quarta-feira, setembro 30, 2009

Foi Um Oportuno Alerta à População

Em...Almada, no final de Julho e início Agosto de 2004, um grupo de voluntariosos cidadãos distribuíram por caixas de correio de residências, estabelecimentos comerciais, na zona central de Almada e em viaturas, 5.000 exemplares deste folheto ALERTA À POPULAÇÃO ALMADENSE, chamando a atenção para a destruição da vida na cidade e comércio local, em consequência das obras, traçado e inserção das linhas do comboio regional (Almada, Seixal, Moita...) vulgo MST e futura circulação deste no meio do principal eixo viário da cidade, que seria destruída.
Muitos não quiseram acreditar na chamada de atenção. Optaram por ir atrás do choradinho da Câmara Municipal de Almada e do pirotécnico verbal e demagógico blá...blá, da presidente da Câmara.
Hoje uns torcem a orelha. Outros viram os seus negócios "ir por água abaixo".
Muitas lojas já fecharam. Muitos almadenses abandonaram Almada para residirem na periferia. Almada é um deserto. Não tem gente nas ruas. Não tem vida.
O perigo de atropelamento dos peões é um espectro que paira sobre qualquer cidadão que circule nas ex-avenidas e praças onde circula o comboio.
À noite é um perigo andar na rua a partir de certa hora.
clique na imagem para aumentar e ler

O tempo veio dar razão a esses cidadãos e àqueles que com eles partilharam dos fundados receios.

ALMADA ESTÁ DESTRUÍDA
QUEM A DESTRUIU?
ALMADA PRECISA SER RECONSTRUÍDA E DIGNIFICADA
11 de Outubro de 2009
VAMOS VOTAR PARA DERROTAR
QUEM DESTRUIU ALMADA
EMALMADA agradece a colaboração de cidadãos

34 comentários:

Carlos Pinto disse...

Numa coisa Almada já ganhou com a candidatura de Paulo Pedroso.

Alguém se lembra de antes as televisões transmitirem debates entre os candidatos de Almada?

Antes Almada era apenas mais um concelho da margem sul, com praias ao fundo, que passava quase despercebido em altura de eleições locais, onde o resultado era sempre previsível e invariável.

A entrada em cena dum candidato com currículo nacional tornou a eleição de Almada tão interessante para a comunicação social como as de outros concelhos da "1ª liga", como Lisboa, Porto ou Sintra, e o resultado a ser discutido até ao fim.

A TVI24 já fez o debate que todos conhecem. Agora também a RTP2 vai transmitir um outro debate com os candidatos à Câmara de Almada, na próxima semana.

É mais uma oportunidade dos almadenses conhecerem os argumentos das várias candidaturas e votarem com mais esclarecimento.

Por nós continuaremos a recordar que É ALMADA QUE ESTÁ EM JOGO e que ganhará mais futuro com a eleição de Paulo Pedroso para Presidente da Câmara.

Hoje, dia 1 de Outubro, estaremos na Charneca da Caparica, na Associação de Moradores das Quintinhas-Pinheirinho, às 21 horas, para uma Sessão Pública de divulgação e debate do Plano de Apoio á reconversão das AUGI (áreas urbanas de génese ilegal).

Compareça e divulgue!

Anónimo disse...

A população almadense está revoltada com a destruição da cidade.
Os presentes autarcas da CDU-PCP já andam com as calças na mão a pedir votos a reformados,pensionistas e idosos e aos mais carenciados prometendo-lhes mundos e fundos a troco de votos.
Têm levado muitas tampas.
A Maria Emília também já anda a... falar fininho e aos beijinhos cínicos!

Anónimo disse...

Dia 11 cá estamos para ver quem é que de calças na mão volta para casa. Caricatos os comicios do PS. Meia duzia de gatos pingados, a maior parte vindos de outras freguesias, fretados para fazer numero.
Dia 11 não sei se beba champanhe se vodka em homenagem á mulher que fez da aldeia que era almada uma cidade moderna com infraestruturas como poucas.

Lear disse...

Anónimo de Quinta-feira, Outubro 01, 2009 1:24:00 AM,
Você deve ter-se enganado de cidade, porque se Almada tem de facto nalgumas áreas boas infra-estruturas, noutras é uma miséria.
Além disso, a cidade, sobretudo o seu centro, está morta.
Nesse caso, nem todas as infra-estruturas do mundo lhe poderão conferir vida. E sabe porque está Almada morta ? Porque a sua presidente y sus muchachos não querem, não podem, nem sabem fazer de Almada uma terra apetecível para viver.
Não querem enm podem, porque sabem que se Almada algum dia finalmente se tornar um concelho desenvolvido não haverá lugar para ela nem para sus muchachos à frente da autarquia; não sabem porque MES y sus muchachos não têm categoria para estar à frente dos destinos de um concelho com as potencialidades de Almada, porque são indivíduos primários, de mente formatada.
Por isso, enquanto MES y sus muchachos estiverem no poder em Almada, as coisas podem melhorar ou piorar mas Almada nunca sairá da mediocridade.
Quanto ao resto dia 11 se verá, não tente fazer resultados antes das eleições de forma a manipular as almas mais simples, coisa em que vocês são especialistas. O problema, para vocês claro está, é se um dia as almas simples o deixam de ser.

Anónimo disse...

A mulher não tem vergonha, não respeita a idade nem os eleitores.

Quer-nos enganar até ao fim com um rosto máscara trabalhado.

O Carnaval já passou.

Tire a mascara e passei-se sózinha nas ruas de Almada mas não convoque os guarda-costas e seus lacaios, nem o Matos, para ver quantas pessoas lhe voltam a cara para não lhe falarem.
A sua falta de à vontade para estar sózinha nas ruas de Almada fá-la acompanhar-se sempre pelo seu vereador Matos ou deslocar-se no BMW à nossa conta, com condutor.
Seja pessoa e não máscara social nem política.

Anónimo disse...

Mais um lacaio que falou o anónimo da 1.24 quinta feira:
Vodka deve ser a sua preferencia certamente tudo tem a ver com a ex-corrente do leste deve ser o seu estado diário porque ainda não viu que a cidade está destruida o comercio em dificuldades crescente como os municipes quase todos carimbados pela ECALMA - Empresa Municipal. Uma cidade sem vida é uma cidade morta, mas o fanatismo que o acompanha não dá para mais; visão curta, vá passear para a cibéria para lhe arrefecer a massa cinzenta que deve ser escassa.
Champanhe: mais a condizer com Europa, certamente que os Almadense não irão dizer não um brinde com requinte de vitória é uma dádiva que os Almadenses há muito desejam. Almadense vamos votar Paulo Pedroso o homem tem um programa eleitoral que vai mudar o panorama de Almada garantidamente. A.L.

Anónimo disse...

Se ganha a Emilia e suas crianças, fecha a porta e vamonos embora de Almada. Teremos mas uns anos cinzentos e tristes e como a cidade que já está doente, ficara morta.

Não permitamos que isto aconteça, vamos procurar um bom medico.

Lear disse...

Votar BE ou PSD não basta para pôr a CDU/MES a fazer uma cura de oposição, porque a dispersão de votos na oposição, seja BE, PSD ou CDS, permite que ainda que com maioria relativa a CDU mantenha a presidência e o poder efectivo na câmara.
No caso de a CDU e o PS terem igual número de vereadores, mas com a CDU com uma maior número de votos, a CDU mantém a presidência e a capacidade de fazer alianças.
Portanto, em conclusão, para derrotar a CDU só a vitória do PS serve (com maior número de votos e/ou de vereadores). Daí que seja imprescindível que os votos de oposição à CDU/MES não se dispersem mas antes se concentrem no PS.

Anónimo disse...

Nào irei para a cibéria porque não sei onde isso fica, e caro Al-Ma'dan, o úico especialista em manipulação é você. Quem decretou que o centro de Almada é a Praça da Renovação? Só nesses 500 m2 é que existem comerciantes? E os outros? Porque é que quando abriu o Almada Forúm não reclamaram? Foi ele quem destruiu o comercio tradicional de Almada e não o MST e toda a gente sabe isso. Acusam sistematicamente a CMA por falta de segurança quando sabem que se a PSP não tem mais efectivos é porque o MAI não os destaca.
Tudo serve para denegrir. Não referem nunca as escolas inaguradas este ano, nem as infra-estruturas desportivas e culturais. É o bota abaixo sistemático.
Almada não é a Blogosfera, e os almadenses simples, os tais que não se deixam enganar, não andam por aqui, por isso o pessoal que passa pelo blog e deixa mensagens não é de modo nenhum amostragem dos resultados eleitorais de dia 11.
Lamento apenas a forma pouco democrática como tratam quem ousa pensar diferente.

Anónimo disse...

ESCANDALOSO >>>>> ESCANDALOSO >>>>>> ESCANDALOSO >>>> ESCANDALOSO >>>>>>>

SABIAM QUE O DINHEIRO DOS PARQUES DE ESTACIONAMENTO DA COSTA DA CAPARICA FOI CEDIDO PARA A ASSOCIAÇÃO INCRIVEL ALMADENSE PELA CAMARA? A camara justifica que é um meio de financiar esta instituição com problemas então as verbas recolhidas pelos parquimetros na nova zona da costa vai para os cofres da SOCIEDADE FILARMÓNICA!!!!!!!!!! ESCANDALOSO!!!!!!

Lear disse...

Anónimo de Quinta-feira, Outubro 01, 2009 11:35:00 AM,
Expressar a minha opinião não é manipulação. Manipulação fá-la você quando já adianta os resultados de dia 11. Se você conhece de antemão os resultados das eleições, ou é porque é bruxo ou então é porque conhece bem as manigâncias que o que seu partido tem em marcha!

Mas,vamos por partes.

1.º Nunca me ouviu dizer que Almada cidade é só a Praça do MFA (perdão, da Renovação, como você diz); você enganou-se homem, esse era o nome no tempo da outra senhora.
2.º A existência do Almada Fórum não explica tudo. Por exemplo, a cidade de Viseu, com muito menos habitantes que Almada e com menor poder de compra per capita, possui dois grandes centros comerciais mas o comércio tradicional do centro da cidade continua palpitante e sabe porquê ? Porque o centro da cidade está sempre cheio de gente. O centro congrega muitas actividades e é atractivo.
Coisa que o centro de Almada deixou de ser. Talvez você não se lembre, mas eu ainda sou do tempo em que a Praça da Renovação depois do MFA, estava sempre repleta de gente e o centro era atractivo. Além disso,foi a sua câmara que trouxe para o fórum para Almada.

3.º Se nunca me ouviu falar das escolas é porque só ouve o que lhe interessa, estou farto de aqui escrever que as únicas áreas em que a CMAlmada trabalha bem são a ediucação, a cultura e o desporto Portanto não venha com a conversa das escolas.
Mas, nem só de cultura, desporto e educação podemos viver e no resto o trabalho da sua câmara é uma mediocridade.

Você está enganado quando diz que Almada não é a blogosfera. O que talvez devesse dizer é que Almada não é só a blogosfera, no que teria razão. Mas, Almada é também a blogosfera por muito que lhe custe.
Quanto aos almadenses, simples ou não, vou-lhe dizer uma coisa: simples também eu sou, o que não sou é simplório, isto sem desmerecimento para os simplórios.

E é da ignorância e da ingenuidade dos simplórios que vocês se aproveitam para se manterem no poder.
Mas, a vossa manutenção no poder, não é explicada apenas pelo votos dos simplórios, vai muito para além disso.
É também explicada pela construção de uma teia de interesses e lealdades mais ou menos interessadas, teia essa que cobre todas as instuições do concelho e que a informação que o último anónimo refere é um exemplo
Essa teia é uma espécie de polvo que tudo envolve e tudo controla. Muito à semelhança do que se passa com um outro polvo que nasceu na Sicília e se espalhou pelo mundo.

Anónimo disse...

A Camara de Almada e a CDU em Almada, está podre e ultrapasada.

Anónimo disse...

Já está aí mais um outdoor da MES.
Uma vez mais, com uma fotografia tão trabalhada que mostra alguém que diz chamar-se Maria Emília mas que efectivamente nunca existiu, não existe nem vai existir.
Porque será que a MES quer estas fotos nos outdoors?
Será que é só para tentar enganar as pessoas? Ou será que ainda não se convenceu que já passou dos 60? Ou será que tem vergonha da cara que tem?

Anónimo disse...

anonimo 11:35

Os almadenseses simples só são enganados por um partido político e por uma pessoa, o PCP e a Maria Emília+cúmplices.
Ao PCP interessa que existam sempre essas "pessoas simples" , termo que o anónimo usou em lugar de pobres, miseráveis, excluídos ou reformados com reformas miseráveis, que vocês exploram pedindo-lhes dinheiro para as campanhas, fazendo-os mais miseráveis, com promessas que sabem nunca poderá cumprir.

SE não são eles a pagar as campanhas, de onde vem o dinheiro?

Das câmaras que o PCP controla e dos negociatas do betão,como a de almada que sustenta a Cãmara do Seixal?

Votar BE é votar PCP-CDU-Maria Emília.

A Helena Oliveira já abriu o jogo ao dizer que quer estar com a Emília na Câmara.
O Luís F. Pereira, que alinhou anteriormente na CDU-PCP-Emília é muito naturalmente e provavel que seja um infiltrado deles no BE.
São potenciais aliados da Emilia se elea precisar.
Nas assembleias o Luís Pereira elogia muito "a Srª dona Emília" como ele a trata.

Almada deve dizer não à traição destes.

Com isto está tudo dito.

Para derrotar esta gestão, desqualificada, incompetente e corrupta só a concentração de votos em Paulo Pedroso, o único candidato que a pode desalojar.

Anónimo disse...

EMALMADA
Estou agradecido por mostrar da esquerda à direita o verdadeiro rosto da candidata do Partido Comunista Português à Câmara de Almada.

Salvo Seja disse...

Anónimo de Quinta-feira, Outubro 01, 2009 11:52:00 AM
Ao que sei, as receitas obtidas com os parques de estacionamento da Costa de Caparica têm uma rubrica própria, não podendo ser desviadas sem mais nem menos.
O que está a acontecer é que tais verbas, depois de contabilizadas pela ECALMA são canalizadas para a Incrível Almadense a título de subsídio.
Ainda assim, os subsídios não podem ser dados sem que o colectivo da Câmara aprove em sessão adequada.
Se assim não foi não é um escândalo mas um crime merecedor de intervenção policial.

Salvo Seja disse...

Noutro aspecto e muito mais importante que estar a dar resposta a provocadores que sabemos andarem por aqui a desestabilizar, é votar no PS.
É a única forma de derrotar a CDU em Almada.
É com isso que temos que nos preocupar.

Anónimo disse...

é a mesma coisa o dinheiro vai la parar de qq maneira para encher os bolsos daqueles comunas ESSA ASSOCIAÇAO JA DSEVIA TER ACABADO! COMO pode ser possivel ter um asala de espectaculos fechada a cair aos pedaços como a anfiteatro da incrivel onde ja foi o exlibris dos concertos ao vivo, o antigo cinema que pertence ao patrimoniode almada a ser usado como armazem daqueles comunas da PIAJIO que mais parecem ciganos , um espaço desses fechado tb ao publico, ou o cinema incrivel almadense fechado uma das maiores salas do país!!!! FECHADO, A SEDE DAASSOCIAÇAO A CAIR AOS PEDAÇOS TUDO PODRE E SUJO!!!! A CAMARA DEU LHES DINHEIRO PARA A CASA DA DANÇA e ao fim de contas esse dinheiro desapareceu e agora a camara vai financiar denovo do seu bolso a suposta casa dadança!!???? ESSES COMUNAS DA ASSOCIAÇÃO ANDAM A ENCHER OS BOLSOS A CONTA E AGORA ARRANJARAM MAIS UM TACHO com os estacionamentos da costa! SO MESMO EM ALMADA!!!

Anónimo disse...

eu cuspo na associação incrivel almadense.

Lear disse...

Diz que é uma espécie de polvo: dos nossos bolsos vai para a ECALMA, da ECALMA vai para a Incrível, da Incrível pode ir para ....., tudo é possível!
Com tanta volta perde-se-lhe o rasto e quem sabe se vai parar a um offshore daqueles que eles tanto abominam.

Anónimo disse...

Até confirmação mais credível, não acredito que o dinheiro de que se fala, tenha de facto sido entregue à associação. A simples ideia de que os espaços públicos da Costa de Caparica sejam explorados pela empresa de estacionamento de Almada e a receita seja entregue fora da freguesia sem qualquer retorno em beneficio da Costa, é tão arrepiante não só para os Almadenses mas acima de tudo para a população da Costa que assim se vê expoliada, atraiçoada, agredida na sua dignidade só porque vota de maneira diferente. a isto os comunas costumavam chamar " sectarismo". Investigue-se!!!
Oliveira

Anónimo disse...

Maria Emília tem feito tanto mal a Almada.
Fazem denúncias uns , outros criticam medrosamente e comentadores divergem, olham para o lado, assobiam, fazem de conta de quê e parecem que têm medo de a criticar severa e causticamente como merece. De dizer frontalmente és uma nódoa. Afundaste Almada. Vamos correr contigo.

Maria Emília ainda sai dos disparates feitos como santa criatura, abençoada pelos padres do concelho, receptores de dádivas, já que dinheiro tem sempre a mesma cor, aliados do seu comunismo parceiro preferencial do capitalismo.

ex-cliente Almada Centro disse...

Os comerciantes calaram-se nos protestos com medo da dita cuja e de seus sovietes?

Anónimo disse...

Maria Emília
Faça um favor aos almadenses.
Retire-se da Câmara. Já nos prejudicou muito.

Vá gozar a sua reforma com muita saúde.
É o melhor que lhe desejamos.

Retire-se para não ser humilhada com uma derrota eleitoral.

Carlos Pinto disse...

Paulo Pedroso promete três milhões de euros para áreas urbanas de génese ilegal

O candidato do PS a Almada, Paulo Pedroso, prometeu hoje atribuir 3 milhões de euros até ao final do mandato autárquico para apoio à reconversão das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) no concelho.

“Quarenta por cento do território do concelho é constituído por AUGI, sendo que apenas 20 por cento desse território foi reconvertido. Estamos a falar de 20 mil pessoas que estão à margem da rede municipal de saneamento básico”, afirmou o candidato, num almoço com jornalistas.
“Estas pessoas estão sem acesso a saneamento básico, não têm passeios ou recolha de lixo”, ilustrou.
Para Paulo Pedroso, “é imperioso que se crie um gabinte de apoio às AUGI porque neste momento um proprietário que queira tratar da reconversão da sua habitação vê o seu processo na mesma pilha dos processos de quem pretende construir um empreendimento turístico”.
O candidato considerou que “os quatro gabinetes que o actual executivo camarário (CDU) diz existirem para este efeito, não passam de quatro divisões do urbanismo, que, na verdade –e como se percebe pelos números – não ajudam em nada os processos de reconversão”.
“A Câmara tem lidado com esta questão como lida com os carros no centro da cidade – “malandros!” –, com um certo tipo de preconceito moral”, argumentou.
No dia em que arranca oficialmente a campanha autárquica, o candidato socialista afirmou que “o objectivo em Almada é ganhar as eleições”, sublinhando que “não há vitória que não seja vencer”.

Lusa/SOL

Carlos Pinto disse...

Paulo Pedroso defende qualificação radical da Costa da Caparica
por Lusa, 29 Setembro 2009

O candidato socialista a Almada, Paulo Pedroso, afirmou hoje que a Costa da Caparica precisa de um "rebranding" para "mudar radicalmente o seu conceito e assumir-se como a praia da capital".

Para Paulo Pedroso, "a Costa de Caparica precisa de estar viva 12 meses por ano" e, para isso, "é preciso dar um sinal aos cidadãos, melhorando as acessibilidades e a segurança, e trabalhando em conjunto com os concessionários".
"Queremos o Metro Sul do Tejo na Costa até 2012, queremos redesenhar integralmente a segunda fase do Programa Polis, que neste momento está estagnado e é um beco sem saída, e queremos praias vigiadas todo o ano", afirmou.
O socialista considera "difícil de perceber" a inexistência de um grande festival de verão na Costa da Caparica: "Temos que ser nós a ir atrás dos promotores, dizer-lhes que existimos e dar-lhes argumentos para que eles venham para Almada", disse, considerando que "espaço e condições não faltam".
Paulo Pedroso também não concorda com a deslocação dos parques de campismo da frente  de praias para o Pinhal do Inglês: "Os parques de campismo devem ser requalificados para reabrirem como parques de campismo e não como barracas disfarçadas", argumentou.
"Não vale a pena haver excelentes projectos, quando estão todos no papel", disse, referindo-se aos hotéis que estão incluídos na segunda fase do Programa Polis, para o bairro do campo da bola.
Para além do projecto de construção de uma piscina oceânica na Costa da Caparica, o PS propõe ainda uma "praia amiga": "Teremos uma praia com equipamentos adaptados para indivíduos com mobilidade reduzida", rematou o candidato.
A campanha do PS em Almada arranca oficialmente esta noite com um jantar  - "Mulheres pelo futuro de Almada" --, que conta reunir 250 pessoas para discutir  alguns dos problemas sociais que mulheres e mães enfrentam no Concelho.

Carlos Pinto disse...

Pedroso assume compromisso de aumentar cuidados de saúde continuados
por Lusa

O candidato do PS a Almada, Paulo Pedroso, assumiu hoje o compromisso com o presidente do Hospital Garcia de Orta (HGO), Nelson Carvalho, de aumentar a cobertura dos cuidados de saúde continuados.

"Comigo na câmara estamos disponíveis para impulsionar um aumento rápido da cobertura de cuidados de saúde continuados", afirmou o candidato, numa visita ao HGO.
Em declarações à Lusa, o socialista, referiu que durante uma breve reunião com Nelson Carvalho foram identificadas "carências" que a câmara municipal "pode e deve cooperar com o hospital", nomeadamente, na área de cuidados continuados.
Para Paulo Pedroso - se os cidadãos de Almada o elegerem a presidente de câmara - "é imperioso que a Câmara Municipal de Almada tome iniciativa junto do hospital e das instituições de solidariedade social de reforçar os cuidados continuados de saúde no concelho".
Da breve conversa com o presidente do conselho de administração do HGO, Paulo Pedroso, sugeriu ao responsável da unidade de saúde que em "articulação com o hospital" fosse "aplicado o projecto, que consta no programa de candidatura, e que passa por auxiliar as famílias que cuidam de dependentes".
Falta de cuidado em relação às acessibilidades do hospital de Almada, futura escassez de clínicos em várias especialidades, falta de identificação de oportunidades de investimento na área da saúde, foram alguns dos problemas identificados que "preocupam" o candidato.
"No caso do HGO pode dizer-se que a situação actual é desastrosa e é uma situação de desleixo", justificando que "não há sequer uma paragem de táxis dentro do hospital, esta situação não agrada a ninguém e revela o quanto a câmara tem estado de costas voltadas para estes problemas concretos das pessoas", lamentou.
"Temos todas as circunstâncias físicas, o que falta é estratégia e capacidade de pegar nestes recursos e fazê-los funcionar", afirmando que o HGO é um dos recursos do concelho que "deve ser valorizado e que é muito importante".

Anónimo disse...

Para estas eleições há alguns pressupostos que devem ser tidos em consideração:
-é necessário que o PCP não ganhe as eleições
-quem tem servido de muleta ao PCP ,(nos sitios onde este não tem maioria), tem sido o PSD
-quem , neste momento, diz que quer servir de muleta ao PCP tem sido o BE (ver entrevista da candidata do BE)
-restam-nos poucos partidos para votar sem ser no PCP/PSD/BE
-deveriam os votos ser canalizados para o PS ou o CDS
Assim deveria ser a lógica.

Salvo Seja disse...

Compete a cada um de nós fazer com que a CDU perca as eleições.

Anónimo disse...

ERA BOM QUE ALGUÉM QUE SAIBA, AQUI INFORMASSE QUAL O DIA E HORA EM QUE A RTP2 VAI TRANSMITIR O PROGRAMA DO DEBATE.

OBRIGADO.

Anónimo disse...

Segundo parece o debate é no dia 6 de Outubro.
Hora ?

Anónimo disse...

a costa sempre será a costa.má, insergura, feia e cheia de ratos

GMaciel disse...

Mas tirando os ratos que estão na Câmara, pode ser mais fácil limpar os que quatro patas na caparica, não?

Atenção nas mesas de voto. disse...

Acho que a velha matreira emilia vai ganhar, pois as mesas de voto estam cheias de comunas trapaceiros e nos paços do concelho só está presente esta velha e os malfeitores que a acompanham, carreiras, maia e os chulecos. Votem PS ou CDS. nunca no PSD, jamais na CDU/MES. Todas as pessoas que estão desejosas da liberdade em almada, devem participar representando os vários partidos nas mesas de voto. Até porque para os que não sabem é pago 90 euros. Informem-se