segunda-feira, março 03, 2008

Insegurança no Trabalho

Em...Almada, a inexistência de condições de segurança para os trabalhadores do MST estão denunciadas nesta foto que mão amiga nos fez chegar, referente a trabalhos a decorrer na Av. D. Nuno Álvares Pereira.
clique na foto para aumentar

Na foto, estes operários estão a trabalhar em vala aberta sem protecções laterais ao deslizamento de terras. Tanto mais perigoso quanto passam veículos de carga e pesados, muito próximo e acima da vala, local de trabalho.

Não são só os peões e moradores, as vítimas da incúria e do fechar de olhos por parte da fiscalização, quer estatal quer municipal, às desorganizadas e degradantes condições em que decorrem as obras.

Nem o partido político da Câmara Municipal, tão zeloso na defesa dos trabalhadores se atreve a criticar e denunciar estas situações.

Provavelmente outros valores se levantam.
Por que será?

6 comentários:

Anónimo disse...

Entivar uma vala custa muito dinheiro...
Há que evitar custos a todo o custo...
Não é por acaso que o maior número de acidentes mortais de trabalho acontecem na construção civil e obras públicas.
Quando acontecem, logo vem um diligente elemento do Ministério do Trabalho e da Segurança Social para instaurar um "rigoroso" processo de inquérito porque, como dizem a culpa não pode morrer solteira...
Para quê?
A vítima, por regra, já está dentro de quatro tábuas...
Sabem, por acaso, quanta vítimas já houve em 2008? Até arrepia.
Quem sabe se, com um pouco de azar, a próxima vítima não será um destes trabalhadores do MST que a foto bem documenta?
Onde está a fiscalização da obra? Os tais diligentes fiscais da C.M.A...
A propósito, saberão os ditos fiscais da obra em que consiste a operação de "entivar" uma vala?

Anónimo disse...

A falta de segurança na obra do mst é uma questão bastante curiosa... Está à vista de toda a gente que não existem condições, mas a verdade é que as obras prosseguem. Como é que é possível uma obra com esta extensão não ter fiscalização. Onde é que se pode denunciar esta situação. Apelo à oposicão em Almada que denuncie esta pouca vergonha a alguém de direito. É preciso haver mortes para que se faça alguma coisa?

Moradora Almada

Anónimo disse...

Esta situação só prova a falta de interesse que existe pelo bem estar das pessoas. Apregoa-se gratuitamente o bem que esta obra vem trazer à cidade e tapa-se os olhos à indecência que é trabalhar nestas condições. Esta foto documenta uma de muitas situações que tenho visto ao longo do decurso da obra. Tenho muita pena que o executivo desta Câmara não seja confrontado com esta triste realidade.

Anónimo disse...

Acabei de assistir a uma atitude de muito bom senso: a P.S.P de Almada mandou parar uma escavadora que estava a colocar terra para dentro de um camião que se encontrava no meio da Av. Foi chamado o encarregado da obra e o maquinista mandado parar, por não existirem condições de segurança nesta acção.
Se houvesse uma empresa fiscalizadora interventiva, com técnicos no local, não teria de ser a Policia a tomar esta atitude.
Alguém saberá o nome da empresa que supostamente fiscaliza a obra do mst.

Luis Eme disse...

O que se está a passar em Almada, ultrapassa todos os limites do razoável.

Hoje de manhã eliminaram uma passadeira na Gil Vicente e a alternativa existente, é atravessarmos no meio da rotunda.

Será que os nossos governantes andam pelas nossas ruas?

Anónimo disse...

Os governantes (locais) andam a governar-se desde há muitos anos a esta parte...