terça-feira, junho 28, 2011

Posição Política Inconsistente e Viscosa?

Em...Almada, segundo notícia vinda a público no Jornal da Região 21-27 Junho 2011, o PSD Almada, que anteriormente havia permitido a aprovação do Plano e Orçamento da ECALMA (a Empresa Municipal de Estacionamento e Circulação de Almada), parece que quer, agora, três semanas depois, acabar com a ECALMA.
Segundo o mesmo jornal, o PSD vai propor a extinção da ECALMA e que as funções desta passem a ser executadas pela Divisão de Trânsito da Câmara.
Baralham e dão as cartas todas de novo à patroa, para continuar a fazer o mesmo jogo viciado de sempre.
Está-se a ver que os funcionários da ECALMA pssarão para a Divisão de Trânsito da Câmara, as metodologias de actuação manter-se-ão, nada resolvendo.
O PSD continua a deixar a chave do galinheiro na mão da raposa e esta a gozar do privilégio de se atirar às galinhas sempre e quando quiserPassar as funções da ECALMA para a Divisão de Trânsito da Câmara (DTC) é só uma questão de mudar o nome às moscas. Faz lembrar o final dos anos 60 quando o Prof. Marcelo Caetano extinguiu a PIDE e criou a DGS cujas funções eram as mesmas, passando para esta as funções e pessoal da PIDE.
Extinguir a ECALMA e passar as funções para a DTC é permitir a continuidade da prepotência da Câmara sobre os munícipes, automobilistas, comerciantes e moradores e, a bagunça no trânsito e circulação viária no centro de Almada, com uma zona pedonal à vontade da presidente onde continuarão a circular, automóveis, bicicletas, autocarros, veículos pesados, composições de comboios e até pessoas!
Manter-se-á assim com o apoio da oposição a indefinição na zona pedonal, para gozo pessoal da presidente e menosprezo pelos almadenses e Almada.
Se a ECALMA fosse extinta e a Polícia de Segurança Pública (PSP) tomasse conta do trânsito acabava-se com a bagunça e palhaçada da presidente relativa ao trânsito.
A PSP teria de ter um comportamento uniforme e não discriminatório. Aqui, a hoje apelidada zona pedonal da presidente teria de ser definida de uma vez por todos: ou é zona pedonal ou não é!
Esta situação - PSP a tomar conta do trânsito - não interessa à Presidente da Câmara também por outra razão. Ela sentir-se-ia perdedora do seu poder absoluto e discricionário e da infûência de seu reinado, porque não mandaria na PSP como manda e dispõe dos funcionários municipais (sejam da ECALMA ou da DTC).
Entrava numa preocupante angústia interior e em conflito consigo.

3 comentários:

soliveira disse...

A situação de perda de soberania é só um dos obstáculos mas, o maior seria sem dúvida a intransigência da PSP em fazer respeitar a dita zona pedonal. Aí, sem dúvida, mesmo os poetas que com afinco defendem a zona para trotear, começariam a atribuir à czarina o desconforto de, nem em situações excepcionais, poderem levar a carrito. A poesia depressa viraria vozearia e, se calhar, da grossa.

Anónimo disse...

Hoje assisti a uma coisa fantástica na zona pedonal da nossa CMA.
Uma mota a circular alegremente em contramão numa parte da zona pedonal...em que diga-se em abono da verdade...andam tantos carros, que parece sempre hora de ponta...
O problema disto tudo é que ou é zona pedonal (com todas as limitações exigidas) ou não é.
Agora fazer de conta que é e não é...não lembra ao diabo...

Anónimo disse...

Este PSD é uma comédia...