terça-feira, agosto 07, 2007

Costa de Caparica - Imagens de Degradação

Em...Almada, na Costa de Caparica numa tarde de mês de férias, 6 de Agosto de 2007 cerca das 19 horas, duas imagens que são o espelho real do estado de higiene urbana a que chegou esta hoje cidade, com uma das melhores praias da "grande ocidental praia lusitana".
Imagens captadas na Av. General Humberto Delgado, próximo a restaurantes, paragem de autocarros de transportes públicos, local de passagem de ainda alguns turistas nacionais e estrangeiros.
Muito degradantes e tristes estas imagens, reflexo do desleixo e desorganização dos serviços de limpeza urbana municipais, para os quais os moradores e comerciantes pagam regular e mensalmente uma tarifa para remoção de resíduos sólidos.
Para onde vai esse dinheiro se o serviço não é feito?
Almada com Boas Contas em quê ? Pelo que se vê...o "Sol" está tapado com uma peneira !
Quem é responsabilizado por este atentado ao ambiente e ao bolso dos moradores?
Que dirão os turistas que nos visitam perante estes quadros que se repetem pela cidade?
É assim que se promove o turismo e o nosso património cultural e natural?
Não venha a Câmara Municipal de Almada dizer que a culpa é do Governo! Assim a CMA está a prestar um péssimo serviço à Costa de Caparica, a Almada e ao País Basta de incúria e incompetência na gestão municipal. Almada no Pódio dos Municípios com muito Lixo! Almada Turismo...mau e muito mais...bad and much more!

15 comentários:

Anónimo disse...

Mas vocês não sabem que a culpa é de quem lá põe o lixo?
O slogan está certo... este é o concelho que mais lixo apresenta nas suas ruas!
Mas não culpem a Câmara, porque ela até põe o lixo no lixo e até paga para a AMARSUL, sua compincha, para... deixar estar o lixo...
Mais palavras? Para quê?

Anónimo disse...

Não é bem assim,senhor anónimo.
A Amarsul só despeja (nem limpa) os ecopontos.
Tudo o resto é com a Câmara.

A culpa é que quem lá põe o lixo? Refere-se aos munícipes que não têm o cuidado de deitar o lixo no lixo? Tem razão. Mas compete também à Câmara limpar. Se não tem meios, arranje-os.
Os munícipes cumpridores que são a esmagadora maioria é que não podem aturar esta falta de limpeza.

Recordo os mais distraídos que se paga uma tarifa, incluída no recibo dos SMAS, e que serve, dizem, para pagar a recolha e o tratamento do lixo.

Se não há recolha não há tratamento, mas a tarifa paga-se, inapelavelmente.

EMALMADA disse...

Caro anónimo
Nós cidadãos e munícipes temos a obrigação de responsabilizar em primeiro lugar a CMA por gerir o dinheiro que nós desembolsamos para a recolha e tratamento de lixos e residuos sólidos,se o serviço não é feito de modo a servir o concelho.
A CMA tem de responder perante nós. Não poderá nem deverá desculpar-se com o mau serviço da AMARSUL. Se esta não serve não lhe pague e resolva o problema.
Que contrato fez?
É outro assunto que a CMA também tem de responder perante os munícipes.
O serviço tem de ser feito e bem, e os responsáveis nº 1 pela qualidade do serviço serão sempre o município e os autarcas que o gerem.

Anónimo disse...

Por acaso no outro dia enquanto esperava pelo autocarro (atrasado e infernal como sempre - nunca mais há metro!! ) reparei que sim, esta sujo muito sujo esse pedaço da costa mas também reparei que um senhor do restaurante que fica mesmo ao lado desse pedaço de terra chegou ao do muro e deitou um saco de lixo para o chão desses pretos como mostra a segunda imagem! ora tudo bem que a CMA tem de limpar mas os munícipes também tem deveres para com a autarquia mas acima de tudo para com o ambiente!
saudações !

EMALMADA disse...

É evidente que haverá culpa também dos cidadãos, mas é lixo a mais e todos sabemos que a política de limpeza urbana municipal em Almada deixa muito a desejar...
Quando os cidadãos cumprem e os contentores ficam cheios dias e dias seguidos e pagam para o serviço ser feito, o que dizer?
Quando a limpeza de ruas não é feita e os cidadãos pagam para isso o que dizer?
Quando o desleixo municipal é rei em sujidade urbana, e a fiscalização municipal não actua, o que dizer?

Anónimo disse...

E sabe o caro Tiago que qualquer munícipe pode apresentar queixa do sucedido, bastando-lhe para tal, accionar a linha verde do ambiente?
Pode, inclusivé, queixar-se, com dados concretos, junto da Fiscalização Municipal.

Todos devemos colaborar.

o vinil disse...

Então vamos lá compor o ramalhete do que se passa na Costa de Caparica:
-lixo em tudo o que é sitio, e não é só o lixo doméstico, mas também o pequeno lixo de rua que "apanhamos" quando passeamos pela Costa
-buracos nos passeios, sendo que a rua dos Pescadores está num estado lamentável
-prédios e vivendas vazios e com um cheiro nauseabundo , resultante do consumo de drogas e prostituição, para quem tem a desdita de passar ao pé
E é assim a nossa Costa...quase que sinto saudades dos anos sessenta e inicio dos setenta.

EMALMADA disse...

Caro josé
Infelizmente a Costa de Caparica está bem pior do que aquilo que "a nossa vista alcança", mas...nisso a culpa, na versão municipal, vai para o Governo pelo atraso do Pólis, não é verdade?

Anónimo disse...

Essa merda do Blue Eyes é mesmo um autentico brojesso.
Quando é que põe esse nojo na ordem.

EMALMADA disse...

Quem gosta de ver a cidade da Costa de Caparica com lixo e mal cuidada?

Anónimo disse...

O que quer dizer "brojesso"?
Não conheço essa palavra. Quererá o tóno caparicano dizer burgesso?

Seu tóno não vá por aí.

Fale connosco, civilizadamente.
Até lhe ofereço um cafezito. Do meu bolso. Apareça.

Minda disse...

A questão da limpeza urbana em Almada é, de facto, uma vergonha. E não só na Costa da Caparica mas, infelizmente, por todas as freguesias, com a de Cacilhas a liderar o ranking daquelas que mais contribuem para a lixeira em que se transformou o concelho.

E sendo certo que há muita falta de civismo por parte de alguns moradores e comerciantes, a situação é, por outro lado, um evidente e notório reflexo da incúria ao nível da gestão autárquica, cujos serviços evidenciam uma flagrante incapacidade para resolver o problema que, nalguns casos, é tão grave que chega a ser já um problema de saúde pública.

Escrevi à AMARSUL que se desresponsabilizou de imediato, direccionando a assumpção de medidas para a CMA.

Contactei o executivo municipal, e acabei acusada pelo vereador Rui Martins de estar a apontar o dedo às centenas de trabalhadores além de ter sido indirecta e jocosamente considerada uma adepta do "estado policial" tão só e apenas por exigir que a CMA cumpra uma das suas principais atribuições e que fiscalize a aplicação do regulamento municipal sobre recolha de resíduos sólidos urbanos.

Como autarca tenho levantado a questão em várias assembleias de freguesia e escrevi um artigo de opinião sobre o assunto no jornal "Notícias de Almada".

Isto além das denúncias púbicas que faço através dos blogs "Infinito's" e "Fazer Melhor Por Cacilhas".

Lamento, mas tenho de admitir que tem razão: Almada está no topo dos municípios com mais lixo acumulado nas ruas.

E faço meu este seu grito de protesto: "Basta de incúria e incompetência na gestão municipal".

Anónimo disse...

O senhor vereador Martins é um teenager quase inconsciente e que ainda se encontra na fase de aprendizagem.
A escola do servilismo ante a senhora condessa mãe, está completa.
Por esse facto não admira que essa posição tenha sido assumida.

Mas nós, munícipes, não pagamos uma TRS? (tarifa de resíduos sólidos).
Veja-se nos recibos dos SMAS. Lá está. Escondido mas está. E até diz que em caso de esclarecimento devem contactar o ... e segue o número ainda verde que deveria esclarecer mas não esclarece.

E que tal se fôssemos muitos a ocupar esse número ainda verde, entupindo-o com perguntas a propósito e com todo o respeito?
Ou também existe uma tarifa aplicável a quem faz perguntas?

EMALMADA disse...

minda
recordo as imagens apresentadas de Cacilhas, as quais revelavam o estado caótico a que chegou a limpeza urbana neste concelho e na sua porta de entrada para quem vem de Lisboa.
Não há pachorra para aturar tanto desleixo, mas não devemos desistir de continuar a denunciar as anomalias.

EMALMADA disse...

cobrador de impostos
como munícipes interessados num concelho com dignidade temos de militar na denúncia das situações anormais, porque os senhores da CMA estão num estado tal de sabedoria estéril e indolente que a única coisa que sabem fazer é procurar manter o lugar de qualquer maneira até ao vale tudo.