terça-feira, abril 08, 2008

Hamburgo - Um Entre Outros Bons Exemplos

Em...Almada, está a ser colocado no meio do principal eixo viário da cidade, um metro designado de superfície dividindo a cidade a meio, com passagens de nível sem guarda.
Na cidade-estado de Hamburgo (Alemanha), existe um meio de transporte semelhante ao de Almada (porque aqui é o futuro a um metro) que tem a particularidade de não perturbar a vida na cidade e servir os cidadãos residentes e visitantes.
Circula à superfície na periferia da cidade e quando entra nesta, é através de viaduto em zona não residencial, para se afundar em túnel no centro e zona comercial.
Não prejudica trânsito nem peões. Serve a cidade e a intensa actividade económica desta cidade-estado.
clique nas imagens para aumentar
Uma composição do metro de Hamburgo sobre o viaduto aproximando-se do centro da cidade para entrar no túnel:
Esta é a entrada /saída de um dos túneis: Aqui vemos uma composição saindo do túnel: Por que copiaram mal, para aplicar em Almada? Que futuro para Almada?

9 comentários:

Anónimo disse...

"Nós por cá" não fazemos convenientemente os trabalhos de casa.
Daí que a cópia tenha saído num ditado cheio de erros...

Anónimo disse...

Para o bem e para o mal, nem Portugal é a Alemanha nem Almada é Hamburgo.

Sotnas

Anónimo disse...

Estou indignada porque me apercebi que, nesta obra grandiosa!! que é a do MST, não existem wc's para os trabalhadores. Estes coitados veêm-se na contigência de terem de ir aos wc's dos cafés para satisfazerem as suas necessidades. Depois como andam sujos e a cheirar a cavalo os donos dos estabelecimentos não gostam.

Estamos em Portugal e Almada não foge à regra.

Anónimo disse...

Espera aí...Para o bem e para o mal Portugal não é a Alemanha, nem Almada é Hamburgo, mas para o PIOR só Portugal e Almada.

O País em desenvolvimento e qualidade de vida está na cauda da Europa e Almada actual é fruto do subdesenvolvimento e do miserabilismo militante do poder autárquico incompetente que se conhece.

Anónimo disse...

Não temos que comparar cidades mas estratégias e visão daquilo que é uma realidade.
Hamburgo tem o que se sabe. Almada também.
Um empate? Não!
Uma derrota para todos nós que ainda acreditamos ter sido o Pai Natal a oferecer este brinquedo...

Anónimo disse...

Curioso como anda cada vez mais gente nesse tal "brinquedo" como lhe chamam..
Mas claro, vão dizer que é mentira, que é ilusão..
A realidade passa-lhes ao lado...
Experimentem ir de manha de metro para a universidade e digam lá se vai vazio????
Mas primeiro tirem as mãos da frente dos olhos para verem..
Borregos..

passageiro solitário disse...

oh tretas tira os óculos escuros e vê o movimento global.
nss horas de ponta manhã e tarde andam algumas composições com 30-35 passageiros mas outras nessas mesmas horas com 6, 5, 4,3,2,1 e zero...zero
A média diária quanto é?
Deixa as canções de embalar.
Se é assim com tanto passageiro o presidente da concessionária apresente números que prometeu.

Anónimo disse...

O mais recente anónimo pretende defender o MST. Está no seu direito.
Quer fazer crer que a política traçada em redor do mesmo está correcta. Está no seu direito.
Apelo contudo ao seu bom senso quando faz contas.
Esses números referentes ao MST que serve (servirá convenientemente?) a Universidade, não tapam o buraco da ausência de passageiros que se utilizam do restante percurso.
Trata-se pois de fazer uma média e depressa se concluirá que essa é muito baixa.
Mas já que fala em êxitos, dir-me-á da razão porque as bestas que criaram e executaram o traçado do TGV almadense não contaram com o Hospital Garcia de Orta.
Aí estaria, digo eu, uma "carreira" que encheria as carruagens do TGVdo seu orgulho.

A terminar, sugiro que vá chamar borrego a quem lhe fez a cabecita.

Ponto Verde disse...

Bom trabalho comparativo o que aqui vem a ser feito. Mas há quem não goste de comparações.

Portugal não é Alemanha, nem Almada é Hamburgo, mas isso já não é desculpa nem se aplica neste caso.

Se não gostam de comparações no estrangeiro , porque não comparar com o EXCELENTE E EXEMPLAR Metro do Porto?

Aqui : http://a-sul.blogspot.com/2008/03/um-grande-exemplo.html