quarta-feira, setembro 26, 2007

O Lixo Continua...

Em...Almada a permanência de lixo nos espaços públicos (ruas, avenidas, passeios, praças e outros locais) é uma constante mercê da incúria de muitos cidadãos, mas também consequência da ineficiência e ineficácia do Serviço de Limpeza Urbana. Haverá tal serviço em Almada?
Se há, não se dá pela sua presença constante e periódica.
Em muitos locais as recolhas de lixo e resíduos sólidos não se fazem com regularidade e os recipientes chegam a estar vários dias cheios e com lixo em seu redor...
....com consequências negativas para a saúde pública, para a mobilidade dos cidadãos, contribuindo para o mau aspecto do concelho, tornando-se bastante desagradável caminhar a pé e observar o espectáculo dos espaços públicos com toda a espécie de detritos, desde folhas secas das árvores, ramos, resíduos sólidos e até lixo de actividades domésticas de cozinha, espalhado no solo.
Pagando todos nós uma tarifa para a recolha dos resíduos sólidos, para onde vai esse dinheiro?
Um concelho que dispende anualmente largos milhares de euros em fogo de artifício, em corsos, marchas e espectáculos populares para "o povo" e não cuida da salubridade e limpeza urbana do concelho, queima dinheiro e não serve condignamente a população
Esta não é a Almada dos Almadenses!

15 comentários:

Anónimo disse...

As imagens são de tal modo fortes que até chegou aqui o mau cheiro!!!!!
É uma pena...

Anónimo disse...

A tarifa é para recolha e tratamento dos resíduos sólidos.
Mas se não chegam a ser recolhidos, nunca mais são tratados.
Poupa-se. N'é? Bem visto.

Não estará na hora desta geração de autarcas dar corda aos sapatos e ir andando?

o vinil disse...

Pois é mesmo o que estamos a ver...o lixo e o desleixo são a pedra de toque da nossa cidade.
Mas como não é só em Almada que isto se passa, vejam como está a Costa da Caparica..diria mesmo que é capaz de ser pior do que estamos a ver de Almada.
É bom que se mostrem estas, e outras fotografias, para não dizerem que é só má lingua.
Tomara que fosse...

Anónimo disse...

Uma vez mostrei à senhora presidente o exemplo de algumas cidades europeias que destinam 10% do seu orçamento à limpeza urbana. A resposta, em tom maternalista, referia que eu desconhecia a realidade do nosso concelho. Pois bem, penso que esa realidade é cada vez mais evidente...

Anónimo disse...

E que tal todos enviarmos estas ou outras imagens para o e-mail do vereador deste pelouro (Rui Jorge Sousa Martins - rmartins@cma.m-almada.pt) fazendo os comentários que nos aprouver ? O trabalho deste blog EMALMADA é extremamente meritório na denúncia do que está mal nesta terra, é de autêntico serviço público. Mas é preciso ajudar inundando a caixa de correio electrónico do vereador e da presidente com imagens e comentários, para forçar as intervenções da câmara.
Estou disponível para isso e para muito mais e peço a autorização do EMALMADA para utilizar estas e outras imagens nos e-mails. Fico a aguardar a sua autorização.


Sotnas

EMALMADA disse...

fernando sousa pena
A realidade do concelho de Almada é ignorada pela presidente da Cãmara e a maioria minoritária CDU/PCP que o domina, por isso Almada é o que é.
A oposição está inerte e colaborante com a situação. Não denuncia. É passiva.
Eles gerem Almada como "governadores" de uma qualquer região subdesenvolvida e não como democratas.
A realidade de Almada é o que todos vemos todos dias e que eles procuram "apagar" e fazer-nos esquecer com a propaganda e as imagens virtuais tipo boletim municipal.
É preciso acabar com o espectáculo pirotécnico verbal e foguetórico destes "governadores".

EMALMADA disse...

Para fazer de Almada um concelho agradável para viver as imagens estão disponibilizadas.

Anónimo disse...

Agradeço EMALMADA a autorização para utilizar as suas imagens.

Ainda hoje seguirão e-mails para o vereador e a presidente. Sugiro que todos façam o mesmo. Se tal não surtir algum efeito, estou disposto a solicitar a órgãos de comunicação social a publicação de notícias sobre este assunto.

Sotnas

Anónimo disse...

De que serve "encher" o espaço net do vereador, se ele só lê o que lhe chega à vista?
Não será por causa do lápis azul.
Afinal de que servem os secretariados e os venenos lá do sítio?

residente disse...

A superior sabedoria deles sobrepõe-se sempre às oportunas sugestões dos humildes cidadãos.

Anónimo disse...

Eu sei que os e-mails não surtem muito efeito, mas se forem às dezenas ou às centenas, o efeito será maior. Não concordam ?
No que acredito é que temos de deitar mão a todos os meios que temos ao nosso alcance, para gerar mudança na nossa terra. Doutra forma nunca lá chegaremos. Baixar os braços é que não nos leva a parte alguma.
Além dos e-mails temos ainda a comunicação social local, regional e nacional. No que toca à local temos de saber com quem lidamos, isto é, a cor política. Ora o que é que temos ? Temos o Jornal da Região, o Margem Sul, o Almada Notícias, e outros. Se conhecerem outros por favor informem.
Sotnas

EMALMADA disse...

Os problemas, muito graves, com que Almada se debate têm de vir para a praça pública com o exercício da cidadania.
O que acontece é que os cidadãos ou dispõem de pouco tempo por andarem absorvidos na luta diária pela sobrevivência ou inibem-se de intervir, outras por comodismo não discutem e abordam com criticas os males do concelho, outras vezes ainda quando o fazem são "violentamente" atacados pelos donos de Almada e desistem.
Enfim por estas e por outras aliadas à passividade e comodismo muitas vezes da oposição, Almada vive no atraso e no descalabro que conhecemos e os almadenses continuam sendo explorados por estes eleitos que nos vão gozando arvorados em democratas e com basófias tais como "Almada concelho de Abril" despidas de sentido de responsabilidade pelo exercíco dos cargos para que foram eleitos.
Abril para eles tem costas largas.
É a exploração demagógica junto daqueles que vão na voz do dono.
Assim vai Almada levada...levada sim, com tretas, marchas e marchinhas, corsos carnavalescos, tristes desfiles de moda, pirotecnia fútil para deslumbramento de alguns, anúncios na TV de uma Almada virtual e subsídios distribuídos a células de apoiantes da CMA acoitados em associações, clubes e sociedades recreativas em nome de um faldsso associativismo popular.
É Almada pelo lado negativo da política, embora frequentemente aplaudida ou pelo menos tolerada por uma oposição envergonhada e sem ideias para fazer a mudança que a maioria da população deseja.

EMALMADA disse...

onde está "faldsso" será "falso".

Anónimo disse...

Caro EMALMADA,
O que sugere então que façam os simples cidadãos comuns que, apesar a luta do dia-a-dia, ainda estão disponíveis para tentar melhorar Almada ?

Sotnas

EMALMADA disse...

Participação activa é isso que devemos fazer tal como sugere.