quarta-feira, janeiro 20, 2010

MST- Um Grave Falhanço

Em...Almada, os almadenses que frequentaram os Fóruns designados de participação MST, ouviram os sábios autarcas deste município e seus cúmplices no projecto e obra, tecer elogios e maravilhas ao comboio que todos eles diziam ser "o Futuro" que chegava a Almada - o Metro Sul do Tejo (MST).
Lembram-se que até nos queriam intoxicar com o "slogan" baboca «Almada a um metro do Futuro»?
Estavam tão seguros do que deixavam sair pela boca fora, que menosprezavam críticas, sugestões e opiniões da população, por vezes até quase à humilhação pública dos cidadãos.
Pois o futuro, que essas cabecinhas espertas trouxeram foi a destruição de Almada e a tristeza e luto para algumas famílias que viram seus parentes mutilados ou que os perderam em consequência de atropelamentos causados pelo comboio Metro Sul do Tejo, o pomposo MST.
clique no doc. para aumentar e ler

Jornal da Região 12-18JAN2010

Agora vêm dizer "que cabe à concessionária que gere o metro, levantar «os problemas e as desconformidades» existentes", " que as queixas dos munícipes já foram abordadas entre as duas entidades, no sentido de se procurar soluções que acrescentem maior segurança a este novo meio de transporte de Almada".
Então as críticas e opiniões, em tempo, dos almadenses eram o quê?
-Nada, diante de autarcas e vários cúmplices, de tão elevada craveira intelectual e competência, que se deram ao luxo de as menosprezar e até deixar que seus correligionários políticos, insultassem os intervenientes.
Então agora querem que o comboio circule a 30 Km por hora na fantoche zona pedonal, onde o colocaram para não reconhecer cidadão, peões?
Então agora querem domesticar, humanizar e educar o comboio?
Então as cabecinhas pensadoras não tiveram o suficiente discernimento para verem antecipadamente todos os problemas, quando quiseram impingir e dizer às pessoas que eram os melhores pensadores e que faziam o melhor por Almada?
Então as cabecinhas pensadoras esquecem agora, os "estudos" que fizeram ou mandaram fazer por conveniência e defenderam, para rentabilizar o comboio, baseados nos tempos de percurso, e no-lo impingirem, menosprezando a vida da cidade e a vivência dos cidadãos que fazem Almada?
Estamos a ver que à conta da falta de trabalho de casa dos "experts" e da sua arrogância, o Estado vai ter de indemnizar mais, a concessionária.
Tudo isto cheira a decisões tomadas irresponsavelmente "em cima do joelho" e de costas voltadas para os interesses de Almada e das populações e, a que não é alheia alguma incompetência humana como ingrediente para o descalabro deste projecto e acidentes ocorridos.
Por que razão se insiste, apesar de todas as asneiras e despesas, na fuga para a frente continuando a esconder todos os defeitos e erros do projecto e a elogiar a asneirada com os argumentos de que já está feita e o dinheiro gasto?
É estupidez anormal, descarregar a culpa pelos acidentes para cima dos cidadãos, sobretudo dos idosos, por quem estes autarcas e "políticos" deviam ter respeito, porque talvez um dia cheguem a esse estadio da vida (oxalá que sim), que cheguemos todos.
É urgente arrepiar caminho e não comprometer mais recursos económicos e financeiros com um projecto delirante de quem só pensou demagogicamente em si, num trunfo político e na permanência bacoca na cadeira do poder.
No passado dia 18 de Janeiro mais uma pessoa foi atropelada pelo MST na Av. D. Nuno Álvares Pereira, em Almada.
Almada destruída, pessoas mutiladas e vidas perdidas não dignificam autarcas nem obreiros, nem há quaisquer argumentos, por mais expeditos que possam parecer, que justifiquem os acidentes ou a obra, tal como foi planeada e inserida na malha urbana da cidade.

15 comentários:

Anónimo disse...

Sou contra os governantes da minha cidade de Almada, mas francamente, só quem for realmente muito estúpido é que se mete à frente do metro!!!

Anónimo disse...

Não entro pelo caminho do insulto fácil, mas muitos dos acidentes - nem todos - que têm ocorrido devem-se em grande parte ao descuido de alguns dos nossos peões na forma como passam pela linha do Metro. Claro que lastimo, pelas vidas, pelos familiares, mas sei - vejo diariamente - situações de pessoas que cruzam a linha do metro como ainda qualquer outra estrada, ou sem cuidado, ou como se as viaturas devessem aguardar a nossa passagem, mesmo fora da passadeira. Contra ou a favor do MST não devemos usar de todos os argumentos - alguns não tão válidos - para fazer prevalecer as nossas convicções ou cores partidárias.

Anónimo disse...

O erro ou erros está ou estão nas opções que a autarquia fez com este metro.
Optou por não servir Almada nem os almadenses.
A autarquia falou para analfabetos, mas analfabetos funcionais são muitos dos que a apoiam.
Os partidos da oposição calaram-se ou não estiveram presentes nos fórums. Só passaram a intervir quando cidadãos ergueram vozes para denunciar incongruências.
Para estes partidos PS PSD e BE foi mais fácil rementerem-se á passividade e deixar as coisas correr de acordo com as directrizes das cúpulas, interesses pessoais ou de negócios.

Hoje muito do mal que caíu sobre Almada motivado pelo metro deve-se também aqueles que se calaram, quando perante os desvarios da Cãmara tinham a obrigação de defender a população.

Cumprimentos e façam o favcor de acordar sem medo da Emília e do Maia, da Luisa Ramos, do Bruno Ramos ou Dias, do Mendes, do Taipas, do Luis Filipe P. e outros tais

Anónimo disse...

Os argumentos acima até que parecem válidos; realmente, parece estupidez de primeira invadir a via férrea sem verificar da circulação ou não de um comboio.
O pormenor está em que as zonas foram tornadas pedonais!
Uma via férrea tem em todos os acessos ou cruzamentos com outras vias,(sejam pedonais ou não), avisos claros do tipo,(pare, escute, olhe).
Quem é que, sendo portador de bom senso, em pleno sec.XXI constroi uma via férrea no centro de uma cidade?
Oliveira

Xico disse...

quando é que os autarcas (i)responsáveis, pela situação tiveram bom senso?

Vaz Pinto disse...

Não se pode pôr em causa a utilidade de um transporte com as características do chamado metro.
O que se põe em causa é a forma como foi estudado e aplicado o traçado.
Naturalmente se esperaria que mais cedo ou mais tarde, os acidentes acontecessem.
E se é verdade que há descuido dos peões, não é menos verdade que em muitos locais se verificam disparates ligados à forma como tudo foi construído, dos quais resultam perigo eminente para quem circula, a pé ou de automóvel.
Atravessar as principais artérias de uma cidade, já de si estreitas, roubando-lhes os espaços fundamentais, é uma estupidez que só se compreende entendendo a teimosia verificada pela autarquia, lado a lado com o concessionário MTS.
Se não forem corrigidos vários aspectos, a curto prazo, vamos ter mais acidentes, mortais ou não.
Ou querem os autarcas almadenses carregar ad eternum com um peso na sua já deformada consciência?

Ponto Verde disse...

Criem-se já brigadas de reformados como as que a Câmara de Setúbal criou, para , de telemóvel em punho identificarem e chamarem a autoridade sempre que "um estúpido cidadão" atravesse a linha do metro ou nela circule, sobretudo naquela zona que dizem ser PEDONAL , de peões portanto e onde até puseram vazos com flores no meio da via e sargetas mais altas que o pavimento.

Não, o projectonão está errado, os cidadãos é que não se souberam adaptar!

J. Rapazote disse...

Meus caros

É fundamental não perdemos o tino nem a noção das realidades para não cairmos na banalização de atribuir culpas pelos acidentes às pessoas, sobretudo a idosos, à sua falta de cuidado no atravessamento das ruas onde circula o metro.

Aos responsáveis pela introdução do metro ou deste eléctrico na cidade como o fizeram desastrosamente, interessa-lhes que a opinião pública interiorize isto. Foi por isso que a Maria Emilia criou a Comissão de Utentes, que tem à sua frente a Luisa Ramos, uma comuna muito especial e interessada na defesa do partido.
Reparem nas notícias na comunicação social e verifiquem que essa comunista da C. Utentes aparece sempre a desculpar indirectamente a Câmara, a Emília e autarcas.
O Governo, a concessionária, os condutores e sobretudo os peões é que são causadores dos acidentes.

Quem é que se vai meter à frente das composições para ser trucidado ou molestado?

Os comunistas para limparem daí as mãos como Pilatos, nunca deram um pontinho onde não tivessem de dar o nó.

Não se confunda a arvore com a floresta. Os erros foram tantos que a Emília e camaradas nem os querem reconhecer.
É mais fácil atirar o ónus dos acidentes para cidadãos e sua falta de educação ou civismo.

Os autarcas na matéria em causa revelam educação, sã formação moral e civismo?

Fica a pergunta.

visitante do blog disse...

Os almadenses são medricas. Baixam-se a todas as tropelias da sua câmara. Não têm fibra democrática para perder o medo e criticar a gestão comunista.
Almada é pendular. Não adianta nem atrasa.Continua miserável.

Anónimo disse...

Li no notícias de Almada ed. 15 janeiro 2010 que Executivo aprovou proposta por unanimidade "associação da quinta do Bau Bau isenta de pagar taxas superiores a 280 euros".

Ora Viva a democracia!

O PS apesar de aprovar fez alguns reparos por parte de Paulo Pedroso « porque razão a isenção é feita a esta instituição e não a uma qualquer outra e qual a viabilidade da mesma para merecer este subsídio».

Brincamos ou quê?

O PS não sabe que a Joaquina Bau-Bau, directora ou presidente da dita associação é ou foi ou ainda é presença frequente nas reuniões da Câmara às quartas-feiras para se mostrar cidadã exemplar e colaborante com o executivo a elogiar a Maria Emília?

Isto é uma retribuição da Maria e do PCP.

Estranha-se a ingenuidade cândida do PS.
Já o PSD e BE sabemos o que são e para o que estão, mas o PS também não quer ficar atrás.

Continuamos a brincar ás democracias não é?

Anónimo disse...

Há coisas que não entendo com o comboio de Almada.
No país sempre que há um acidente com um comboio e um peão ou um veiculo, culpam-se a CP, as autarquias e tudo mais, porque não existia naquela situação uma passagem de nivel, ou com guarda ou semaforizada.
O que acontece é que Almada é toda ela uma passagem de nivel sem guarda.
E o pessoal, das TV's, dos jornais, das rádios, assobiam para o lado, dando uma pequena noticia e pronto...
Mal vai o nosso reino...

Anónimo disse...

O Rei vai nú...

Todos sabemos quantos milhões a C.M.A. de Almada "investe" em publicidade nos mais diversos orgãos de comunicação social escrita e falada.

Como diz o povo:
Amor com amor se paga!

Anónimo disse...

AO ANONIMO DE 01 DE JANEIRO QUE ESCREVEU>Sou contra os governantes da minha cidade de Almada, mas francamente, só quem for realmente muito estúpido é que se mete à frente do metro!!! > EU COLOCO ME A FRENTE DO METRO PARA SALVAR UMA CRIANÇA QUE FOI O CASO! ESSE METRO JA DEVIA TER SIDO ACABADO! N ENTENDO QUE O PQ N O COLOCARAM DEBAIXO DE TERRA COMO QQ METRO DECENTE

Anónimo disse...

Oh. Sr anonimo de 28/1 edas 1.55
Vovê é mesmo BURRO.

Anónimo disse...

oh sr anonimo de 29/1 das 1.55 antes burro q idiota