá Blá municipal sobre a recuperação da Capela da Ramlha.
Só promessas e nada feito. Retórica...pirotecnia...fogacho verbal e muita demagogia...é o que temos visto, num brincar contínuo da Câmara Municipal e sua presidente com população. Boletim Municipal (BM) Junho 2004 : "Preocupações com a Romeira e a Ramalha": “Quanto à Ramalha, Maria Emília de Sousa assegurou que a autarquia está a desenvolver um trabalho para aquela área, que incluirá a beneficiação da Capela da Ramalha, a construção de instalações para a Companhia de Dança de Almada e a requalificação da zona junto ao Clube da Ramalha, e que esse estudo será oportunamente discutido com a população. Boletim Municipal Agosto 2005 (ano de eleições autárquicas) : “Capela da Ramalha será alvo de recuperação e devolvida ao culto. ....A Câmara Municipal de Almada garante, absolutamente, que a Capela da Ramalha está devidamente salvaguardada e será recuperada, à semelhança de todos os outros imóveis que passaram por este processo”.
(clique sobre as fotos para aumentar)
Foto retocada da Capela, publicada no BM de Agosto 2005
Boletim Municipal Outubro 2006 : “ A capela da Ramalha, na Cova da Piedade vai ser requalificada....a presidente da Câmara Municipal realçou o facto de se estar a “Salvaguardar o património, pensando nas pessoas”. ....... “Segundo a edil, a recuperação da capela da Ramalha sempre esteve contemplada nos planos de ordenamento do território e sempre foi assumido pela autarquia que qualquer projecto para a zona seria discutido previamente com a população”.
Capela e edifícios anexos Fevereiro 2007
Pormenor do estado actual da fachada em 08Junho2007
Até hoje nada foi feito e o estado de conservação da Capela e edifícios anexos é pior que nunca.
O terreno em seu redor (traseiras), voltou a "reserva rural vergonhosa" de ervas e bicharada, junto de habitações. É assim que a CMA a defende a qualidade de ambiente para os moradores.
A incúria, o desleixo e o abandono deste monumento, com origens no Séc. XV, património da cidade, são evidentes. A Capela da Ramalha é propriedade da Câmara Municipal.
Na senda de impressionar a população, desde o princípio do mês já mandou ilumuninar o local com ornamentações tipo arraial, mas cuidar do edifício e limpar a área em volta....nada.
Atitudes e comportamentos deste tipo são moeda corrente utilizada com frequência pela Câmara Municipal de Almada.
Não tenhamos ilusões.

6 comentários:

Anónimo disse...

Em Junho de 2006, durante a habitual cerimónia em honra de S. João Baptista, o Padre Ricardo disse, publicamente, que tudo teria feito para renovar aquele espaço tendo obtido por parte da presidente da autarquia a garantia de que tal seria feito.
E disse-o de forma clara. Diria mesmo ameaçadora.
Sabendo a veneração que a edil tem pelo pároco (verdadeira ou falsa, não interessa), e o receio em perder o elevado número de votos que dali vem (amen), está assegurada e recuperação, não só da capela, como de todo o espaço envolvente.
Mas como Padre Ricardo quer e não como a edilidade deseja(va).
Mais palavras para quê?

A igreja ainda é o que é. Assim como os políticos.
Uns têm força. Os outros vão atrás.

Anónimo disse...

Esperar pelo futuro é a mensagem que a dona Emília usa para ir cozinhando em lume brando a população de Almada.
No futuro a felicidade vai chegar.

Anónimo disse...

Se esperar é o futuro de Almada já vimos o que é esperar. As ruas estão sujas,as zonas verdes e árvores estão descuidadas, os passeios cheios de buracos, o lixo é fertilizante pelas ruas e passeios onde crescem ervas daninhas, a Costa de Caparica mete dó, a margueira é que se vê, O ginjal está pior. Almada nunca mais apanha o comboio do desenvolvimento.
As mensagens da câmara são palavras que o vento leva.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

AQUI TAMBÉM SE APAGAM COMENTÁRIOS AHAHAHA NÃO CONVÉM NÃO É?
AFINAL AINDA HÁ CENSURA..DÁ-LHES MARIA EMILIA QUE ELES MERECEM!!!

WWG disse...

Hi, Good Blog!
Look from Quebec Canada
http://www.wwg1.com

WWG :)