Em...Almada, há muito tempo que os transportes públicos são muito caros, relativamente aos preços praticados em Lisboa para iguais percursos. Os autocarros são velhos, pouco limpos, poluidores do ambiente e o transporte não é convidativo, muitas vezes associado a algum incómodo, com horários e percursos que não servem a população. Com o "futuro próximo" do comboio-eléctrico, não nos parece que os almadenses irão ter melhores acessibilidades de transportes públicos e em condições económicas vantajosas. Os autocarros não circularão onde existir comboio-eléctrico.
Atente-se na idade destes veículos que estavam estacionados um dia desta semana no parque de Cacilhas.
(para ler a foto clique com o botão esquerdo do rato sobre a mesma)
Quando o cidadão é penalizado (no Seguro) por ter veículo automóvel já com alguns anos, nos transportes públicos veículos mais velhos e poluidores do ambiente ainda andam a circular e a facturar. Cidadão paga preços de luxo para utilizar veículo velho!
Em países subdesenvolvidos é frequente isto acontecer.
Por exemplo, em alguns países da América Latina viam-se há cerca de 15 anos veículos que já não estavam autorizados a circular nos Estados Unidos.
Será que noutros países da Europa é permitido veículos com estas idades no serviço público?
Aqui é o caixote de lixo da Europa?
É isto que designam qualidade de serviço?
O que é certificação?
9 comentários:
Por motivos profissionais desloco-me frequentemente ao vosso concelho, utilizo o comboio até à estação do Pragal e nas deslocações internas utilizo habitualmente o táxi ou os autocarros dos TST.
Constato que realmente as viaturas que circulam pelas ruas de Almada e especialmente aquelas que habitualmente utilizo, não têm as condições mínimas para os fim a que se detinam, que é o de tranportar pessoas, além de que cobram preços muito elevados pelo serviço que é péssimo.
Quando verificamos que esta é uma empresa certificada e ao lermos a visão a missão e os valores que a administração tem como compromisso, só podemos constatar que:
ou "copiaram" a visão e missão de alguma empresa de transportes do Norte da Europa, ou no dia em que a estavam a escrever deveriam estar muito bem instalados num hotel em Paris, Londres ou por ai e da janela da sala deviam ter uma visão esplendida dos autocarros que por lá circulavam.
É que os autocarros dos TST poluiem muito e por isso lançam muito CO2 para a atmosfera, estão ferrugentos, quando chove já me aconteceu ter de abir o chapéu de chuva no seu interior,e habitualmente estão sujos.
Vou só transcrever a visão e a missão para vosso conhecimento e fazerem os vossos juízos.
VISÃO
" Os TST pretendem reforçar o seu papel de agente activo na política de mobilidade, assumindo a sua responsabilidade social na promoção das acessibilidades, através da procura de uma melhor segurança rodoviária e qualidade ambiental"
MISSÃO
"O serviço de transporte rodoviário na Península de Setúbal, assegurando o adequado nível de mobilidade aos agentes económicos da região, dessenvolvendo acções para a melhoria da qualidade ambiental, racionalizando a utilização dos recursos energéticos, potenciando o desenvolvimento das actividades económicas, sociais e de lazer, contribuíndo, assim, para melhorar o nível de vida da população que serve."
Pergunto como é que estas viaturas conseguem passar nas inspeções?
Será que as autoridades Escossesas permitiam a circulação destas viaturam nas suas estradas?
Bom tema para discussão.
A frota dos TST está velha mas, mais que isso, em péssimas condições de manutenção.
Alguns males já foram referidos. Outro, poderoso, é o mau tratamento que a maioria dos condutores lhes dá, às viaturas que fazem revisões, à pressa, sabe-se lá onde e em que condições.
Ninguém responsabiliza ninguém pelos maus tratos. Por isso, os senhores motoristas, a maioria que não a neneralidade, são o que são e como são.
O envelhecimento da frota... pois, teremos oportunidade de assistir à sua substancial melhoria, quando a mesma fôr da responsabilidade da Empresa Barraqueiro.
Bom fim de semana.
Mas então as autoridades municipais não poderiam dar um contributo positivo para a requalificação dos transportes.
Não me venham dizer que o comboio MST vai pôr ponto final nisto! Essa Não!
Será que os autarcas estão mais interessados na recolha dos impostos, tarifas, IMI`s, taxas,multas da ECALMA, etc, etc? descartando para o Estado, para o prório cidadão e empresas essas responsabilidades de defender e proteger a pessoa utilizadora do serviço?
Assim é cómodo e fácil ser autarca!
E os TST são uma Empresa Certificada com o Sistema de Gestão da Qualidade concedida pela Associação Portuguesa de Certificação, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000, em 6 de Abril de 2006, no Laranjeiro, com a presença de entidades municipais e governamentais. No boletim municipal de Maio 2006 pode ler-se . "Segundo a TST, para esta certificação foram determinantes as medidas que a empresa tem vindo a implementar, tais como: o cumprimento integral dos compromissos assumidos com os clientes; a adequação da oferta à procura (percursos e horários);a melhoria da qualidade ambiental; a renovação do sistema de bilhética; a regularidade, o conforto e a segurança do serviço prestado; e o aumento do grau de satisfação dos clientes."
BASTA...ver os autocarros e constatar algumas contradições.
Os TST andaram a fazer, dizem eles, um inquérito sobre a opinião da população utente.
Realmente, vi um cartaz afixado em vários autocarros, nesse sentido.
Eu nunca fui tido nem achado. E sei de muitas centenas a quem sucedeu o mesmo.
A quem foi feito, afinal, o misterioso inquérito?
Como é possivel uma empresa de transporte´público ter sido certificada, quando os utilizadores reconhecem que as viaturas são demasiado velhas, os preços praticados são caros, as carreiras não servem a população, os horários não são os melhores e não cria incentivos para as pessoas utilizarem com frequência o transporte fora das horas de ponta.
Só a empresa TST e quem a certificou é que diz que está tudo bem. A população não diz tal coisa.
Esta empresa segundo parece é subsidiada pelo Estado pelo serviço que presta.
O texto que se segue foi transcrito do site www.tsuldotejo.pt
Nesse site pode ver-se, entre outras coisas, quem certificou a TST.
Veja-se a intenção e a vergonha que sobra delaNão deixa de ser interessante a não referência à qualidade dos veículos.
Vamos à citação:
"A T.S.T. constituiu-se a partir de um dos centros da Rodoviária Nacional, tendo sido privatizada em Janeiro de 1995, passando a ficar inserida no Grupo Barraqueiro em Dezembro de 1998.
No último trimestre de 2001 a empresa foi objecto de uma reestruturação, tendo passado a integrar os serviços operacionais prestados pela empresa Belos-Transportes na península de Setúbal.
Em Setembro de 2003 o capital da empresa passou a ser detido pelo Grupo Arriva."
E pronto!
Perdoem a ocupação do espaço mas será útil deixar aqui o site da empresa que procede às certificações (TST incluído):
http://www.apcer.pt/
Será que, lido aquilo (site) chegamos a alguma conclusão?
Fiquei com muitas e sérias dúvidas.
Cumprimentos.
reporter... de facto conclusão: Zero
Nem mais!!!
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