segunda-feira, novembro 22, 2010

A Insegura "segurança" que temos

Em...Almada a segurança pública dos cidadãos e bens parece ser uma brincadeira para os responsáveis pelo concelho, porque toca aos outros.
Os roubos e assaltos sucedem-se, a polícia de vez em quando faz um "raid" num ou outro local do concelho e prende indivíduos.
Danifica-se a propriedade privada, há agressões, ataques e roubos a cidadãos, ocorrem violações, mortes violentas, mas há quem continue a dizer ( Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Maia: "a criminalidade no concelho decresceu 4%) que este é um concelho seguro, que não há razões para alarme, nem para alarmismos.
Disse ao Jornal da Região (2-8NOV2010), o presidente da Junta de Freguesia do Pragal: que os estudos de opinião realizados regularmente pela Universidade Católica sobre segurança, "colocam Almada como um dos concelhos mais seguros".
Também ao mesmo Jornal, a subcomissária da PSP de Almada afasta a ideia de um concelho inseguro. Segundo Sofia Gordinho, excepto o caso de violação, os casos que têm ocorrido "estão dentro dos índices normais".
Será que as vítimas se consideram satisfeitas ou podem ficar tranquilas porque o que ocorreu com elas está "dentro dos índices normais"? Tiveram foi azar de ter acontecido com elas!
Prometeu-se por várias vezes (nomeadamente a presidente da Câmara), há anos, a abertura da antiga Esquadra de Polícia em Almada Velha e até hoje não se concretizou.
Falou-se tanto no policiamento de proximidade, como realidade, mas os cidadãos não conseguem ver quaisquer polícias na rua.
Enfim, a segurança em Almada tem o lema: Deus por todos e cada um que cuide de si.
Estaremos em presença de "campanha" de banalização do crime, dos assassinatos, dos assaltos, da violência, dos roubos, das agressões a cidadãos na via pública, da exclusão social?
Os jornais nacionais e locais vão noticiando algumas ocorrências.
Em todo o concelho, como em Almada Velha é assim ou pior:
clique nos doc.para aumentar e ler
Notícias de Almada 12NOV2010
Laranjeiro e Pragal:
Notícias de Almada 05NOV2010
Costa da Caparica, Monte de Caparica e Almada:
Notícias de Almada 05112010 Costa da Caparica: Notícias de Almada 05NOV2010
Pragal:
Notícias de Almada 19NOV2010
Costa da Caparica:
Noticias de Almada 191NOV2010 Almada: Notícias de Almada 19NOV2010 Monte de Caparica: Notícias de Almada 19NOV2010
Os almadenses também estão muito preocupados e apreensivos com a situação. Só os democratas do executivo e a "oposição construtiva" PS, PSD e BE não estão.
Notícias de Almada 12NOV2010
Enquanto estas cenas e outras mais graves se sucedem, cada um dos elementos do triunvirato da "oposição pipoca" almadense vai-se alternando em acusações para o lado, responsabilizando-o por apoiar o actual executivo e lhe servir de base de sustentação.
Provavelmente cada um deles tem a sua razão: faz uso do seu coeficiente de partilha negociado com a presidente da Câmara, a dona das pipocas, para garantir a "maturidade democrática" daqueles que exploram os cidadãos, quando deveriam trabalhar para o bem comum.
Quando as pipocas estão na mão da dona, esta faz delas o que quer. Depois, é só uma questão de disfarce ou vulgar retórica , dizendo que se faz "oposição construtiva", "oposição consciente", "oposição com sentido das responsabilidades", enquanto se olha para o umbigo ou se defende interesses partidários.
O que é ser oposição responsável?
Que tem feito e faz o Trio da "OPOSIÇÃO PIPOCA"?

4 comentários:

Anónimo disse...

Em Almada so se trampa!

Anónimo disse...

Sou emigrante dos USA, e investi algumas das minhas poupancas no concelho de Almada. Que tristeza,que desiluzao!

Podem ter certeza, que eu nao aconselho os meus amigos ,de New Jersey , a invistir em Portugal. Sobretudo , em Almada nem mais 1 chavo.............

Caro blogger do Emalmada, arreie ,para baixo,nesses incompetentes da autarquia comunista de Almada. Esta cidade merece mais. Fora com a escumalha!

Anónimo disse...

Há qualquer coisa de estranho em tudo isto.
Já há bastante tempo que vem sendo denunciado nos blogues de Almada a favela que está a crescer nas Terras da Costa, mesmo à entrada da Costa de Caparica (em frente ao cemitério, do outro lado da via rápida).
E nada tem sido feito, a autarquia assobia para o lado, certamente à espera de eleições, no sentido de criar ali um polo de votantes no partido da senhora, e os habitantes do concelho de Almada que se lixem...
Só queria que me explicassem o porquê, qundo teria sido fácil deitar abaixo meia dúzia de barracas.
Agora não sei como será, quem "mora" lá vai querer uma casa nova, e depois o partido da senhora vai dizer que foram eles os obreiros das casas novas.
Tudo isto me cheira a um passado recente, com o bairro do campo da bola e o outro perto de S.joão.
Porque é que ninguém desmascara os politicos do PC?

Anónimo disse...

Falta um notícia:

Automóveis incendiados na Quinta da Alegria em Almada.

Ao longo dos últimos meses já foram incendiados 2 automóveis, sendo um deles de uma pessoa inválida, e vários ecopontos ao longo das ruas e pracetas deste bairro.

A população cala-se perante a ameaça de que se for avisada a Polícia irão acontecer mais atos de vandalismo e destruição da propriedade das pessoas nesse bairro de Almada!