sexta-feira, outubro 29, 2010

Caos e Insegurança Pública em Almada

Em...Almada, casos como este não são de agora.
Há muito tempo que os almadenses assistem a um crescendo de violência urbana, que os deixa assustados e apreensivos quanto ao seu futuro e sua segurança, quanto à segurança de crianças, de idosos e indefesos.
Isto vem acontecendo num concelho dito de Abril pela presidente da Câmara - Maria Emília de Sousa - e comunistas. É este o concelho onde os munícipes e cidadãos são constantemente assaltados na via pública, dentro de transportes públicos, estabelecimentos e nas suas residências, onde os munícipes vêm sendo roubados diariamente num concelho e Câmara de boas contas. Somos roubados.
Acontece num concelho que tem um Conselho Municipal de Segurança presidido por um serralheiro mecânico sem qualificação para o cargo e funções e uma presidente de Câmara também sem qualificações pessoais para o desempenho, que recusa comentar a onda de assaltos no concelho, que vira costas aos reais problemas dos munícipes e da terra.
Não basta ser operário ou dizer-se comunista para ser competente. É preciso mais alguma coisa, sentido das responsabilidades, sentido de prestar serviço público, sentido do dever acumprir, para não andar a enganar os cidadãos ao serviço de interesses partidários ou pessoais.
Almada não pode continuar nas mãos de incompetentes e/ou de oportunistas.
A vida e a segurança das pessoas é um bem muito maior que os interesses partidários ou pessoais de quem está no poder, quando tudo ou quase tudo que faz ou diz tem o propósito da manutenção do poder e o domínio cacique do partido, seja ele qual for.
Ocorrências deste tipo são muitas e diárias neste concelho, muito embora as pessoas não se queixem na Polícia ou GNR, porque é verdade, são desmotivadas a fazê-lo, às vezes pelas próprias autoridades, porque nada vão conseguir com a queixa.
Embora nem todas ocorrências sejam objecto de publicação, desta vez o Correio da Manhã publicou:
clique na imagens para aumentar e ler
A posição da "inocente e imaculada" presidente da Câmara quando questionada sobre a onda de assaltos, é gira ( este é o termo mais adequado), pela indiferença, irresponsabilidade e manifesta falta de respeito pelos cidadãos e munícipes que deixa escapar.
A "madama" escuda-se no silêncio. Silêncio que podemos interpretar como a exteriorização da sua incompetência para gerir o concelho e o estar longe dos problemas que a população sente.
Este é o outro lado desta, que se diz comunista, que faz o choradinho da miséria junto dos mais carentes para lhes "apanhar" o voto, mas que se está nas tintas para todos.
Só lhe interessa o dinheiro para as boas contas que diz ter na gestão. Talvez seja por esta inocência e candura que a Igreja ou certo sector da Igreja em Almada, vê nela uma "santa" e nos vereadores que a apoiam,"apóstolos".
Quanta falsidade e ausência de vergonha!
É urgente que a oposição, nomeadamente o PS e o PSD deixe de andar a hibernar e a fazer o jogo da Presidente da Câmara, que acordem (PS e PSD) e "partam a loiça toda", deixem de se desculpar com os amigos do BE da Maria Emília.
Desmascarem a incompetência reinante, com honestidade: Trabalhem para a apear e, para servir com dignidade e honra Almada e os almadenses.
Que a oposição PS e PSD veja o mal que anda a fazer a Almada não denununciando a incompetência, não fazendo oposição junto dos almadenses, não sentindo os problemas dos munícipes.
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

7 comentários:

Anónimo disse...

Então não é a czarina a protectora dos pobrezinhos?, não é a czarina que quer construir mais bairros 'guetos', para juntar no mesmo sitio estes verdadeiros pobres da sociedade?
Veja-se o discurso dos amigos da czarina,(Caridade versus cana de pesca. Como em tudo na vida, também nas estratégias para acabar com a pobreza há várias escolas de pensamento - algumas antagónicas. Carlos Carvalhas e Odete Santos partilham a militância no PCP e acreditam na lógica de dar ao pobre a cana de pesca e não o peixe.)in: " http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=43295 "
no entanto a nossa czarina é neste aspecto uma verdadeira mestra, ela sabe que se der a cana, estes pobrezinhos que roubam, violam e quem sabe até pintam muros com mensagens politicas, ainda aprenderão a pescar e deixam a necessidade do subsidio para trás, assim, a czarina dá-lhes casa, rendimento minimo, e ensina-os: estão a ver?, se não fosse o pc eram uns desgraçados, não se esqueçam na hora do voto.
Que eu, que suporto isto com os meus impostos seja ao mesmo tempo vitima da politica da czarina, a ela, isso não importa.
Oliveira

Fernando Sousa da Pena disse...

O deputado do CDS Nuno Magalhães já questionou por várias vezes governo e município, através de requerimento parlamentar, para a grave situação de insegurança em Almada.

Estão à vista as consequências do laxismo com que se trata delinquentes e das políticas urbanísticas comunistas desastrosas.

Impunidade, falta de policiamento, espaço público degradado e densidade de betão... esperavam que resultasse em quê?

Anónimo disse...

Para a trapaceira e mentirosa da Maria Emília
esta notícia do "Jornal de Notícias" deve ser uma espinha atravessada na garganta

" Ponte de Lima mantém política fiscal "amiga das famílias e empresas" apesar da austeridade

Jornal de Notícias

A Câmara de Ponte de Lima, única no país liderada pelo CDS-PP, vai abdicar, em 2011, de mais de um milhão de euros em IRS e derrama, apesar do "corte significativo" nas transferências do Estado.

O presidente da Câmara, Victor Mendes, disse à Lusa, que, em relação a 2010, o Município vai receber menos 715 mil euros, mas no conjunto dos dois últimos anos o corte ascende a 1,2 milhões de euros.

"É muito dinheiro, mas felizmente o município de Ponte de Lima goza de uma saúde financeira que permite uma política de benefícios fiscais para cidadãos e empresas, que também atravessam dificuldades", referiu.

Ao abdicar dos 5 por cento do IRS, a Câmara deixa de encaixar 574 mil euros, enquanto que a não cobrança da derrama "custa" 500 mil euros aos cofres municipais.

Mas a política fiscal "amiga das famílias e das empresas" traduz-se ainda na não cobrança de IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) para as empresas que se instalem nos pólos empresariais do concelho ou mesmo fora deles, caso seja considerado um investimento estratégico.

Taxas de licenciamento "das mais baratas do país" e não cobrança pela recolha do lixo são outros exemplos.

"Estamos em contra-ciclo com o resto do país. Por todo o lado se fala de aumento de taxas e impostos, nós reduzimo-los ou, em alguns casos, simplesmente os ignoramos", sublinhou Victor Mendes.

Para responder aos cortes nas transferências do Estado, o município de Ponte de Lima vai cortar essencialmente nas despesas correntes, como combustíveis, material de escritório, iluminação e alguns eventos, sendo certo que as despesas de pessoal também não vão sofrer qualquer acréscimo.

"Há concelhos que gastam 50 por cento dos seus orçamentos com despesas de pessoal. Aqui, são apenas 20 por cento", disse ainda Victor Mendes.

Lembrou que a Câmara de Ponte de Lima tem apenas quatro chefes de divisão, não tem directores de departamento, não há empresas municipais, o presidente e os vereadores não têm cartão de crédito nem sequer motorista.

"Todos temos carta de condução, todos sabemos conduzir", atirou.

O município não tem endividamento, mas sim milhões de euros em depósitos a prazo.

Para Victor Mendes, é esta saúde financeira que permite ao Município estar ao lado das empresas e dos cidadãos neste momento de crise, "em que alguns atravessam grandes dificuldades".

Na Educação e no apoio social, a Câmara de Ponte de Lima não vai cortar, em 2011, podendo mesmo até reforçar as verbas para estes sectores.

Quanto às grandes obras, só avançarão as que tiverem financiamento comunitário garantido.

"Se não houver dinheiro, não há obra. Na certeza, porém, de que não será por falta de disponibilidade financeira do Município que perderemos um único euro que seja do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional], rematou o autarca."

Anónimo disse...

Hoje no Correio da Manhã trás uma nova notícia sobre a instabilidade do que se passa no nosso concelho e que a Srª. Emília nada faz para alterar a situação:

["Almada: Dupla ataca idosa"

Uma mulher de 80 anos foi ontem atacada em Almada, tendo os dois assaltantes levado artigos de ouro. Alertadas as autoridades, os dois homens acabariam por ser detidos minutos mais tarde, quando já tinham vendido a um ourives o produto do roubo. Os dois suspeitos são hoje presentes ao Tribunal de Almada. A Margem Sul está a ser alvo de uma vaga de criminalidade.]

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/almada-dupla-ataca-idosa

Uma Almada mais segura é o que todos nós mais desejamos.

Anónimo disse...

Este também anda cá por ver andar os outros.
É mais que não adianta nem atrasa:

Discurso Directo

“O que temos é muita criminalidade importada”
Manuel Malheiros, Governador Civil de Setúbal sobre os recentes casos de violência e assaltos no Pragal, Almada.

29 Outubro 2010
Nº de votos (1) Comentários (0) Por:Lurdes Mateus


Correio da Manhã – Como vê estes casos recentes e sucessivos de violência em Almada, nomeadamente no Pragal?

Manuel Malheiros – São casos pontuais, mas que causam alarme, criam muita insegurança e que é necessário resolver o mais breve possível. Há ali qualquer fenómeno que é preciso desmontar. Temos de saber o que se está a passar.

– São grupos organizados?

– Os casos revelam que os objectivos são muito limitados e não revelam uma organização elaborada. Tirando este fenómeno repetido, não temos tido problemas. Temos é muita criminalidade importada.

– A população queixa-se de que falta policiamento e diz sentir-se insegura. Há falta de efectivos?

– É natural que as pessoas se queixem. Os carros da PSP estão sempre a circular nessa zona. A presença da PSP no terreno é muito activa. A sensação de insegurança agrava-se com este tipo de incidentes, mas há várias forças no terreno. Trata-se de uma zona onde há muita população idosa, que é mais frágil.

– Vai tomar alguma iniciativa para perceber e combater estes casos concretos?

– A PSP, a GNR, a Polícia Marítima, a PJ e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras trocam informações sobre o que acontece nessa área. Vou contactar com os responsáveis da PSP e da GNR para saber o que se passa e o que é que se avançou na investigação e saber quem anda a operar nessa zona. E, se se justificar, faço uma reunião com o Conselho de Segurança Distrital.

– Há registo de um aumento da criminalidade?

– A situação no distrito é igual à de outras grandes cidades. Não houve um agravamento da situação, mas sim uma diminuição da grande criminalidade. Não creio que a pequena criminalidade tenha aumentado. O que se tem dado conta é de um aumento dos pequenos furtos em lojas e em estabelecimentos.

povinho parvo disse...

Este tipo, o governador civil de setúbal vive nas nuvens. Mais um "boy" a adular a pílula ao Sócrates.
Portugal na administração pública está cheio de míopes por compromisso com os governos.
Vivem na deles, no conforto económico e querem-nos convencer que aqui é o Paraíso.

Anónimo disse...

E afinal de contas porque é que não há uma ECALMA das pessoas? Porque temos ECALMA para os carros, fiscais para o MST e não temos nenhuma autoridade para as PESSOAS? QUAIS SÃO OS VALORES DE ALMADA?
O importante mesmo é criação de uma impresa que se dedica unica e exclusivamente aos CARROS.

E as pessoas? Onde param? Onde ficam? Já não chega levar com o metro em cima (porque afinal de contas é o REI E SENHOR DE ALMADA) ainda temos que estar a postos com os animais que descem da selva, para distribuir fruta pelos Almadenses.

É claro que os Almadenses, calam e comem, não fazem nada, porque não há oposição, nem há um movimento de pessoas com tomates que ponha termo as loucuras da MªEmilia.
Só quando alguém da familia da Presidente da CMA for violada, assaltada, mal-tratada é que esta senhora irá tomar medidas?!