terça-feira, março 24, 2009

Almada suja, degradada e abandonada

Em...Almada, os almadenses têm servido de tapete a autarcas incompetentes que ao longo de 30 anos nunca souberam aproveitar as potencialidades de um concelho às portas da capital e com uma frente de praias do melhor que há na Europa.
Na cidade de Almada a incompetência e incapacidade congénita dos que estão à frente do município tem vindo a revelar-se assustadoramente, comprometendo o concelho e a população.
Não souberam capitalizar um projecto que poderia ser uma grande mais valia para a cidade e até nas mais simples coisas falham redondamente.
Mostramos em duas fotos aquilo que se repete em todo o concelho e em áreas diversas.
O abandono dos espaços públicos com degradação do ambiente e de tudo o que poderia ser útil à dignificação da cidade é a imagem desta gestão:
espaço verde requalificado pela CMA...
...em alternativa espaço idêntico tratado previamente com adubo natural
fotos da bi-av. D. Afonso Henriques - Almada
O que se vê nas fotos repete-se n vezes, com variantes, ao longo do denominado espaço canal do comboio eléctrico e em todo o concelho, constituindo o espelho da incompetência dos autarcas e da sua falta de capacidade para os cargos que ocupam.
Que entendimento faz esta gente do que é gerir uma autarquia?
Estas são naturais e verdadeiras imagens da Almada, que caracterizam e definem com propriedade a gestão autárquica da ditadura da minoria dita comunista que se instalou na Câmara, através de estratagemas vários e até de intimidação junto dos munícipes, para dominar e controlar o concelho sugando-lhe a vitalidade.
Até quando vamos permitir que esta gente continue a fazer negócios de conveniência, algumas vezes sancionados pelos partidos da oposição ou satisfazendo interesses pessoais, em detrimento do interesse colectivo?

26 comentários:

Anónimo disse...

A sujidade é de facto o ex-libris deste concelho. Basta chegar ao Seixal( que não é exemplo em muitas outras coisas...) para vermos como é possível ter ruas limpas!
Esta autarquia faz de conta que limpa, mas não limpa. Agora até deu em "outsourcing" a limpeza das ruas, mas só as do espaço canal do MST (O menino bonito da czarina).
E já agora a propósito: quem tanto reclama em Câmaras de outra cor política com a venda destes serviços a privados, aqui temos a incoerência da CDU em todo o seu esplendor!
Mas voltando ao assunto da limpeza: é verdadeiramente vergonhosa a falta de cuidado com a limpeza dos passeios. A todo o momento somos brindados com sapatos sujos... porque nem exigem aos donos dos canídeos que apanhem os seus dejectos, nem fazem campanhas adequqdas, nem fiscalizam. Tudo competências de uma Autarquia. Passam o tempo e gastam o dinheiro a fazer propaganda de ideologias bacocas e deixam por fazer o que realmente é importante. Sempre gostava de saber quantos funcionários tem esta Autarquia nas reprografias e sectores ligados à propaganda e quantos tem no sector da limpeza urbana e arranjos de passeios. Não bastava já que em quase todo o concelho o espaço para passarem os peões fosse tão escasso, como ainda tão desleixado!
Mas é a tal hitória... o que não se bebe no berço... a tumba o tira!
Era preciso que estes autarcas de meia-tigela tivessem tido educação, mas só tiveram lavagens ao cérebro ideológicas , na idade adulta... e isso não foi suficiente.

Anónimo disse...

Falando de lixo e de esgotos e de outras coisas venham ver o que se passa na freguesia da Charneca e vão chegar á conclusão que Almada com esse lixo todo é um céu no panorama do concelho!

Anónimo disse...

Peço desculpa ao anónimo de quinta-feira, Março 26, 2009 11:28:00 AM mas a empresa a quem a autarquia deu a limpeza em "outsourcing", a VADECA não tem, apenas por missão a limpeza do espaço canal do MST. Actua noutros locais, noutras freguesias.
O que não tira um milímetro de razão ao caro anónimo.
Apenas quero reforçar a ideia que é bom que tenhamos do dinheiro que a CMA gasta sem necessidade, uma vez que tem no seu activo cantoneiros de limpeza.
Ou será que os vai colocar no desemprego?

Estamos a chegar a um ponto de ruptura.
Este sistema implementado pela rainha do quero posso e mando tem que acabar!
O mais depressa possível.

Anónimo disse...

Almada: Comerciantes dizem que Metro «matou» negócio

Os comerciantes do centro de Almada, que durante dois anos viram os consumidores afastar-se devido às obras do Metro Sul do Tejo (MST), afirmam agora que a obra lhes retirou não só as pessoas mas também «matou» o comércio.

Os empresários ouvidos pela Lusa disseram que cinco meses depois da inauguração das obras do Metro ficaram com uma zona comercial sem clientes e sem lugares de estacionamento.
«O metro não traz a Almada os clientes que eram habituais porque foram penalizados com as distâncias, as multas, a falta de conforto e a desorganização da cidade», apontaram.

«A cidade está vazia e pobre mas cheia de boas intenções», lamentam os comerciantes.

A autarquia apostou no metro com o objectivo das pessoas deixarem o carro nos parques de estacionamento da periferia se deslocarem à cidade no novo meio de transporte, mas «o povo não está educado para isso pois os clientes que vinham da periferia de Almada não se deslocam de metro», constataram.

Com uma visão diferente, Maria Emília de Sousa, presidente da Câmara Municipal (PCP), afirmou à Lusa que o parque provisório do Centro Sul, com 500 lugares de estacionamento junto à estação do metro da Cova da Piedade «está sempre vazio».

Apesar disso, a autarca reconheceu que faltam parques de estacionamento admitindo que quando estiverem concluídos os três que estão em execução as condições vão melhorar.

A autarca alertou também para a necessidade dos cidadãos «alterarem os seus hábitos« uma vez que «há pessoas que preferem dar a moeda a quem anda na rua a arrumar e não estacionam no parque e não pagavam mais por isso».

«Criei condições ao longo da vida e não preciso de andar de transportes públicos, vou onde me oferecem melhores condições, antes não precisava de andar metros à chuva e ao vento para comprar no comércio local«, explicou uma cliente do comércio de Almada.

Segundo a presidente da câmara, cinco meses após a inauguração do MST «todas as apostas» foram feitas quer da parte da autarquia (animação natalícia, o lançamento da marca «Finalmente» que distingue o comércio de Almada) quer da parte dos lojistas que de tudo fizeram para chamar as pessoas para o comércio local, desde ofertas de vales de descontos, a colocarem animação dentro das próprias lojas.

Apesar dos esforços, a situação está «cada vez pior», insistem os comerciantes.

«Talvez daqui a uns anos haja outros clientes, mas como é que aguentamos mais um ou dois anos para além do que já aguentámos?», questionam alguns empresários que dizem estar a sufocar e em pleno sacrifício com todas as despesas e o endividamento à banca.

Com a obra do metro, a pedonalização da Praça do Movimento das Forças Armadas (MFA) é hoje considerado pela autarquia o «ex-libris» da cidade de Almada e, no entanto, os comerciantes continuam a dizer que não sabem quem é que beneficiou com este «ex-libris».

Na praça do MFA circulavam 40 mil carros por dia, situação que a presidente da autarquia considera «horrível» para a qualidade do ar, relembrando que hoje circula o metro, alguns autocarros, as cargas e descargas e «transitoriamente» a questão do externato Frei Luís de Sousa.

«A pedonalização da única avenida que Almada tinha melhorou a emissão dos gases nocivos para o ambiente? Tudo indica que sim, até porque a cidade ficou bem posicionada no Prémio Europeu da Mobilidade (2º lugar), mas quem cá vive e trabalha não sente as melhoras», constatou uma moradora.

Os comerciantes insistem que não conseguem explicar a «inércia» da Associação de Comerciantes e sentem que todo o trabalho em que «gritaram» por ajuda, inclusive, na Assembleia da República foi em «vão e não houve ninguém que nos ouvisse».

Maria Emília de Sousa, defende que têm que existir «projectos» e «dinamismo» para os desenvolver. Mas é preciso que «tenham os seus motores próprios porque não podemos estar sempre à espera do Estado tem que haver outros motores para além do Estado».

Diário Digital / Lusa

Anónimo disse...

Maria Emília, ao dizer que o parque de estacionamento do Centro Sul está sempre vazio, continua no seu campo, da demagogia pura.
Segurança nesse parque, há? Nenhuma!
Condições? Não existem.
Acesso? Deficiente.

Senhora presidente vá brincar com os meninos da sua aldeia (coitadinhos) e deixe-nos em paz.

Anónimo disse...

A Senhora Presidente diz que os Comerciantes são uns chorinhas. Certamente que são com muita razão. Prejuizos atrás de prejuizos que são insurpotaveis ao ponto de quase todos sentirem que isto é um cadastrofe. Ao contrário da Srª Presidente (CMA) ficar com saldo positivo 20 milhões de Euros, assim tambem eu, dinheiro que chove na Câmara de todos os lados. Os gastos são para o que calha o importante é ser da côr até os cantores contratados para animações vem a ganhar fortunas. Assim, "25 de Abril sempre" com cravos aos peito e discursos em proveito próprio. Qualquer comerciante gostaria que essa Srª fosse uma mês comerciante , talvez a sua postura se torna-se diferente e tambem passa-se a chorinha. Quem ve a SRª a passar a pé na sua Almada linda?... talvez nas eleições que veem aí.

Anónimo disse...

É muito facil impor aos outros deteminadas teorias,e nos por cá andamos de carrinho de alta gama,e o mais perigoso de tudo isto é que não se pode impor um sistema com estudos que não foram actualizadso, o estudo para o plano mobilidade 21 foi feito entre 1999 a 2oo1 não se tendo em conta a inauguração do Forum Almada em 2002,tendo sido desviado muito trafico para essa zona da cidade, é evidente que a cidade ficou com menos transito no centro,ou o sentido do mesmo foi ao contrario desta forma nunca se teve em conta este factor,e depois toma metro e toma zona pedonal,os residentes e comerciantes da avenida e á sua volta que se lixem se querem estacionar que paguem para isso está a braga parques.

Anónimo disse...

A MES continua aquela trapalhona e mentirosa que conhecemos.
Não sabe o que diz, ignora de que fala e deixa sair pela boca ideias( Tem ?) inconsistentes e fora do contexto da vida de Almada e do concelho.

É aquilo que já conhecemos. NÃo sabe para mais.
Teve a sorte de ser eleita uma vez para um lugar autárquico para o qual não tem competência e conseguiu perpetuar-se lá com a colaboração do PS e do PSD. Ser de um partido político não é certificado de competência.

Vale zero e continua a fazer burrices atrás de burrices. Única coisa que MES sabe fazer.
Nem sequer se esforça por fazer aprendizagem democrática.

Suma-se de Almada .

O que é isso de se continuar a dizer que o povo não é educado. Para ser educado basta um analfabeto(a) funcional ser eleito e colocar-se acima do povo, virando sábio(a) e educador (a) desse Povo?

Hoje o Jornal de Notícias vem com mais um artigo sobre a realidade do MST, mais outra burrice da MES.

Anónimo disse...

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1183040

Anónimo disse...

Perante tão claras consequências desta verdadeira limpeza ambiental feita pela nossa czarina, será possível a partir de agora começar-mos a pagar as taxas municipais com sacos de ar puro?, ou com sacos de qualidade de vida? ou com sacos de decibeis aceitáveis?
Entretanto, agora que vamos entrar em período eleitoral para as autarquias, sabendo de antemão que a czarina tem de ser posta de parte, que propostas para inverter a situação apresentam os restantes partidos? Na verdade, o candidato do PSD, não passa de mais um mandatário da ensul e do mst,ou seja, mais do mesmo, do PS, nem me atrevo a falar pois o candidato nem a minha referência merece, o BE ainda nada se ouviu... Estamos metidos numa camisa de forças e não vejo que apareça alguem com coluna vertebral suficientemente vertical que afirme claramente uma posição de restauro da vida económica e social desta cidade que se está a tornar numa vila.
Será tarde de mais para inverter o descalabro?
Oliveira

Anónimo disse...

Comerciantes de Almada vamos lutar para o mesmo lado. A MES tem brincado com os nossos sentimentos, connosco, com as nossas familias com os municipes em geral assim não minha Senhora(MES). Apelo aos comerciantes para mostrarmos a nossa força do mesmo lado e nada de divisões, porque essa quer ela ver e jogar com isso.
Vamos-nos organizar e ajudar que nos quer ajudar estamos na altura de dizer NAO a esta força ditadora até mesmo fascista QUERO, POSSO E MANDO. Comerciantes deem sujestões para outro partido e partimos para aí e deixamos a MES sem apoio dos comerciantes ela não merece NADA. C.L.

Anónimo disse...

Segundo o diario de noticias do dia 27/3/2009 90 lojas tinham fechado até ao final do ano passado e já faliram pelo menos, mais una dezena e com 200 desempregados do comercio,e eu me pergunto o que anda a fazer o Sr Luis Henriques,já é altura de começar a pedir responsabilidades a alguem pelos erros que se cometeram nesta cidade,quer seja a CMA ou o governo.

Anónimo disse...

Mais uma vez obras a reparar a calçada que a mulherzinha do municipio mandou fazer em Almada.
agora , hoje, é na rotunda dos bancos.
Malfadada presidente que destruiu Almada.
Hoje quem quiser ir àquilo que era o centro de Almada é obrigado a dar mais umas voltas por ruas e atalhos. Tudo em benefício da Emíla, dos seus capangas, amigos, caciques e do seu partido que fizeram de Almada uma amálgama de mal estar, incomodidade e desconforto.
Os comerciantes estão constantemente a ser penalizadas pela incompetente Maria Emília.
Hoje mais uma vez os poucos potenciais clientes foram desmobilizados de fazer pretensas compras em Almada e afastados para o Almada Fórum.
Mulher mais incompetente não há, Maria Emília presidente de Câmara só há uma:
A que lixou Almada e mais nenhuma.

Anónimo disse...

O Sr. Luis Henriques come do mesmo tacho.
É um imbecil que apenas se defende a si próprio e faz fretes à MES.
Lidera a Associação de Comerciantes?
E os comerciantes admitem?
Há que deitar o lixo no lixo!!!
Urgentemente.

Anónimo disse...

Eu comerciante partilho das criticas atras mencionadas o Lider da Assoc.Comerciantes existe para levar em primeira mão todas as novidades para a MES estar ao corrente e não temer os Comerciantes. Comerciantes estamos na mesma luta, todos juntos fazemos tremer a DONA de Almada (MES).Vamos mobilizar os Comerciantes para outra força politica para a MES ver que não estamos com ela e mostrar o descontentamento que nos vai na Alma. Esta mulher tem movido com os sentimentos de todos nós das nossas familias dos municipes em geral. Venham ver à sexta feira e sábado em Almada Velha a destruição dos nossos jovens adolescentes com tudo o que é mau, drogas, bebedeiras, sexo todo o tipo de comportamento nefasto para eles e para a sociedade é isso que Almada quer? onde está a Srª Presidente? a policía? que parece estar de costas voltadas para o poder local. C.L.

Anónimo disse...

A única solução que temos os comerciantes é unir-nos sem o Henriques, que é um inutil, e manifestar-nos todos na porta da Câmara, a ditadora é ao único que tem medo.

O resto é conversação fiada.

Anónimo disse...

Acreditem que no frente a frente MES tem medo.
Digo isto que serve não só para os comerciantes como para todos.

Anónimo disse...

Deste blog vislumbra-se muita critica mas pouca atitude construtiva.

Será que pelo facto da Cãmara ser comunista que V. Exama. acredita que estamos perante um qualquer antigo regime do bloco de leste?

Olhe que aqui pode dar o nome; assiná-lo até; ir à Assembleia Municipal; escrever nos orgãos de comunicação regional. Enfim: não andar à cata do cagalhão da rua anónima e dizer que a culpa é da presidente...

Anónimo disse...

Pedroso perde caso contra ex-alunos da Casa Pia

O deputado Paulo Pedroso voltou a perder, em segunda instância, a acção que tinha interposto por difamação e denúncia caluniosa, contra os ex-alunos da Casa Pia que o tinham identificado como autor de abusos sexuais. Além de seis ex-alunos da instituição, Carlos Silvino era também arguido neste processo.

O Tribunal da Relação de Lisboa considera porém que os autores de denúncias por abusos sexual não tiveram intenção caluniosa.

A sentença afirma que as vítimas «revelaram grandes inibições e dificuldades em relatar os factos», pelo trauma que sofreram, e que tentaram apagar da memória, sendo por isso natural que os relatos e as descrições desses factos contenham imprecisões.

A repetição sucessiva, em depoimentos, também contribuiu para que os relatos das vítimas tenham «imprecisões, contradições, omissões e inconsistências», mas daí «não resulta, por si só, que os arguidos mentiram», dispõe o acórdão da Relação de Lisboa, a que o SOL teve acesso.

Além do mais, «outros elementos apontam no sentido de que os factos relatados pelos arguidos não eram falsos». Desde logo, as perícias que deram como provados no processo da Casa Pia os abusos sexuais a que estes ex-alunos foram submetidos e ainda as «perícias de personalidade que admitem a veracidade global dos relatos», continua a decisão.

«Isso elimina desde logo a possibilidade de pronunciar os arguidos pelos crimes de falso testemunho e de denúncia caluniosa», dispõe ainda a sentença.

Este acórdão, que tem data de quinta-feira, e já foi notificado às partes no processo, consubstancia uma nova derrota de Paulo Pedroso, na intenção ser ver condenados os autores das denúncias de abusos sexuais contra si. Já em primeira instância, o deputado não tinha conseguido convencer os juízes da má fé das testemunhas.

O deputado do PS esteve três meses preso, por suspeitas de pedofilia, mas nunca chegou sequer a ser acusado no processo da Casa Pia.

Depois de ilibado, Pedroso intentou, além deste processo contra os seus acusadores, outro, contra o Estado, pedindo 800 mil euros de indemnização por prisão ilegal.

Neste último, o tribunal deu-lhe razão e atribuí-lhe 100 mil euros de compensação pela prisão injustificada. Um recurso do Ministério Público pende actualmente sobre a decisão.

in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=130699
Oliveira

Anónimo disse...

O anónimo de 2ªfeira 4:40 PM contou uma anedota sobre sua ignorância democrática.

fernando sousa da pena disse...

«Será que pelo facto da Câmara ser comunista que V. Exama. acredita que estamos perante um qualquer antigo regime do bloco de leste?»

Bem tentaram, bem tentaram. Mas muitos anos depois da queda do muro, e muitos mais depois do 25 de Novembro, ficaram muitos tiques de totalitarismo comunista.

Que se expressa descaradamente na defesa de regimes e líderes criminosos e, mais subtilmente (às vezes...), no controlo de sindicatos, expressões culturais, programas escolares, autarquias.

Evidentemente que não há liberdade plena em Almada. Começando pelo medo de falar daqueles que dependem dos subsídios atribuídos criteriosamente à custa dos nossos bolsos. Depois, pela máquina de propaganda, também ela à custa do erário público. Ou até pela tutela de uma coutada privada, que até o direito de reunião elegantemente negou a um partido da oposição.

Não, não estamos no bloco de leste. Até porque ele ruiu aos pés de homens corajosos que o enfrentaram. Mas há um certo modo de fazer política que persistiu.

E, para esse, blogs como este incomodam. Pela simples razão de ser um espaço de liberdade.

Anónimo disse...

Anónimo de segunda-feira, 30 de Março de 2009, 4:40:00 PM

Sugiro que faça imediatamente duas coisas:
. Aprenda a escrever
. Aprenda a pensar
Logo a seguir, uma terceira coisa: um estágio de cidadania.
Vai ver que melhora.

Anónimo disse...

C.D.U ou P.C.P. que são a mesma coisa vão perder por mayoria absoluta as eleições.

Anónimo disse...

deus queira que percam são uma cambada de oportunistas.

Anónimo disse...

Almada suja? Nunca!!! Alguma vez na vida?

Ui! Jamais! Agora até temos vazadouro de entulhos em plena rua Irene Lisboa na Quinta da Alegria! Para que ir deixar o entulho ao local próprio perto das Casas Velhas? Temos um local muito mais perto! O antigo parque infantil foi transformado, reabilitado (DESCULPEM)em Drogashopping e depósito de restos de obras e demolições ilícitas!

Por isso não acredito em Almada suja, degradada e abandonada!

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado