sábado, abril 11, 2009

Zona Pedonal ZONA PERIGOSA

Em...Almada... o Plano de Mobilidade e Acessibilidades 21 que a Câmara Municipal implantou na cidade associado ao comboio, é mais um Plano de Ratoeiras, do que qualquer um Plano Municipal, para facilitar a mobilidade e o caminhar/deslocação dos almadenses e moradores. A denominada "Zona Pedonal", que caracteriza muito bem o mau trabalho da Câmara Municipal de Almada, é a única Zona Pedonal do Mundo que tem um comboio a circular, onde o peão nunca tem prioridade...Espantoso! Por isso tem mais lógica designá-la ZONA PERIGOSA:
clique nas fotos para aumentar
aumentando a foto anterior, vê-se ao fundo o perigo na "zona pedonal" a chegar - o comboio - de luzes acesas
Na foto seguinte vemos a via férrea, veículos auto a circularem e o peão a esperar que os veículos passem.
Muita sorte teve o peão não circular no local, naquele momento, sua excelência o comboio "da presidente da Câmara", o qual teria prioridade sobre ele. Isto é, na zona pedonal o peão está a mais, é um intruso, dizem os super entendidos na matéria.
Nesta "Zona Pedonal" onde tudo circula, nem nas passagens para peões, onde existem e indevidamente sinalizadas, os peões têm prioridade sobre o veículo ferroviário.
Muito original esta "Zona Pedonal" inventada por uma câmara municipal que se diz comunista.
Tendo o veículo ferroviário prioridade de passagem sobre o cidadão, como poderemos designar o comboio da câmara dita comunista?
Será "staline" ?
Continuando nas facilidades proporcionadas pela Câmara Municipal e a sua presidente, na mobilidade e acessibilidades, aos peões, esta escadaria na bi-avenida D. Nuno Álvares Pereira é uma das muitas ratoeiras armadas pela (in)competência e incúria dos autarcas, com degraus que não respeitam o normativo nem a regularidade em altura.
Repare-se na variação de altura dos degraus no topo.
O local tem sido palco de quedas de muitas pessoas, sobretudo idosos.
À noite não há ali iluminação
Na foto seguinte vemos outra ratoeira municipal (o passeio rebaixado devido à tampa metálica) armada a pedestres de todas as idades e incapacitados físico-motores.
Esta é a Câmara Municipal que temos em Almada, "Solidária" para com os cidadãos, especialmente os idosos e aqueles que têm dificuldades motoras ou incapacidades físicas, ficando mais vulneráveis a serem apanhados nas ratoeiras que a CMA lhes arma na via pública.
Almada "Solidária" está cheia de barreiras arquitectónicas para peões.
É a "Liberdade de decidir. Força de fazer" da presidente da Câmara em acção, para prejuízo do cidadão.
"ALMADA Terra Liberdade"...mas só da presidente da Câmara, camaradas e amigos.
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

24 comentários:

Anónimo disse...

Se alguém tiver a paciência necessária para percorrer os locais, e só esses, onde funciona o Plano de Acessibilidades 21 vai, certamente, abrir a boca de espanto.
Se antes não caír numa dessas ratoeiras municipais, está visto.
As vértebras de tão ilustres criaturas, os governantes de Almada, estão fragilizadas desde o momento em que passaram a olhar para ar para fugir a ver a realidade.
Em que gaveta estão os «lucros» desta desmanda política?

João Alexandre disse...

A denominada "Zona Pedonal", que caracteriza muito bem o mau trabalho da Câmara Municipal de Almada, é a única Zona Pedonal do Mundo que tem um comboio a circular, onde o peão nunca tem prioridade...Espantoso!

Não seja ignorante! Existem dezenas de zonas pedonais em toda a Europa que são atravessadas por metros de superfície. Em todas elas o metro tem prioridade.

O problema são os selvagens que entram ilegalmente na zona pedonal ou excedem o limite de velocidade de 10 km/h.

Anónimo disse...

Caro outro João Alexandre:

o problema realmente é devido aos "selvagens", mas àqueles que decidiram pedonalizar irracionalmente uma zona que não devia nem pode ser.
Aquilo de zona pedonal é infelizmente para rir pela ausência de sensatez dos autarcas decisores e defensores da asneira.

Boa Tarde
Muito cuidado para não ser atropelado na zona pedonal pelo MST prioritário.

Anónimo disse...

João Alexandre

Você impõe a alguém que "não seja ignorante".
E você está a ser o quê?
No mínimo, mentiroso.
Eu explico.
É que as tais dezenas de zonas pedonais que o senhor diz existirem em toda a Europa não têm as características da zona pedonal MES.

Se as conhece, e admito que sim, confira.

João Alexandre disse...

...é a única Zona Pedonal do Mundo que tem um comboio a circular, onde o peão nunca tem prioridade

Repito. Quem escreveu isto é ignorante ou pretende fazer dos seus leitores ignorantes: existem dezenas de zonas pedonais com metro de superfície no mundo e em todas elas o metro tem prioridade sobre o peão. Basta ir ao Porto!

Confira!

Anónimo disse...

A calçada está cheia de fragilidades e defeitos que causam frequentemente acidentes.

As "cascatas" de água são caricatas. São gastos e desperdícios.Em tão pouco tempo estão ferrugentas e feias.

A movimentação de pessoas deve ter caido no centro de Almada para mais de 50%.

Quando desaparecerem as carreiras dos TST a desertificação instala-se definitivamente e o pequeno comércio local vai ao fundo.

É inacreditável como o partido comunista sendo contra os monopólios, está a dar o monopólio dos transportes públicos de Almada à concessionária do metro.

MES já tem lugar garantido na administração do MST?

Almada tem um futuro assegurado que não é o melhor.

Anónimo disse...

Quanto a lugares de topo no MST, já lá está a filha dela(MES) e alguns beija-mãos de MES, de certo que assim que passar a pasta da camara já terá o lugar assegurado na administração do MST.
E assim se vê o lema destes supostos comunistas "faz o que eu digo , não o que eu faço".
E.H

Anónimo disse...

Será que comunas falhados se esquecem que o concelho de almada não é só a cidade de Almada, mas tambem as restantes freguesias do concelho. Se não vejam só o estado das estradas, das limpezas urbanas, no estado das zonas verdes (que diga-se por sinal que foi entregue mais de 70% a privados)dos aglumerados de barracas etc, das freguesia da charneca,costa da caparica, trafaria, cova da piedade, pragal, monte da caparica, sobreda etc...

Anónimo disse...

João Alexandre
Vamos fingir que tem razão. Fingir.
Porque efectivamente a sua perspectiva não passa de um sonho.
Ou da defesa de alguém.

Anónimo disse...

Sinceramente, nunca percebi porque motivo o MST ao chegar à Cova da Piedade vindo do Laranjeiro, não seguiu em frente rumo a Cacilhas. Toda aquela zona ribeirinha precisa de revitalização e o MST iría funcionar como catalizador de desenvolvimento económico álem de levar os passageiros para onde precisam de ir. Ao invés, veio destruir o que funcionava geralmente bem no centro da cidade e não contribuiu para dinamizar coizissima nenhuma. Levar os utentes de Corroios para Cacilhas passando por dentro da cidade em vez de passarem directos pela Cova da Piedade é contrariar todas as conclusões urbanisticas em que se deve retirar trafego da malha urbana. A passar no centro da cidade, o MST só o devería fazer em lanços subterrâneos, nunca à superficie. Mas as élites que temos são as que conduzem este país ao indice de desenvolvimento que temos. Podem sempre dizer que não estamos ainda sensibilizados e com estas desculpas empurrar o erro deles para cima dos costumeiros que somos nós, os selvagens.
Oliveira

Anónimo disse...

Vivo na zona central da cidade e não posso concordar com a maioria das opiniões aqui expressas em torno da obra do Metro de superfície.

Admito que uma obra desta envergadura inclua o erro - ou não fosse esta produto humano - mas de uma maneira geral a vida urbana de Almada mudou para melhor.

Só lamento os automobilistas que estacionam sobre os passeios ou circulam em zonas pedonais (R Luis de Queirós por exemplo), gente que apelido de rasca.

Jorge Santos

Anónimo disse...

A MES é que quis o comboio a passar e passear pelo centro de Almada para mostrar aos selvagens o (seu)glorioso futuro, a obra sua.
Quem obra assim nada faz de jeito

A opção dela é típica de gente pequenina em senso e em capacidade realizadora eficaz e eficiente.

Tudo reflexo de ser eleita só com 20% do eleitorado, o que para ela é democrático e suficiente.
Os aspirantes a ditadores não precisam de mais, só precisam de chegar ao poder seja como for.

fernando sousa da pena disse...

A implantação do MST está pejada de erros. Infortunadamente, a incompetência impõe-se ao mais elementar bom senso.

Uma "zona pedonal" atravessada por um eléctrico a alta velocidade, em que passeio, faixas de rodagem e zona de carris se confundem, ladeada por autocarros e muitos ligeiros "autorizados" é um absurdo.

Como foi absurda a execução da obra, que não cumpriu as condições de concessão, por razões que algumas pessoas poderão decerto explicar...

Como é absurdo o desleixo que tomou conta do espaço canal ainda ele não estava concluído. Luminárias partidas, paragens entregues ao vandalismo, canteiros que só contêm terra, árvores raquíticas (a que não faltam as inefáveis palmeiras, na tropical Almada), lajes soltas, bancos sem assento, postes riscados, caixotes de lixo partidos. Enfim, a cidade de sempre.

Como são absurdos os custos da obra para o erário público, em benefício de uns poucos.

Como é absurda a defesa acéfala de todos os aspectos do MST (e do concelho...) apenas porque se é do partido que controla o município.

Infelizmente, e parafraseando um participante, esta obra não incluiu apenas o erro. Ela tem sido para Almada um erro tremendo.

Continuo a achar que o metro é uma solução urbana moderna e vantajosa. Mas não esta demonstração de insensatez, esbanjamento e incompetência em que o projecto de Almada se tornou.

Anónimo disse...

Almadenses não fiquem preocupados pois a Emilia terá que responder a Deus pelo mal que provocou a certas pessoas,mesmo que finja ser católica que não o é, vai ser castigada podem crer.Só espero que Deus a castigue e sofra todo o mal que provocou a .......
Aos pseudocomunas de Almada que são tanto comunistas como eu sou um calhau, esses quando ela abandonar o barco é vê-los a reformarem-se ou passarem para o ps.

Anónimo disse...

Mil vezes a Emília de Souza (católica ou não) à rapaziada do futebol, ao Major, ao Isaltino Suisso, à Fátima Felgueiras, entre outros.

Antes os comunistas ao bloco central - responsáveis em grande medida pelo estado do país e em particular por, ao longo de tantos anos, terem estrangulado Almada.

Emília, ainda bem que ficas e ainda bem que não vais em futebois...

João Dissidente

Anónimo disse...

O João Dissidente (de quê?) defende a dama.
Ele lá sabe porquê.
Não entendo as comparações.
Tudo o que indica é lixo. Gente que não presta.
O que não coloca a Emília de Sousa do lado dos bons.
Cada macaco no seu galho.
Dizem que os nomes que o João Dissidente (de quê?) estão, ou estiveram com problemas com a justiça.
Não habito em nenhum desses concelhos.
Como cidadão digo que todo o crime deve ter castigo.
Como munícipe de Almada afirmo que Emília de Sousa deverá ser castigada. Pelo que de mal fez e pelo que vai continuar a fazer se continuar no poder.

Anónimo disse...

Ao tal joão dissidente para estar a falar desta maneira só posso pensar que é daqueles que quando a camara pela ultima vez perdeu a maioria era um dos tais que apoiava o mandato do miguel duarte e que agora é um chefe da camara comunista da treta.

Anónimo disse...

Sócrates governa o país como o PSD gostaria de governar, Maria Emilia governa o concelho como o PS gostaria de governar. Os assesores para o trânsito e mobilidade prestam serviço noutras autarquias como Lisboa, Loures e Amadora (PS), portanto é a visão tecnocrática do PS que está a ser implementada em Almada. Os altos quadros e dirigentes municipais são PS, portanto é o modelo da gestão PS que está a ser implementado em Almada. O que eu sei é que os comunistas estão bem fulos com esta situação e por isso é que está dificil sair a lista dos canditatos às próximas autárquicas.

Anónimo disse...

Aguardamos a divulgação da actualização da Carta de Ruído e de emissão de CO2, que seja extensível a toda a cidade e não apenas ao corredor do MST, porque o trânsito foi deslocado para outras ruas.

Anónimo disse...

ALMADA O LADO CERTO!

João Dissidente

Anónimo disse...

O lado certo da incompetência, do disparate, da prepotência governativa e ... dos bufos.

Anónimo disse...

este joão dissidente deve ser um dos bufos da CDu de Almada, ao apoiar este senhora. Não a conhece de certeza ou deve estar a esfolar dinheiro à conta do "comunismo de Almada". A diferença que este calhau diz existir ele já contou o dinheiro no banco a todos os autarcas. Vá comê-lo seu lambe botas, bufo e não tenho partido, fará se o tivesse. Seu ganda bufo

Anónimo disse...

Indignado por no século 21 voltarem a surgir tantos anónimos.Sempre fui contra o anonimato mas hoje com este País e dentro desta Almada, não estou contra, até eu pela 1ª vez sou anónimo.Voltamos a ter medo dos que têm o poder nas mãos, sim nós os que estamos sujeitos a que algum "deles" mal disposto nos ponham represálias em cima. Nos tempos passados as represálias deixavam marcas no corpo, hoje não se vêem, sentem-se na alma.Eu ainda sou comunista...mas INDIGNADO.

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado