segunda-feira, março 10, 2008

Maus Exemplos e Propaganda em Ruínas

Em...Almada, captou as imagens destes dois edifícios apalaçados, na Cova da Piedade.
Segundo consta, são propriedade da Câmara Municipal de Almada e encontram~se muito degradados, por a Cãmara não realizar obras de conservação e beneficiação de oito em oitos anos nos edifícios que são seu património, como vem exigindio aos proprietários privados, com ameaça de multas.
O edifício à direita na foto anterior, está exteriormente no estado que a foto seguinte nos mostra mostra:
A Presidente da Câmara, já utilizou o edifício da esquerda na primeira foto, o Chalet Ribeiro Teles, "de elevado valor patrimonial", para sua promoção pessoal, num primeiro acto, cedendo-o durante a cerimónia de Homenagem ao Professor Aposentado, para Casa do Professor.
Acto que mereceu uma página de propaganda no Boletim Municipal de Junho 2007.
Porque não o cedeu já recuperado? Vamos ter uma nova página no Boletim Municipal promovendo a imagem da presidente com a entrega de mais uma verba/subsídio para recuperar e requalificar o edifício? Esta não é a Almada dos Almadenses!

6 comentários:

Anónimo disse...

O Chalet Ribeiro Telles é efectivamente propriedade da CMAlmada; já o chamado Palácio da Família Gomes, não tenho a certeza de que o seja. Parece que houve uma cessão do edifício à Câmara, por parte dos herdeiros em troca da venda da quinta para urbanização, que aliás já está feita. Mas, sinceramente não conheço pormenores e portanto não tenho a certeza de qual a situação real do edifício. Aquilo que sei é que está ocupado pela SFUAP há já longos anos e que o seu estado de conservação é deplorável.
Estes dois edifícios são do mais bem conseguido, arquitectonicamente falando, que temos em Almada. É uma vergonha que ambos se encontrem no estado em que estão.
Mas como estamos em Portugal e em Almada em particular, já nada me espanta. Se fosse noutra terra, estariam todos recuperados e serviriam muito provavelmente como instalações lúdico-culturais. Mas em Almada, Portugal ...


Sotnas

Anónimo disse...

Não se entende esta Presidente. ainda aí uma campanha espalhada pelo Concelho que diz qualquer coisa do género:"Habitar é conservar" Faça obras no seu prédio etc...e tal.

Esta campanha não se aplica a Maria Emilia é só pró povinho.

Não sei é porque estão sempre a fazer obras na Casa da Cerca - Centro de Arte de Almada - Aquilo está mais que beneficiado...

Lis

Anónimo disse...

Para fazer obras de recuperação ou de outro tipo a CMA precisa de fazer concursos e este momento não é o indicado pois todas as empresas que habitualmente trabalham para a CMA estão ocupadas.Ao abrir concursos agora a CMA arriscava-se a que ganhasse o concurso alguma empresa que não oferece almoços grátis, e isso, não pode ser.

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo anónimo, as empresas que costumam ganhar estão ocupadas na obra do Metro, um exemplo de uma dessas empresas, e porque é preciso dizer nomes, é a MECI/ENSUL.

Anónimo disse...

Aqui temos mais uma vergonha patrocinada pela autarquia almadense.

Mas há mais gente que colabora para esta miséria.

O que fez/faz a Junta de Freguesia da Cova da Piedade?
O que fazem/fizeram os dirigentes da SFUAP que tiveram nas mãos a possibilidade de ver aquela obra extraordinária recuperada, quando alguém - perdõem mas tenho que menter o sigilo - quis ajudar na
recuperação do chamado Palácio da família Gomes?
Somente lhes serviu ocupar as mesmas instalações, onde funciona a secretaria e onde chove em algumas zonas.

Verbas? Só para as festas em honra da Nossa Senhora. Onde a Junta de Freguesia, com o alto patrocínio da CMA, se chegam à frente para gáudio do Padre Ricardo.

Vamos entendendo o futuro da nossa Almada ou nem por isso?

Cumprimentos do Pedro Lopes, o outro.

Anónimo disse...

Pedro Lopes o outro,
É, importantíssimo mesmo mantendo o anonimato, que se vão pondo cá fora as coisas que infelizmente a maioria não sabe. Aliás, como a própria urbanização do terreno da quinta do Palácio da Família Gomes. Mais uma vez, é um toma lá dá cá, que nem estaria errado não fosse o caso de, por causa disso, se urbanizar em todo o qualquer lado. Vejam-se os horríveis caixotes amarelos e cinzentos que estão praticamente dentro do Parque da Paz, ou os 2 edífícios (até agora) que estão dentro do Parque junto à Igreja Nova da Piedade-Laranjeiro e de futuro a habitação social dentro do Parque Urbano da Costa de Caparica.
Não interessa zelar pelo bom urbanismo da cidade é preciso é trocar favores. E se ainda há alguns de que vamos tendo conhecimento - possivelmente os menos graves - outros nem nos passam pela cabeça - possivelmente os mais graves - e que até podem configurar situações irregulares.


Sotnas