segunda-feira, outubro 06, 2008

Almada Futurista à Maneira da CMA

Em...Almada, com as obras do Metro Sul do Tejo, aliás comboio, como agora é publicitado, um ridículo ineditismo está a fazer escola.
As surpresas e o insólito surgem onde menos se espera, com características que deixam por vezes o cidadão, que tem a mania de se interrogar, a pensar que nada disso acontece por mero acaso.
Há provavelmente o propósito de destruir para surpreender, para fragilizar o cidadão e tentar convencê-lo que outros, os eleitos, pensam melhor e são sempre melhores que ele.
Topamos por todo o concelho bons exemplos do ridículo das opções dos actuais autarcas. Ter uma cidade no estado em que Almada se encontra é obra de decisões ridículas.
clique sobre as imagens para aumentar
1 - Novo tipo de candeeiro, da Câmara Municipal de Almada, em fase experimental, para iluminação das numerosas rampas e declives em arruamentos e passeios, que a CMA introduziu em Almada com as obras para o MST.
Encontra-se em exposição à cerca de 3-4 meses no início da Rua Cidade de Ostrava na Cova da Piedade e acende todas as noites para contraste com zonas às escuras.
Repare-se no pormenor do bonito cenário de pintura "rupestre-futurista" e da parede imaculada do viaduto por detrás do candeeiro. É um exclusivo de subúrbios urbanos.
2 - Ambulância estacionada sobre o espaço canal do MST e via de circulação na bi-avenida D. Nuno Álvares Pereira em Almada, por carência de largura de faixa de rodagem:
3- Reprodução acelerada de ocupação de tempos livres.
Este passeio já tinha sido calcetado. Por necessidade de rentabilização de pessoal e máquinas, o passeio foi destruído para execução de algum trabalho que ficara esquecido.
Parece que justificaram o calcetamento anterior dizendo que o mesmo foi feito para testar os operários.
É na Rua Cidade de Ostrava, Cova da Piedade. 4 - Rentabilização do espaço canal para cargas e descargas, devido à carência de espaço na faixa de rodagem e de parques para cargas e descargas, na semi-avenida D. Afonso Henriques, em Almada.
É um filme que vai ter várias reposições até ao fecho final das lojas, por asfixia do comércio local provocado pela CMA, ao destruir o principal eixo viário da cidade para o actual comboio, antes designado MST. 5 - Multidão de jovens, sem ocupação, a aguardar a chegada do tal comboio em testes no espaço canal que destruiu as avenidas da Freguesia de Almada:
6- Imagem da Almada ruralizada e ridicularizada com os cinzentos e grosseiros postes de suporte da catenária.
O autocarro que se vê à direita na imagem é dos TST, encontrava-se imobilizado em cima do passeio para não obstruir o estreito caminho das viaturas auto. Para dignificar Almada, nas próximas eleições não se abstenha de votar. Vote sempre num partido, que não CDU/PCP ou outro em que os actuais "autistas" autarcas se venham a esconder, pois só assim será possível varrer a incompetência que nos vem massacrando há mais de 30 anos.
EmAlmada agradece a colaboração.

17 comentários:

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer porque é que hoje, dia 6 de Outubro, Almada está cheia de lixo (os caixotes a abarrotar e com o lixo todo espalhado no chão), lembrando mais uma cidade do terceiro mundo do que uma cidade europeia?
Um nojo.....

Anónimo disse...

Para o anónimo que termina com "um nojo", provavelmente esqueceu-se que ontem foi feriado. Não se terá esquecido, seguramente, de depositar o seu próprio lixo na rua, mas ter-se-á esquecido do resto. Um nojo é o seu comentário.

Anónimo disse...

Ora então regressemos lá ao tão apreciado caso de demência em último grau, caso que seria também, se o em almada tivesse a coragem de se identificar, um caso de polícia e de tribunais.

O em almada é um MENTIROSO compulsivo. Para além de mesquinho, como aqui tenho afirmado repetidamente. Querem ver?

1. O poste. É verdade, aquele poste está naquele estado há demasiado tempo. Mas aqui a primeira mentira (esta sem grande significado) do em almada: não são 3-4 meses como em almada diz. É menos tempo. Mas se é verdade que aquele poste de iluminação pública já devia ter sido reparado, não é menos verdade que se trata de pura mesquinhez trazer a questão da forma como o em almada o faz. Não há coisas sérias, fala-se de "fait divers" ...

2. Aqui a primeira grande e grosseira MENTIRA do em almada. Aquela ambulância não pode, pura e simplesmente, estar estacionada no espaço canal do MST, como em almada afirma. E quem conhece o local, sabe e percebe perfeitamente o que estou a dizer. A ambulância está a virar à esquerda na Av. D. Nuno Álvares Pereira vinda da Rua Mendo Gomes de Seabra. Tão simples como isso. O em almada é um MENTIROSO compulsivo.

3. Se aquele passeio tinha ou não sido calcetado antes, não sei. O que sei, e de fonte seguríssima, é que o em almada é um MENTIROSO compulsivo. Por isso, não acredito no que diz.

4. Cargas e descargas. É verdade, têm acontecido. Mas é providencial a eliminação da identificação da carrinha mais próxima na foto. A mim, quer parecer-me que se trata de uma carrinha do concessionário, que ainda que não devesse estar onde está, se poderá perceber que possa estar. A outra é cargas e descargas, claramente. E não devia estar ali, como não poderá estar ali daqui para a frente. Só que há alternativas, talvez menos cómodas, mas paciência. A vida nem sempre é fácil ...

5. Quanto aos "jovens", bom basta ampliar a foto para perceber a mesquinhez e a MENTIRA compulsiva do em almada. Mais comentários para quê?

6. O autocarro não está imobilizado em cima do passeio, e pela posição do rodado da frente, estará mesmo a iniciar a sua marcha. Mais uma MENTIRA, grosseira, do em almada.

Votem! Claro, votem como o em almada vos propõe. Mas tenham a consciência de que, também nesta matéria, o em almada não é diferente: MENTIROSO compulsivo!

Anónimo disse...

O defensor da MES o sujeito das 11.01h parece que não vee o realidade com os seus olhos, coisas destas são visiveis a cada passo e certamente que confirmo aquilo que o autor da noticia diz à quanto tempo aquele poste está naquela posição e as obras começadas e não acabadas quanto ao resto é apena ir um pouco para o espaço canal e ver aquelas situações e outras a toda a hora.O Transito está caótico nas artérias alternativas, talvez o SNR DIGA TAMBEM QUE NÂO, ninguem está contente pergunte aos perdidos da Rua Capitão Leitão e não só e já agora pergunte so Seu AMIGO josé Gonçalves se está disposto a fazer uma paertida de futebol na Rua Capitão Leitão, não tem problemas carros já não passam lá. As pessoas perdidas não tornam a lá voltar é isso que defende. Abra os olhos meu amigo não seja mentiroso na alma e veja a verdade nua e crua. JF

Anónimo disse...

o anónimo segunda feira Outubro 06, 2008 11:01 PM conseguiu fazer-me rir com os seus comentários.Não tem poder de encaixe.Felicito-o.

Era escusado irritar-se tanto com o poste de iluminação, porque este ainda vai virar protótipo municipal para figurar no Museu da Cidade.
Não sabe se o passeio tinha sido calcetado antes, mas diz que o EmAlmada é mentiroso compulsivo.

Atão como é? não sabe e chama mentiroso?

Parece-lhe que um carro é da concessionária? porquê

Os jovens estão a fugir de Almada,os da foto são os mais retardatários.

Qual a posição oficial do rodado de um carro parado?



Quanto ao anónimo 10:43 PM intermédio que pretende desculpabilizar-se a si e à Câmara Municipal, não quer dizer, nem saber este estimado anónimo que ainda havia por recolher lixo quando da greve da função pública. Lembra-se quando foi a última greve?

Q´a GANDA NÓIA é o anónimo 11:01 PM ou está desorientado?

Anónimo disse...

Sou comunista e embora viva em Lisboa, por ter nascido em Almada tenho seguido este blog.
Nele encontro críticas positivas e negativas.
Mas seguramente um dos aspectos mas negativos que encontro nos comentários proferidos é a mediocridade de muitos dos proferidos pelos meu camaradas de Almada.
Muitas vezes me questiono se serão efectivamente meus camaradas...
É triste quase a fazer 65 anos ouvir tanto sabujo. O PCP nunca foi um partido de sabujos...
Desculpem o desabafo de alguém que é comunista, mas que antes de o ser já era almadense.

Lear disse...

Caro anónimo de Terça-feira, Outubro 07, 2008 2:38:00 AM,
Por favor mostre-nos que os comunistas não são todos iguais a estes oportunistas que têm dado cabo de Almada, desde há 3 décadas a esta parte, porque por aqui é como diz e bem, é só sabujos.
Grato!

Ponto Verde disse...

INSÓLITO !

É esse o termo que aplicou que melhor caracteriza toda esta obra INSÓLITO !

Demonstrei há pouco no blogue a-sul , o que qualquer cidadão poderá fazer , pesquisando por exemplo por « imagens - combino siemens» , e poderão visualizar outras soluções urbanas bem diferentes das preconizadas e postas em prática em Almada , para aquele tipo de metro ligeiro .

Insólita toda esta obra, todo este processo Emiliano, e eu que ia dizer Kafkiano , nenhuma das pessoas que conheço consegue encontrar uma lógica no que transformaram a principal artéria de Almada.

Insólita a forma como pretendem esconder o trânsito automóvel , como não foram feitas ciclovias, como é irreal o uso de determinado mobiliário urbano, como não é racional o uso do espaço , as cargas descargas...

É essa mesma a melhor definição... INSÓLITO!!!

Anónimo disse...

Este senhor que fala dos velhos do Restelo,não podemos esquecer que o Salazar embora tenha sido um dictador isso é indescuvel,mas morreu e viveu de forma simples, coisa que esa panda corruptos que estão actualmente ai e nas camaras teêm a mesma politica do medo dos bufos,como em tempos da pide.

Anónimo disse...

Um nojo....
Hoje dia 7 de outubro, o lixo continua por recolher... será por ter sido feriado ontem? ou será o meu "alemão" que me deixa com o tempo confundido?
Aguarda-se a informação do cidadão(?????) mais bem informado e mais bem intencionado deste blog!!!!

Lear disse...

O problema da recolha do lixo em Almada, não é apenas após os feriados, é sempre.
Se querem ver como é de verdade, dêem umas voltas pela freguesia da Charneca e vão ver o que é terceiro mundo! Em redor dos contentores e dos ecopontos existem enormes lixeiras e são às dezenas, talvez mesmo centenas. Mais 3.º mundo é difícil.
Bem sei que o comportamento dos cidadãos no que respeita à colocação de lixo está longe de ser exemplar. Mas sei também que se há um problema para resolver a câmara tem de fazer todo o possível para o solucionar. Ora, a CMAlmada em 34 anos ainda não resolveu o problema. Pior ainda, ele tem vindo a piorar com a entrada deste vereador, Jorge Martins.
Na anterior vereação verificou-se uma tentativa de melhorar a situação, designadamente, colocando nas zonas de vivendas contentores individuais. Parece que esta solução resulta pois, nas zonas onde ela foi implementada, a a limpeza do espaço público melhorou bastante.
Sendo assim não se entende porque é que com este vereador a implementação da contentorização individual não tem avançado.
Enfim, diz-me o meu bom senso que, se há um problema para resolver tem de se dar o nosso melhor para o fazer. Na CMAlmada, pelo contrário, parecem apostados em dar o seu pior e, para quem circula pelas ruas desta terra fica a impressão de que a divisão de limpeza e espaços verdes pura e simpelsmente não existe e de que o respectivo vereador partiu de férias para parte incerta.
Uma situação verdadeiramente escandalosa que, se fosse noutro local, já há muito que teria feito rolar cabeças. Mas, em Almada o povo é sereno ! Até quando é o que resta saber.

Anónimo disse...

Ainda não se têm dado conta que Almada é uma quinta infecta cheia de cordeiros medrosos, governada por uns ineptos fazendeiros.

Deveríamos propor à Unesco para declarar a Almada Patrimônio da Estupided Autárquica.

Anónimo disse...

Ao Anónimo "escrevinhador oficial" que aqui aparece muito a fazer o elogio da Câmara Municipal de Almada, dizendo que não há nenhuma câmara como a de Almada, começo por lhe dar razão.
De facto como Almada não há nenhuma que tenha um comportamento tão fascista, autocrática e tão desrespeitadora dos seus munícipes como ela.
Pergunto: É uma câmara tão boa, tão avançada que até fornece sacos diferenciados para os vários lixos?

A Câmara Municipal de Lagos fornece gratuitamente.

A Câmara Municipal de Almada tem um "oleão" para os munícipes aí deixarem os óleos usados afim de não poluirem os aquíferos quando os têm que vazar para os esgotos,
por não terem onde os deixar?

A Câmara Municipal de Tavira tem.

Onde está a tão apregoada defesa do ambiente?

A Câmara de Lagos é PS.
A Câmara de Tavira é PSD.

Onde está então o tão apregoado avanço desta câmara comunista?

Será que ele pode rebater esta realidade?
Vai, vai inventar mais uma anedota para figurar numa antologia do Anedotário Nacional.
Já estamos habituados e vamo-nos rir mais uma vez.

Anónimo disse...

Para quem defendeu a Câmara tentando justificar a ausência de recolha de lixo por ter sido feriado no dia 5, é bom que saiba que há indicações que levam a que se cumpram os serviços chamados mínimos.
Ora, tal não acontece por inépcia dos trabalhadores mas mais ainda dos senhores encarregados e da chefia que se tem mostrado incapaz de MANDAR TRABALHAR.
Mas é bom que a limpeza não se faça na altura adequada. É que assim as horas extraordinárias feitas para regularização dos serviços caem como sopa no mel.

Anónimo disse...

As criticas são boas quando construtivas . Agora o deboche em que almada se encontra com os grafitts (digo rabiscos em tudo quanto é lado) sem respeito por ninguem mesmo nas barbas da autoridades continuam impunes com sobra de tempo para mais. Onde está a PSP e o poder local( este até fomenta tal praticas. Maezinha o que é o poder local e as suas forças?... ACORDEM e actuem o POVO está carente de boas praticas de moral e ética Estamos fartos de banalidades....

Anónimo disse...

Esse anónimo que acusa o EMALMADA de ser mentiroso não deve mesmo viver em Almada... vergonha deviam ter estas pessoas de comentar. É mentira que todos os dias são levantadas calçadas para fazer obras esquecidas?! A má programção das obras é gritante! Tenham vergonha na cara.

Anónimo disse...

Caro José Mendonça,

Já que fala de Lagos e Tavira, já agora refira-se que em ambos os casos os centros históricos tiveram obras de recuperação exemplares, algumas ainda em curso.

Ao contrário de Almada, cada dia mais velha e degradada, com a MES a esbanjar os nossos impostos em luxuosas obras de regime, como os hotéis ou os novos paços do concelho.

Assim se vê o desprezo que nos vota o PC...