sábado, maio 01, 2010

Verdades / Mentiras...

Em...Almada, numa recente Assembleia Municipal esta cidadã que ocupa o lugar da presidência da Câmara Municipal de Almada, ficou muito inflamada e fora dos eixos democráticos, quando o Deputado Municipal do CDS-PP Fernando Sousa da Pena, em tempo de esclarecimento aos munícipes intervenientes, a confrontou com seus (dela) ditos actuais e o que dissera sobre os mesmos assuntos há algum tempo.
A cidadã desorientou-se.
A fina e frágil película do seu verniz democrático estalou e a Assembleia e cidadãos presentes tiveram a oportunidade de ver a sua faceta totalitária stalinesca.
Em desespero e inflamada triste retórica, recorreu e apelou ao "papai Maia" para interceder e controlar as intervenções daquele Deputado Municipal, quando este pretender esclarecer munícipes confrontando ditos e opiniões contraditórios da presidente, porque a cidadã sente-se ofendida se alguém a desmascara ou levanta o véu da sua perversidade.
A cidadã que está na presidência da Câmara desde 1986, não aceita oposição, nem ouvir verdades dolorosas.Estava habituada a não ser confrontada tão incisivamente.
Isso é coisa que não tolera.
Está mal habituada.
Agora, felizmente para Almada, há um almadense na oposição, que não tem medo das suas ameaças e está atento aos problemas do concelho.
Para que não haja confusões, dizemos que foi a anterior cidadã e não a seguinte, a que aparece no Boletim Municipal ( o pasquim ).
A realidade anterior nada tem a ver com a cosmetizada, do pasquim, tal como muito do que diz não tem a ver com a verdade, atitudes, moral, ética e conduta democrática exigidas a quem é eleito para prestar um serviço público.
Pensamos que deveria haver algum senso comum e respeito no pasquim distribuído aos munícipes.
Isso é coisa que os vereadores da oposição, em maioria agora, deveriam assumir, reivindicando que seja dada voz à oposição no Boletim Municipal, pago com dinheiro dos munícipes e deixar de ser o pasquim de propaganda da presidente e camufladamente do seu partido.
Quando se adultera o que é serviço público, descamba-se para comportamentos e atitudes idênticas ao que a cidadã em causa tomou na referida Assembleia Municipal. A qualidade de vida dos almadenses e a liberdade de expressão de cidadãos e eleitos não podem ser usurpadas por ideais totalitários de quem se intitula ilusoriamente democrata e não tem pergaminhos de referência para o exercício e prática da democracia. Embora a cidadã esteja redondamente equivocada, isso não a outorga para veladamente confundir os munícipes e daí levar por vias ardilosas e com alguma sagacidade a água ao seu moinho, que não é o das populações.
Nada de confusões.

44 comentários:

Anónimo disse...

Pena que os eleitos como o sr Paulo Pedroso do PS ande um pouco adormecido com a politica internacional,a politica local para este senhor le deve ficar curta,e sr do PSD e BE devem de estar á sombra da dita sra,porque antes das eleições estava tido mal e hoje não se vê trabalho feito,e Almada está cada vez mais deserta e a unicas empresas que funciona são o briquedo da sr Presidente e a ecalma.

VascoV disse...

Não constato, na prática, a existência de oposição na autarquia almadense.
Mas vou imaginar que há.
O que me leva a um exercício mais complicado. O de tentar perceber quem, na eventual oposição, está disposto a dizer o que quer que seja.
O que a CDU diz está dito, o que faz está feito.
Bem ou mal, para a tal eventual oposição não interessa nada.
A excepção que confirma a regra que é, realmente, o deputado eleito pelo CDS/PP, Fernando Sousa Pena, é uma voz perdida no deserto almadense.
Tem razão o senhor. Fala e sabe o que diz. E o que quer fazer. Mas que força contém a palavra de um homem só?
Vale a coragem de enfrentar a prepotência. E nem que seja apenas por isso está de parabéns.
Proporia eu, à tal eventual oposição, uma melhor e mais ampla atitude. No interesse do povo almadense e no desmascarar das situações ditatoriais, logo descabidas, da chefe de turma e seus seguidores.
A vida continua, é verdade. Mas 36 anos de incompetência são demais.

Anónimo disse...

Essa cidadão parece-se com uma outra aqui do Seixal, de seu nome Corália Loureiro, vereadora que já passou por quase todos os pelouros, professora não se sabe bem de quê, e com a alcunha da «peixeira».
Acha que só aos gritos é ouvida, a tal ponto que tem o Alfredo de a agarrar pelo braço em sessões de cãmara e assembleias.
A ultima, que teve lugar em Corroios, até agarrou numa cadeira quando a intervenção de um deputado municipal não lhe agradou, e foi o Alfredo que a mandou sair da sala.
Nas sessões de cãmara, a sua implicância vai para um dos vereadores do PS, a quem até já disse que não tinha licenciatura nenhuma porque a tinha tirado «numa universidade pirata».
Mas é a senhora professora...

Anónimo disse...

MENTIROSA!
MAL EDUCADA!
DESESPERADA........

Viva o 25 de Abril - Fora os autarcas com mais de 30 anos de poder disse...

Força Professor fernando Pena. Essa senhora é uma fascista encapotada do PCP. Os comunas de Almada não gostam dela excepto a escumalha que trabalha na Câmara.O Paulo pedroso é para esquecer é uma muleta desta sinhora. se assim não fosse já o ps teria desmascarado muita coisa junto da opinião publica de almada

Anónimo disse...

Ataque de nervosismo da srª presidente da câmara municipal de almada depois de uma intervenção do deputado fernando pena.
Não sei onde o cds vai buscar aquela força mas pelas ruas de almada já se ouve falar no cds de almada e das atitudes anti democráticas da srª presidente.
O povo está atento e a mobilizar-se.
Esta presidente cai dentro de momentos...

ass: Empregado da CMA

Anónimo disse...

Se ela cair, é para deixar campo livre ao Gonçalves que agora é o delfim do Maia e da clique dirigente.
Também acredito que ela vai borda for antes do fim do mandato, mas ainda há tempo. Ainda não passou um ano.
Vão deixá-la fazer uns "bonitinhos", como inaugurar os parques de estacionamento e lançar a 1ª pedra do edifício da nova Câmara e depois... rua... que se faz tarde!

Bolota disse...

Aqui está uma mão cheia de gente cheia de liberdade...mas anonimos, claro, como convem.

Ainda o Drº Pena andava de testiculo em testiculo e já Maria Emilia tratava do bem estar dos Almadenses

Anónimo disse...

É preciso ver para acreditar. Caros municipes façam para ir as secções da Câmara, como Assembleias Municipai veja a Emilita toda raivosa sem esclarecer nada, quando lhe tocam naquele ponto a mulher fica mesmo com aquele jeito de pura fascista que incomoda e nada esclarece. É isto que temos; onde estao os partidos da oposição com excepção do Sr Dr Fernando Pena (CDS) é para isso que pedem os votos aos municipes.

Fascista disse...

Oa almadenses com seu arreigado espirito de democratas e apego à liberdade de expressão nunca precisaram da Maria Emília nem de comunistas, para tratar do seu bem-estar.
Ela tratou sim do seu bem-estar e do PCP, que é o mal-estar de Almada.

E o fascista sou eu?

Anónimo disse...

Sr. Bolota, liberdade é saber ouvir as opiniões dos outros e não chegar ao ponto histérico da sua presidente!
Parecia que estava a falar na creche.
Ela que tenha vergonha naquela cara.
Tal como os Carreiras e a cambada caquética que ali anda que só sabem mugir para dentro.


Os Libertadores D´Almada

Bolota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deputado disse...

Não acreditem esta senhora não vai embora. O poder que ela tem é imenso. Ela não descola, só lá para os 70 anos,. Esta feiosa tem ainda 64 anos. Força Professor Pena.
Ex. funcionário da Câmara

Bolota disse...

Caros Anonimos,

Parece-me que estão a confundir Almada com um qualquer Submarino mas isso é outra conversa.

Chico disse...

este Bolota deve ser um burguês. Este canalha não sabe que a imilia foi bancária 3 anos e 35 de politica. Está cheia $$$meu amigo. Vc deve ser daqueles que se encheu á conta da Câmara e de dizer que é comudista

Bolota disse...

Chico,

Canalha era a tua avÔ e casou-se

Fernando José disse...

O PS, PCP, e PSD estão todos feitos uns com os outros. O PS apresentou o pedroso e ele coitado anda a limpar-se, mas está marcado. O psd com o nuno matias é um lambe botas da pricidente. parece mentira mas o único revolucionário é o Dr. Pena do CDs de almada. Votarei em si.O Carreiras já entregou a viatura da Câmara. O PS não comenta sobre isto e o PSD, o senhor <Matias?triste oposição que tens imilia. estão todos na tua mão excepto o representante do CDS

chico disse...

deves ser um reles Bolota- vai lamber os pés à capitalista imilia

Lear disse...

Mas só agora vinte e tal anos passados é que descobrem que a mulher é uma autocrata ainda para mais incompetente e que só tem feito mal a Almada?
Onde é que estiveram todos estes anos ?

Anónimo disse...

Foi preciso pelos vistos o CDS eleger deputados para estalar o verniz.
Os trabalhadores da CMA estão como um barril de pólvora! Só não falam porque há lá muitos BUFOS!
Força CDS.



ex.Comunista e ACTUALMENTE FUNCIONÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA!

Anónimo disse...

Será que algum dos "comentadores" anteriores esteve, realmente, na Assembleia Municipal? Ou limitam-se a escrever ouvindo o que o vizinho do lado comenta sobre o que por lá se terá passado?
É verdade que a Presidente da CM perdeu "as estribeiras", mas o aqui tão elogiado e magnífico deputado do CDS também teve um comportamento muito pouco digno.
Fazer oposição não é ir para a Assembleia Municipal vomitar insultos e, depois, cruzar os braços. Na prática, digam-me lá o que é que esse senhor já conseguiu de positivo para Almada além de irritar a Presidente da CM e provocar a chacota do plenário?

Anónimo disse...

Não se iludam, a teia de aranha que a Emilia tem tecido ao longo destes anos é complicada de desfazer, só uma oposição unida e com muita determinação e capaz de acabar com esta máfia e incompetecia. Almada é um deserto, está morta e todo o mudo fala do triste que se transformou esta cidade. Só a oposição parece que não vê nada.

Anónimo disse...

Vomitar insultos?? É preciso não ter vergonha na cara para dizer coisas destas!!
O sr. já ouviu falar em Democracia??
As verdades doem não é? Mas esta srª MENTIROSA pensa que é dona de Almada??
Chacota?? de uma cambada de ignorantes que mais não fazem que é ir para lá dormir e votar como se de uma manada de gado se tratasse.
Tenha dó caro sr.
Almada precisa de uma Direita como deve ser e mesmo assim o sr. Fernando Pena apesar das boas intenções ainda está fraquinho para o que NÓS queremos. Mesmo muito politicamente correcto. É preciso bem mais, muito mais para acabar de vez com os Comunistas em Almada.



Os Libertadores D´Almada

Fernando Sousa da Pena disse...

Decidi intervir porque um senhor parece querer distorcer o que se passou. Era já a segunda Assembleia em que a Presidente da Câmara era questionada por um cidadão sobre o destino das Terras da Costa. E pela segunda vez a senhora respondeu que seriam preservadas com vocação agrícola. Pela segunda vez li o parecer da Direcção Geral de Agricultura do Ribatejo e Oeste, que conclui taxativamente que a Estrada Regional 377-2 destruirá as terras e inviabilizará a agricultura.

Na primeira Assembleia, poderia ser um equívoco da Presidente da Câmara. Na segunda era seguramente uma mentira. E não posso aceitar que um munícipe seja deliberadamente enganado quando se dirige a um órgão soberano.

Mais, a Presidente da Câmara afirmou que a ER 377-2 não era uma obra da autarquia, descartando responsabilidade. Ora todos sabemos que esta estrada criminosa era um projecto querido e perseguido pelo município, tanto na sua versão "Via Turística" (chumbada em supremo tribunal) como nesta mais recente. e exibi um documento que o comprova.

A Senhora Presidente exaltou-se porque não gostou de ser desmentida. Mas é caso para dizer que é problema dela. Não fui incorrecto em nenhum momento, limitei-me a repor a verdade, o que considero um dever grave de um deputado municipal.

Fernando disse...

Para mim irritar esta velhota já merece um grande valor. Rua com esta senhora. Camarada jerónimo corre com este embuste e com outros chulos

Fernando disse...

Normalmente os ditadores nunca gostam de ser contrariados. Ela que vá gozar a reforma choruda que tem, capitalista é o que ela é. Os camaradas gostam de capitalistas? não sabia?

Anónimo disse...

O sr. Fernando Pena, diz que não foi incorrecto na assembleia municipal. Pois eu que lá estive, acho que foi sim...
Não utilizou palavrões, é um facto. Disse algumas verdades, é outro facto, admito-o.
Mas foi belicoso e insultou desnecessariamente. Podia ter marcado a sua posição e desmascarado o que considera mentira sem dirigir calúnias à Presidente da CM (mesmo que até possamos considerar que ela as merecia ouvir).
E quem nos garante que a razão está toda do seu lado?
O que tem conseguido com o seu comportamento beligerante? É que até agora só se viu muita conversa e pouca acção.
Se tem tantas provas em mãos, já pensou fazer denúncia à IGAL? ao Ministério Público?
Passe da língua afiada aos actos concretos. Oposição não é apenas proferir discursos inflamados durante os plenários da Assembleia Municipal.

Jaquim disse...

O Sr Dr. Fernando Sousa da Pena na intervenção não insultou ninguém.
A dona Maria Emilia de Fátima e Felgueiras é que não gostou do que o Deputado do CDS-PP disse.
Este limitou-se certamente a repôr o que a dona ME de Fátima e Felgueiras antes dissera e ou não dissera claramente, daí o que ele disse ter provocado uma cisão nuclear no ego da ME de Fátima e Felgueiras que entrou em grave e preocupante desestabilização acelerada, vomitando inúmeros disparates próprios de quem não sabe o que é democracia.

Fernando Sousa da Pena disse...

«Mas foi belicoso e insultou desnecessariamente.»

Quer concretizar? Será insultuoso dizer que a Presidente da Câmara está a faltar à verdade? Será insultuoso e beligerante ler documentos da DRARO e da própria Câmara?

Quanto a acção, também não tem razão. Quanto ao assunto em apreciação, já foram feitos cinco requerimentos através do Grupo Parlamentar na Assembleia da República, encaminhado o tema para um dos nossos deputados europeus, realizadas várias reuniões de trabalho com os agricultores e um movimento de cidadãos, e pedido um aprofundamento técnico a uma universidade. O deputado eleito por Setúbal e o Presidente do partido já visitaram as Terras da Costa e estão fortemente sensibilizados para o assunto.

Será isto a que chama muita conversa e pouca acção???

Satanaz disse...

Sim sr o EMALMADA,tornou-se um Blog satélite do AlmadaXXI, uma sucursal do CDS/PP.

Fernando Sousa da Pena disse...

Não preciso de defender o autor do blogue, que presta neste espaço um verdadeiro serviço público. Mas olhe que o CDS tem dois blogues activos em Almada. Não tente fazer colagens fantasiosas, que não lhe fica bem.

E não se preocupe. É só um blogue. Em comparação com o boletim municipal, os destacáveis nos jornais, os cartazes, os anúncios na rádio e televisão, os empregos oferecidos, os subsídios distribuídos criteriosamente e uma oposição mansa sabe-se lá porquê, este espacinho não representa assim tanto perigo.

Não se perturbe com a liberdade de expressão.

nuno disse...

Vai de reto Santanaz. Não gostas de tocar na ferida. Deves ser mais um chulo/Comuna/Emilia

fernando disse...

Professor Fernando Sousa da Pena, não ligue à escumalha nacional fascista/Comunista. Não verge. O meu voto já lá canta. para mim este blog devia ser mais conhecido, pois é o maior partido de oposição á ditadura fascista de Almada

Fernando Miguel disse...

Estive nas três sessões. Acompanhei com atenção o desenrolar dos trabalhos, incluindo o "caso" que aqui tem sido debatido, protagnizado por Fernando Pena e por Maria Emília.
Acentua-se-me a ideia de que Fernando Pena, ele próprio, é a oposição à CDU. Tanto quanto tenho vindo a verificar, as suas intervenções são fundamentadas, metódicas, sistematizadas e naturalmente expressas.
A intervenção que está em causa, e que motivou uma reacção intempestiva e insustentável da parte da Maria Emília (incitou, inclusive, o Maia a cortar a palavra ao Fernando Pena, afirmando que tal seria democrático ) foi, tão só, mais uma das intervenções do deputado que denunciou, com propriedade,
clara e objectivamente a política levada a cabo pela autarquia.
Pelos vistos, ao longo destes anos, não se interiorizou nas "forças" políticas representadas na assembleia municipal, que a democracia se realiza, também, na expressão livre daa opiniões e das ideias.
Talves esteja a chegar o tempo da aprendizagem da discussão (discorrer, raciocinar) e do exercício autêntico da democracia.

Bolota disse...

“ Decidi intervir porque um senhor parece querer distorcer o que se passou “

Drº Pena,

Se o srº for o Bolota, não distorceu nada. Disse apenas que bem ou mal, se Almada existe enquanto cidade com todos os defeitos que possa ter deve-o muitooooooooooooooo á actual Presidente.

Já imaginou se Almada estivesse á espera do CDS que só agora começava a ser cidade??? Drº até pode ter toda a razão do mundo mas uma não tem…é a de confundir, baralhar para voltar a dar.

Se Maria Emília é o que tenho lido por ai e nem a conheço o Drº só tem um caminho colocar a forças da ordem em campo e coloca-la no sítio onde devem estar todos os corruptos e onde alguns não estão.

Como vê não distorci nada.

Só mais isto, respondo-lhe a si porque tem rosto, responder a anónimos é uma seca para não dizer parvoíce.

Abraços

Fernando Sousa da Pena disse...

Quando escrevi o texto que cita, dirigia-me ao anónimo de Maio 03, 2010 9:34:00 AM, que não expressava uma opinião, mas factos que não são verdadeiros.

Quanto ao resto, o sr. tem uma visão risonha e optimista de Almada. Eu acho que passámos ao lado das grandes oportunidades e que temos um concelho muito descuidado com uma estratégia assente no betão. Mas a democracia é feita destas interpretações contrárias.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Acho que Alamda precisa mesmo de uma alteração de fundo. É triste olhar para a nossa cidade e perceber que está suja, decuidada e desertificada. Basta dar um pequeno passeio no alewgado "centro da cidade" para perceber o que fizeram: destruiram a cidade. A D. Maria Emília devia demitir-se depois do fiasco das suas obras. Estão os contribuintes a pagar o "comboio electrico" que continua deficitário. Sim por que a Concessionária recebe as indemnizações previstas no contrato. E tantas outrasa barbaridades. Vejam-se os prédios e muros vandalizados. Basta! É pena que os eleitores de Almada sejam tão pouco exigientes e esclarecidos!

Bolota disse...

Drº Pena,

A forma calma como respondeu
agradou-me, dai voltar a responder-lhe no mesmo tom, o que não acontece com inúmeros anónimos, que sem ofensa não passam de pequenos meliantes a avaliar pelo e, como escrevem.

Sou um bocado mais antigo que você e as lembranças que tenho de Almada era a de uma vila piscatória. Atravessar Almada no sentido Lisboa Marisol nos idos anos finais 70/80 só reforça o meu ponto de vista de que Maria Emília com muitooooooo defeitos que tem, lançou Almada para um patamar apetecível para qualquer politico, PPredoso é disso exemplo .

Não o conheço mas deixe-me dizer isto: Almada será tanto melhor quanto mais honesta for a oposição á sua Presidente. Confrontar por confrontar é baralhar para voltar a dar e isso prejudica os Almadenses.

Se calhar se olhar para Almada com olhos de Almadenses e não de politico, por certo encontrará situações que lhe agradarão…digo eu.

Serafim Saudade disse...

Almada "vila piscatória"!!!

Este anda nas nuvens.

São assim os admiradores políticos da Emília.

Há que ser paciente com esta gente, se houver pachorra para isso.

Anónimo disse...

Este bolota deve andar a dormir certamente. não é por acaso que almada é o conselho da peninsula de setubal com maior desemprego.

Almada tinha imensa industria e emprego, mas com a gaja da emilia desapareceu tudo

PPD/PSD disse...

Já sei quem é o tosco do Bolota. é alguém com bom cargo politico na Câmara. Xulo. Vá trabalhar

Anónimo disse...

Drº Pena,

Com acólitos destes , das duas uma ou o Drº não consegue chegar ás bases ou então teve azar com os seu apoiantes…

Já reparou que salvo raríssimas excepções abrem a boca e sai ofensa???

Cumprimentos

Bolota disse...

Drº Pena,

Com acólitos destes , das duas uma ou o Drº não consegue chegar ás bases ou então teve azar com os seu apoiantes…

Já reparou que salvo raríssimas excepções abrem a boca e sai ofensa???

Cumprimentos

Anónimo disse...

O Bolota é um brincalhão mansinho a serviço da patroa Emília.
Não merece respostas.