quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Siga a Festa (Virtual) !

Em...Almada, a propaganda virtual da Câmara Municipal para apresentar o concelho como modelo em qualidade de ambiente já ultrapassa as fronteiras.
A insinuação permanente para convencer com balelas, além fronteiras, que Almada é exemplar na defesa do ambiente atinge o ridículo, para quem conhece a cidade e a sua vida quotidiana.
Lemos a notícia reproduzida abaixo, no Sapo e não resistimos a esta pergunta:
Porquê andar a enganar os almadenses e além fronteiras, com situações que não são verdades?
imagem de parte da zona pedonal de 16.000 m2 no centro de Almada
Ambiente: Almada é única cidade portuguesa candidata a prémio europeu 18 de Fevereiro de 2009, 18:37 Almada é a única cidade portuguesa no lote das três finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2009. A cidade da Margem Sul do Tejo compete agora com duas capitais europeias.
Este prémio, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, procura distinguir o esforço das cidades europeias na promoção da mobilidade mais sustentável. A cidade de Almada já se encontrava no ranking elaborado pelos especialistas que escolheram as dez autoridades locais mais empenhadas na dinamização da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) no ano passado. Da lista de dez cidades foram agora escolhidas três finalistas e Almada integra essa escolha, juntamente com Budapeste, capital da Hungria, e Zagreb, capital da Croácia. A cidade vencedora será anunciada em Bruxelas no dia 23 de Fevereiro. O tema da SEM em 2008 foi «Ar Puro para Todos» e, no concelho de Almada, realizaram-se diversas actividades, entre elas o Dia Europeu sem Carros. O júri do prémio avaliou também as acções de carácter permanente, tais como a conversão de uma área de cerca de 16 mil m2 no centro de Almada para zona pedonal, o lançamento de uma campanha de monitorização da qualidade do ar e a apresentação de viaturas eléctricas que compõem a frota municipal.
Notícias Sapo

Pergunta-se:

Será que o Júri sabe ou conhece as características de tal zona pedonal?

Será que o Júri sabe que naquela suposta zona pedonal circula um comboio a 60 Km /hora, que se cruza com peões e viaturas auto?

Será que o Júri sabe que esta zona pedonal onde circula um comboio, viaturas ligeiras e autocarros de transportes públicos, não há passagens de peões sinalizadas?

Será que o Júri sabe que nessa suposta zona pedonal há passagens de nível sem guarda?

Será que o Júri sabe quantas pessoas já sofreram acidentes com o comboio e viaturas auto naquela zona pedonal desde que o comboio começou a circular?

Será que o Júri sabe quanto ridícula é aquela zona pedonal?

Será que o Júri sabe que a poluição ambiental (gases e ruídos) aumentou na área envolvente?

Será que o Júri sabe que os almadenses residentes e não só, são obrigados a fazer maiores percursos de automóvel para chegar a casa, aumentando o consumo de gasolina e a emissão de maior quantidade de CO e CO2?

Será que o Júri sabe que a qualidade de vida dos almadenses piorou depois da entrada em funcionamento do MST no meio do principal eixo viário de Almada?

Será que o Júri sabe que com a falsa defesa do ambiente a Câmara Municipal de Almada destruiu a actividade comercial no centro de Almada, atirou para a falência estabelecimentos comerciais e aumentou o desemprego?

Será que o Júri sabe que tal zona pedonal é zona morta da cidade?

Será que o Júri sabe que aquela zona não é uma verdadeira zona pedonal, nem poderia ser face às caracteristicas urbanas da cidade que a Câmara não soube respeitar?

Será que o Júri sabe que na cidade de Almada a limpeza urbana não se faz com eficácia e eficiência, que os passeios estão esburacados e com calçada defeituosa?

Será que o Júri sabe que os contentores de lixo em Almada não são lavados, assim como as ruas e avenidas?

Será que o Júri sabe que os grafittis em Almada inundam paredes de construções, muros e edifícios?

Será que o Júri sabe que a zona pedonal fica alagada quando chove?

Será que o Júri sabe que há pouco tempo se acabaram obras no centro de Almada e agora já se estão a abrir buracos para reparar as asneiras feitas?

Será que o Júri sabe que o Dia Europeu sem Carros gerou o caos na actividade da cidade e que por isso agora é deslocado para zonas "mortas" do concelho?

A Câmara Municipal de Almada não pode continuar a enganar os almadenses nem deve dar no exterior uma imagem deturpada do que é a vida vivida e a qualidade do ambiente em Almada, para se vangloriar que ganhou galardões ou posição de destaque num ranking inter cidades.

Não é honesto comprometer Almada e os almadenses com imagens virtuais. Almada precisa libertar-se desta publicidade enganadora para bem do concelho.

Os actuais autarcas deveriam ser comedidos e correctos, fornecendo só informações verdadeiras ao Júri.

Haja o mínimo de bom senso e honestidade nestas coisas. A democracia assim exige, até para que outras cidades europeias, que efectivamente defendem o ambiente, não sejam prejudicadas.

Almada é um blá blá, um faz-de-conta em ambiente.

29 comentários:

Anónimo disse...

vocês são mesmo atrasados!

Anónimo disse...

O autor do blog realmente atrasou-se um pouco na divulgação da notícia.
Acho que ele tem de ser mais célere.

Anónimo disse...

A guarda cossaca da czarina voltou!
E estão assanhados!!!
Já os vi em acção noutros contextos e estão com o freio nos dentes e com os cascos a raspar no asfalto!
Vamos ver como vão reagir nos próximos dias...

Anónimo disse...

Gosto sobretudo do título:

«Ambiente: Almada é única cidade portuguesa candidata a prémio europeu».

Em primeiro lugar, é preciso que se diga que o critério essencial de escolha foi o esforço e a qualidade na dinamização da Semana Europeia da Mobilidade 2008. Que pouco tem que ver efectivamente com o ambiente.

Depois, fazer notar a profunda contradição entre as tentativas mais ou menos conseguidas de criar uma zona pedonal no centro da cidade (com muitos disparates técnicos pelo meio), com um urbanismo de péssima qualidade no resto do concelho, em que os desígnios do betão abraçam alegremente o lixo, o espaço público descuidado e vandalizado e a destruição da paisagem.

Por fim, uma ironia de quem se diz amigo do ambiente (sobretudo no folclore do politicamente correcto) e se prepara para arrasar área natural protegida em nome do renascimento de uma estrada-cadáver reprovada pelo Tribunal.

A Senhora Presidente já havia ameaçado que a Via Turística se faria e que não seria um tribunal a detê-la. Neste país de faz-de-conta já se percebera que assim aconteceria

Anónimo disse...

A foto do post caracteriza bem a zona pedonal de Almada.

Irá o Juri do concurso deixar-se enganar com a música da MES?

Mais uma vez se vê existir uma grande diferença entre o que diz a presidente e a realidade de Almada.

Se isto não não é mentir, o que será?

Anónimo disse...

A ideia de entrar em contacto com a organização que premeia este tipo de eventos e apresentar documentos que provem a artificialidade desta autarquia, sería boa se feita em tempo; agora, meus amigos, é tarde de mais.Mesmo que Almada fique em terceiro lugar visto que é uma das três finalistas, a czarina vai utilizar o resultado sempre como uma vitória. Veja-se como é fácil enganar uma instituição internacional que ingénuamente parte do principio que a honestidade é parte intrinseca de todos os respresentantes autárquicos pela Europa fora.
Oliveira

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Ó SR.BRUNO JÁ AQUI FOI EXPLICADO O QUE É UM ANÓNIMO E QUAIS AS RAZÕES DE TAL ATITUDE.

ACHA QUE ALGUÉM, FUNCIONÁRIO DA CÂMARA, COM SEU NOME PRÓPRIO IRIA FAZER AQUI COMENTÁRIOS DESFAVORÁVEIS À SUA PATROA?
POR FAVOR NÃO SEJA INGÉNUO OU BRINCALHÃO.

NÃO INSISTA, OU NÃO COMPREENDE? QUER MAIS EXPLICAÇÕES?

SR. BRUNO, SERÁ BRUNO UM PSEUDÓNIMO?
SE CALHAR ATÉ É!
E DAÍ ATÉ NÃO. ASSIM FICA BEM VISTO E MAIS COTADO ENTRE OS SEUS CORRELIGIONÁRIOS.

SR. BRUNO, O SR.COM SUAS FALINHAS MANSAS DE PROPAGANDISTA, NÃO ME ENGANA.
EU VOTEI P.C.P. MAS ESTE TAMBÉM NÃO ME ENGANA MAIS. NEM ELE NEM NENHUM PARTIDO. JÁ APRENDI.
PARA ALGUMA COISA HÃO-DE SERVIR OS ERROS.
MAS NÃO ME VOU ABSTER, PODEM CRER. ISSO SERIA DAR UM VOTO À M.E.S.
VOU VOTAR, SIM, NUM PARTIDO QUE EU ACHE MENOS MAU.
AGORA. NO P.S.D. NÃO VOTAREI DE CERTEZA!...

Quarta-feira, Fevereiro 18, 2009 6:08:00 PM

Anónimo disse...

Um bom exemplo de como se fizeram muito mal as coisas nesta cidade, passei na rua Capitão Leitão, e comerciantes penduraram no meio da rua um cartas a dizir( precesa-se clientes )entre o zona pedonal a encalma e o pouco estacionamento que á este é o resultado.

Anónimo disse...

Em relação a este cartaz,hoje por volta das trez e meia da tarde,vieram os funcionarios da cma e, retirarão o dito cartaz,isto é maior exemplo da democracia nesta cidade.

Anónimo disse...

Essa é boa!!!

Democracia ao melhor nível!

Anónimo disse...

A "democrata" Maria Emília anda desatinada e desesperada com o desmacarar da falsa democracia e da gestão das contas da câmara que diz fazer ao minuto.
Vê fascismo em todo lado e já não dorme tranquila.
Assim se explica mandar retirar o cartaz colocado por comerciantes da rua capitão leitão a denunciar a má gestão e os erros que cometeu, vitimizando outros e Almada.

Anónimo disse...

E que tal aquela proposta de alteração do PDM, no Monte?
Já sabem disso?
Porque será?

É na Quinta da formiga, sabem?

Anónimo disse...

Acham que as bandeirinhas ali do lado apenas sabem o nome da localidade de onde falamos?
Eu acho que não!
Vamos lá dizer o mesmo que diremos quando estas máscaras caírem.
Honremos a democracia e a liberdade de expressão.

Anónimo disse...

O MST esteve parado esta noite durante cerca de uma hora.
Na Bento Gonçalves estiveram paradas três composições no sentido Cova Piedade-Almada.
Que aconteceu?
Mais um acidente?

Anónimo disse...

Qual a candidatura que se atreve a anunciar três medidas concretas:
1- Dissolver a Ecalma acabando com o estacionamento pago e fazendo regressar a PSP à cidade.
2-Fazer obras de alargamento da principal avenida de Almada repondo a circulação em duas faixas em todo o seu troço, ao mesmo tempo que impõe ao MST as regras de circulação que tem qualquer veículo urbano com respeito por passadeiras, semaforos e demais sinalética.
3-Transformar a área pedonal existente e criar pequenas áreas pedonais em ruas adjacentes com acesso fácil e estacionamento complementar.
A candidatura que prometer estas três pequenas medidas tem o meu voto.
Oliveira

Anónimo disse...

Almada necessita de uma candidatura que enalteça e dignifique a cidade e o concelho.
Uma candidatura que não faça favores a MES.
As cndidaturas já anunciadas não têm capacidadade nem elan para serem alternativa. São candidaturas envergonhadas e comprometidas com as situações que se vivem em Almada, sendo oriundas de partidos que não mostram dinâmica nem interesse por Almada.
Se o tivessem feito, Almada não seria a trapalhada e a farsa que é hoje,nem assistiamos a que a cidade mais porca do país se candidata a um prémio europeu de defesa do ambiente.

Estamos corsos de mascarados.

Anónimo disse...

"Estamos fartos de corsos de mascarados", queria dizer.

Anónimo disse...

A proposta do amigo Oliveira, é uma boa proposta para qualquer candidato,agora duvido muito que se atrevam a fazer uma proposta desse tipo.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do amigo Oliveira.
É nesse eventual candidato que a minha família votará!

Anónimo disse...

Omtem ocorreu um choque entre o MST e um autocarro na Rotunda dos bancos.Como conseqência o metro esteve parado mais de 50 minutos.

Anónimo disse...

Oh Oliveira, candiate-se homem! Você e o seu amigo que faz suas as suas palavras, já são dois! Candidate-se, homem! Pelo menos teria garantido o voto de uma família inteira (imagine-se, o seu amigo fala pela família toda! Serão muitos?).

Já chega é de bocas inconsequentes... vocês são mesmo atrasados!

Anónimo disse...

Ocorreu hoje um choque entre quatro automóveis na A2. Não sei quanto tempo o trânsito esteve interrompido ...

Anónimo disse...

Os boys da Emília andam aqui a fazer o seu trabalhinho sem disfarçarem o nervosismo que grassa nas hostes proletarizados exploradoras dos almadenses.

Anónimo disse...

Ninguém se preocupa com a golpada que vão dar no Monte, com a alteração ao PDM?
Afinal a política, a sério, não é de todo o vosso interesse!
Mas dar sapatadas nas oposições, isso sabem!
Ai,ai...

Anónimo disse...

Homem, conte lá o que vão fazer ao Monte na revisão do PDM, ou não quer revelar o segredo?

Anónimo disse...

Anónimo de Quinta-feira, Fevereiro 19, 2009 6:15:00 PM

Trata-se de um novo empreendimento urbanístico.

Anónimo disse...

Já li a declaração de voto contra do PS e cheira-me a mais uma negociata da MES... atenção que vem lá mais betão, mais desordem, mais caos urbanístico.

Anónimo disse...

Mas será que é alguma surpresa? Alguém anda distraído há tantas décadas?

Anónimo disse...

Não é só no Monte que vai haver golpada, quem é o canditato que tem tomates para parar a expansão urbanística do concelho e para apostar na renovação e requalificação urbanística a partir dos núcleos urbanos já consolidados. Almada envelhece, as casas e prédios envelhecem, as empresas e serviços saem do centro da cidade para as novas áreas urbanizadas, as novas gerações vão viver para para fora da cidade, para urbanizações amorfas na sobreda e charneca e corroios, são projectados e construídos km de novas redes de infraestruturas quando as que existem ainda não atingiram a sua plena capacidade, são gastos litros de combustível em deslocações de veículos de recolha de resíduos domésticos e de transportes públicos, quem vai pagar esta factura ambiental e económica