quarta-feira, abril 23, 2008

Os Comerciantes e o Impacte das obras do MST

Em...Almada realizou-se no passado dia 18 de Abril de 2008, pelas 21 horas, no Salão de Festas da Incrível Almadense, uma Reunião de Comerciantes de Almada para tratar de assuntos relativos à dificil situação por que estão a passar na sua actividade, em consequência das obras do MST (Metro Sul do Tejo) ao longo de todo o principal eixo viário da cidade e as dificuldades de estacionamento para os potenciais clientes.
foto do Notícias de Almada de 110408
A Delegação de Almada da Associação dos Comerciantes do Distrito de Setúbal estava representada na Mesa da reunião pelos seus Presidente e Vice-Presidente.

Estiveram presentes cerca de 50 c0merciantes

Iniciada a reunião, a mesa informou que em reunião de uma Comissão de comerciantes com a Câmara Municipal de Almada e Ecalma, estas tinham concedido um bónus de 15+15 minutos no estacionamento aos clientes das lojas em conjugação com as já estafadas "raspadinhas" de estacionamento.

Para alguns comerciante o problema é mais profundo e não se resolve só com bónus de estacionamento.

Comerciantes presentes disseram que perante o actual quadro negativo estão a ponderar abandonar Almada.

Na generalidade, os comerciantes na assistência mostraram-se muito desagradados e revoltados com a situação presente, dizendo que estão a passar por sérias e muito graves dificuldades com a quebra de vendas devido às obras, vendo-se impossibilitados de cumprir seus compromisssos com empregados e fornecedores.

Alguns já estão endividados junto da banca para satisfazer compromissos na ausência de vendas. Os clientes "fugiram" de Almada devido às obras e não há esperança de um retorno após conclusão das mesmas, porque Almada vai ficar mutilada nas suas acessibilidades.

Alguns comerciantes fizeram duras críticas ao executivo camarário, referindo que Almada tem vindo a perder população e gente nas ruas devido às péssimas condições com que as pessoas se deparam. Ruas sujas, passeios esburacados e com dejectos de cães, lixo por recolher, edifícios degradados, falta de estacionamentos, postura da Ecalma na caça à multa de estacionamento (aos bolsos dos cidadãos) e falta de atractivos culturais, foram deficiências apontadas e causas da desertificação de Almada, com consequências negativas no actividade comercial e na vida da cidade e do concelho.

Outro aspecto notável da reunião, foi referido por um comerciante que disse ter sido muito mal recebida pela Presidente da Câmara Municipal e pelo Vereador-presidente da Ecalma a delegação que se reuniu com os autarcas, chegando ao ponto de os comerciantes presentes serem impedidos de expor a sua situação, o seu ponto de vista sobre os problemas de todos ou fazer sugestões , sentindo-se mal tratados pelo autarcas, após terem ouvido atentamente e durante longo tempo as exposições da presidente e do vereador. Não os deixavam falar ! disse.

A mesa foi criticada por elementos da assistência por não ter revelado como tinham sido tratados os elementos que foram à reunião com aqueles autarcas.

A direcção da Associação também foi bastante criticada por não defender condignamente os comerciantes na situação, e não ser solidária com estes, na voz daqueles que a interpelaram, ao não assumir uma posição de força perante a edilidade e as circunstâncias com que se debate a actividade comercial em Almada, porque foi a CMA que pediu o MST para a cidade.

As críticas foram aplaudidas.

16 comentários:

Anónimo disse...

Declaração de interesses: Sou comerciante em Almada e estive presente na reunião citada.
A reunião tinha como objectivos:
1-Informar as consequências do encontro com a edilidade.
2-Tentar formular novas propostas que fossem passíveis de apresentar à edilidade.
No que ao primeiro ponto diz respeito, a reunião foi bem sucedida.
Em relação ao segundo ponto tal não aconteceu e por várias razões:
1ª Os presentes preocuparam-se demais em apresentar as razões do seu descontentamento, ora essas, na generalidade já eram do conhecimento de todos.
2ª A mesa apresentou-se demasiado conectada com a presidencia da camara chegando ao ponto de defender e compreender as posições que têm vindo a ser tomadas pela CMA.
3ª Apesar de ter existido uma proposta concreta que consistia em pressionar a CMA no que diz respeito à desigualdade de circunstãncias do estacionamento em Almada em detrimento do Forum de Almada, a mesa entendeu não lhe dar o devido valor concluindo que não teria sido apresentada qualquer proposta.
A conclusão que tive a liberdade de tomar foi a seguinte:
A direcção da associação de comerciantes é subserviente à CMA.
Hipocritamente tenta passar a imagem de quem pretende defender os seus associados, quando na verdade pretende única e exclusivamente manter o seu status de boas relações com o poder pensando com os seus botões que tem o privilégio de volta e meia estar sentada na mesma mesa e garbosamente se poder de tal vangloriar.Este tipo de pensamento é, apesar de tudo muito mais vulgar do que se pensa, até porque quem tem filhos tem tambem ambições e ser franco pode fechar muitas portas, portas essas que poderão fechar-se na cara dos filhos. É compreensível mas cobarde.
A história de Almada confunde-se com a de homens de corpo e mente que sempre lutaram por ideais em detrimento de conforto,essa história está presentemente a ser completamente atraiçoada por umas figurinhas que não têm verticalidade, carácter, lealdade,nem fidelidade.
Assim, é muito mais dificil lutar, é no entanto quando a luta é dificil que vale a pena lutá-la até ao fim.
Oliveira

Anónimo disse...

Tem toda a razão.
Os bajuladores que pensam que poderão ter benesses com essa atitude, depressa verificarão que quando chegar a altura, vão levar um pontapé no rabo.
Já assim foi no fascismo, mas agora temos outro de sinal contrário na pessoa da presidente da CMA.
O PODER CORROMPE MESMO... creio que dito por Maquiavel e outros.

Anónimo disse...

Eu estive nesta reunião e o desencanto foi absoluto. Sempre pensei que a situação económica dificil que estamos a passar, faria com que as pessoas tomarian consciência de uma cuantidade de problemas que nos foram criados ao longo do tempo nesta cidade, tais como:
-a falta de investimento em infraestructuras,
-a falta de parqueamento debaixo dos edificios,
-renovacão e consevação continuada de todos os passeios e ruas da cidade,
-limpeza organizada e continua da mesma,
-degradação dos edificios da parte antiga da cidade, etc

Mas a desilusão veio porque por cima dos intereses colectivos de um grupo que ai estava representado pela sua asociaçao me da a sensaçao que o que se estava a defender eram os entereses da camara de Almada

Anónimo disse...

Caros comerciantes, o que acabo de ler não é nenhuma novidade.
Para mim, entenda-se.
A autarquia nunca esteve nem estará ao lado dos comerciantes.
Não queiram comparar a vossa situação (estacionamento) com a do Almada Fórum. Aquilo é uma montanha de interesses. O estacionamento é enorme e gratuito porque essa foi uma das plataformas de entendimento entre a Câmara e o Almada Fórum.
Havia interesse em que aquela grande loja viesse para Almada.
Oleou-se o caminho e foi o que se viu.
No vosso caso, não vão ter as mesmas benesses. Nem coisa que se pareça.
Quem quiser fazer compras em Almada, procure lugar para estacionamento e pague. Ou deixe em situação de ser multado e/ou rebocado.
No vosso caso não me parece ter havido uma união que seria fundamental. Desde cedo.
A Associação está comprometida com a autarquia? Pudera, se levanta cabelo, acabam-se os subsídios e lá se vai, por exemplo, o concurso de montras.

Desta administração autárquica nada de bom se pode esperar.
Mas não custa nada tentar.
Insistam, amigos, insistam.

Anónimo disse...

Pois é, tudo o que acima li, é mais uma das faces da imensa teia de interesses e consequentes lealdades que existe em Almada e que gravita em torno da câmara. Tem sido esta teia que tem permitido a perpetuação de MESousa no poder, pese embora todos os desmandos que tem feito. Maquiavel ensinou e os
bons alunos aprendem depressa. E MESousa tem-se revelado uma excelente aluna. Mas, não é invencível. Também ela tem fraquezas, e muitas, e compete-nos a nós explorá-las se queremos tirar Almada do atoleiro em que está mergulhada.

Anónimo disse...

Vergonha de camara, vergonha inmensa. Os comerciantes nao saen a rua? tem medo?
Solução? todos as portas da cámara. O medo para MES.

Anónimo disse...

É com frequência que lemos e vemos no Boletim Municipal reportagens que são verdadeiras homilias à capacidade da nossa estimada presidente, vamos ter já amanhã opurtunidade de verificar in loco o verdadeiro trabalho de reverência desses reporteres na cobertura da festa do 25 de Abril; porque não aproveitar a boleia e estarmos presentes na festa com cartazes bem visiveis de contestação e protesto pelos caminhos qua a CMA tem seguido? A ver se tambem aparecem no boletim!
Coragem e acção no terreno é bem diferente de escrever num simples blog, (que até tem conseguido um bom trabalho, mas que se não passar disto...)e quiçá, poderá trazer outro tipo de consequências.

Anónimo disse...

Pois é, pois é. Acção precisa-se, mas enquanto não houver quem dê o primeiro passo nada feito.
As comemorações do 25 de Abril seriam uma óptima oportunidade para os comerciantes demonstrarem o seu descontentamento.

Anónimo disse...

Comerciantes unam-se e lembrem-se que os PCs não se importam de ser arruaceiros.
O vosso presidente da Associação diz que não colabora em manifestações de arruaceiros mas anda a colaborar com a Maria Emília para enterrar os comerciantes.
Ele colabora com gente arruaceira, com ela, que mobiliza pessoas para virem para a rua protestar e até permite greves de solidariedade na câmara quando é para contestar na rua o Governo.
Mobilizem-se e não percam a oportunidade de se manifestarem com cartazes já amanhã nas comemorações do 25 de Abril deles, dos incompetentes que são autarcas nesta cidade.
Só devido ao 25 de Abril ela e eles conseguiram estar onde estão.
Umma Cãmra não pode ser toca para incompetentes e inaptos.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que se tem dito aqui. O Sr. Presidente da Associação tem uma postura de uma correia de transmissão da CMA e na pessoa da Dª Emilia. Este Senhor com as falinhas mansas consegue desmotivar qualquer movimento que toque na CMA. " Não sou arruaçeiro" com exemplo. Mas, colabora altamente com altos arruaçeiros. Sr. Presidente demita-se dee o lugar a alguem que represente defacto os Comerciantes e que sinta os problemas destes, realidade que não é a sua, homem efecto à sua Presidente da CMA que o cala basta olhar para si.

Anónimo disse...

Muito falar, muito falar, mas ninguem tem coragem para sair a rua. Seria a melhor oportunidade para o presidente da asociação estar ai com uma pancarta.

Podemos aproveitar este Blog para de serta forma denunciar todos os problemas, que sem duvida a CMA nao nos resolve nem quer resolver.

Anónimo disse...

http://www.igal.pt/default.aspx?cn=61116112AAAAAAAAAAAAAAAA

Anónimo disse...

Em Almada Velha o drama e trauma que esta juventude cria à população mais idosa sem treguas sem oposição. Aqui o poder local já deveria ter visto à muito o problema, melhor sabe e vê não liga as quixas constantes, pergunta-se para que serve o poder local?..., apenas para intervir quando está tudo a ferro e fogo com os nervos da população de almada velha em franja. Aqui até o Comercio local se recente por falta de policiamento e anarquia consentida desde grafitt, vidros partidos , bebedeiras, sexo, droga alcool e outros actos de vandalismo. Certamente que a fiscalização existe mas não actua porque?. O poder local já domina quer manda e pode e sempre na boca 25 de ABRIL SEMPRE. Parece-nos bem que o povo aqui já pouco ordena neste Concelho.

Anónimo disse...

Porque não abrem os senhores do comérico local as suas lojas sábados e domingos à tarde???
Querem ter trabalho próprio mas com horário de função pública??
A culpa é sempre do Fórum e da Câmara claro..
Se não vendem a culpa tem de ser de alguém, logo é culpa da Câmara e do Fórum..
Logo não abrem fins de semana, as pessoas andam nas ruas e tudo está fechado, põe-se as culpas de vendeem pouco na CÂmara e no Fórum e pede-se milhões de euros de reembolso..
Grande plano para ganhar algum à conta..
Sem fazer nada..
Até penduram panos pretos nas lojas e tudo..
Sabem muito..

Anónimo disse...

Certamento que o anónimo das 11.52 não é comerciante e pela linguagem é um afecto ao PCP. Certamente se fosse Comerciante viria que a realidade é bem diferente. Uma cidade deserta, degradada velha e suja por culpa da Autarquia que segundo dizem pagam uma fortuna pela limpaza que é feita por raros varedores ao meio da noite , permitindo o estado de nojo que a cidade se encontra. Os cidadãos em geral exigem muito mais. Vejam outras cidades de Norte a Sul dá para avaliar certamente o descontentamento.

Anónimo disse...

Certamente muito se diz, muitas vezes da boca para fora sem conhecimento da verdadeira realidade.Abrir comércio ao domingo, ok, mas quem nos garante que somos visitados pela população local? a prova é no Natal quando estamos abertos esperamos pelos clientes e estes não aparecem e se o fazem é para pedinchar, descontos e pagamentos, porque no forum não lhe dão essas condições e o dinheiro acabou-se. A população esqueceu o comercio local é mais fino comprar nos grandes espaços. Esquecem-se que as grandes superficies são as causadoras da desertificação das cidades depois acusam-nos como se não quisessemos trabalhar. Atenção as grandes superficies são tambem as causadoras do desemprego de muita gente no pais.E mais não vale a pena dizer........