quinta-feira, abril 02, 2009

Os Críticos tinham e têm razão

Em...Almada, o MST ou o comboio-eléctrico da Câmara Municipal, também designado o TGV (Transporte Geralmente Vazio) de Almada está a revelar-se um elemento negativo, mesmo muito negativo para a vida e actividade económica da cidade e também factor agravante e penalizante da qualidade de vida dos moradores ao longo do espaço canal, perturbando a tranquilidade e o sono dos residentes.
Na Ramalha, duas ruas foram destruídas pela Câmara Municipal por ordem da sua presidente para aí meter o comboio, quando o Estado Português, dono da obra, havia aprovado uma outra e melhor solução para a passagem das composições ferroviárias que circulam entre os prédios das antigas ruas Lopes de Mendonça e José Justino Lopes.
O Jornal de Notícias de 21/03/2009 em notícia, ( retirada do blog http://triangulodaramalha.blogspot.com/) dá conta do martírio a que os moradores locais estão sujeitos com a passagem das composições entre as 5 horas da manhã e as 2 horas da madrugada do dia seguinte, transportando "meia dúzia " de passageiros.
clique sobre a imagem para aumentar
A foto da reportagem mostra-nos o comboio na que foi a rua Lopes de Mendonça. Na que foi a rua José Justino Lopes existe agora um vale ferroviário.
Os moradores destas duas ex-ruas foram roubados.
Almada sofre e agoniza com a decisão da presidente da Câmara em colocar uma via férrea dupla ao longo do eixo viário central de Almada, a coluna vertebral da cidade, destruindo-o irremediavelmente. Com isso retirou as pessoas das ruas e avenidas, matando o comércio e a vida de Almada.
Os moradores ao longo do antigo eixo viário central, actual espaço canal, são agora perturbados com o ruído contínuo da passagem das composições ferroviárias, algumas até parecem ter "rodas quadradas", superior ao ruído que os veículos auto faziam.
Nas ruas laterais para onde o trânsito automóvel é desviado, subiu a poluição sonora e ambiental provocada pelos gases libertados devido ao aumento da circulação local e ao "pára-arranca" constante dos veículos.
No Centro Sul de manhã e à tarde é o caos com o trânsito sujeito a paragens contínuas e congestionamentos longos provocados pela passagem frequente dos comboios a atravessar a Bento Gonçalves.
De manhã até às 9h 30m - 10 horas a Bento Gonçalves fica congestionada com viaturas no sentido descendente, desde o cruzamento dos comboio que vêm de Corroios.
Almada perdeu qualidade de vida e o comércio definha, lojas fecham e o desemprego aumenta, porque as pessoas, os potenciais clientes, foram afastados do centro, com imposições ridículas e ditatoriais da presidente, que faz desta nossa terra uma coutada sua e do seu partido, com consentimento das oposições.
A destruição de Almada está em marcha, diante do folclore e do foguetório pré-eleitoral da Câmara Municipal, que as oposições não se atrevem a criticar.
A população que criticou este projecto do apelidado MST, por não estar ligada a interesses pessoais e partidários no projecto, estava cheia de razão quando levantou objecções sensatas ao que a Câmara Municipal queria fazer e conseguiu fazer a Almada.
Será que um dia nos vamos ver livres, dignamente, dos destruidores de Almada?

19 comentários:

Anónimo disse...

É "um dó de alma" ver as composições circularem com uma dúzia de "gatos pingados" fora das horas de ponta, quando se gastaram milhões dos portugueses e causar os prejuízos que conhecemos.
O comércio nunca recuperará das perdas porque deixou de ter clientes.
O presidente da Associação foi excelente mandatário da MES para calar os protestos.

Os almadenses sofrerão consequências na saúde e qualidade de vida, se não abandonarem Almada deixando as casas ao desbarato para os apoiantes da MES e do partido.

Anónimo disse...

Pois, pois e agora comerciantes? ficamos de braços cruzados?... É preciso acção e protesto contra estes incompetentes comunistas ninguem os quer em lado nenhum do mundo e nós aqui temos que os aguentar e suportar porque?... Ganham as maiorias com 20% dos votos. Vamos acabar com isto não se abstenha. Está é a arma deste comunhas votam no partido e dizem aos outros para se absterem. Ainda não viu isto?... Um abraço para sim. VOTE.

Anónimo disse...

Os comerciantes deveríamos de ter os to....s de unir-nos e realizar algum protesto. A situação, fale com o comerciante que você fale de Almada, é alarmante e a cada dia vai a pior.

Os fornecedores que se movimentam por todos os lugares,comentam que as coisas não estão bem para ninguém, mas que em Almada a situação é terrível,não vendem nada e a cada dia há mas lojas fechadas.

Unámonos e façamos alguma coisa,é nossa única solução.

Anónimo disse...

Gostava de concordar com tudo o que é aqui comentado mas, em abono da verdade, da verdade que conheço, não posso.

Os comerciantes sempre andaram de costas voltadas.
Há muitos anos "faziam mal uns aos outros" numa guerra de ver quem podia chegar ao fim sem olhar a meios.

Por outro lado, sempre se subjugaram aos interesses da dita Associação (falo genericamente) sem se preocuparem que dentro dela (associação) as coisas eram feitas a belo prazer de quem a dirigia e mais meia dúzia de amigalhaços.
Veio o Concurso de Montras e com ele, promessas.
Os comerciantes faziam o melhor que sabiam e podiam nas montras dos seus estabelecimentos e colocava-se ao sabor de um júri, de composição discutível, para saber o que ganhavam com o evento.
Afinal quem ganhava mais era a Associação. E os comerciantes, a maioria, não percebia a jogada.

Com o Almada Fórum, o comércio dito local sentiu a concorrência.
Perdeu clientes. Porque não podiam (?) fazer os preços que a grande superfície fazia.
Acabaria por ser provado que aí o grande problema estava no facto dos comerciantes locais não abdicarem dos lucros habituais. Não souberam dar o golpe de rins necessário.

Agora, o MST.
Enfim...

Mas não me acusem de defender a "dona" do Concelho porque não é o caso.
Estou totalmente contra ela e contra a sua política.
Mas os meus amigos comerciantes continuam a dar-lhe tréguas e a alimentar o "todo poderoso" responsável(?) pela associação.
Continuam os concursos de montras, como se nada se passasse.
Querem melhor oportunidade para demonstrar o descontentamento, senhores comerciantes?
Ninguém se inscrevia!

Já me alonguei e ficou muito por dizer.

Desejo-vos, caros amigos comerciantes, a melhor sorte possível.

Pode ser irrelevante mas estou do vosso lado.

Anónimo disse...

Acabo de chegar do centro da cidade... o que vi?
Pouca gente, muitos carros na zona pedonal, alguns mesmo a afrontar os transeuntes, querendo estacionar nos espaços que antes foram passeios, o MST a circular quase vazio, mas obrigando os carros a parar, deixando na atmosfera os gases intoxicantes dos escapes, os autocarros cheios de gente a parar nuns sítios que não são paragens(!!!!) e fazer parar uma enorme fila de carros que não podem ultrapassar, porque não há via para isso...

E é esta a cidade que ganha prémios internacionais por ser amiga do ambiente... ao que nós chegámos!

A Rua Bernardo Francisco da Costa está transformada num túnel de gases poluentes.
Os moradores da Ramalha queixam-se com razão da devastação do seu sossego e de deixarem de dormir por causa do barulho, mas as ruas do centro de Almada para além do ruído do transito têm a poluição acrescida.

Os unícos que beneficiaram destes males, foram os do eixo central, mas, ainda assim, também foram ludibriados porque lhes prometeram zona pedonal e têm zona desregrada...

Espero que todos saibam ter memória e dar o justo castigo a quem tanto mal nos faz!

Anónimo disse...

Almada terra do lixo, dos buracos y da confução.

Malditos...

Anónimo disse...

A zona pedonal de Almada e outros mitos urbanos.


Este fim de semana, pela segunda vez, peguei no Tiago montado no seu triciclo e fui dar uma volta por Almada.

Subindo as sucessivas avenidas (quem não mora cá, acha que Almada é uma longa avenida, mas na verdade são várias consecutivas), rapidamente entro na nova zona pedonal da cidade. Não é uma secção muito grande… começa a meio da Avenida D. Afonso Henriques e termina na Praça São João Baptista.

Esta área está demarcada com grandes cartazes que indicam que esta é uma zona de trânsito proibido, exceptuando os casos especiais, claro: moradores devidamente identificados, transportes públicos, veículos de emergência e transporte de valores.

Mesmo estes têm limitações - de peso, por exemplo - e só podem permanecer na zona pedonal alguns minutos.

Finalmente, o cartaz informa, em letras quase minúsculas e com recurso a um sinal de trânsito do tamanho de uma bolota mirrada, que a velocidade máxima ali é de 10 km/h.

Tenho medo da zona pedonal.

Toda a área é empedrada e tudo parece passeio e a tentação é para andarmos à vontade, evitando apenas a óbvia linha do metro. Mas o risco de se ser atropelado ali é razoavelmente superior ao resto da cidade.

Estranho para uma zona pedonal, mas não tanto: é que no resto da cidade sabemos bem que não devemos por o pé no alcatrão e sabemos que há carros - e muitos - e que andam - e depressa.

Na zona pedonal a estrada não se distingue bem do passeio e estamos à espera que não hajam muitos carros e que os poucos que ali passem andem, no máximo, a 10 à hora.

Dez quilómetros por hora é uma velocidade muito baixa. Para terem uma ideia, o Usain Bolt consegue correr quase quatro vezes mais rápido que isso… e não é um carro.

Nota-se que alguns condutores fazem um esforço para andar lentamente, mas estes estão longe de ser a maioria.

Em suma: na zona pedonal, a um Domingo à tarde, de facto há muitíssimo menos trânsito do que sempre foi costume naquela zona. Mas o trânsito está lá e é constante. Está sempre a passar um carro ou dois. Vários destes vêm a uma velocidade considerável e, não havendo lancis para os passeios, fazem as curvas por onde muito bem entendem.

Não bastando isto, as carreiras da TST que por ali passam são frequentes o que me surpreende ainda mais porque, ao planear o metro e a zona pedonal, seria lógico que se tivessem desviado os autocarros para outros lados.

Em suma: não existe zona pedonal em Almada. É uma farsa patética. Sim, o trânsito reduziu, mas é impossível andar livremente naquela zona sem correr o risco de atropelamento.

Também não vi polícia em lado nenhum, o que me leva a perguntar quem verifica se os veículos por ali circulam cumprem as normas estabelecidas. É que, subindo e descendo toda aquela zona, vi vários carros que mais não estavam a fazer do que atravessar a cidade impávida e serenamente, sem quaisquer cargas ou descargas para fazer ou cartões de residente para justificar a sua circulação.

Já agora aproveito para acrescentar uma coisa. O PCP não sabe desenhar cidades. Adoram construir praças enormes, empedradas com grandes lages cinzentas, nuas e frias.

Toda a zona da S. João Baptista é assim. Porreiro para os putos andarem de skate e para se montarem palcos e tendinhas para festas, mas urbanisticamente cinzento.

A praça em frente ao jardim é outra que tal: parece tudo alisado e cimentado e só falta uma estátua do Lenin no meio.

Agora, a praça da Renovação junta-se-lhes. Hoje, vi-a do cimo da avenida e vi-a em toda a sua fealdade: cinzenta, vazia, nua, com dois semi-circulos de betão inclinados que não se percebe para que servem ou o que representam. Com os postes metálicos, os cabos e os carris do metro a irem por ali abaixo, a dita zona pedonal de Almada é feia como cornos.

E até me espanta; mais acima, a linha do metro corre numa faixa relvada, verdinha, que dá à cidade um ar simpático. Bastava um rectângulozinho de relva e… sei lá, umas árvores, e a Renovação seria outra…

Anónimo disse...

A zona pedonal de Almada é um mito… um dia ao ir á Telepizza descobri que não podia lá passar e apercebi-me que aquilo tinha mudado. Em Dezembro passado na véspera de Natal em passagem por umas lojas do comércio tradicional, quase ia sendo atropelado ali…. a chover os carros e autocarros aceleravam mais que sei lá, e com as delimitações clarissimas que lá estão… é claro!

Enfim… é mais uma das belas coisas que a CMA nos oferece. Começando por um metro que nem sei como o descrever, até á falta de cuidado e zelo que se vÊ em Almada e arredores…. muita coisa devia ser mudada.

É inconcebivel aquele parque central estar todo vandalizado, o metro ter cortado almada ao meio, a falta de cuidado e arranjo nos zonas vezes, estradas, e caminhos que deveriam ser promovidos por esta câmara.

É com tristeza que digo que moro na margem sul, conheci esta zona practicamente quando entrei na FCT no Monte em 1998, e infelizmente de dia para dia… só piora.

Não existe uma alternativa credível ao raio da ponte para quem vai de carro….. quando chega o verão todos os caminhos se entopem…. O IC20 desde 2003 que deixei por lá passar. Além de esburacado, está sempre entupido de carros.

Mas mais que criticar tudo isto, critico mais aqueles que tanto mal dizem da Costa e mal vêm o primeiro raio de sol, entopem esta zona ! Por favor haja paciÊncia.

Mas pronto nem tudo é mau ! O parque da paz é um excelente projecto, de louvar até.

Apesar de tudo isto “as gentes de Almada” devem estar contentes… a avaliar pelo número de votos que a “nossa” “presidenta” recolhe devem ser certamente felizes.

Anónimo disse...

A Praça da renovação é um desatino, grande e feia quanto baste até entristece, coisa de comunistas. Concordo com o anonimo que me antecede. Umas pitadas de relva e algum gosto talvez melhora-se o panorama. Leva-nos a pensar : Os comunas são isto mesmo ideias poluidas e tudo à moscovita. Que infelicidade meus Senhores. Um recado (MES) vá catar piolhos para outro lado. Almada e os Almadenses não a podem ver com o seu sorriso cínico. O seu BMW com motorista à espera pelo seu corte de cabelo. Uma comunista fascista, não será?... É.

Anónimo disse...

A MES foi passar um fim de semana ao seu Algarve (de onde nunca deveria ter saído)...

Ao regressar a casa, cansada (do descanso do fim de semana...), começou a dormitar ao volante e o carro e deu uma forte guinada para a berma da estrada...

A MES acordou um pouco assustada e exclamou:

JÁ CHEGUEI A ALMADA, OU ESTOU FORA DA ESTRADA...

Nota:
Esta anedota aplica-se perfeitamente às estradas do concelho...
Como estamos no deserto, têm mais bossas que qualquer camelo ou dromedário...
Vejam-se as estradas da Charneca de Caparica...

Anónimo disse...

Poluição, mas a MES mora numa bruta vivenda fora da freguezia de ALmada. Só espero que esta senhora venha a sofrer todo o mal que fez sofrer a outros. Almadenses votem em qualquer partido PS, PSD ou BLoco, excepto no partido de direita de Almada a CDU, corram com esta beata

Anónimo disse...

este blog continua a mm m....a!

você sofre de personalidade múltipla...

Anónimo disse...

O CDU ou PCP ou VERDES, vão perder as próximas eleições e se vão ir à Coréia do Norte, esse país que para Jerónimo é um exemplo de democracia.

Anónimo disse...

Último anónimo tirou-me as palavras da boca...

Só o motivo é que é diferente: eu penso isso de cada vez que olho para Almada ao fim do dia...

É a vida...!

Anónimo disse...

http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20090403/1/5/

A lábia é muita...mas Almada fica na mesma...!

Anónimo disse...

O artigo que o anónimo anterior indica é uma vergonha.
Mais do mesmo.
Paulo Pedroso tem andado distraído e se vai ser esta a sua postura na campanha, atire já a toalha ao chão.
A escolha por parte do PS vem demonstrar que este partido não quer fazer frente a MES.
Não lhes dá jeito.

Anónimo disse...

Para este último anónimo...
sugiro que leia a entrevista de Paulo Pedroso no jornal da Região de hoje e ficará a saber algumas das propostas que ele apresenta!
e já agora, apareça na Incrível no domingo as 16.00 e verá a apresentação da candidatura com mais propostas...
Devo avisá-lo, contudo, que o "Contrato" com o concelho só aparecerá depois de se concluirem as 55 sessões do Almada 2009... e já vamos em 25!

Anónimo disse...

Já li.
Mantenho o que disse até prova (difícil) em contrário.
Obrigado

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado