segunda-feira, julho 12, 2010

A Vandalização, "à la carte" de autarcas

Em...Almada, a vandalização da propriedade privada e de espaços públicos com grafites, sejam eles quais forem é uma realidade.Faz parte da sujeira que a Câmara alimenta e promove no concelho.
É tudo vandalização. Não há equívocos.
Não há grafites em propriedade privada ou espaços públicos que não sejam vandalismo, porque o espaço público sendo de todos nós, tem de ser respeitado, tal como a propriedade privada.
Não são interpretações comodistas ou interesseiras de autarcas (quais educadores do povo!) que nos vêm dizer nesta matéria o que é vandalização e o que por conveniência político-partidária, não consideram vandalização, que isentam responsabilidades, a quem o faz, da agressão e danificação da propriedade privada ou pública.
O Jornal da Região publicou na edição de 6 a 12 Julho 2009 esta notícia:
clique sobre o doc. para aumentar e ler
Curiosamente, sobre a matéria e quando os partidos políticos, em que o PCP é useiro e costumeiro, a Presidente da Câmara provavelmente para defender o seu amo, "lembrou" que a própria Assembleia Municipal "aprovou que não é possível censurar propaganda política".
Excelente e inteligente tirada!
Mistura-se propaganda política com agressão à propriedade privada e ao espaço público que é de todos e pago por todos para todos e não para usufruto de alguns ou de um qualquer partido político.
Quererá a Presidente dizer desde que seja propaganda política grafitada ou pinchada numa parede, o proprietário tem de aguentar com as consequências e despesas consequentes de limpeza?
Se a moral e a ética da política, de alguns autarcas e alguns políticos é esta, então percebe-se porque o país chegou ao actual estado de ruína e Almada está tão degradada e suja.
Mas, falando em vandalismo de grafites, há outro tipo de vandalismo grafiteiro e não só, perpetrado por gente que não tem por entretém fazer grafites.
Este vandalismo é muito grave. É preciso não perdermos a memória.
Em 2009, quando os comerciantes da cidade de Almada iniciaram uma contestação pacífica, com a campanha
Comércio
Mal
Apoiado
às medidas penalizantes para o comércio postas em prática pela Câmara Municipal de Almada com as obras e o MST, dificultando acessibilidades ao Centro de Almada, algumas lojas foram alvo de represálias idênticas (e outras), às noticiadas no Jornal, levadas a efeito por militantes de um partido político e/ou apoiantes da CMA, anonimamente claro, sem possibilidades de ser imputada responsabilidade, realizadas pela calada da noite. Foi tudo coincidências!
- montras pinchadas
- vidros de montras e portas, partidos com recurso a pedras e tiros
- ameaças veladas, expressas e insinuações graves a comerciantes
- e outras, tal como danos em viatura
Os visados comerciantes com medo de maiores agressões, ameaças e represálias não apresentaram queixa policial ou retiraram-na.
Num caso de acção sobre montra até parece que havia gravação vídeo.

montra pinchada na noite de 25 para 26 de Maio na Av. Afonso Henriques - Almada. Esta loja veio posteriormente a fechar.

Montra partida na noite de 30 Junho para 01 Julho 2009 - Almada
uma parede, espaço público, grafitada com a tal "propaganda política "da presidente da Câmara.
Vale a pena repetir: a própria Assembleia Municipal "lembrou" a Presidente da Câmara "aprovou que não é possível censurar propaganda política".
Transcendente!
Manter a cidade limpa e sem poluição visual é censurar (propaganda política)?
Bem, se é assim, então isto tem de ser considerado uma agressão e roubo aos contribuintes, porque a parede havia sido pintada de cor branca com dinheiro destes e para restituir o estado inicial e acabar com a poluição visual que a propapaganda, pois claro, propaganda política e enganosa, é preciso gastar de novo, desperdiçar mais dinheiro dos contribuintes. Logo, é um roubo!
Com a ética e a moral desta gente na política, estamos entregues à bicharada.

9 comentários:

Ex-militante disse...

Isto está entregue à canalha mais incompetente e aí está o resultado.

Anónimo disse...

FORA COM ESTA FASCISTA! e com o seu bobo(BE)!

Anónimo disse...

Tambem eu fui vitima desta vandalização. Ainda restam vestigios de tinta na montra do meu estabelecimento.
Claro que o exemplo que a czarina dá com os seus apaniguados a semearem foices e martelos em todas as paredes frescas da cidade, tem que ter seguidores.
Tenho visto por aí uns cartazes a acusar alguns governates de que o cinto para eles nunca aperta, pena que o rigor que devería incluír quem está no poder há mais de trinta anos, tenha passado ao lado, de facto, para a czarina e sus muchachos, o cinto nunca aperta.
A percentagem de orçamentos para campanha politica em cartazes, é a parte mais importante dos gastos, os comunas pelos vistos, têm dinheiro que nunca mais acaba, os cartazes nunca acabam, quando uns envelhecem, outros novos os vêm substituir rápidamente, com a vantagem de criar alguma sombra nestas avenidas de cimento e pedra tremendamente ensolaradas do lado certo do rio.
Oliveira

FASCISTA disse...

A oposição maravilha em Almada.

Cega porque nada vê,
Surda porque nada ouve,
Muda porque nada diz,
Deficiente porque nada faz,
Conformada com sua incapacidade e subalternidade,

Numa palavra:INÚTIL.

E o fascista sou eu?

Anónimo disse...

Oposição?

qual?

Ah a oposição tótó em Almada do PS do BE e do PSD ?

É para rir
É para rir
É para rir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É indecoroso esta atitude anti-democrática e de terror que esta presidente tentar espalhar quando além lhe faz frente ou não concorda com as suas opiniões.
Almadenses não tenham medo desta Fascista que destrói as liberdades do povo.
É hora de ir para as ruas!

Antonio Nunes disse...

Finalmente alguem pintou todos os murais de propaganda do Pcp. Parabens pela acção e pela coragem é de gente desta que nos precisamos para combater os comunistas fascistas.

Anónimo disse...

Parece que alguém andou a branquear as paredes! Louvados sejam!

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=23853&mostra=2&seccao=bastidores&titulo=Comissao-Concelhia-de-Almada-do-PCP

Anónimo disse...

Acho que quem branqueou...era laranja, pelas noticias que ai andam.