sexta-feira, outubro 16, 2009

O Passado 35 Anos Depois

Em...Almada, tinhamos um executivo autárquico eleito só com 20,37% dos eleitores inscritos no concelho, como disse o candidato do PPD/PSD Jorge Pedroso de Almeida no debate dos candidatos à Câmara Municipal de Almada, na RTP N.
Prédios em Cacilhas " O Presente 35 Anos Depois"
Que dirá agora, após as eleições, o mesmo senhor eleito vereador?
- que o executivo municipal tem menos legitimidade porque só foi eleito por 18,68% dos eleitores inscritos?
- que o executivo municipal já não é só 20,37%, nem 18,68%. É 18,68% (votação PCP-CDU, sem MRPP) + 7,45% ( votação PPD/PSD) = 26,13% dos eleitores inscritos?
- que o executivo municipal pode ser 18,68%+3,77% (Votação do BE) = 22,45% dos eleitores inscritos ?
Vou sentar-me para ver as jogadas por cima e por baixo da mesa.

19 comentários:

Anónimo disse...

Seria mais util, se o proprietário do Blog, procurasse saber quem é o proprietário do imovel que consta na foto, e informa-lo do programa Recria, no sentido de recuperar o prédio em questão. Como bem gosta de lembrar, não vivemos num regime soviético, logo a propriedade privada é uma realidade, e as camara não podem tomar posse das casas alheias. Com o programa Recria, com fundos camarários é possivel recuperar tais casas.
Isso sim seria uma atitude construtiva de cidadania. Agora vir para aqui mandar umas larachas, porque Maria Emilia ganhou a Camara, e o PS não vai fazer parte do executivo, não ajuda a construir uma Cidade que todos amamos.
A cidade constroi-se por todos. Em vez de dizer mal, ajude.

Anónimo disse...

Para se ter uma ideia mais profunda deste fenomeno situacionista das autarquias em Portugal é recomedável ler a crónica de Vasco Pulido Valente no jornal Público de hoje, dia 16 de outubro de 2009. Não se trata só do problema almadense, é sim, um problema português.
Oliveira

Anónimo disse...

Vivemos num concelho cujo executivo não tem iniciativa e é indiferente à degradação da imagem do concelho. Nem sabe quem é o proprietário deste imóvel para informá-lo do programa RECRIA.
Não é um cidadão que tem de saber quem é o proprietário.

Quando temos autarcas que não vêem estes casos, pouco podemos esperar deles .
O estado geral do concelho neste aspecto não é nada agradável e a CMA tem colaborado para o pior.

Salvo Seja disse...

Anónimo de Sexta-feira, Outubro 16, 2009 1:49:00 AM
Ao contrário do que diz (esqueceu-se dos trabalhos de casa), a Câmara pode e deve ter intervenção directa na propriedade alheia, de acordo com a legislação em vigôr.
Pode anotar que o imóvel (?) que se vê na foto está abandonado (nota-se) e a sua pertença nunca foi nem é reclamada por ninguém.
Assim sendo, compete à CMA proceder à recuperação.
E tem meios para o fazer.
Só não faz porque não quer.
Saberá o senhor anónimo que o programa RECRIA só se aplica a imóveis com dono ou arrendatário.

Anónimo disse...

Hoje, o carteiro trouxe-me uma multa da ecalma, a data do auto é de 05/07/2009. O próprio carteiro me disse que depois das eleições não têm tido mãos a medir. Conclusão: A empresa municipal teve o cuidado de não agredir muita gente pois podería contribuir para uma perca substancial de votos. Agora que a tormenta já passou, mãos à obra que o mandato está garantido por mais quatro anitos.
Com franqueza...
Oliveira

João Pereira disse...

Amigo Oliveira se precisar de ajuda para contestar a multa e processar o funcionário da ecalma conte com o meu apoio!

Abraço!

Anónimo disse...

O municipe espera dos autarcas zelo e certamente com esse zelo iriam ao fim do mundo saber que é o dono do imovel. Concerteza que a conservatória, finanças e câmara terão os dados suficientes para nem sequer irem ao fim do mundo, mas onde está o zelo? Apenas querem votos. A Cidade, zona velha está toda assim . Senhores autarcas exijam os pequenos pormenores para porem o dedo na ferida nesta clamidade que parece que não os incomoda.
Quanto á ECALMA vai começar a sangria o José Gonçalves o maestro não tarda começar com sinfonia de mal estar. Estamos cá para ver. Um Abraço.

Fernando Sousa da Pena disse...

Para não falar que, depois de dia 11, parece que muitas das equipas de limpeza que andavam pelo centro de Almada se volatilizaram. Se calhar enganaram-se e vestiram a farda da Ecalma...

Quanto ao resto, cá estaremos para ver os acordos estratégicos e as suas consequências para as pessoas, o património e o território do concelho. Apesar da maioria ser relativa, não me parece que nada de substancial vá mudar, tantos são os interesses.

Salvo Seja disse...

Caro João Pereira
Contestar a multa pela sua demora na apresentação, faz sentido.
Mas processar o funcionário da ECALMA?
Ou me explica porquê ou fico com um enorme ponto de interrogação.

É evidente que a ECALMA recebeu indicações superiores (José Gonçalves) para abrandar a sua acção.
E que por isso está na hora de pôr a escrita em dia.
Porém, ou existe algo nos regulamentos da ECALMA que estipule prazos ou o caro Oliveira vai ter que abrir os cordões à bolsa.

Cumprimento ambos

Januário disse...

Se protelaram o envio da multa com objectivos eleitoralistas, revelam desonestidade Gonçalves & Associados, o que não espantará ninguém.

Salvo Seja disse...

Já viram a notícia sobre a degradação de algumas estruturas na zona da Costa Pólis?

Continuamos no país do faz de conta.

Anónimo disse...

Caro João Pereira: Fico agradecido pela disponibilidade. Na verdade não pretendo contestar o auto nem faço quaisquer intenções de o pagar. A ecalma não tem instrumentos legais para autuar ninguem nem para fazer reboque de viatura nenhuma, só por ignorancia, "que serve ao elenco municipal como uma luva", é que os demais cidadãos respeitam tal engrenagem. Na verdade, para fazer o que a ecalma pretende fazer é preciso um complicadissimo processo legal que se completa com a publicação em diário da républica. Não é por acaso que na republica em que vivemos se delegou nas forças de segurança publica a responsabilidade que lhes cabe; o motivo é impedir que os grupos organizados em milicias consigam fazer justiça pelas próprias mãos, esta foi uma conquista da cidadania e não é qualquer cacique instalado na cadeira do poder de qualquer autarquia que pode modificar a situação sem passar pelo crivo da Assembleia da Républica.
Os meus agradecimentos pois.
Oliveira

João Pereira disse...

Caro amigo Salvo Seja,
A minha maior luta em Almada sempre foi contra a Ecalma e para mim é um ultraje o que essa empresa municipal faz. Já estive envolvido em várias altercações com os funcionários da mesma empresa que resultaram sempre em processos contra os próprios. Amigo Salvo Seja, nós todos temos uma arma contra esses senhores da Ecalma, nada mais que a própria educação! Esses varredores de rua( sem ofensa para os mesmos, dado que é uma profissão digna como todas as outras) com outra camisola limitam-se a disparatar e a largar o discurso que lhes é ensinado, logo quando apanham alguém com alguma cultura geral limitam-se a começar a gritar e a "estupidificar-se" com o cidadão, logo e perante a lei a "faca e o queijo" ficam assim do nosso lado.

Caro Oliveira, estou inteiramente do seu lado e a concordar com a sua decisão, esses senhores não possuem qualquer tipo de autoridade para praticar autos e reboques, essas funções são delegadas nas autoridades de segurança competentes e na policia municipal. A contestação das multas e a apresentação de reclamações contra a ecalma é uma arma de todos nós e não a deixemos de usar!

Abraços a todos!

Anónimo disse...

Sr.s Comentaristas,
Todos nós temos o direito de manifestar a nossa indignação sobre qualquer assunto que por vários motivos não concordamos, mas manifestar a nossa opinião de desagrado com calunias, e ignorância e até com ódio mostra bem que qualquer acontecimento em Almada, tal como a construção das 9 escolas básicas as 800 mil refeições quentes às nossas crianças. O apoio à 3ª idade, O PLANO JÁ APROVADO DE ALMADA NASCENTE CIDADE DA AGUA , O INICIO DO PLANO DE PORMENOR DO CAIS DO GIJAL,O AUMENTO EM 500 LUGARES DE ESTACIONAMENTO NO CENTRO DE ALMADA. Ou será que tem inveja da grande capacidade de colocar ALMADA no topo das grandes cidades, onde cada vez mais o cidadão para usufruir de algo não necessita de ir à Capital. Por favor apresentem propostas e vivam a vida, já agora, fica mal quando dizem mal por dizer, e se sentirem essa necessidade olhem primeiro para o espelho. Viva O Povo

Anónimo disse...

No Paraíso que a CDU-PCP criou no concelho não deveria haver crianças a necessitarem de refeições, nem a 3ª idade precisaria de apoio caritativo, nem haveria predios em derrocada, nem haveria edifícios grafitados, nem ruas sujas, nem pobresa.
Haveria muitos mais propjectos imobiliários, muito mais batão.

Ah! mas isso só existe devido aos governos centrais PS e PSD não é?

Anónimo disse...

Antes das eleições, era comum ler-se aqui que os comunistas andavam nervosos. Que Maria Emilia estava cheia de medo. Que a vitoria do PS era garantida.
Passadas as eleições, e soberanamente aqueles que votaram, disseram com clareza que queriam que Maria Emilia continuasse, quem parece nervoso foram os que perderam. Ao ponto de escreverem disparates como o do anonimo de sabado as 7.36. Então se o PS ganhasse, as crianças que frequentam as nossas escolas deixavam de ter de comer. Ficavam a xuxar no dedo? Ou a brincar com o Magalhães?
O apoio socio-caritativo que se presta em qualquer cidade prende-se com 3 aspectos. Baixas pensoes de reforma que não chegam para tudo; doentes acamados que precisam de cuidados, e e idosos que vivem sozinhos e precisam de ajuda. Não me parece que qualquer destes problemas seja causado pela Camara Municipal de cidade nenhuma.
Por favor sejam democratas, e aceitem que as pessoas não confiaram no candidato proposto pelo PS. Não é o partido que está em questão, é o candidato, que procuraram promover a todo o custo, mas que por motivos vários não conseguiu convencer os almadenses a votar nele. Muitos nem a sair de casa para ir votar.
O PS pagou uma factura pesada, queimou mais uma figura do partido, e vê-se na contingência de daqui a 4 anos, já sem Maria Emilia não ter ninguém para apresentar a votos. Porque os mesmos que não votaram no Paulo Pedroso hoje, não votarão nele amanhã. A triste oposição de Almada, não tem sido capaz de preparar alguem que possa ser alternativa. Apenas envia paraquedistas. Depois queixam-se que não acertam o alvo.

Anónimo disse...

Uma colisão entre o Metro Sul do Tejo (MST) e um automóvel, na Cova da Piedade, Almada, provocou esta manhã dois feridos ligeiros, informou a PSP.
O acidente ocorreu por volta das 09:20 da manhã e os dois feridos ligeiros - passageiros do automóvel - foram de imediato encaminhados para o Hospital Garcia de Orta", disse à Lusa o comandante da esquadra de Trânsito da PSP de Almada, José Calado.
José Calado explicou que "o acidente ocorreu numa zona de sinalização ambígua - em que uma parte tem semaforização e a outra não".
"É uma situação temporária há muito tempo, embora, de acordo com as informações que recebi, deva estar concluída esta semana", adiantou.

Salvo Seja disse...

Caro João Pereira
Estamos de acordo no essencial.
Alguns funcionários da ECALMA não são dignos do emprego que têm.
Mas temos que fazer algum exercício, tanto quanto possível, para separar o trigo do joio.
Afirmo porque sei que a atitude de alguns trabalhadores da ECALMA tem como base uma espécie de lavagem cerebral anti condutor.
Esperemos melhores tempos e outra educação.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Cambada de comunistas e manhosos. Protejem-se todos.