terça-feira, novembro 10, 2009

Poli(s)insegurança Urbana

Em...Almada, é penoso viver e sobreviver.
Só a Câmara Municipal tem sabido viver e sobreviver à custa de programas do Governo, tais como o Metro Sul do Tejo e o Polis da Costa de Caparica, apoderando-se dos projectos nos supostos aspectos positivos, mas sacudindo a água do capote quando as coisas dão para o torto.
Os comerciantes e cidadãos da Costa de Caparica, não conseguem viver nem sobreviver com a onda de poli(s)assaltos e com todo o impacte negativo do Polis que afinal nada requalificou, tal é a imagem de degradação em que aquela cidade ficou na frente oceânica urbana.
Sim, para a Câmara Municipal, como sempre, o Governo é o único responsável pela degradação da cidade (?) e pelos assaltos.
O Conselho Municipal de Segurança funciona e não nota que ocorram assaltos ou haja insegurança no concelho.
clique na imagem para aumentar e ler
"Jornal de Notícias 09Novembro2009"
Depois de uma Costa de Caparica degradada por abandono da Câmara Municipal de Almada ao longo de 35 anos, do negócio do Jardim Urbano (Polis) recém acabado e, abandonado pelo município, do negócio dos poli(s)geminados caixotes contentores/apoios de praia, do negócio de madeiras para proteger a duna e do negócio do Polis parado, só uma onda de assaltos faltava para trazer a Costa de Caparica e o concelho de Almada para as páginas dos jornais e noticiários televisivo-radiofónicos.
É o verniz de uma gestão deficiente do município a estalar, de consequências negativas nas actividades económicas, sócio-culturais, na imagem e vida do concelho.
É Almada do lado errado, devido a 35 anos de uma má gestão mais.
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

29 comentários:

Anónimo disse...

Em Almada é penoso viver e sobreviver com dignidade num concelho onde a insegurança pública realmente é contínua dia e noite a qualquer hora.
Muitos lesados nem sequer apresentam queixas à Policia ou GNR. Desistiram de o fazer.
Como as forças de segurança falam pelos dados que dispõem, número de queixas, vão dizendo que não existem motivos para alarme.

Anónimo disse...

Perante o aniversário da queda do muro de Berlim, a SIC Noticias tem passado uma série de documentários que alem de retratarem a vida da RDA mostravam alguns aspectos urbanos; a semelhança no abandono da obra depois de feita é semelhante. Urbanizações inteiras, quase acabadas de construir rodeadas de lixo, planeamento de betão intensivo e cinzento sem alma, desumanizado. Quem viu e conhece o desenvolvimento urbano do concelho de Almada pode fazer uma comparação que se aproxima muito da simbiose.
A alegoria da caverna é o meu último recurso para tentar explicar o fenómeno da abstenção eleitoral em Almada contribuindo para que tudo fique na mesma, de facto, quando as pessoas pensam que a única realidade é aquela que os rodeia, não chegam a verificar as lacunas do seu meio. Claro que podem viajar e verificar diferenças para melhor e para pior, será que olhar é a mesma coisa que ver?
Oliveira

João Freire disse...

A Costa está pelas horas da morte. A insegurança não é apenas nos novos bares das praias urbanas. É nas ruas, nas praias, nas estradas (recentemente, tive conhecimento de dois casos de carjacking por um mesmo gang de delinquentes brasileiros nos semáforos do entroncamento da via rápida com a estrada que sobe para os Capuchos, em frente ao antigo ondaparque). Como se não bastante, longe do turismo de qualidade para o qual a Costa teria apetência natural, aquilo é um paraíso da bimbalhada e de putos suburbanos com a mania que são gangsters. Se quiserem chamem-me elitista, mas apenas vos digo que não é com parques de campismo e festas de forró que se geram receitas e se cria uma reputação de zona turística de qualidade superior.

Anónimo disse...

Tudo o que tocam os comunistas o transformam em merda.

Frente Negra disse...

João Freire,não é de hoje esta delinquência na outrora bela terra piscatória e zona de veraneio.
As politicas do deixa entrar tudo por parte dos sucessivos governos do bloco central ,promoveu a invasão de brasileiros,que na sua grande maioria não possuem qualquer competência profissional,os quais se dedicam em grande parte ao crime e à prostituição.
Verifica-se também violência gratuita nos bares que são explorados por alguns dos membros desta comunidade,bem como outros que promovem o lixo cultural tropical.
Curioso como não existem dinheiros públicos para apoio de grupos focloricos tradicionais ou marchas dos santos populares,mas existem verbas para promoção do lixo musical proveniente da america do sul.
Urge devolver a Caparica aos Caparicanos,não a bandos de invasores criminosos, ou a comerciantes burgueses que querem enriquecer a custa da exploração de mão de obra barata importada.

português disse...

Amigos
Cuidado com avaliações menos correctas da realidade.
O problema da insegurança não se deve aos emigrantes em si.
A responsabilidade pelas situações existentes vai toda para os autarcas e governantes e para uma gestão social pouco correcta e sem ética da designada "globalização".
Muitos emigrantes, tal como os portugueses foram e são ainda, vão sempre à procura de melhores condições de vida.
Na Costa da Caparica como em muitas outras localidades de Portugal há empresários portugueses (serão empresários alguma vez?) ou patrões que exploram indecentemente as fragilidades de quem não é nativo e frequentemente não lhes pagam a tempo e horas ou nem sequer lhes pagam o salário devido, que exploram de muitas maneiras os emigrantes, sejam brasileiros, asiáticos, do leste da Europa ou de África.
Quando se está a atribuir responsabilidades por roubos ou outras acções menos dignas ou toleráveis na sociedade dita desenvolvida ou pseudo moralista, unica e exclusivamente aos emigrantes, sejam brasileiros/brasileiras ou outros, estamos a limpar as responsabilidades no caso e os erros de autarcas e governantes na gestão do país ou da autarquia e dos exploradores de mão de obra barata/empresários de sucesso indigno.
Precisamos não esquecer o que fizeram os portugueses no Brasil quando para lá foram deportados, a partir de 1500 alguns prisioneiros, condenados, vagabundos e outros por determinação dos governantes de então.
Apesar disso o Brasil é hoje um grande país e só existe o Brasil devido aos portugueses e aos nativos, indios, negros e mestiços que em Guararapes lutaram para que aqueles terras continuassem lusas até à independencia em 1822.
A lingua portuguesa tem-se afirmado mundialmente devido ao Brasil e aos brasileiros.
Sim porque os brasileiros dizem com muito orgulho que a sua lingua é o português.
Que se saiba o Brasil não tem mandado para Portugal condenados ou prisioneiros ou vagabundos por ordem expressa.
Precisamos não esquecer que em tempo de dificuldades económicas no país, muitos portugueses emigraram para o Brasil e lá refizeram sua vida levando depois a família ou constituiram família em Terras de Vera Cruz.
Como cidadão português não esquecerei quando há uns anos me desloquei ao Brasil e no aeroporto do Rio recebi convite para caso quisesse trabalhar no Brasil.

As ervas daninhas não proliferam em terrenos cultivados ou bem cuidados.
A Costa da Caparica não é exemplo de terra bem cuidada ou bem administrada pela autarquia.
A Costa da Caparica está abandonada e a situação por que passa não se deve aos brasileiros, nem a outros emigrantes, mas a uma ruim e incompetente administração autárquica e dos governos.
Também há portugueses a fazer assaltos.
Os portugueses são roubados e explorados diariamente por patriotas seus, de luvas brancas, sem darem por isso.

Anónimo disse...

ESTE ÚLTIMO COMENTÁRIO É MUITO CORRECTO E VERDADEIRO. CONCORDO TOTALMENTE COM ELE.
É NECESSÁRIO SERMOS HONESTO E ANALISARMOS OS PROBLEMAS COM REALIDADE.

Anónimo disse...

A Frente Negra é mais um blog racista e xenófobo.
Cuidado com eles. São autênticas víboras que é preciso espezinha.
Mas felizmente que estão em campo que não é fértil.

Fernando Sousa da Pena disse...

A propósito da evidente insegurança na Costa de Caparica, o deputado do CDS Nuno Magalhães interpôs na Assembleia da República um requerimento ao Sr. Ministro da Administração Interna. Pela nossa terra, continuamos com a autarquia a assobiar para o lado e a cozinhar pareceres delicodoces com o Conselho Municipal de Segurança.

GMaciel disse...

Caro "português", tiro-lhe o meu chapéu por tão assertivo comentário.

Escusado será dizer que susbcrevo na íntegra, com aplauso.

abraço

Frente Negra disse...

E um facto que a comunidade brasileira tomou de assalto a Costa da Caparica trazendo com ela todas as suas vivências do Brasil,nem o argumento de que portugueses emigraram é argumento para abrir as portas a todas as pessoas.
Os portugueses que emigraram progrediram na vida á custa do seu trabalho,não andam em gangues a assaltar os povos que os recebem,caso o façam,é deporta-los tal como deve ser feito com qualquer estrangeiro que pratique crimes.
Logicamente que existem os que vem em busca de uma vida melhor, procriando trabalhar arduamente.
Mas o que não é aceitável é enquanto existirem mais de 500 000 desempregados portugueses,se vá recrutar trabalhadores estrangeiros.
Isso é a arma do capital burgueses para nivelar por baixo os salários dos trabalhadores na actualidade ,como foi no passado em outros países como por exemplo nos EUA na construção dos caminhos de ferro ,como importação de mão de obra chinesa.
Os portugueses que praticam o crime devem de ser condenados sem contemplações,não temos de albergar os criminosos de fora.
Vejam quem compõe a população prisional,a sua percentagem e a sua percentagem enquanto comunidade na sociedade portuguesa.

Ps:Anonimo
O blogue frente negra é um blogue socialista,feito por alguém que ama as suas raízes étnicas e históricas ,e que não quer que no futuro os seus filhos tenham de viver como os indios norte americanos para evitar a sua extinção etno cultural,fechados em reservas.
Quanto a isso de espezinhar,apenas tretas da internet atrás da segurança de um monitor sem qualquer validade.

Frente Negra disse...

Fernando S Pena e esse deputado do seu partido,irá abster-se novamente quando for uma nova regularização extraordinária de imigrantes ilegais?
Qual foi a posição do seu partido,ao alterar a lei da nacionalidade,a qual foi alterado o conceito de juis sanguinis,para juis solis,como se a nacionalidade fosse algo se vende-se ou atribuísse por decreto.
O orelhudo maçon da Adm interna esta se pouco borrifando para a segurança dos trabalhadores portugueses,ele e os seus comparsas andam com seg privada e oficial e tem os seus filhos a estudar em colégios privados

Anónimo disse...

A culpa é da Maria Emilia e deste executivo. Em 35 anos de poder autarquico, é inadmissivel como é que ela dorme em casa em vez de andar de pistolas e cacetes na mão? A culpa é da Maria Emilia que fez o metro que me leva de casa ao emprego e devia antes ter construido uma rede de camaras que filmassem toda a cidade para depois ser tudo deportado.
A culpa da Maria Emilia é nao ter negociado com Barak Obama para enviar os delinquentes de Almada para Guantanamo.
A culpa é dela só porque ela existe. E enquanto existir....
Naturalmente que em Lisboa onde ha bairros como cova da moura entre outros, como a Camara é PS a culpa não é da camara. Como é obvio.
O que voces são todos, são uns facciosos da treta. O que vale é que o povo não lhes liga.

Anónimo disse...

O metro sul do Tejo é uma fonte diaria de prejuízo. Com o cenário real de derrapagem económica do projecto e exploração do metro ainda há pessoas como António Mendes do PS Almada, ao lado da Maria Emília, a defender em escrita no semanário Noticias de Almada o prolongamento do elefante branco até à Costa Caparica.
Compreende-se só porque o sr. António Mendes, como ela devem ser sócio da Liga de Amigos dos animais do Jardim Zoológico.
O Sr António Mendes só deve dormir em Almada.

Fernando Sousa da Pena disse...

A linha até à Costa seria a mais racional de todas, evitando as ameaças terríveis que este executivo tem sobre as áreas protegidas. Aliás, deveria ter sido prioritária em vez de se andar a insultar as pessoas com a opção no centro da cidade de Almada.

Quanto a imigração, nada tenho contra as pessoas de bem que queiram viver em Portugal. A solução contra as portas escancaradas que hoje temos não pode ser simplesmente fechá-las sem critério ou impedir a união de famílias que têm condições para viver em Portugal. O CDS defende uma política de bom senso que evite fenómenos de marginalidade. Contra os abusos não se pode apresentar a desumanidade. Não posso concordar consigo, caro Frente Negra.

O que temos é de ter serviços eficazes, fiscalização, acção policial e judicial rápida e eficiente e exigência no respeito pelas leis e costumes portugueses pelos que cá estão.

Frente Negra disse...

Para terminar em relação a imigração ,nada tenho contra pessoas que venham com o objectivo de trabalhar,ai estou de acordo consigo,no caso de não existir mão de obra nacional disponível,ou seja preferência pelos trabalhadores portugueses,inverter isto será obedecer aos lobbies do patronato que gizam maximizar os seus lucro surripiando os direitos dos trabalhadores,bem como pagar salários muito mais baixos.Sendo que os trabalhadores extra nacionais que sejam contratados devem ser preferentemente os que sejam nos culturalmente próximos,logo muito mais fácil de se integrar na comunidade,e não será pela língua ser comum que esta proximidade se verifica,como se pode comprovar quer elas taxas de criminalidade,quer elos resultados escolares,nos quais por exemplo os estudantes oriundos do leste europeu tem muitos melhores resultados e integração junto dos restantes estudantes que os palops.
Em relação ao reagrupamento familiar,que penso que seja ao que se esteja a referir,sou favorável somente ao cônjuge ou descendentes directos,filhos,quando menores de idade,isto devidamente certificado pelas embaixadas dos trab imigrantes,muito ao contrario do que se verifica hoje em dia.
A habitação social deveria ter como prioridade o trabalhador nacional,com os imóveis sendo vendido a preços pouco mais do que custo,fixando o valor da prestação mensal consoante o rendimento familiar,evitando assim o endividamento desmesurado junto da banca,bem como a especulação imobiliária.
O acesso as creches publicas também deveriam ter como alvo principal os trabalhadores nacionais,ao contrario do que se verifica hoje em dia.
Não desejo viver num estado policial e repressivo,deve se sim combater o problema na sua origem.
Seria como existindo um rombo numa barragem,andar apanhar a agua com baldes ao invés de se reparar a estrutura

Fernando Sousa da Pena disse...

Quanto à Costa, é mais do mesmo. Para além de um Polis ambiental, urbanística, paisagística e socialmente criminoso, temos o habitual laxismo da Câmara Municipal perante os seus deveres, as teorias cheias de complexos que transformam bandidos em vítimas, a rendição face ao vandalismo e uma Junta de Freguesia que é a comadre da Câmara em tudo o que é essencial. Sic transit gloria mundi...

Anónimo disse...

Caro Dr. Fernando Sousa da Pena, o senhor tocou no ponto.
A oposição conformista e politicamente lisonjeadora da CDU PCP vai vivendo dos frutos caídos da árvore da Maria Emília.
É a razão suposta dos partidos BE PS PSD para não fazerem ondas, não contestarem dogmas políticos pseudoprogressistas, nem se baterem com afinco oposicionista pelo concelho.

Fernando Sousa da Pena disse...

Hoje há Assembleia Municipal, na Academia Almadense. Em alguns pontos importantes, poderemos ver pelas posições tomadas de que lado estamos. Mas também é essencial a participação dos cidadãos, que têm de ser os destinatários da actividade política

proletário disse...

Para aquele anónimo 12 Nov 2009 2:04:00 AM.
O jeitoso é um reprodutor nato da cassete.Nãp pensa.Obedece cegamente ao Partido que o explora.
e que é sua estrela guia.
Então os comunistas que são contra a exploração dos trabalhadores pelo patronato e dizem que o enriquecimento deste é feito à conta da mais valia produzida pelos operários trabalhadores roubada a estes, da qual se apropiriam, dizia eu, o jeitoso do carmarada fica satisfeito com o facto do seu Partido, via Maria Emília lhe disponibilizar um transporte que o camarada terá de dizer que é muito bom, para o transportar de casa rapidamente para o trabalho, para ser mais facilmente explorado pelo capitalista do seu patrão?

O jeitoso camarada anda enganado e/ou também explora trabalhadores?

Mas que grandes cabecinhas da cassete!
É só garganta para enganarem quem se deixa enganar.

Anónimo disse...

Oh Frente Negra,
Deves ser daqueles racistas e xenófobo, que se revêem no saudosismo nazismo seita demolidora e perigosa de característica fascista (raça única, o poder do branco),inimigo da democracia, quando soletras a palavra SOCIALISMO, até dá vontade de rirrr, claro que se vivesses numa sociedade que defendes estas coisa da comunicação e do relacionamento como pessoas livres era uma miragem, mesmo assim acho deves manter esse teu mau carácter porque mais cedo ou mais tarde reconhecerás o erro dessa ideologia raivosa. Viva a liberdade, Viva a Vida, por mundo abertos e de oportunidades para todos, e até para ti.V.P

outro anónimo disse...

Anónimo
O que é liberdade?
O que são oportunidades para todos?
Que oportunidades?
Vemos que quem é governo ou autarca, certos funcionários boys partidários, gestor de empresa pública, sendo mal formado e deformado social ou mentalmente, tem logo mais oportunidades para fazer das suas e temos de comer com eles porque são todos honestos, mesmo muiiiito honestos.
É pecado politico e humano pôr em causa a honestidade e a idoneidade dessa gente.

Anónimo disse...

O anonimo das 7.05 deves ser daqueles vermelhusco nojentos que se revêem no comunismo que destruiu povos e nações ante a sua ambição imperialista,encarcerou milhões nos gulags, responsável pelo genocídio á fome de milhões na Ucrânia,o grande humanista pol plot que dizimou mais de metade da população do seu pais ou da exploração do trabalho infantil na China.
Realmente apelidar de fascista tudo o que se lhe opõe,não e novidade,mas fique sabendo que um regime fascista,como que existiu em Itália,nada tem que ver com um estado identitário e socialista,como o que você faz alusão.Pois para um regime fascista o estado está acima de tudo,sendo o povo resultado deste,considera que qualquer um independentemente da sua origem étnica faz parte dele,nada tendo que ver com o conceito de sangue e solo do regime socialista germânico.
No regime que Germânico que fala,os trabalhadores passaram a ter direito ao seu salário em caso de incapacidade por doença ou acidente de trabalho,garantiram também a jornada de 8 horas laborais,bem como o direito a ferias remuneradas.
A liberdade que fala é aquela defendida pelo antigo primeiro ministro,que não sabia fazer operações matemáticas e defendia sanções económicas contra um pais(Austria) por o eleitorado deste pais ter eleito democraticamente alguém que não era do seu agrado?
Ou também aquela liberdade defendida pelo vereador da CML que remove propaganda politica alheia por esta ser contraria às suas ideias,mesmo que que um tribunal se tenha pronunciado favoravelmente quanto à legalidade da referida propaganda.
Democracia onde?
Quando os partidos existentes,ao invés de representarem os interesses dos portugueses,defendem antes os interesses dos lobbies e das multinacionais,bem como de seitas como a maçonaria ou opus dei.
Também é democracia para si a criação de leis que criminalizam opiniões,tornando certos temas tabus,não passível de discussão.

Anónimo disse...

Três feridos em Almada
Gang invade metro e espanca fiscal

Um fiscal com “um braço partido em dois sítios”, outro com “a cara toda amassada” e uma guarda-freio com “hematomas nas costas devido aos pontapés”. Este foi o resultado de um ataque ao Metro Sul do Tejo, na quarta-feira à noite, cometido por um grupo de 15 jovens oriundo do Monte da Caparica, Almada. Isto porque os fiscais exigiram que pagassem um bilhete de 85 cêntimos

João Freire disse...

Não tenho vindo ao blogue ultimamente, mas a discussão que entretanto se gerou suscita-me os seguintes comentários:
1. Não culpei os imigrantes brasileiros por toda a criminalidade nem disse que eram todos brasileiros. Mas referi que tinha conhecimento de dois casos, muito próximos, de um mesmo gang de brasileiros que operava impunemenete e disse-o porque são, de facto, brasileiros. Não são esquimós, não são balantas, não são "de leste" - no caso, são brasileiros. Não concordo com aqueles que defendem que não se diga a nacionalidade dos criminosos por alegado receio de que tal gere reacções de racismo. As pessoas não são estúpidas e é melhor dizer-lhes a verdade (até porque pode contribuir para a captura) do que dizer apenas que são um "grupo de jovens" quando toda a gente adivinha, pelo contexto, que há ali qualquer coisa que não querem dizer por medo de ofender a ditadura do politicamente correcto.

Anónimo disse...

PRIMEIRO-MINISTRO BRITÂNICO PROMETE AO POVO TRAVAR A IMIGRAÇÃO
No Reino Unido, o primeiro-ministro Gordon Brown já veio a público admitir, em discurso proferido na capital, que a imigração teve «os seus custos» nalgumas partes do país, nomeadamente nos empregos, nos salários e até nos laços familiares. Isto na semana em que se ficou a saber que o centro de detenção de Dover põe à solta trinta criminosos perigosos estrangeiros por mês, em vez de serem deportados. As autoridades recusam-se todavia a divulgar a natureza dos crimes cometidos pelos meliantes libertados, alegando que tal a divulgação de tal informação iria violar os seus direitos...

Voltando ao líder do governo britânico, este reconhece que a imigração «minou os salários» e «afectou as perspectivas de trabalho futuras para as crianças do povo». Prometeu até «reduzir o número de empregos que estão totalmente abertos aos trabalhadores estrangeiros», para, diz, ajudar a proteger os trabalhadores britânicos. Segundo o BNP, isto é mais uma aldrabice do «Gordon que não é Flash» (palavras do próprio Brown), pois que a pertença do país à União Europeia proíbe que o Estado discrimine qualquer trabalhador da UE que procure trabalho no R.U.. Acresce que ao assinar o Tratado de Lisboa, passa o controlo sobre a imigração e as políticas de asilo para as autoridades de Bruxelas.

O grupo de pressão ideológico (o chamado «think-tank») MigrationWatch (Observatório da Migração) comenta que o primeiro-ministro está ainda «em profunda negação sobre a crise populacional que agora enfrenta. O seu governo trouxe três milhões de imigrantes à Grã-Bretanha e estes irão adicionar mais sete milhões à nossa população nos próximos vinte e cinco anos. Neste contexto, as medidas, largamente re-anunciadas, do seu discurso são triviais.(...)»

De facto, caros leitores, os Nacionalistas assustam muita gentinha - foi só o BNP começar a subir a sério no processo eleitoral para pôr nada menos do que o rosto do regime politicamente correcto a prometer ao Povo que vai travar a imigração por motivos salariais, laborais, quase identitários, veja-se bem...

Então mas... mas... estou aqui a reparar numa coisa... então essa conversa de que a imigração em massa reduz os salários e tira empregos não era um exclusivo dos fascistas-racistas-malandros-simplistas?
Então afinal os fascistas-racistas-malandros-simplistas... tinham razão quando diziam que os imigrantes vinham «roubar» os empregos e fazer baixar os salários?

Repare-se que Gordon Brown não é qualquer gajo a mandar bocas num «pub». É em vez disso o chefe do governo, um governo de Esquerda liberal, equivalente ao PS de cá, ou seja, um dos mais acérrimos porta-estandartes da causa da Imigração.

Por conseguinte, ou Gordon Brown está a mentir agora, ou então toda a sua maralha ideológica estava a mentir quando tentava negar os argumentos dos «racistas» anti-imigração.


gladio.blogspot.com

João Freire disse...

2. Tenho muito respeito pelo Brasil e pela cultura brasileira. Se virem o desenvolvimento de algumas cidades, sobretudo no sul, verão que, em certos casos, nos passaram até largamente à frente. Apenas digo - e digo-o com pena - que Portugal, e em particular a Costa, não tem conseguido, em geral, atrair "cérebros" do Brasil - e há muitos -, não atraimos pessoas qualificadas capazes de prover honestamente ao seu sustento e lidar de forma pacífica com as diferenças culturais. Temos, em grande medida, atraído a "escumalha" que o próprio Brasil não quer, e isso entristece-me. Porque muitos deles são uma ideia errada e injusta de um grande país e porque contribuem - muitos, não todos, naturalmente - para a insegurança no meu país.
Agora: os problemas da Costa são culpa dos brasileiros, mesmo dos desonestos? Não. Esses são uns pobres diabos, vão (e, relembro, estou apenas a falar daqueles que são mesmo párias) para onde sentem que há um caos e abandono suficiente dos poderes públicos para poderem fazer impunemente o que lhes dá na real gana. E a CMA tem muita culpa desse ambiente que se vive na Costa.

Anónimo disse...

Estou de acordo consigo Freire,o sul do Brasil é desenvolvido e com um padrão de vida semelhante ao Europeu e não é por mero acaso,culturalmente e etnicamente permanecem europeus,somente geograficamente estão em outro continente,e lá também eles dispensam a presença em magote de mineiros ,cariocas e outros.
Mas ao contrario destes que detêm cotas,revistas étnicas,dias especiais,os sulistas são perseguidos se fizer apologia e defesa da sua herança etno-cultural,em suma nada diferente da mordaça que teimam em colocar nos portugueses e outro povos europeus que tenham vontade de continuarem a ser o que sempre foram

Anónimo disse...

Em comunicado, a PSP informa que uma equipa de intervenção rápida da divisão do Seixal foi chamada ao Bairro da Jamaica, devido a uma «desordem entre moradores com recurso a arma de fogo, na sequência de uma festa de aniversário».
No local, os agentes depararam com duas supostas vítimas com ferimentos de bala nas pernas e nos ombros, que se encontram «fora de perigo de vida».
Enquanto a PSP prestava auxílio às vítimas, «começaram a ser efectudos disparos, a partir de prédios adjacentes», por parte de um grupo de «cerca de 20 a 30» pessoas, lê-se no comunicado.
Segundo o documento, a equipa respondeu com disparos de “shot-gun” - as chamadas munições de ordem pública – com o objectivo de «repor a normalidade».
A PSP informa ainda que foram solicitados meios de reforço para o local.
Este incidente terminou com três indivíduos detidos, acusados de terem instigado e participado no «motim», e com a identificação de duas pessoas.
A PSP garantiu, entretanto, que a ordem no local já foi reposta.