Em...Almada, mês de Junho é mês de S.João da Ramalha, é mês de feriado Municipal, é mês de procissão e de se cumprir a tradição.
É oportuno relembrar o Blá Blá municipal sobre a recuperação da Capela da Ramlha.
Só promessas e nada feito. Retórica...pirotecnia...fogacho verbal e muita demagogia...é o que temos visto, num brincar contínuo da Câmara Municipal e sua presidente com população.
Boletim Municipal (BM) Junho 2004 : "Preocupações com a Romeira e a Ramalha": “Quanto à Ramalha, Maria Emília de Sousa assegurou que a autarquia está a desenvolver um trabalho para aquela área, que incluirá a beneficiação da Capela da Ramalha, a construção de instalações para a Companhia de Dança de Almada e a requalificação da zona junto ao Clube da Ramalha, e que esse estudo será oportunamente discutido com a população.
Boletim Municipal Agosto 2005 (ano de eleições autárquicas) : “Capela da Ramalha será alvo de recuperação e devolvida ao culto. ....A Câmara Municipal de Almada garante, absolutamente, que a Capela da Ramalha está devidamente salvaguardada e será recuperada, à semelhança de todos os outros imóveis que passaram por este processo”.
(clique sobre as fotos para aumentar)
Boletim Municipal Outubro 2006 : “ A capela da Ramalha, na Cova da Piedade vai ser requalificada....a presidente da Câmara Municipal realçou o facto de se estar a “Salvaguardar o património, pensando nas pessoas”. ....... “Segundo a edil, a recuperação da capela da Ramalha sempre esteve contemplada nos planos de ordenamento do território e sempre foi assumido pela autarquia que qualquer projecto para a zona seria discutido previamente com a população”.
Capela e edifícios anexos Fevereiro 2007
Pormenor do estado actual da fachada em 08Junho2007
O terreno em seu redor (traseiras), voltou a "reserva rural vergonhosa" de ervas e bicharada, junto de habitações. É assim que a CMA a defende a qualidade de ambiente para os moradores.
A incúria, o desleixo e o abandono deste monumento, com origens no Séc. XV, património da cidade, são evidentes. A Capela da Ramalha é propriedade da Câmara Municipal.
Na senda de impressionar a população, desde o princípio do mês já mandou ilumuninar o local com ornamentações tipo arraial, mas cuidar do edifício e limpar a área em volta....nada.
Atitudes e comportamentos deste tipo são moeda corrente utilizada com frequência pela Câmara Municipal de Almada.
Não tenhamos ilusões.
6 comentários:
Em Junho de 2006, durante a habitual cerimónia em honra de S. João Baptista, o Padre Ricardo disse, publicamente, que tudo teria feito para renovar aquele espaço tendo obtido por parte da presidente da autarquia a garantia de que tal seria feito.
E disse-o de forma clara. Diria mesmo ameaçadora.
Sabendo a veneração que a edil tem pelo pároco (verdadeira ou falsa, não interessa), e o receio em perder o elevado número de votos que dali vem (amen), está assegurada e recuperação, não só da capela, como de todo o espaço envolvente.
Mas como Padre Ricardo quer e não como a edilidade deseja(va).
Mais palavras para quê?
A igreja ainda é o que é. Assim como os políticos.
Uns têm força. Os outros vão atrás.
Esperar pelo futuro é a mensagem que a dona Emília usa para ir cozinhando em lume brando a população de Almada.
No futuro a felicidade vai chegar.
Se esperar é o futuro de Almada já vimos o que é esperar. As ruas estão sujas,as zonas verdes e árvores estão descuidadas, os passeios cheios de buracos, o lixo é fertilizante pelas ruas e passeios onde crescem ervas daninhas, a Costa de Caparica mete dó, a margueira é que se vê, O ginjal está pior. Almada nunca mais apanha o comboio do desenvolvimento.
As mensagens da câmara são palavras que o vento leva.
AQUI TAMBÉM SE APAGAM COMENTÁRIOS AHAHAHA NÃO CONVÉM NÃO É?
AFINAL AINDA HÁ CENSURA..DÁ-LHES MARIA EMILIA QUE ELES MERECEM!!!
Hi, Good Blog!
Look from Quebec Canada
http://www.wwg1.com
WWG :)
Enviar um comentário