sábado, junho 14, 2008

A "Velha Esquadra" da Polícia

Em...Almada, foi notícia esta semana no Jornal da Região a previsível reabertura da antiga esquadra da Polícia com a instalação nesse edifício da Divisão de Trânsito da PSP.
clique na imagem para aumentar e ler
De realçar nesta notícia a informação «A ideia de uma esquadra em Almada Velha partiu, inicialmente, dos comerciantes e teve a aprovação da autarquia».

Parece não ser tal qual se informa os leitores e a Câmara Municipal de Almada sabe bem que essa ideia já vem muito de longe.

Moradores de Almada Velha já no ano 2000, haviam solicitado por correspondência dirigida a diversas entidades, concelhia (Câmara Municipal), distrital e governamental, a reabertura da Esquadra, para assegurar a segurança e tranquilidade dos moradores então afectada, especialmente com desacatos em consequência da frequência nocturna dos bares da zona, principalmente aos fins de semana por consumo excessivo de bebidas alcoólicas, envolvendo também jovens de menoridade, tráfico de drogas e também prostituição.

Até hoje, como aqui referimos em postagens anteriores, a insegurança na zona prevalece. Moradores, sobretudo idosos, com o aproximar da noite, a partir de determinada hora têm receio de sair de casa. Fecham e trancam portas e janelas.

Para sensibilizar os autarcas para o assunto, desde o encerramento daquela esquadra há nove anos, moradores de Almada Velha também fizeram intervenções nas habituais reuniões da Câmara Municipal abertas ao público e em Assembleias Municipais, bem como foram publicados artigos em jornais locais/regionais.

6 comentários:

Anónimo disse...

A insegurança na zona velha de Almada já tem barbas.
Nem polícia nem Câmara Municipal parecem interessadas na solução da situação.
Os moradores ficam entregues ao destino e às circunstâncias com que se defrontam.

Akilez disse...

thank you for visiting my blog

Anónimo disse...

Esse projecto não tem pernas para andar.
Desde logo, a falta de espaço apontada pelo Comandante Distrital - que não conhece o espaço, imagine-se.
Esse pormenor vai ser decisivo.
E a menos que se façam obras de ampliação, nada feito.
O relatório vai dizer isso mesmo.

Alguém se preocupa com Almada Velha e/ou com os seus moradores?

Gostaria que o tempo e os factos me mostrassem que não tenho razão.

Anónimo disse...

A divisão de trânsito vai trazer mais segurança a Almada Velha ???

Esqueçam...

Parece que não os conhecem...

CMA e Divisão de Trânsito..

A CMA vai dizer que conseguiu mais uma vitória para Almada Velha.

A Divisão de trânsito vai caçar mais umas multas como faz no Centro Sul todos os dias, empatando o trânsito e chateando quem tem de se despachar para ir trabalhar...

E os moradores de Almada Velha ficam na mesma porque a PSP á noite estão bem sossegadinhos lá dentro das instalações ou longe dali, não querem chatices..com pessoas alcoolizadas e com outros excessos.

Definam mas é um sistema de rondas como deve ser e apareçam de surpresa principalmente nos fins de semana e deixem-se de tretas ...

Anónimo disse...

concordo com o anónimo das 12:11:00 PM de 16 JUNHO

Anónimo disse...

Perdão, não é PM é AM