quarta-feira, junho 18, 2008

Duas das Muitas Aberrações

Em...Almada, a primorosa Requalificação Urbana praticada pela CMA ao longo das obras para colocar carris nas ruas e avenidas, tem proporcionado algumas imagens urbanísticas dignas de figurar em qualquer album do anedotório municipal. É pena que nem todas as aberrações possam ser corrigidos como nestes dois exemplos. Nas imagens temos o antes e o depois. 1.Um candeeiro de iluminação pública colocado debaixo de uma varanda que já migrou para o lado oposto:
clique nas imagens para aumentar
2. Um banco de mobiliário urbano "perfeitamente" colocado junto a degraus, "já deu à sola". Quem elaborou os projectos e quem os aprovou na Câmara?
Entretanto os depósitos de resíduos sólidos enterrados no solo que se vêem na imagem ficaram impossibilitados de serem usados por entrada de águas pluviais para os reservatórios e, para mostrar o que é futuro, lá vai crescendo a vegetação espontânea do Plano Ecológico da Câmara Municipal para "Uma Almada Sempre Verde", naturalmente.

7 comentários:

Anónimo disse...

E já agora uma chamada de atenção para o mercado da Cova da Piedade.
Depois de grandes obras nele efectuadas - só ficaram as paredes - eis que chove dentro do mercado, há humidades e regressaram os problemas existentes antes das referidas obras.

Out of topic mas não muito.

O mestre de obras

Sotnas disse...

O maior busílis da CMAlmada é a manutenção dos equipamentos.
Lá vão fazendo qualquer coisa, mas depois de inaugurada essa qualquer coisa fica, inevitavelmente, em auto-gestão, a degradar-se. Os exemplos disso são inúmeros.
Nomeio apenas dois: o túnel do Centro-Sul e a ciclovia Centro-Sul Almada Fórum.
Mas são apenas dois exemplos entre dezenas que poderia nomear.
Este é, para mim, o principal óbice da CMAlmada sem que ao longo do tempo se veja qualquer atitude de mudança.
Gostaria de me explicassem o porquê desta atitude mas, obviamente, na CMAlmada ninguém está disponível para explicar ao Zé Cidadão o que quer que seja.

Anónimo disse...

Lá vão fazendo qualquer coisa...

O quê?

As obras que o anterior anónimo citou não teriam sido feitas pelo Almada Fórum, a título de "contrapartidas" de licenciamento municipal do mesmo?

Ou estarei enganado?

Anónimo disse...

Anónimo anterior

Sim. As obras a que se refere foram feitas como contrapartidas.
Mas desde logo ficou escrito que seria a CMA a proceder à sua manutenção.

Onde está essa manutenção?

Sotnas disse...

Involuntarimente citei duas obras custeadas pelo Almada Fórum, e não era essa a minha intenção. Contudo, o que queria demonstrar é a falta de manutenção dos equipamentos, sejam eles quais forem.
Por exemplo, fazem um novo espaço verde. Óptimo! Mas aquele não é devidamente tratado. Constroem um novo parque infantil e aquele não é devidamente cuidado.
Se as coisas não mudarem é o que vai acontecer às obras do Polis e é o que está a contecer aos espaços adjacentes ao MSTejo.

Anónimo disse...

O grande problema do concelho de Almada é estar a ser gerido há muitos anos por gente incompetente. Gente que está a proveitarse das mais valias deste concelho, da construção de e das obras para engordar e querendo convencer-nos que são bons que melhor que eles não há que afinal são eles do partido do povo.
Almada não lhes diz nada.
O mal também é que à sua volta há um núcleo de outros que embora não partilhem dos mesmos ideais políticos ou ideologia,dizem que não são nem nuca foram deles pcs,mas partilham com eles uma coisa comum: dinheiro.
Esse é o ponto de encontro onde eles se encontram e entendem.
É o que fala mais alto na altura das eleições para os não alinhados politicamente com os autarcas.
Não se importam de alinhar na equipa que faz o jogo e jogadas que interessam.

Anónimo disse...

À atenção de quem interessar.

Leiam o Jornal das Regiões (Almada) de hoje.
Onde se diz que a CMA deu um murro na mesa exigindo ao dono da obra MST um procedimento correcto que não tem tido.
Vale a pena ler.