sexta-feira, dezembro 17, 2010

Dunas do POLIS - Costa da Caparica

Em...Almada, na Costa da Caparica estamos na presença de uma grave situação ambiental, que acontece num programa e obra do Ministério do Ambiente, gerido pela Sociedade COSTAPOLIS que integra capitais do Governo 60% e da Câmara Municipal de Almada 40%, onde a ecológica e defensora do Ambiente, presidente da Câmara Municipal tem ou teve assento. Do programa fazia parte a reposição de um sistema dunar conforme se pode ver nesta parte do projecto, atrás dos barracões/contentores instalados nas praias urbanas do centro, até ao final da Av. General Humberto Delgado para sul.
clique na imagem para aumentar
Porém, que dunas?
Estas são dunas naturais da Costa da Caparica. Areia trazida pelo vento e vegetação espontânea, natural, vegetação xerófila:
"Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack, ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e com o tempo viram dunas. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas. Tipos de dunas Dentre as diversas formas de deposição de sedimentos eólicos atuais destacam-se as dunas. Associam-se a elas feições sedimentares tais como estratificação cruzada e marcas onduladas que, no entanto, não são exclusivas de construções sedimentares eólicas. Existem duas principais classificações para as dunas: uma considerando o seu aspecto como parte do relevo (morfologia), e a outra considerando a forma pela qual os grãos de areia dispõem em seu interior (estrutura interna). A classificação baseada na estrutura interna das dunas leva em consideração a sua dinâmica de formação, sendo reconhecidos dois tipos: as dunas estacionárias e as dunas migratórias. Algumas dunas acabam por se transformar em formações consolidadas, as chamadas dunas fósseis."
(de Wikipédia)
As "Dunas" ( ? ) POLIS na Costa da Caparica:

Estas dunas são muito específicas. Não sabemos se fazem parte de tipologia desconhecida.
São dunas (?). Serão ?, onde tantos resíduos sólidos e porcarias estão misturados com a areia. Isto constitui uma agressão de entidades do Estado Português ao ambiente e um insulto a nós cidadãos.
E os resíduos de obra debaixo dos apoios de praia?
Onde estava ou foi a fiscalização?
Tomar banho, almoçar, jantar, dormir, tomar banhos de sol, fumar um cigarro?
Isto é vergonha local e nacional.
Será que isto não configurará situação de suborno à natureza? de roubo ao Estado? de incompetência ou outra qualquer coisa menos ética de quem?
Será isto capaz de ser crime e não só crime ambiental?
Qual a posição da CostaPolis, particularmente da Câmara Municipal de Almada e da Junta de Freguesia da Costa da Caparica perante este quadro de desvalorização ambiental, de falta de honestidade para com o ambiente, as pessoas, a cidade da Costa da Caparica e o concelho. E este trabalho sujo?
Não esqueçamos que a Câmara Municipal de Almada integra a CostaPolis.
Quem não separou o lixo,os resíduos sólidos da areia utilizada para reposição artificial do sistema dunar, provavelmente perdeu dinheiro do bolso.
Quem colaborou, quem permitiu, quem não executou a fiscalização que lhe competia, quem não defendeu o ambiente, quem não defendeu os interesses da Costa da Caparica, os interesses do Estado, dos contribuintes, dos cidadãos?
Será que estava previsto no projecto deixar todo aquele lixo na área de intervenção?
Ou agora consertaram outra definição de dunas na qual o lixo e múltiplos resíduos sólidos são parte integrante de dunas - "as dunas Polis, dunas CostaPolis" ?
"Gente de bem" que não defende o interesse público mas explora o cidadão.
VERGONHOSO!
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

13 comentários:

Fernando Sousa da Pena disse...

Assembleia Municipal de Almada, 16 de Dezembro. Com uma posição repugnante, o Partido Comunista e o Bloco de Esquerda votaram contra uma iniciativa do CDS que visava o auxílio a tantas famílias em situação desesperada, através do Projecto de Recomendação "Combater o desperdício alimentar". Cegueira ideológica verdadeiramente criminosa.

Anónimo disse...

Já tenho feito a minha encomenda para ou Pai Natal :

Emilia, embrulhate e vai-te já.

Anónimo disse...

A Costa de Caparica tem vindo paulatinamente a degradar-se sobretudo a nivel do lixo nas suas ruas.
O Polis que eu esperava trazer alguma reabilitação à frente de mar, para depois e por arrasto reabilitar a zona urbana (nem que fosse por vergonha da Camara Municipal de Almada), parece que também não nos vai trazer nada de novo.
E quando vejo os concelhos em que não é o PCP que está no poder e as coisas correm bem melhor que aqui, só me dá vontade de fugir...

Fernando Sousa da Pena disse...

Mais uma violação grosseira da legalidade na Assembleia Municipal de Almada.

http://almadaxxi.blogspot.com/2010/12/afinal-ainda-ha-margem-para-surpresas.html

Fernando Sousa da Pena disse...

Caro EMALMADA,

Votos de um Feliz Natal.

EMALMADA disse...

Agradeço a mensagem. Espero que tenha passado um dia Feliz. Desejo-lhe um Novo Ano cheio de realizações pessoais e políticas conforme seus desejos.
Grato pelo trabalho que tem feito em defesa de Almada

Anónimo disse...

Nas grandes opções do plano para 2011 a CMA vem agora propor a hipotese EDP para a loja do cidadão em Almada.
Uma negociação obrigatória com a proprietária do imóvel, a apresentação do imóvel à tutela, o desenvolvimento do projeto,..., podemos dizer que não iremos ter loja do cidadão enquanto a czarina estiver no trono.
Temos na Rua Capitão Leitão um imóvel,(digo,temos porque foi comprado com o nosso dinheiro), onde se propaganda que será um futuro museu da música;ora, o local tem num raio de trezentos metros, três parques de estacionamento, tem duas frentes para duas ruas distintas, construir de raíz é fácil porque o terreno está praticamente limpo. Não devería a CMA aproveitar para ali instalar a loja do cidadão totalmente construída para a função?
Não sería esse um passo essencial para recuperar Almada Velha?
Não sería um justo aproveitamento do imóvel e uma justa homenagem ao maestro, concretizar uma obra ao serviço da cidadania?
Tem a CMA, o local, o terreno, a ferramenta, a utilização garantida, preferirá criar mais uma quinta para colocar os seus apaniguados?
Oliveira

Anónimo disse...

O amigo Oliveira quem lhe disse que zarina queria fazer alguma coisa em Almada velha,você deve estar a sonhar poque tudo o que ela fez foi destruir Almada.

Ponto Verde disse...

Votos de Bom Ano , saudações democréticas e blogoesféricas.

Fernando Sousa da Pena disse...

Na última Assembleia Municipal, em flagrante ilegalidade, foi posta à votação uma alteração aos estatutos da CostaPolis.

O ponto não constava da ordem de trabalhos, nem foi entregue qualquer documentação. Foi uma proposta à socapa, clandestina, totalmente à margem do Regimento e debatida em tempo relâmpago fora da hora legal de encerramento dos trabalhos.

Este Polis é uma mina para algumas pessoas e um desastre para o concelho. Mas alguma coisa tem de explicar este consenso PCP-PS-PSD-BE em torno de um projecto insustentável económica e ambientalmente.

Fernando Sousa da Pena disse...

http://almadaxxi.blogspot.com/2010/12/afinal-ainda-ha-margem-para-surpresas.html

rapazote disse...

A gente que se encontra à frente da Câmara, todos autarcas que fazem panelinha com a a Emília e compinchas andam a gozar com Almada e a população.
Temos infelizmente muita gente que não presta um chavo, metida na política em Almada, a começar pelos incompetentes PCs, que os opositores apoiam porque têm interesses nos negócios ou nas situações de privilégio que têm vindo a usufruir, como o POLIS, negócio da china para um grupelho.

zé manel português disse...

A Imprensa, a Comunicação Social que temos, os jornalistas que temos!
Por isso este país é miserável.
Dão mais relevo, anunciam mais (e até exploram) a morte de Carlos Castro que dedicarem algum tempo ao desaparecimento de um homem como Vitor Alves (ele e outros) implicado numa revolução que devolveu a democracia a Portugal.
Bonito não é?

Que porcaria de gente que nós temos a governar-nos e a controlar a comunicação social.
Que esquerda oportunista e degradante!
Que falsos democratas e defensores da liberdade!

Povo Português, o eterno explorado e sacrificado em nome de valores fúteis e do interesse de gangs partidários acolitados na DEMOCRACIA!
Uma escumalha.