domingo, março 04, 2007

Cidadania e Participação Política

Em...Almada, Domingo 1 de Fevereiro de 1970, pacificamente aconteceu isto. Jovens estudantes uniram-se e tomaram uma decisão e uma atitude em sua defesa e de seus direitos.

Outros tempos... Não havia aqui "política"? Claro que havia e há sempre, porque sempre que o(s) cidadão(s) toma (m) uma atitude em defesa de seus interesses e do interesse colectivo está(ão) a fazer política.
Hoje aqueles que tomam de "assalto" o poder, qualquer que seja, por via democrática, acham que o cidadão não deve defender os seus interesses nem deve intervir, não deve fazer política, porque esses entendem que o voto é uma procuração e que só eles é que estão credenciados para fazer politica. Não é assim. Quem é eleito, é para assumir responsabilidades dos seus actos perante os eleitores e não para pisar os eleitores.
Esta notícia, a do lado esquerdo, saíu no mesmo dia 1 de Fev1970 no "Diário de Lisboa" e a do direito, no dia seguinte 2ª feira no vespertino "A Capital".
Recordo aqui um jovem estudante de então, o Luís Montelobo, hoje Engenheiro Químico, algures trabalhando no Norte, se já não estiver reformado!
Foi ele que coordenou esta jornada e foi o interlucutor com a Gerência do Café Central de então.
Não houve intervenção policial. Aqui houve bom senso da Gerência em não chamar a PSP. Foi uma ocupação pacífica, em que os jovens de então, adquiriram meia dúzia de exemplares do Diário de Notícias, por quotização e foi distribuída uma folha a cada um, que a abria simulando leitura. Outro pormenor, foi que o café começou a ser ocupado pacificamente a partir das 13 horas, sentando-se de início só um em cada mesa com uma bica, até esgotar todas as mesas. Só depois era permitido mais de um "leitor" na mesa.
Recordo que nesse Domingo 1 de Fev de 1970. o Chefe da Esquadrada PSP de Almada, quando leu o Diário de Lisboa, apareceu logo no Café perguntando o que ocorrera....não tivera conhecimento...era preciso mostrar disponibilidade para manter a ordem!
Aconteceu em Almada...em 1 de Fevereiro de 1970, quando ainda havia vida em Almada....Vivia-se efectivamente Almada.

3 comentários:

Luis Eme disse...

Como era diferente a vida em Almada, apesar de se viver em ditadura...

Boa memória.

EMALMADA disse...

Antes do 1974 não era invulgar ver este tipo de solidariedade e união em lutas por causas comuns.Sabíamos o que tinhamos pela frente. Hoje há um pouco a ideia de que cada um se amanhe porque assim é que é democrático e os eleitos são pessoas de bem... . Errado....!

Anónimo disse...

Embora a história no seu geral esteja correcta, a forma de organização foi mais elaborada, e teve outros protagonistas para além do Luís Montelobo.
Foi feita uma planta da ocupação, cujo original conservo em meu poder.

HM