quarta-feira, fevereiro 14, 2007
Requalificação Urbana e Mobilidade
Em...Almada, haveria nesta rua :
- requalificação urbana com "originais" postes para suporte da catenária;
- os autocarros de transportes públicos deixariam de circular por este local para assegurar o monopólio e a rapidez do comboio;
- seriam colocados recipientes para lixo que não servem os cidadãos;
- seriam colocados nos passeios públicos bancos voltados para os edifícios, para que os cidadãos admirassem os moradores;
- seriam instalados candeeiros pós-modernos de iluminação pública;
- uma desqualificação da mesma, a qual passaria a ter uma linha ferroviária implantada no seu eixo, criando uma barreira à mobilidade das pessoas.
Em Augsburg é assim :
- uma rua ao serviço e dispor dos cidadãos;
- não há postes de sustentação de catenárias no meio da via;
- os autocarros de transportes públicos circulam ao serviço dos cidadãos em alternativa ao metro de superfície;
- não há monopólios nos transporte públicos;
- não há barreira no meio da rua a criar dificuldade à mobilidade das pessoas;
- os cidadãos usufruem todo o espaço público.
Em Augsburg, cidadão é respeitado. A cidade está ao seu dispor. Os transportes públicos servem-no, sem se servirem dele.
Em Almada, cidadão é contribuinte, utilizador, utente, pagante, sustentador, subordinado, "escravo", obstáculo a ser ultrapassado.
O transporte público serve-se dele.
Será que pensam que nós somos débeis (?), marionetes/fanfoches ou idiotas?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Uma curiosidade:
Augsburg é mesmo uma terra onde a verdadeira democracia impere e onde a população sinta bem estar?
Outra coisa ... as árvores plantadas são-no feito indiscriminadamente ou são escolhidas as melhores, evitando as que causam alergias e outros males?
Como em Almada, por exemplo...
Ai este meu coração!!!
Enviar um comentário