segunda-feira, agosto 17, 2009

A FRIGIDEIRA DA PRAÇA DA DESOLAÇÃO

Em...Almada, a Estratégia Local para as Alterações Climáticas do Município de Almada tem levado a Câmara Municipal a criar medidas de adaptação aos novos cenários que o aquecimento global está a criar.
Nesta linha de acção estratégica, a Câmara de Almada tem-se envolvido profundamente na betonização do concelho, construindo por todo lado, onde haja um pedaço de terreno livre.
Na Praça da Renovação (hoje Praça da Desolação), o relvado da placa central foi recentemente substituído, nas "excelentes obras de requalificação urbana", por betão em superfície e em altura, contribuindo para o aumento da temperatura e aridez no local.
A cinzenta massa de betão constitui uma barreira visual a quem está ou se desloca localmente.
É feia, desagradável e estalinista.
Câmara Municipal de Almada: "betão no chão é dinheiro na mão".

21 comentários:

Anónimo disse...

Almada mete nojo, e continuará a ser um nojo!

As pessoas são uma vergonha! É lixo em todo o lado! Porcaria de cão a cada metro de passeio!

Quem gosta de viver no lixo merece o lixo que manda na cidade!

Não mudem a mentalidade e continuarão a ser uma cidade digna de 4º mundo!

Anónimo disse...

A czarina teria dito a este comentador:
o senhor não gosta da sua cidade!
e, de facto quem pode gostar de uma cidade onde se enche a boca num parque que só serve para os que podem deslocar-se lá! onde não há um pequeno jardim em cada recanto! onde a limpeza não existe! onde a falta de cuidado, por tudo o que é público, impera!
onde o que enche o olho são edifícios feios e desajustados ao sítio onde os colocaram!
não, de facto não se pode gostar de uma cidade assim...
se Almada fosse a dos encartes do Expresso ou da propaganda em panfletos, seria bom viver cá e então todos gostariam da sua cidade, assim NÃO!

Anónimo disse...

Ouço dizer que o PS não tem culpas nenhumas... então com que governo é que a MES fez o eléctrico de Almada?
E com que governo é que está a promover a destruição total da Costa da Caparica?
Estão todos enfiados no saco!

Anónimo disse...

Mais um exemplo do que é uma estupidez de projecto!

Que mamarracho!

Mas assim é que está bem!

Com relva gastava-se mais dinheiro!

Primeiro era semear a relva e depois recolocar umas 2 ou 3 vezes. E o dinheirão que se gastava em água para a regar? Temos que olhar pela seca global!
E depois os grandes ordenados que teriam de pagar cortar a relva? Isto não tá fácil! Qualquer dia o relvado do M.Bica vai ser todo betonado e depois logo se vê se será pintado de verde para se parecer com um relvado! Ai Ai...

Pedro Aleixo disse...

A Lógica criada pela actual CMA é a de criar rotundas com espaços verdes quando ninguém se arrisca a atravessar uma rotunda para a usufruir. Onde è possível criar jardins e relva para espaços de lazer e convivo criam pedra. Isto demonstra que cada vez mais comemos com o betão em cima.

Anónimo disse...

Os espaços verdes dão muita despesa.
Se as árvores de folha caduca dão muita despesa substituem-se por arbustos. Talvez as pessoas não reparem que crescem pouco e produzem pouca sombra.
Já quanto à frente de praias está mais desafogada e já pode ser olhada pelo menos do mar para terra.A reposição de areias está a ser eficaz mas a fazer-se todos os anos é preciso gerar receitas que justifiquem o investimento.

Os corruptores activos, que os há por todo o lado, já andarão a estudar estratégias para os diversos cenários que se pôem para o dia 12 de Outubro, enquanto nós nos entretemos aqui a tentar que não consigam ser eficazes?
Saibamos escolher quem seja capaz de resistir às estratégias de quem queira apenas enriquecer.
Nos negócios como no desporto é preciso premiar os empresários que actuam com fair play.
Para ganhar um jogo como para ganhar um concurso é preciso que as regras e a ética política sejam vencedoras.

Saibamos escolher quem tenha humildade de reconhecer a razão mesmo que se trate de não apoiantes.
Quando a vertigem do poder toca os dirigentes poderemos estar à beira do fim do mesmo.
Não terá sido o que aconteceu na questão do Triângulo da Ramalha?

Entretanto os deputados querem ser os primeiros a não morrer com gripe A e se em guerra exigem um bunKer agora toca a comprar máscaras.

Anónimo disse...

Ao anonimo de 17,4:21:00, estou de acordo com tudo o que é dito no que se refere á gestão desta autarquia destruidora da cidade de ALMADA, mas meu caro amigo deve informar-se primeiro do trabalho que é executado pelos jardineiros desta cãmara e verá que não é assim como diz.
Por outro lado deve-se ter em atenção que cerca de 80% dos espaços verdes deste concelho são da responsabilidade de empresas particulares, coisa que me deixa triste já que como jardineiro vejo que não têm profissionais a altura de os conservar.
maiss ainda lembro-me desta ditadora ter dito já vai para cerca de 12 anos numa campanha eleitoral aos trabalhadores que enquanto ela manda-se não entrariam empresas privadas nesta cãmara(ALDRABONA)e dissem eles que são comunistas.
Não que eu esteja contra as empresas privadas, já que criam empregos, mas quando têm responsabilidades e ganham dinheiro dos contribuientes mas não cumprem com as regras dos cadernos de encargos ´s que ver o que está mal, mas o problema é que quem os fiscaliza mama tb do tacho exemplos:Sr. Manuel Rebelo almoços durante um mês á conta do jardim DR. Alberto de Araujo, eng.Souto e tecnico SR. Pereira encarregados de fiscalizar a empresa que está encarregue da manutenção dos jaardins do laranjeiro e feijó a VADECA, só que sempre fecham os olhos com as tais contra partidas.
Mais ficaria por dizer mas por enquanto deixo este pequeno rastilho.
JARDINEIRO.

lumadian disse...

realmente, tenho saudades da antigas praça da renovação!

Anónimo disse...

Aos Cidadãos de Pinhal de Frades e Flor da Mata,

Em 2006, a Câmara Municipal do Seixal submeteu a Consulta Pública o Processo 2/M00-Flor da Mata, em que pretendia através de um Plano de Pormenor, implantar um Bairro Social na Flor da Mata, em zona ambientalmente reconhecida e protegida pelo PDM.
A população refutou a pretenção da CMS, através de Abaixo Assinado e de Contestação, em 14.07.2006, onde expôs os factos, fundamentou os ilicitos, ilicitudes e desconformidades com a lei, que a CMS se propunha executar com aquele projecto. ( vidé http://fradescontestam.blogspot.com)
Até à data, a CMS não cumpriu a obrigação de dar resposta aos cidadãos, conforme impõe a lei, mas as queixas apresentadas pelos munícipes tiveram acolhimento da Provedoria de Justiça, que desde Nov./2006 solicita resposta cabal da CMS, às objecções denunciadas pelos cidadãos.
No decorrer destes últimos três anos, por manobras dilactórias e outros expedientes, a Câmara Municipal do Seixal furtou-se a responder, situação que leva o Provedor de Justiça em 31.03.2009, a determinar um ultimato à CMS.
Em 6.05.2009, em sessão camarária da CMS, a Div de Urbanismo propõe a Delib. nº194/2009, com base em parecer juridico fantasioso e falacioso, onde ” ..É determinado que o procedimento de elaboração do Plano de Pormenor da Flor da Mata, em curso no âmbito do Proc.nº2/M/00, aguarde pela conclusão do processo de revisão do PDM, de modo a integrar a nova estratégia a definir para a área habitacional de Municipio do Seixal”, deliberação aprovada pela maioria comunista(CDU).
Mas em 14.05.2009, o mesmo gabinete juridico da CMS, propõe ao Sr.Vereador Jorge Silva, que notifique a Provedoria de Justiça da deliberação 194/2009, mas já com as verdadeiras razões que levaram à sua propositura “...Através do requerimento...., a Provedoria de Justiça veio reiterar o pedido formulado por ofício de 19.02.2009...,em que solicitava informação sobre -...se foi, ou não,determinada a suspensão, ou declarada a extinção do referido procedimento de planificação(Plano de Pormenor da Flor da Mata)-”
Ora, a nova situação inventada pela CMS, de continuar a não responder aos ilicitos do processo e ”aguardar...”, é na prática a de transferir um procedimento de um instrumento de gestão territorial(Plano de Pormenor), para outro (PDM).Mas o que é ilegal para um, não passa a ser legal ao transferi-lo para outro, e significa que a Câmara Municipal do Seixal pretende manter os ilicitos que os municipes reclamam, para os fazer passar enganosamente, no embrulho global do futuro PDM.
A força politica que apoia a gestão da CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL, capciosa e ardilosamente não desiste de levar avante as ilegalidades denunciadas, e optou por este novo expediente diláctório, que já não engana ninguém.
Este processo vem demonstrar que cabe aos cidadãos lutar pelos seus direitos, e que é possível contrariar os abusos do poder daqueles que pensam que podem querer, poder e mandar ao serviço de interesses obscuros, à revelia da qualidade de vida dos cidadãos.
Tentaremos manter a população informada, nomeadamente através do Blog http://pinhalfrades.blogspot.com

EXERCE OS TEUS DIREITOS DE CIDADÃO - VOTA

Anónimo disse...

Uma pergunta ao anónimo de Segunda-feira, Agosto 17, 2009 8:45:00 PM

Onde estão os jardins no Laranjeiro? gostava que me enumera-se quais são esses espaços verdes de que fala?

Deixo a realidade do que se passa nesta freguesia de Almada...

Plantaram arvores na Av. 23 de Julho, muitas já foram arrancadas por vandalismo e pelo vento, mas não voltaram a ser repostas,

Alguns dos poucos canteiros que existem não são limpos das ervas que vão crescendo,

Os passeios soltam-se as pedras e ficam assim,

As ruas estão cheias de lixo, são limpas quando o Rei faz anos,

Assim vão os espaços verdes e as ruas no Laranjeiro.

Um habitante do Laranjeiro que adorava ver a sua terra bem cuidada!

Lear disse...

É assim meus caros,
De todos os defeitos da CMAlmada, os maiores deles são o laxismo e o desleixo.
Nada se conserva, nada é mantido, fica tudo em auto-gestão.
Mesmo todo o espaço canal do MSTejo que noutra terra estaria bem tratado, aqui está deixado ao abandono: é a falta de árvores e o crescimento de ervas em todas as caldeiras, é a falta de pinos para evitar o estacionamento selvagem, são as calçadas em mau estado, é a falta de flores que foram prometidas, etc.
Durante as férias andei um pouco pelo país e pude constatar que em todas as localidades, maiores ou menores, mais pobres ou mais ricas, há flores em todo o lado. Já repararam que na nossa terra não há flores, nem mesmo nos poucos parques existentes?!
As únicas de que me lembro são na Costa no separador central da alameda Costa-Trafaria.
É também por estas pequenas grandes coisas que se vê a qualidade do trabalho de uma autarquia. Mas MES não tem qualquer tipo de apreço por este tipo de coisas e de muitas outras.
MES é um puro produto da formação estalinista que foi a sua, e não consegue ir mais além das suas manifestas limitações como autarca e, segundo parece, como pessoa.

Anónimo disse...

É horrivel o que andam a fazer a tornar ALMADA que até tinha alguns espaços verdes, rotundas com flores e relva,em um GRANDE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE BETÃO E ESTATUAS COMUNISTAS EM FERRO! QUE FALTA DE GOSTO! Assim ja não têm de ter o trabalho de mimar os jardins espalhados por ALMADA e é ver esta cidade cinzenta, este CAMPO DE CONCENTRAÇÃO que almada esta se a tornar. É UMA VERGONHA como ESSAS ESTATUAS DE ALGUM ESCULTOR COMUNA amiguinho da presidente q são vergonhosas como a da rotunda do centro sul q é odiunda sem falar da nova rotunda perto do pragal com aquelas maquinas fabrris e aquele barco eclaro.... cheio de pedras e betão... A RELVA QUE LA ESTAVA ESTAVA LHES A FAZER CONFUSÃO! QUE VERGONHA!OU na costa aquelas praças cheias betão com um canteiros ridiculos com arvores com ar doente, sem relva sem nada, ja ta o betão todo grafittado e partido.... EMILINHA METES NOJO

Lear disse...

O escultor de que o anónimo de Terça-feira, Agosto 18, 2009 10:46:00 AM fala, tem nome: é o camarada José Aurélio. Como o dito camarada só trabalha em aço, em Almada só há esculturas daquele material.
Fica tudo dentro do partido.
Para mim, é insustentável que Almada permaneça da forma como vai: grão a grão esta gente destrói esta terra.

Anónimo disse...

Não há estacionamento selvagem em Almada.
O que há é autarcas com comportamentos selvagens, que tomam decisões selvagens.
Há que chamar os bois pelos nomes e não andarmos com paninhos mornos a tentar considerar como pessoas, gente que não merece a designação.
Almada está morta. Os abutres continuam a comer a carne do banquete aos almadenses.
Está aberta a época da caça ao voto.
Vamos dar um valente pontapé no traseiro nos inúteis e dizer-lhes:

NUNCA MAIS NOS ENGANAM!
Fora com os autarcas "estrangeiros" incompetentes.

Anónimo disse...

Estacionamento selvagem? Onde? Não me façam rir! Por favor que eu não aguento!

Nunca foi tão bom! Estaciono onde quero e me apetece, desde que não seja na faixa de rodagem, tudo serve!

Não se preocupem estacionem à vontade onde quiserem.

Mas deixo uma ressalva: Façam isso das 18 às 9 da manhã durante a semana, e ao sábado a partir das 14 até segunda às 9!

Isto porque não vá alguém algum Ecalma acordar mal disposto e lembre-se de vos chatear, mesmo sem razão, sem direito de causa...

E digo baixinho porque não tenho a certeza...penso que seja ilegal a ecalma bloquear os carros e rebocá-los!

Informem-se antes...ainda não tenho a certeza mas penso ao que já li em outras autarquias só a polícia pode tocar no vosso carro.

Anónimo disse...

Na freguesia da Cova da Piedade, no lugar onde estavam dois pequenos relvados, com arbustos e árvores, está agora calçada e logo apareceram os automóveis estacionados em cima do passeio.

O Chefe da Estação disse...

Anónimo de terça-feira, Agosto 18, 2009 2:28:00 PM, confirmo que a ECALMA não tem legitimidade para rebocar viaturas. Apenas para bloquear e mesmo assim só em situações de infracção ao código de estrada.

Anónimo disse...

Bem me parecia!

Em que situações isso pode acontecer?

Parar na faixa de rodagem?

E os que estão estacionados no passeio? Já vi imensos a serem bloqueados!

O Chefe da Estação disse...

Caríssimo anónimo de Agosto 18, 2009 4:20:00 PM, a menos que haja um acordo entre a ECALMA e a PSP onde tenha ficado estabelecido o contrário, apenas esta pode proceder a bloqueios.

O Chefe da Estação disse...

Quando digo "esta", refiro-me a PSP.

Anónimo disse...

Quem mais refila não mora em Almada
Só aqui estão para lançar a confusão e dizer mal de tudo