terça-feira, dezembro 18, 2007

Higiene Urbana e Ratazanas

Em...Almada, mercê da deficiente recolha de lixos domésticos a proliferação de roedores (rattus norvegicus) a vulgar ratazana, constitui uma praga que preocupa os munícipes em todo o concelho.
A falta de cuidado de alguns munícipes que não colocam os sacos de lixos doméstico dentro dos contentores ou não os fecham e a permanência desses lixos na via pública às vezes dias seguidos por deficiência dos serviços de recolha municipais, para lá de dar uma imagem muito negativa do concelho, constitui fonte de alimento destes roedores e contribui para a sua proliferação, sendo um potencial foco destes agentes transmissores de doenças.
A chamada de atenção que aqui deixamos, foi despoletada por conhecimento directo de obras executadas em estabelecimento comercial na zona central de Almada, onde foi encontrada uma galeria construida no seu solo pelas ratazanas, na qual os operários conseguiram matar cerca de dezoito elementos.
Para evitar a sua mais rápida proliferação, devido ao hábito nocturno destes roedores, é aconselhável remover diariamente o lixo e indisponibilizá-lo no período da noite evitando suas visitas ao local.

15 comentários:

Anónimo disse...

Agora é sobre as ratazanas. Bolas se não que dizer sobre a auatarquia inventa-se não ELALMADA.
Mesmo sabendo que o vosso blog é mentiroso, desejo um Natal com muitos presentes para o blog e que o Ano Novo seja mais propicio em Verdades neste blog

Anónimo disse...

Será que a montanha anda a parir ratos?

O Emalmada não sabe do que fala, e quando fala não sabe o que diz ...

Anónimo disse...

De ratos não sei, mas no que diz respeito a lixo, na rua onde habito (no centro de Almada) há bem pouco tempo esteve o lixo sem ser recolhido durante uns 4 dias.
E a situação não é unica, então junto aos eco pontos a situação é alarmante, com o lixo (porque os cidadãos aproveitam e despejam lá tudo) todo no chão em virtude de estar tudo já cheio.

Anónimo disse...

Que enormes ratazanas estão por detrás deste blog.
È urgente matar ratazanas escondiddas no ELALMADA.
«Para evitar a sua mais rápida proliferação, devido ao hábito nocturno destes roedores", é aconselhável remover diariamente o lixo deste blog e em todo o periodo da noite e também durante o dia evitar-se visitas a esta lixeira.

Anónimo disse...

Não ELMADA mas sim EMALMADA

Anónimo disse...

Os ratos proliferam. É um facto.
A sua origem não é só no lixo. Melhor, a origem não se situa no lixo. Este serve para os roedores em questão se alimentarem.
A grande questão é que o habitat natural dos ratos é o subsolo e os esgotos.
E não conheço quem proceda a um tratamento adequado.
Apenas as queixas pontuais dos munícipes têm eco junto da autarquia que através de um acordo com uma firma privada (PESTOX)vai atenuando a coisa. Mas estas intervenções confinam-se à via pública e nunca ao privado.

Aconselho vivamente os munícipes que têm por hábito colocar restos de comida para os coitadinhos dos cães e dos gatos na via pública. Este gesto é prejudicial.
A comida é um chamariz. Para gatos,cães e... ratos.

Esta minha intervenção não pretende ser um "must". Nem uma lição de moral. Quem sou eu para o fazer?
Trata-se,apenas, de uma modesta colaboração que espero tenha sido útil.

Obrigado.

Anónimo disse...

Os ratos são tantos que conseguem abrir verdadeiras cavernas nos passeios que, quando abatem, se convertem em verdadeiras crateras...
Os SMAS conhecem bem estes factos e quando repoem as calçadas dos passeios até o fazem misturando vidro triturado com a areia antes de colocarem as pedras da dita calçada...
Com esta medida os ratos sentem-se "inibidos" de abrir mais cavernas pelas dificuldades que encontram e mudam de sítio...
Abrem a caverna um pouco mais à frente...
Caro anónimo não seja destrutivo (ou sectário), os RATOS EXISTEM MESMO EM ALMADA.
Ratos de quatro patas e dos OUTROS, tão perniciosos como os primeiros...

Anónimo disse...

Gostaria de responder ao anónimo anterior. Tem razão quando diz que existem "Ratos de quatro patas". Certamente você é desses ratos, aqueles que se escondem por detrás deste blog e não se dão a conhecer.

EMALMADA disse...

Para esclarecimento de césar machado "preocupado" com o post,informa-se que este blog não segue a linha editorial do Boletim Municipal, propriedade da Câmara Municipal de Almada, custeado com dinheiro dos munícipes mas utilizado (com censura prévia) como orgão de propaganda de quem ocupa os Paços do Concelho, sem hipóteses para a inserção de opiniões contrárias ou críticas ao executivo camarário.

Anónimo disse...

Eu não digo que este Emalmada é um caso patológico e de polícia? Eu tenho razão!

Anónimo disse...

Vejo que realmente o kgb municipal «emiliano» anda a querer controlar ou intimidar os blogs com insinuações patéticas.

Varanda de Almada disse...

Almada merece que os autarcas do executivo se preocupem mais com o concelho e ouçam os seus habitantes porque só assim aprenderão agerir para o bem estar das populações.

Anónimo disse...

Não querem ver que são ratazanas fascistas que só apareceram para denegrir a imagem da Câmara Municipal? Não está bem de ver que não tem nada que ver com o lixo que se acumula sob a falta de pudor de quem manda nos serviços? Não se percebe tão bem que são ratazanas vendidas aos interesses obscuros da oposição? Não vê que isto é só falar mal, de gente destrutiva, perversa e doente? Não vê que tudo é perfeito no município de Almada e que estas ratazanas não fazem parte da história? EMALMADA, do que o senhor se foi lembrar...

Luis Eme disse...

É um facto, a higiene em Almada já viveu melhores dias.

Em Cacilhas, é raro o dia em que não se encontre lixo no chão junto aos ecopontos, o que revela muita falta de civismo, para não lhe chamar outra coisa, dos moradores.

É óbvio que existem deficiências no serviço prestado nesta freguesia pelo Municipio, é a explicação óbvia que encontro para tanto lixo acumulado, sem que se notem melhorias.

Como muito bem é referido no "post", estes lugares são um paraíso para os roedores...

EMALMADA disse...

A situação é muito grave em todo o concelho e só pode ser resolvida desde que a edilidade coloque à margem o seu autismo e assuma de facto o diálogo franco e sincero com os munícipes.
Só aí encontraremos o lugar certo.
Parece-me que isso é algo que estes radicais autoritários não sabem fazer, porque de democratas são um vazio.