Em Almada... esta rua estaria seriamente ameaçada pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, porque :
- a faixa de rodagem é muito larga para o muito ou pouco movimento que tem;
- há automóveis estacionados nas bermas da rua;
- existe um espaço arborizado do lado direito;
- não tem tem tráfego automóvel intenso;
logo....
Seria objecto de uma requalificação urbana consistindo em:
-redução das faixas de rodagem em cada sentido para largura de 2,5 a 3m com objectivo de acalmia do trânsito;
-acabar com os estacionamentos "selvagens" na berma da via;
-imposição de restrições de acesso/estacionamento aos pendulares;
-aumento da largura dos passeios para "usufruto" das pessoas e dos pombos municipais;
-controle e vigilância dos estacionamentos pelos fiscais de uma empresa municipal competente;
-reconversão do espaço arborizado para a construção de uma grande superfície comercial ou tipo supermercados de média dimensão;
- implantação de um comboio tipo, chamado MST, a circular no meio da via em espaço canal desnivelado e com semaforização de passagens de nivel, com prioridade ao comboio, para "fomentar e incentivar" o comércio local e trazer gente para a rua/cidade;
-oferta de um automóvel aos comerciantes locais para sortear entre os clientes no período anual de neve;
-colocação de novo mobiliário urbano semelhante ao das modernas cidades de média dimensão da Europa, tal como a actual Almada.
Esta rua é em Augsburg (Alemanha):
- é relativamente larga e tem passeios satisfatórios para o local e movimento de peões;
- tem prédios não muito altos, de 3/4 Pisos;
- tem uma zona arborizada;
- tem automóveis estacionados na berma da rua, os quais não constituem ameaça à segurança, mobilidade dos peões e circulação de viaturas;
- não tem buracos nos passeios.
De semelhança com Augsburg em termos de inserção do"Combino"- o material circulante tipo MST- Almada só tem o "A" do nome !
Sem comentários:
Enviar um comentário