segunda-feira, abril 13, 2009

Um Roteiro Turístico

Em...Almada, temos "Terra Liberdade", embora só para alguns, mas também uma Terra Grafitada para todos...uma paisagem suja e degradada, que nos entristece e magoa.
Almada está abandonada pela autarquia e os edifícios são alvo de uma violência que deixa os seus proprietários impotentes diante da passividade e permissão das autoridades perante os prevaricadores.
clique sobre as fotografias para aumentar
O aspecto com que se encontra a maior parte dos edifícios devido aos "grafites" é o espelho do abandono a que Almada tem sido votada pelos autarcas que estão à frente da Câmara Municipal.
É uma vergonha para Almada e em nada dignifica tais autarcas e autoridades competentes, permitir que a propriedade privada e espaços públicos sejam vandalizados.
Os almadenses sentem-se envergonhados com esta imagem do concelho, cultivada e alimentada por quem deveria cuidar com elevação da paisagem urbana e não pede responsabilidades àqueles que danificam a propriedade de quem paga impostos ao Estado e as taxas autárquicas por ser proprietário.
Esta é parte de um roteiro sujo, da "bela" Almada Turística, proporcionado pela autarquia a quem nos visita :
É uma violência a Câmara Municipal ameaçar os proprietários de prédios, com penalizações por não pintarem os mesmos, quando nada faz para evitar a sua vandalização
Os proprietários não podem andar a pintar semanalmente os prédios.
A Câmara Municipal e autoridades competentes têm de acordar para esta realidade e fazer os agressores pagarem os danos provocados em propriedade alheia...
... ou será que a CMA dita comunista, assume que os proprietários dos andares são "burguesia capitalista" e como tal devem ser violentados e explorados até à miséria e condição de proletários?

22 comentários:

Ponto Verde disse...

Tinta a riscar uma parede, uma janela, um sinal de trânsito, é arte dizem eles ,e assim se desresponsabiizam de pôr cobro ao vandalismo e à agressão visual diária a que todos ficamos expostos.

Turismo é o oposto disto, liberdade e criação artistica também .

Anónimo disse...

Este tema é próprio para eu deixar uma pergunta.
Qual a razão pela qual nenhum dos imóveis de MES e dos vereadores bem como do J. Maia estão grafitados?
Têm algum contrato com os pinta paredes ou é só coincidência?

Anónimo disse...

Os grafitts é uma epedemia desenfreada em propriedade alheia que aflige imenso qualquer municipe. Como é que esta autarquia e a policia consente este flagelo?... Defacto quantas vezes qualquer pessoa os vê grafitar a Polícia não faz rondas e não vê? Quem paga estes prejuizos às pessoas: Reclames pintados, vidros portôes Carros de transporte(contentores)etc... Estamos na América Central ou num País do 3 º, 4º ou 5º mundo? Uma pergunta é esta a liberdade que CMA anuncia na sua propaganda TERRA DA LIBERDADE. Isto é um fascismo dos pequenos ditadores concentidos pela PSP e CMA. A CMA diz pintem os prédios para que? Para isto. Meus Amigos se a policia não fizer nada acho que temos que ser nós a dar umas cabadas nestes putos mal educados com a LIBERDADE QUE A CMA e Policia lhe dá. CL.

Anónimo disse...

Pela parte que me toca, grafiteiro que eu apanhe fica com o braço partido.
Para mais tarde recordar.
Depois chamem a polícia.

Anónimo disse...

A imagem do concelho não passa pela Câmara Municipal?
As imagens deste "slide show" caracterizam os autarcas que os almadenses têm (infelizmente).

Anónimo disse...

Estão a ser injustos com a Câmara do País que ficou em primeiro lugar no que concerne às contas públicas.

No próximo dia 25 de Abril vou beijar a Nossa-Senhora-Presidente (gritar Almada de Abril) e desejar-lhe a maioria absoluta nas próximas eleições.

João Dissidente

fernando sousa da pena disse...

Uma injustiça, de facto. Afinal, com taxas e impostos elevados e dinheiro poupado na gestão laxista do concelho, a saúde financeira é um descanso...

Mas, EMALMADA, que maldade a sua. As suas fotos são montagens escandalosas, porque só gosta de falar mal. Tirou-as num bairro perigoso duma qualquer cidade do terceiro mundo e anda a dizer que são desta terra florescente da liberdade que Abril abriu.

Anónimo disse...

Belas fotos sim senhor! E quem diz que estas fotos não são em Almada, ou quer tapar o sol com a peneira ou então mostra nem conhece Almada! Estas fotos foram tiradas numa das passagens da rua Luis de Queirós para a Rua onde está o Pingo Doce, num local onde as habitações são mais caras...que belo local!

Anónimo disse...

Realmente este Homem do emalmada,deve ter mania á Sr presidenta, com o que ela trabalhou para esta cidade durante todos estes anos,realmente que nota o trabalho bem feito Há já temos um metro,Há a cidade esta vazia mas a culpa não é da senhora,é do governa,realmente somos umacambada de mas linguas.

Anónimo disse...

MARIA EMÍLIA E ACOMPANHANTES NESTA DESGRAÇA E NOJO EM QUE METERAM ALMADA:

TENHAM VERGONHA,
DESAPAREÇAM QUANTO ANTES!

Anónimo disse...

Nem uma palavra para quem faz estas coisas à cidade. Nem uma palavra contra aqueles que, desafiando tudo e todos, conspurcam o património de todos nós. E a culpa é da Câmara, claro, sempre da Câmara.
Este é um fenónemo mundial. Em qualquer cidade do mundo, seja ela governada por que partido político for, isto acontece. Não há uma receita nem uma fórmula para evitar este fenómeno.
Agora chega a ser ridículo colocar na responsabilidade da Câmara a existência e a proliferação de grafitis na cidade.
Qualquer dia a Cãmara é culpada pelos assaltos, pelõ insucesso escolar, pelo desemprego, por estar sol quando devia estar a chover, etc...
Por favor! Um mínimo de honestidade intelectual.

Anónimo disse...

cuidado andem!!!aí bufos e lambe botas, os queixinhas. Onde estava esta gente antes do 25 de Abril.

Anónimo disse...

Sou pela honestidade intelectual dos autarcas.
É qualidade humana da qual revelam acentuado défice.

fernando sousa da pena disse...

«Este é um fenónemo mundial. Em qualquer cidade do mundo, seja ela governada por que partido político for, isto acontece.»

O senhor ou está mal informado, ou mente.

«Não há uma receita nem uma fórmula para evitar este fenómeno.»

Por acaso há. E até foi proposta a esta maioria. Mas a mistura de ignorância com presunção fecha a porta a quaisquer sugestões...

Anónimo disse...

Anónimo de terça-feira, Abril 14, 2009 9:15:00 PM
Você está nitidamente em contracorrente.
Impulsionado ou não por forças externas a si mas está.

Nada do que disse é da responsabilidade de uma Câmara Municipal?
Diga-me que livros lê, dir-lhe-ei quem é.
Ou nem é preciso?

Anónimo disse...

Sr. Fernando Sousa da Pena,

O senhor é uma ... pena. Não de apelido, mesmo pena mesmo, com letra minúscula!

Sei muito bem quem o sr. é, e sei também muito bem o que o sr. defende. Sei, por exemplo, que os EUA (os actuais) são o seu paradigma fundacional. Sei que para si tudo o que nos chega dos EUA é quase (senão mesmo absolutamente) "sagrado" ...

Será que me quer convencer que nos EUA - em todas (!) as cidades dos EUA -, não há qualquer graffiti? Vá à internet, sr. pena (Pena)! Vá lá e veja.

Ora, sr. Pena (pena), quem mente, afinal? É quem diz que em qualquer cidade do mundo, seja qual for o partido que a governe, o fenómeno dos graffitis acontece, ou é você, que chama mentiroso a quem diz que assim é?

Diga-me, qual é a cidade dos EUA - que você tanto preza e defende - em que este fenómeno não acontece! Uma só. Diga-me apenas isso, para que possa admitir que eu próprio possa vir a acreditar em si (difícil, muito e muito difícil!), ou, ao contrário, confirme o que (já) penso de si: definitivamente um mentiroso.

Há receitas ou fórmulas para "evitar" este fenómeno? Há, sim senhor! Mas essa receita ou fórmula não foi proposta a esta maioria (a de Almada), ao contrário do que você diz. Foi esta maioria (a de Almada) quem avançou com essa "receita" (ou "fórmula")!

Só que você, não considera essa "receita" ou "fórmula" como válida. Porque como "bom" fascista e reaccionário que é, apenas concebe uma "receita" ou "fórmula": a besta da repressão.

Pense bem, sr. Pena. Quem é que é mentiroso? Quem?

De facto, um mínimo de honestidade intelectual seria o exigível. Mas parece que os penas que por aqui andam de honestidade têm nada, e de intelectual seguramente muito pouco ...

Parque da Paz disse...

A "TasKa Force" da MES está a ficar desesperada.

Quem disse que eles e elas da Taska Force são democratas?

Anónimo disse...

De uma anónimo 15/4 11:04
SOCIAL-FASCISTA, pessoa petrificada e perigosa disse:

"Porque como "bom" fascista e reaccionário que é, apenas concebe uma "receita" ou "fórmula": a besta da repressão."

Por isso Almada é o que conhecemos.
Senhores da oposição continuem colaborantes dos social-fascistas. Estarão no caminho certo para dar de novo a maioria à Maria Emília de Sousa com os vossos candidatos

fernando sousa da pena disse...

Como é mais do que óbvio, não tenciono debater com a mediocridade intelectual do insulto, ainda por cima cobertos pelo anonimato. A intervenção só teve uma vantagem: deu-me razão. Porque o tom mostrou que argumentos efectivos não tem.

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado

Filipe Ourique disse...

Devo dizer que sou a favor dos grafitis quando feitos em em locais "próprios" (como é o caso do parque urbano que se situa na ramalha, e contra os grafitis que sejam feitos em propriedades privadas sem a autorização dos proprietários.

No entanto, e novamente devo dizer que o post é no minimo exagerado.
1ª TODAS AS CIDADES E ALDEIAS de portugal sofrem deste problema!
2ª A câmara NÃO OBRIGA ninguém a manter as fachadas sem grafitis, pelo contrário, só pede que se pinte os prédios de 5 em 5 anos que para a informação de muitos é a duração média das pinturas de fachada...
3º Se os inclinos pintassem os prédios de 5 em 5 anos como a câmara PEDE os prédios de Almada ficariam bonitos e não Cinzentos e porcos como estão. E dá benefícios aos que mantém os prédios com bom aspecto...

P.S.: Não percebo as falácias que o autor do blog comete, por um lado gostava de ter uma cidade bonita e diz que a câmara não faz nada, por outro critica quando a câmara beneficia os que colaboram para criar a tão ambicionada cidade bonita...

Com enorme prazer,
Lázaro

Anónimo disse...

Disputas politicas de parte. Facto é que a câmara devia pressionar a PSP ou criar brigadas "anti-grafitis" que pusessem um fim a esta degradaçao crescente da cidade de Almada. De que serve pintar um prédio de 5 em 5 anos, se no próprio dia da conclusão da pintura, as suas paredes ficam destruidas pelas pinturas de mau gosto de certos vandalos da cidade.
Este facto foi presenciado pessoalmente! Milhares de euros perdidos e quem mos paga agora? Os vandalos que têm dinheiro e tempo para pintar as paredes mas não para as lavar?

Enfim, mais uma noite, mais uma linha negra na parede...