segunda-feira, janeiro 14, 2008

Subdesenvolvimento Sustentado e Miséria Ambiental

Em...Almada, observa-se do mirante onde se encontra a placa que dá o nome à "Via Panorâmica" PABLO NERUDA, esta mancha de habitações "quarto mundistas", nas terras da Costa de Caparica, "cidade" do concelho de Almada.
Para se ver estas degradantes habitações deste "progressista e antifascista concelho de Abril", é necessário colocarmo-nos sobre o muro do mirante (veja o "post" anterior) para olharmos por cima da vegetação que as oculta.
clique sobre as fotos para aumentar Nas 4 imagens seguimtes temos pormenores da foto anterior
Num concelho onde os autarcas que ocupam a Câmara Municipal se vangloriam da saúde financeira e a oposição aplaude "a boa paisagem financeira" não se entende como subsistem bolsas de miséria e habitação degradante em plenas barbas dos responsáveis autárquicos.
Quem permitiu ou tolerou a troco de quê o crescimento deste "bairro clandestino"?
Por que foi permitido ou tolerado?
À custa de quê e de quem? Quem tira daí dividendos em tempo de eleições? Será isto o tal desenvolvimento sustentado de que os autarcas falam? Que pensarão, hipotéticos turistas que venham para o aldeamento de luxo dos Capuchos, deste país e desta "cidade", destes autarcas e deste concelho com saúde financeira, quando se lhes depara "um condomínio" do quarto mundo? Quem circula na Via Rápida ( IC20) dirigindo-se para ou saindo da Costa de Caparica não se apercebe desta miséria urbana própria de subúrbio cinzento da capital. Infelizmente, este caso não é único no concelho e continua a não haver vergonha para atirar foguetes e ouvirmos aplausos sobre a saúde financeira da CMA. Um concelho e uma cidade com esta paisagem não está certamente na Europa de uma certa qualidade de vida. Será que os nossos autarcas e políticos viajando a essa EUROPA, quando aqui chegam ficam desmemorizados relativamente ao que viram?
Almada Turismo...mau e muito mais...bad and much more!

9 comentários:

Anónimo disse...

EMALMADA,
Mais uma vez permite-me que utilize estas suas imagens para enviar uma mensagem à CMAlmada à atenção do vereador do urbanismo ?
Sugiro que todos os interessados façam o mesmo, para que pressionando estes senhores, ver se conseguimos que estas vergonhas desapareçam de Almada. Não esquecer que o próximo ano é de eleições autárquicas e que a MES está à beira de, pelo menos, perder a maioria absoluta. Daí que, é agora a altura do mandato em que a senhora poderá estar mais sensível (leia-se interessadamente preocupada)e em que os nossos protestos poderão surtir mais efeitos.
Façamos ouvir a voz do nosso descontentamento.

Sotnas

EMALMADA disse...

Estas imagens estão disponibilizadas tão naturalmente, porque são reais e são de Almada e como tal de todos nós e envergonham-nos num concelho onde o executivo "só conta com êxitos" mas muita falta de humildade,para reconhecer erros e corrigi-los, menospreza os sujeitos, os indivíduos, procurando apoderar-se das pessoas através de puros jogos de manipulação da opinião pública, fazendo funcionar muitas vezes um império de medo junto dos munícipes.

Anónimo disse...

EMALMADA
Obrigado. Farei seguir as imagens à atenção do vereador do urbanismo e de MES, com comentários, e sempre correctamente, chamando so bois pelos nomes.


Sotnas

Ponto Verde disse...

A politica da cultura da miséria bem á vista em lugar de destaque á entrada (já no Seixal é assim veja junto ao nó do Fogueteiro) para depois encher outros bolsos justificar muita coisa e pedinchar e acusar o poder central...

Tal como a piscicultura de Corroios nasce á frente de todos, todos vêem, menos a fiscalização da câmara

Anónimo disse...

Cuide-se, "EmAlmada", não vá aparecer por aqui aquele anónimo que lhe perguntará porque não vai você deitar os "condomínios" abaixo ...

Está aí, de facto, mais um, apenas mais um exemplo da má gestão almadense.

Não tarde, aparecerá um panfleto a pedir "faça obras de8 em 8 anos", "limpe a sua rua todos os dias", "tape os buracos pelo menos uma vez por ano", "leia o boletim e aumente o seu grau de cultura", e por aí.

Lá mais para diante, virá este: "vote em nós, somos a diferença".

E aqui têm razão. Só que a diferença é pela negativa.

EMALMADA disse...

observador
não nos admiramos nada que isso não venha a acontecer numa qualquer medida educadora dos almadenses imposta pelo executivo camarário, já que em algumas cabecinhaas desta progressista autarquia, o povo/os portugueses são culpados de tudo e devem pagar para viver, respirar, estar à janela e enfim...sobreviver.
Isto para além dos descontos que o obrigam a fazer e das taxas, tarifas, tarifários vários e multas Ecalma.

Anónimo disse...

As fotografias mostram como em Almada as coisas realmente se passam.
Mas não é só o que se mostra, a Costa da Caparica é um local deprimente, sujo, com as ruas esburacadas, em que circular de carro é um acto de coragem.
Pois é, já me esquecia, como "eles" querem acabar com os automóveis, esta será uma das formas ...sendo que depois já podem fazer o seu comboio ... se calhar a passar na Rua dos Pescadores.
Que saudades tenho da "Praia do Sol" (era assim que as camionetas tinham no destino).

EMALMADA disse...

É mesmo, a Costa de Caparica é o real espelho da gestão e culto da miséria praticado pelos autarcas que tomaram conta da Câmara Municipal de Almada por via democrática.
Infelizmente a degradação vêm-se agravando ano após ano perante o amorfismo das oposições, e em certos aspectos e circunstâncias, com o beneplácito de alguns dos elementos da oposição.
Chegamos a pensar que é azar ter nascido ou viver neste concelho, mas sermos natural desta terra, leva-nos a não desistir e a não abandonar a luta por uma alteração digna nos comandos da autarquia para que os almadenses e todos aqueles que escolheram o concelho para viver e aqui trabalhar, se sintam dignificados e saiamos deste ciclo de miserabilismo militante em que aprendizes e feiticeiros da democracia nos têm conduzido.
É preciso mudar Almada.
É preciso que Almada mude.
É urgente a participação activa, empenho e atitude determinada de todos para que isso seja possível.

Unknown disse...

Hola hola, gracias por tu visita..

No hablo portugués, pero igual te dejo un saludo, suerte!