segunda-feira, dezembro 13, 2010

E agora como é?

Em...Almada, a Câmara Municipal e o Polis destruíram a Costa da Caparica.
Mercê dos trabalhos impróprios e errados que foram feitos, os elementos da natureza estão a reagir ao insulto de homens e mulheres que tudo sabem e, a mudar a paisagem na orla costeira.
.
O paredão está a ser coberto por areia e vegetação natural e estão a nascer dunas. A paisagem está a mudar naturalmente, na Costa da Caparica:
O mesmo está a acontecer na área da grande assoalhada e nas superfícies onde foram colocados os mesmos barrotes.
Será que depois do grande negócio da madeira vai surgir agora outro grande negócio, o negócio de retirada da areia e destruição das dunas que a natureza está a criar?
Ou estarão os técnicos com inteligência, decididos a não destruir o que a natureza faz, a deixar ficar a madeira enterrada e daqui a uns milhares de anos os habitantes da Costa da Caparica contam ali com uma grande fonte energética e carvão vegetal sob as dunas da Costa? Provavelmente foi a pensar nisso que alguém se lembrou de realizar o grande negócio de cobrir a areia profusamente com madeira.
Sem a acção devastadora e os erros cometidos pelos homens que tomam decisões erradas e inadequadas, que entram em choque com o ambiente, fazendo o que não devem, embora digam que tudo fazem para o preservar e tudo é em nome do desenvolvimento sustentável, a Costa da Caparica seria um PARAÍSO:Esta paisagem até é muito mais bonita - porque já tem um toque da natureza - do que aquela que os técnicos artificial e incomprensivelmente criaram, com a cobertura da "duna" com madeira para a proteger (?)... assim o disseram.
Afinal a natureza mandou às urtigas a protecção do homem e pôs mãos à obra de construir dunas e modelar a paisagem.
Estas dunas até são diferentes das que os técnicos criaram artificialmente atrás dos contentores-barracões, designados apoios de praia - as dunas Polis.
As do Polis, são artificiais, montes de areia com muito lixo de variada origem e natureza - pedras, pedaços de tijolo, madeira, ferros, plásticos, vidros etc. São lixeiras primárias, que nem a designação de dunas "genéricas" merecem, pelo lixo que ocultam.
Aquelas são naturais, só areia e vegetação espontânea. São DUNAS legítimas.
Felizmente a natureza ainda exerce alguma acção reparadora sobre o que a incompetência dos homens destrói...em nome do progresso económico, só de alguns.

5 comentários:

Anónimo disse...

A Maria Emília sempre foi muito ecológica.
O Presidente Neves sempre defendeu os interesses dos seus eleitores e a freguesia.
Não compreendo a situação actual da Costa da Caparica.
O PS deve ser o único responsável pela destruição visivel.

Anónimo disse...

Metro parado devido a acidente na Rua Nuno Alvares Pereira, Almada

Anónimo disse...

olha, ao menos as madeiras serviram para alguma coisa, ajudar na formaçao das dunas

Fernando Sousa da Pena disse...

Um Programa Polis caríssimo, incompetente e ambientalmente danoso. Durante todos estes anos, só o CDS se opôs ao desastre que se adivinhava. Infelizmente, tínhamos razão.

Anónimo disse...

Qualquer coisa que se faça tem que ter manutenção...é óbvio.
Então pergunta-se o que aconteceu na Costa de Caparica?
Isto tudo independentemente do mau gosto na requalificação.