sexta-feira, agosto 12, 2011

Solução provisória para Almada

Em...Almada, há uma solução provisória para aproveitamento temporário dos carris do MST, enquanto os mesmos não forem desmontados face ao rombo no Orçamento do Estado e ao prejuízo que está a causar a Almada a manutenção em circulação deste brinquedo que anda a transportar menos de metade dos passageiros previstos.
A solução está em pôr em prática esta ideia/proposta de um gabinete de arquitectos noruegueses, para aproveitamento de linhas de caminhos de ferro desactivadas na Noruega.

esquemas de módulos deslizantes

clique no texto para aumentar e ler

Esta ideia aplicada à situação degradante das ferrovias do MST, podia ser aproveitada pela Associação de Comerciantes de Almada em "joint venture" com a Srª Presidente da Câmara, para fazerem um Centro Comercial Deslizante a Céu Aberto sobre os carris do MST pelas freguesias de Cacilhas, Almada, Pragal, Monte de Caparica, Cova da Piedade, Laranjeiro e Corroios,  recuperando também as carruagens das composições do comboio, as quais seriam seccionadas em quatro elementos cada, sendo cada um, uma loja deslizante.

É realmente uma ideia interessante, exequível e sempre útil ao progressista e dinâmico turismo almadense, que esta câmara  tem, com raro talento, sabido incentivar e desenvolver para  ruína de Almada e do concelho.
Caso o número de composições seja insuficiente para a procura de novas lojas deslizantes, a Câmara Municipal pode recorrer ao  Programa Polis e aproveitar os contentores/barracões que existem à beira-mar na Costa da Caparica, sendo somente necessário colocar carris sob os mesmos.
Os dirigentes partidários locais PS, PSD e BE aplaudiriam, porque se trata de "Melhorar Almada" como o executivo municipal sempre tem feito e sabe fazer muito bem.
Finalmente, Almada veria alguma utilidade temporária para os carris, para as composições do comboio ruinoso MST, enquanto a via férrea não é totalmente desmantelada,  para restaurar Almada,  devolver-lhe dignidade e tranquilidade dos almadenses.

Fonte: Texto, Foto e Esquemas, Revista "arquitetura&construção" Junho/Julho 2011
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

9 comentários:

soliveira disse...

Pode-se acrescentar que os carris têm já um destino previsto; a ligação de Cacilhas à Costa de Caparica via, Olho de Boi, Banática, Porto Brandão, Trafaria, é um projecto há muito acarinhado pela nossa raparigota e é inspirado no eléctrico que liga Sintra à Praia das Maçãs.
Não podemos desdenhar o lado bom que existe nos concelhos capitalistas; se a ideia é boa, não temos qualquer tipo de preconceito em o adaptar ao paraíso comunista em que temos até agora vivido. Podemos até afirmar que algumas das ideias com sucesso naquelas terras de capitalistas, estão já a ser postas em prática de há uns anos para cá na nossa terra, temos alguns exemplos de sucesso como é a ausência de desemprego entre os portadores do cartão vermelho, uma tradição aliás bastante antiga e que não pede messas a ninguem.
A bem de Almada e pelos amanhãs que cantam.

Maria do Carmo disse...

Caro Emalmada,
Permita-me que aproveite o seu blogue para deixar um alerta a todos os que, infelizmente, tenham de aceder aos serviços do Hospital Garcia de Orta.
A empresa multimunicipal ECALMA tem ordens para rebocar TODOS os carros que se encontrem estacionados fora do parque de estacionamento do Hospital, que todos sabemos, não tem capacidade para albergar as centenas de pessoas que ali vão diariamente.
Hoje fui, tal como dezenas de pessoas, vítima desta nova norma de uma empresa pertencente à Câmara Municipal de Almada.
Mais uma forma de apanhar dinheiro ao "povo", enquanto, infelizmente, os moradores do Seixal não vêm construído o Hospital que precisam e merecem.
http://janaoseinao.blogspot.com/2011/08/ecalma-e-fartar-vilanagem.html

soliveira disse...

Extinção da parque expo, leva por arrasto a extinção do Costa Polis e arco ribeirinho sul.
A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, declarou que estes projectos altamente deficitários, não têm pés para andar na situação económica em que vivemos. Nem nas próximas décadas será possível realizar obras que, não são essenciais, para as quais não existe uma necessidade premente e as centenas de milhões de euros que a empresa tem vindo a perder,criaram uma situação insustentável que nem a alienação de algum do património chegará para pagar.
Um dia triste para a raparigota de Almada.

Anónimo disse...

Joder Silvino, no te das cuenta que Almada es una "ciudad" basura ? y tú erre con erre´-

Anónimo disse...

y si el Matos no se mete en un tanvia, o tren, para enseñasos las maravillas conseguidas en Almada, joder que mierda, ni siquira sabe lo que es linpieza.

Anónimo disse...

Sr. Silvíncico, por qué no te callas ? Joder Silvino, no te das cuenta que Almada es una "ciudad" basura ? y tú erre con erre´-

Anónimo disse...

Además, rodeado de extrangeros, en la plaza de la Nogalera, te voy a hacer la folha, o lo que es lo mismo en comunista, te voy a joder.

soliveira disse...

Quer ver como se subsidia um partido politico?
Quer ver como uma camara canaliza verbas para o partido que a sustenta?
Quer ver como uma empresa municipal emprega o dinheiro das várias taxas suportadas pelos municipes?
Quer ver como é uma gestão "equilibrada", à maneira comuna?
Quer ver como é que eles fogem com o nosso dinheiro?

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=24723&mostra=2

Anónimo disse...

A Comissão Concelhia do Seixal do PCP, em comunicado, divulga que Jorge Silva, actual vereador da Câmara Municipal do Seixal, a partir do dia 9 de Setembro, vai ser substituído por Jorge Gonçalves, professor, militante do PCP e membro da Comissão Concelhia do Seixal desde 1998.