sexta-feira, setembro 16, 2011

Mais uma brincadeira municipal

Em...Almada, a Câmara Municipal, embora mantenha as ruas de Almada muito porcas apesar dos almadenses pagarem tarifas camarárias para a limpeza urbana, entre outras brincadeiras de diversão realiza anualmente aquilo que apelida Dia Europeu sem Carros, para defender o ambiente, diz.
Um contradição, quando revela ineficácia e ineficiência na recolha de lixos domésticos e na limpeza urbana.
O teatro montado para o Dia Europeu sem Carros é uma das fórmulas com que engana os europeus que lhe atribuem prémios só por desconhecimento da realidade que se vive por aqui.
Este ano as artérias urbanas fechadas ao trânsito para esta peça de teatro, são ruas da freguesia do Pragal onde só circulam e estacionam carros de moradores. A zona é exclusivamente residencial (a vermelho na imagem) e maioritariamente de construções antigas.
clique sobre a imagem para aumentar

Imagem do Folhetim da CMA - CDU/PCP (Set2011)
A representação todos anos tem sido tão patética, depois de se ter realizado em ruas de maior movimento no início destas comemorações, que a Câmara já se esconde dos cidadãos e faz esta brincadeira para cumprir calendário e enganar europeus e outras cidades que realmente têm qualidade de vida e têm obra digna na defesa do ambiente e das pessoas.
Almada é um caso único no mundo: têm uma zona pedonal atravessada por um comboio, onde não existem passadeiras para peões e onde estes perdem a prioridade sobre o comboio.
O comboio tem sempre prioridade, atropela, estropia, incapacita e mata pessoas. A culpa é sempre do cidadão porque a Câmara decretou que ali o transeunte está abaixo de cão.
Como é que uma Câmara que impõe esta situação aos seus munícipes ainda é premiada?
A perversão de valores morais, éticos e cívicos, cultivada e usada por autarcas é uma arma perigosa, nas mãos destes, contra os direitos e a vida dos cidadãos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Isto é tudo para inglês ver, quer dizer é para consumo dos trouxas aqui do burgo...

Anónimo disse...

A zona sem carros este ano é uma anedota...

Joao Marques disse...

Anedota, foi o que realmente foi! Numa zona votada ao abandono, passam-se meses em que não passa uma vassoura por aquelas ruas, as ervas nascem como se fossem árvores, foi ver nas semanas que antecederam a anedota, o limpar de passeios e espaços verdes... e no dia 22 um regalo para a ECALMA a rebocar as supostas viaturas que no folheto dizia que era permitida a sua circulação no sentido de saída da zona da anedota... ao saír de casa deparei com o meu carro prontinho a ser rebocado, às 7:45 h... o meu carro é a minha viatura de trabalho, não é um luxo.

Joao Marques disse...

Venham visitar agora o lugar da anedota deste ano para ver no que voltou a ser...desde esse dia nem mais uma vassoura passou naquelas ruas...