terça-feira, março 31, 2009

FINALMENTE... há Turismo de qualidade em Almada

Em...Almada, FINALMENTE a criatividade e os vultuosos investimentos da Câmara Municipal de Almada no fomento do turismo estão a dar frutos.
Começamos a ter gente fina e de alto gabarito, interessada nas potencialidades "ocultas" deste concelho, as quais o elenco autárquico tão sabiamente soube aproveitar e desenvolver para proporcionar à moderna "socialite" Classe A.
É a contrapartida para os bairros sociais dos excluídos pelas políticas de segregação social, que a presidente da Câmara tem aproveitado para conservar um eleitorado fixo (e).
Com ruas sem pessoas e o comércio arruinado, o Futuro Deserto está a chegar a Almada!
Agora é só aproveitar as potencialidades inexploradas que uma jovem zona desértica vai proporcionar, para lá dos castelos de areia que a Câmara Municipal vem construindo há 30 anos para iludir, controlar e enganar os almadenses, com a colaboração passiva da oposição, que a elogia sem pudor.
Que mais poderá acontecer politica e socialmente a Almada?

16 comentários:

Anónimo disse...

De Almada, conhecendo um pouco desta minha terra, desconhecia em profundidade algumas flagrantes bolsas de subdesenvolvimento, miséria e terceiro mundismo, mesmo “nas nossas barbas”, mas ocultado aos olhos de muitos dos cidadãos.
Porquê isto num concelho, o de Almada, que alguns dizem ser um concelho que vive o “genuíno” espírito do 25 de Abril ?
O que significa este espírito perante a miséria e o subdesenvolvimento primário que observamos na Mata de S. António, Costa de Caparica, na Trafaria (Cova do Vapor/Torrão) e as deficientes condições das instalações onde funcionam serviços de apoio a jovens e não jovens muito carenciados, que vivem dramas sociais.
È impressionante e ao mesmo tempo arrepiante as condições de vivência que seres humanos têm numa autarquia que se diz Solidária e que muito abusa em falar na defesa do “nosso povo”, da nossa população.
Que critérios na atribuição de certos seus subsídios monetários e ofertas de terrenos?
Em outros lugares do concelho existirão mais e outros dramas, pelo que nos têm relatado.
Que significa dizer-se que Almada,
-tem o 2º maior palco de teatro do país,
-tem um teatro inaugurado, mas não pode funcionar,
-tem um estádio (?) municipal (deficiente),
-tem uma pista de atletismo (deficiente),
-tem um parque urbano verde (?) o da Paz (com uma gasolineira ao lado), que mais não é que um local com alguma vegetação seca e muito mal cuidada, entre duas zonas de relva,
-tem um museu da cidade, do qual já ouvi um vereador dizer que é um dos melhores do mundo (foi isto mesmo. Impressionante !). Que lugar ocupa o Museu de Londres ao lado do museu da cidade de Almada? Digam-me !
-queima largos milhares de euros por ano em fogos de artifício,
-gasta largos milhares de euros em espectáculos musicais e marchinhas
-quer (dinheiro para) uma Casa da Música,
e muito mais haverá para dizer.....quando a miséria, o subdesenvolvimento, o lixo, a sujidade, as ratazanas, as baratas voadoras e muito terceiro mundismo imperam neste concelho. tudo camuflado pelas imagens virtuais com que nos querem anestesiar
Almada deve ser o concelho deste país mais terceiro mundista, resultado de uma simbiose entre o que há de subdesenvolvido em dois continentes deste planeta.
Trinta e um anos de certo cariz de democracia municipal, só para alguns, não deu nenhuma mais valia à Costa de Caparica, que é o que é, porque o município de Almada nunca se empenhou na sua dignificação.
Hoje a Costa de Caparica está numa situação que é uma vergonha para os seus residentes e para todo o concelho.
Vale mesmo a pena pensarmos nisto, observarmos as realidades e questionarmo-nos sobre o que queremos para Almada e que Almada queremos para vivermos os dias futuros.

Despeço-me dos participantes desejando a todos boas intervenções, no pleno exercício do direito de cidadania, para construirmos uma sociedade onde as pessoas sejam respeitadas, se sintam bem e dignificadas.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Fui a Almada (e consegui regressar)!



Que me perdoem os meus amigos de Almada e da Margem Sul em geral (assim como os seus habitantes, claro), mas se há sítios a que não gosto de ir (sobretudo se for de automóvel) Almada é um deles! Não consigo, é superior às minhas forças, sobretudo da força de vontade. Como habitual peão e utilizador do metropolitano, em Lisboa, é-me cada vez mais penoso o estresse provocado por estradas esburacadas (de ambos os lados do estuário), condutores mal-educados e estressados, ruas mal sinalizadas (no que Portugal, em geral, é um exemplo a não seguir), rotundas gigantescas, desvios que tanto servem para entrar na via principal, para a esquerda, como para sair dela, para a direita, num jogo do tipo "será hoje que bato?". Depois são as filas. Devo ser um tipo azarado porque o pessoal de Almada diz que está a 5 minutos da Praça de Espanha. Pois eu, como sou azarado, vá de manhã, à tarde ou de madrugada, apanho sempre fila: pára, arranca, pára. Trânsito alternado: ora entras tu, ora entro eu. Depois, a famosa rotunda de Almada, monstruosa, horrível. Mais horrível agora que levou umas alterações. Para compensar a monstruosidade, ruas estreitas, estretíssimas: ora passas tu, ora passo eu, se é que alguém consegue passar. Parece que há agora um eléctrico a que chamam metro (só mesmo em Portugal, porque gostem ou não, aquilo não é metro nenhum - é um eléctrico moderno). Só isso! Mas o progresso é imparável: transportes públicos movidos a electricidade foram destruídos em Lisboa, no Porto, em Coimbra... Uns anos passados, reinventaram os eléctricos, só que agora lhes chamam metro! Recordo que metro vem de metrópole. Em Almada (ou para aí) o dito não esconde o resto: nada bate com nada, no que é um exemplo triste do que se foi fazendo em Portugal nas últimas décadas. Não adianta pintar os prédios. Isso é como lavar a cara e ter o dito sujo e malcheiroso.
No meio disto tudo, salva-se o facto de ter conseguido regressar à bagunça de Lisboa, que, bem vistas as coisas, não é muito diferente, só que mais consolidado. O tecido urbano, claro.

lumadian disse...

Pessoalmente sou um apaixonado por Almada, sei que muita coisa está errada e mal feita, que a maioria destes tipos que estão a tomar conta da cidade apenas se querem encher e não fazem nada quase todos os dias. Vivem à grande devido ao tacho que tem. Mas atenção, também foram feitas coisas boas. O metropolitano é vantajoso tanto na rapidez, como na forma como se desloca sem fazer poluição. Almada está neste momento menos poluída, já dei por mim a sentir diversos cheiros e aromas enquanto passeava pelas ruas. Acho que há poucos autocarros, mas não se pode ter tudo. No geral Almada ainda é um paraíso perto de Lisboa.
Eu nasci em Lisboa, mas já lá experimentei viver, e sou sincero, não há nada como a minha Almada!

Anónimo disse...

"já dei por mim a sentir diversos cheiros e aromas enquanto passeava pelas ruas"...

Seriam os cheiros dos diversos dejectos que ornamentam os raros relvados e canteiros da cidade?

Só pode...

João Correia disse...

É incrível como só se sabe dizer mal, e apenas mal, por aqui. Concordo com o Ludamian. Nem tudo é mau, e é verdade que o ambiente melhorou. Sentem-se aromas e cheiros de facto, em alguns recantos. Só se fala mal e deita abaixo é?

João Pereira disse...

Caro amigo João Correia, você deixa mal o nome João ao observar e concordar que se sentem "aromas e cheiros" na cidade de Almada! Eu cá, residente em Almada, vai completar 21 anos este ano, os cheiros que sinto são maioritariamente o do lixo a transbordar pelos caixotes, os dejectos animais que transmitem a sua magnifica beleza aos canteiros instalados após as obras deste comboio, os automobilistas a fazerem "um jogo de cintura" enorme para conseguirem deslocar-se de um ponto para o outro emitindo mais gases poluentes.

Por isso caro amigo gostava de saber se é aquele mandatário da MES que se esconde por baixo de vários nomes ou se realmente me consegue indicar onde é que existe esses "aromas e cheiros"?

Abraços! E leiam o Correio da Manhã de hoje, vem uma pequena noticia sobre a sinalização do comboio da MES, escrita por um "João Correia" que acredito que não tenha sido o nosso amigo que escreveu acima!

Anónimo disse...

Em relação aos cheiros, também gostava de ser esclarecido sobre onde e quando é que o "lumadian" os sentiu.
Pois olhe que eu, nado e criado em Almada, vai para mais de 50 anos, ainda não dei conta deles.... mas se calhar é porque eu não conheço todas as ruas.
Aguardo esclarecimentos. Obrigado

Anónimo disse...

Compreendo o formato opinativo dos intervenientes.

Alguns, bem ao jeito de quem está a fazer o frete, auto-denunciam-se facilmente. Mas esses não farão história.
Os outros, a maioria felizmente, vê com olhos de ver, escreve num bom teclado.

Caro Lumadian, com todo o respeito lhe digo que ainda não consegui sentir esses cheiros e aromas de que fala.
Poderá ser defeito meu.
Quanto ao eléctrico moderno, a que teimosamente se chama metro, concordo com a sua existência mas de modo nenhum com o seu traçado.

Aqui, eu falo de Almada. Perdoem-me mas não faço comparações. Nem para melhor nem para pior.
Almada é, sempre foi, a minha terra. E gosto dela.
Não gosto é de quem a tem destruído. Mas isso é outra conversa a ser abordada em lugar próprio e na altura certa.

Dou os meus parabéns aos dois primeiros anónimos pela abertura e clareza com que expuseram as suas ideias.

E, claro, lamento que uma vez mais a voz da dona marque presença para dizer ... coisa nenhuma.
Entendeu, João Correia?

Falta dizer ao João Pereira que o(s) mandatário(s) que visitam este e outros blogues, o fazem por amor à camisola, a deles entenda-se, e por obediência cega à patroa.
De resto, sei que há elementos pertos do poder (autárquico) que lêem alguns blogues.

Saúdo-vos

Anónimo disse...

Meus Amigos o Turismo não se faz sem comércio a "PATROA" acabou com o comércio sim. Agora resta-nos votar noutro partido este está gasto, como a velhota que já o é de tanto tempo estar no poleiro. Agora vamos dar oportunidade a outra gente. Meus amigos quem não está farto desta politica e desta gente?...

Anónimo disse...

Adoro os cheiros de Almada !

Sobretudo em minha rua, perto da rotunda centro-sul, que antes da implantação do metro não cheiraba a combustível, agora tenho um excelente perfume a gasolinas e todas as varandas pretas, além de um agradável som a cântico de buzinazos de carros devido às intermináveis filas e o caos matinal.

Tudo graças a este elétrico amigo do ambiente.

Obrigado Emili.

João Correia disse...

Ninguém manda ou decide aquilo que eu escrevo e penso. Fi-lo por concordar com um leitor que aponta situações a melhorar e salienta outras que são francamente positivas. Mas numa coisa acertei. Aqui não se debate, nem tampouco se pretende chegar a lado algum. Aqui fala-se mal e sobretudo, trata-se muito mal quem tem uma opinião contrária. Falou-se de uma ditadura estalinista. Mas não aceitar opiniões adversas aqui, não será um contra-senso? A mim parece-me bem que sim. É com certeza tudo menos uma democracia.

Não tenho qualquer filiação politica e faço uso da minha razão para fundamentar as minhas observações. Em 25 anos Almada mudou substancialmente e na minha opinião para melhor. Estou certo que se este executivo municipal de recandidatar, ganha com toda a certeza. Quem não concorda, tem bom remédio. Daz uso do seu dever cívico. Vamos ver no fim como acaba. :)

abraço

Anónimo disse...

Uma forma de poluir a cidade até dizer chega são os malditos graffites, o poder local não ouve não vê nem a policia vê e ouve. O que é isto?... Os putos são uns malcriados, malformados com toda a liberdade de fazeres o que querem. Quem os para?... Não será isto um fascismo dos pequenos ditadores o futuro do amanhã. Pobre Portugal oito séculos de história...

Anónimo disse...

Continuem a votar nesta coligação de direita dirigida pela Emilita de Sousa. O PS quer a continuidade desta conservadora. O candidato do PSD tem cara de vendedor de automóveis e afins. Só existe uma opção Bloco

lumadian disse...

Quando saio do MTS na praça s.João Baptista consigo cheiras aromas de àrvores e flores. Porque a verdade é que goste-se ou não do metro,a cidade está muito menos poluída. Eu trabalho em Lisboa e posso garantir que Almada é um paraíso perto de Lisboa. Não escondo a minha cor partidária, sou PSD (laranjinha, não gosto de comunistas, mas aqui o importante não é a cor partidária, mas sim Almada.
A maioria das pessoas só sabem falar mal, mas se olharem para as outras cidades, a maioria delas está bem pior que Almada.

Anónimo disse...

Caro João Correia
Não estou minimamente preocupado com as suas opiniões. São suas, tem o direito de as exprimir. Valem o que valem.

Caro Lumadian
Quase repito o que disse ao João Correia, corroborando, embora, a minha afirmação de que não faço comparações com outros locais (cidades ou não).
Também não gosto dos comunistas oportunistas. Os verdadeiros merecem-me a mesma consideração que qualquer outro ser humano.

Ainda não foi hoje que consegui cheirar algo de bom.
Meu caro, cá está o relativismo das opiniões.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado