sábado, fevereiro 28, 2009

A Triste e Miserável Almada ( I )

Em...Almada é notório o pouco interesse que a Câmara Municipal tem pela limpeza urbana, imagem da cidade e do concelho.
Não é preciso perder muito tempo para descobrir e ver verdadeiras situações insultuosas para todos os que residem neste concelho, pela falta de zelo que a Câmara tem em cuidar da cidade e lhe dar uma imagem minimamente decente.
Esta Almada não consta do conteúdo do pasquim municipal.
As imagens, mostram exemplos iguais a tantos outros ou piores existentes por ruas, avenidas, praças, pracetas, passeios e caminhos.
clique sobre as imagens para aumentar
É esta a Almada triste, suja, degradada, cinzenta e sem atractivos resultado de uma gestão descuidada e ruinosa de 30 anos de poder autárquico a cultivar o miserabilismo social, como sua âncora de continuidade, descurando o essencial e a dignificação da vida dos que aqui nasceram e vivem e daqueles que escolheram Almada para residir, viver ou trabalhar.
Haverá cidade mais suja, degradada e abandonada em Portugal por autarcas que só se preocupam com a manutenção do poleiro e do banquete?
Almada uma cidade?
Assim?
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Uma Câmara Amiga do Ambiente e dos Cidadãos

Em...Almada, temos consciência que a Câmara Municipal é amiga do Ambiente. Por isso mesmo concorre a prémios europeus de cidades preocupadas com a limpeza e higiene urbana e com a qualidade do ar.
Julgamos que nunca uma autarquia apresentou com tanto desplante relatórios sobre defesa do Ambiente, que escondem verdades.
Há imagens por todo o concelho que falam e demonstram a limpeza urbana cultivada e mantida pela Câmara Municipal de Almada.
Imagens públicas recolhidas na freguesia do Laranjeiro, mostram o genuíno e franco trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Almada para um Ambiente de excelência no concelho.
Só escondendo a verdade é possível ombrear com outras cidades da Europa.
1. Contentores de lixo devidamente organizados em local apropriado para deposição de resíduos domésticos. Ou será uma lixeira na via pública?
2. Aqui mais dois locais higienizados à moda da CMA também no Laranjeiro, com parede de fundo devidamente decorada e a condizer. 3. Uma papeleira de Requalificação Urbana tombada pelo vento, porque não há lixo no concelho:
4. Duas passagens públicas, sob um prédio, ocupadas para exposição-venda de viaturas usadas.
Tudo a condizer com a boa organização municipal ao serviço do povo:
Enquanto uns andam a dormir em Almada, outros aproveitam-se da situação de deficiente democracia em que vivemos e de se considerarem donatários desta terra.
EmAlmada agradece a colaboração de cidadão

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Por Que Dispensar o Plano de Pormenor?

Em...Almada, a Câmara Municipal aprovou ( com votos contra do PS) na última reunião, uma proposta de alteração ao Regulamento do Plano Director Municipal (PDM) para dispensar a elaboração de um Plano de Pormenor para a Quinta da Formiga no Monte de Caparica, com a justificação de facilitar a instalação de empresas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), no Polo Tecnológico junto à Universidade Nova de Lisboa.

Foto SEMMAIS 21FEV2009

Parece ter a CMA acordado agora, após anos de inércia, para à pressa reconhecer prioridade à instalação de empresas de I&D.

Que suposto interesse terá a Câmara para eliminar a exigência de Plano de Pormenor para o local?

Estranha mudança de uma Câmara dita tão "rigorosa e certinha" nas suas acções e que diz ter "boas contas" porque as acompanha ao minuto!

Será que temos gato escondido com rabo de fora para mais algum interesse imobiliário na área envolvente de em sul do Tejo também no lado certo?

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

As "Amplas Liberdades" exercitadas pela CMA

Em...Almada, a Câmara Municipal e a sua presidente Maria Emília são exímias defensoras das amplas liberdades e dos direitos e garantias dos cidadãos a exercerem a cidadania em defesa de seus legítimos direitos.
Fotos da referida faixa na rua Capitão Leitão
No passado dia 19 deste mês pelas 10 horas da manhã um grupo de comerciantes da Rua Capitão Leitão asfixiados na sua actividade em resultado da falta de clientes motivada pelas alterações na mobilidade e acessibilidades impostas pela CMA e sua Exª à cidade, resolveram colocar uma faixa à largura da rua e na mesma, com a inscrição " PRECISA-SE CLIENTES".
Na tarde desse dia, funcionários da Câmara ou outros mandados, apareceram e retiraram aquela faixa.
Quem é que ainda acredita na "democracia " desta Câmara Municipal?
Já pensaram o que nos aconteceria se esta gente um dia fosse Governo?
Maria Emília de Sousa actua em Almada como se esta terra seja sua coutada e ela seja donatária do concelho, uma capitania sua.
Que qualidades pessoais e que cultura democrática tem esta gente?
Basta de tanta arrogância, falta de vergonha e de respeito pelos direitos dos cidadãos e munícipes.
Isto é só uma amostra.
Ai do comerciantes que a critique e um dia precise, no exercício de seus direitos, de qualquer serviço da Câmara!
Já muitos tiveram de se autosilicenciar porque precisavam de autorizações ou documentos passados pela CMA.
Estranha forma de democracia em Almada!
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão

sábado, fevereiro 21, 2009

A Revelação da Incompetência

Em...Almada, a população participou, advertiu, colocou os seus problemas, chamou a atenção da presidente e da Câmara, disse que as coisas, como a CMA queria fazer, não iriam dar certo, apresentou sugestões e alternativas, mas a a presidente no seu autismo e autoritarismo estalinista apoiada pelos seus correligionários, caciques e todos aqueles que medrosamente se deixaram pisar, fez o que quis.
Os resultados estão no terreno. A população sofre e não há ninguém que diga na cara da presidente o que deve ser dito.
clique sobre o doc. para aumentar e ler
Notícias de Almada 060209
Andam inibidos, envergonhados da cumplicidade, refugiam-se elogiando este MST com errado traçado e uma pior inserção, não sendo capazes de dizer que Almada ficou destruída.
Todos querem sair sorrateiramente da situação sem assumir responsabilidades pelos danos que causaram a Almada e à população.
Entretanto a CMA diz nos meios de comunicação social que lhe dão guarida, que realizou fóruns de participação onde foram consideradas as sugestões dos almadenses.
MENTIRA.
Diante deste quadro, dos malefícios na actividade económica local, das despesas que estão a dar aos almadenses, da degradação da qualidade de vida da população e dos danos sociais e psíquicos que estão a provocar nas pessoas, depois das muitas advertências dos almadenses, só há uma coisa que vale a pena dizer:
TEMOS AUTARCAS INCOMPETENTES, QUE NÃO PRESTAM.
TEMOS AUTARCAS QUE PREJUDICARAM E PREJUDICAM ALMADA E A SUA POPULAÇÃO.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

De Pantufas a Preparar o Futuro

Em...Almada, enquanto as oposições andam a dormir na formatura, a CDU/PCP por intermédio da sua estrutura organizada na Câmara Municipal de Almada não brinca em serviço e anda já a tratar da vida para as próximas eleições autárquicas, actuando junto da sua base eleitoral de preferência - os mais carenciados, os excluídos socialmente, os que nada reivindicam ou com menos poder reivindicativo, "os marginalizados" e os mais pobres, que a CMA também marginaliza, mas que em vésperas de eleições são os coitadinhos de conveniência - fidelizando-a com a habitual demagogia realizadora.
clique sobre a imagem para aumentar e ler
Jornal SEMMAIS 14Fevereiro 2009
Veja-se como a Câmara de Almada (CDU/PCP) acena com a cenoura: "Os contadores individuais são apenas uma solução provisória, já que a resolução deste e de outros problemas do bairro, que foi crescendo de forma clandestina, passa pelo realojamento destas famílias. A câmara está a desenvolver um conjunto de planos de pormenor para a Costa da Trafaria que prevêem isso mesmo."
A quem interessou (e permitiu) o crescimento de bairros clandestinos no concelho e quem se aproveita em momento adequado dos moradores locais, de suas carências e problemas sociais?
Para a CDU/PCP ganhar na Trafaria e no concelho basta a maioria dos eleitores absterem-se, porque a CMA encarregar-se-à de ir buscar a casa, à cama, aos clubes e associações, às URPICAs, aos lares e asilos para a 3ª idade, todos os que votam em si.
É o caciquismo autárquico ao serviço de interesses partidários na democracia.
Será preciso algum despertador especial para os partidos da oposição acordarem e abrirem os olhos?
Acaso estejam verdadeiramente interessados em mudar o rumo de Almada...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Siga a Festa (Virtual) !

Em...Almada, a propaganda virtual da Câmara Municipal para apresentar o concelho como modelo em qualidade de ambiente já ultrapassa as fronteiras.
A insinuação permanente para convencer com balelas, além fronteiras, que Almada é exemplar na defesa do ambiente atinge o ridículo, para quem conhece a cidade e a sua vida quotidiana.
Lemos a notícia reproduzida abaixo, no Sapo e não resistimos a esta pergunta:
Porquê andar a enganar os almadenses e além fronteiras, com situações que não são verdades?
imagem de parte da zona pedonal de 16.000 m2 no centro de Almada
Ambiente: Almada é única cidade portuguesa candidata a prémio europeu 18 de Fevereiro de 2009, 18:37 Almada é a única cidade portuguesa no lote das três finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2009. A cidade da Margem Sul do Tejo compete agora com duas capitais europeias.
Este prémio, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, procura distinguir o esforço das cidades europeias na promoção da mobilidade mais sustentável. A cidade de Almada já se encontrava no ranking elaborado pelos especialistas que escolheram as dez autoridades locais mais empenhadas na dinamização da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) no ano passado. Da lista de dez cidades foram agora escolhidas três finalistas e Almada integra essa escolha, juntamente com Budapeste, capital da Hungria, e Zagreb, capital da Croácia. A cidade vencedora será anunciada em Bruxelas no dia 23 de Fevereiro. O tema da SEM em 2008 foi «Ar Puro para Todos» e, no concelho de Almada, realizaram-se diversas actividades, entre elas o Dia Europeu sem Carros. O júri do prémio avaliou também as acções de carácter permanente, tais como a conversão de uma área de cerca de 16 mil m2 no centro de Almada para zona pedonal, o lançamento de uma campanha de monitorização da qualidade do ar e a apresentação de viaturas eléctricas que compõem a frota municipal.
Notícias Sapo

Pergunta-se:

Será que o Júri sabe ou conhece as características de tal zona pedonal?

Será que o Júri sabe que naquela suposta zona pedonal circula um comboio a 60 Km /hora, que se cruza com peões e viaturas auto?

Será que o Júri sabe que esta zona pedonal onde circula um comboio, viaturas ligeiras e autocarros de transportes públicos, não há passagens de peões sinalizadas?

Será que o Júri sabe que nessa suposta zona pedonal há passagens de nível sem guarda?

Será que o Júri sabe quantas pessoas já sofreram acidentes com o comboio e viaturas auto naquela zona pedonal desde que o comboio começou a circular?

Será que o Júri sabe quanto ridícula é aquela zona pedonal?

Será que o Júri sabe que a poluição ambiental (gases e ruídos) aumentou na área envolvente?

Será que o Júri sabe que os almadenses residentes e não só, são obrigados a fazer maiores percursos de automóvel para chegar a casa, aumentando o consumo de gasolina e a emissão de maior quantidade de CO e CO2?

Será que o Júri sabe que a qualidade de vida dos almadenses piorou depois da entrada em funcionamento do MST no meio do principal eixo viário de Almada?

Será que o Júri sabe que com a falsa defesa do ambiente a Câmara Municipal de Almada destruiu a actividade comercial no centro de Almada, atirou para a falência estabelecimentos comerciais e aumentou o desemprego?

Será que o Júri sabe que tal zona pedonal é zona morta da cidade?

Será que o Júri sabe que aquela zona não é uma verdadeira zona pedonal, nem poderia ser face às caracteristicas urbanas da cidade que a Câmara não soube respeitar?

Será que o Júri sabe que na cidade de Almada a limpeza urbana não se faz com eficácia e eficiência, que os passeios estão esburacados e com calçada defeituosa?

Será que o Júri sabe que os contentores de lixo em Almada não são lavados, assim como as ruas e avenidas?

Será que o Júri sabe que os grafittis em Almada inundam paredes de construções, muros e edifícios?

Será que o Júri sabe que a zona pedonal fica alagada quando chove?

Será que o Júri sabe que há pouco tempo se acabaram obras no centro de Almada e agora já se estão a abrir buracos para reparar as asneiras feitas?

Será que o Júri sabe que o Dia Europeu sem Carros gerou o caos na actividade da cidade e que por isso agora é deslocado para zonas "mortas" do concelho?

A Câmara Municipal de Almada não pode continuar a enganar os almadenses nem deve dar no exterior uma imagem deturpada do que é a vida vivida e a qualidade do ambiente em Almada, para se vangloriar que ganhou galardões ou posição de destaque num ranking inter cidades.

Não é honesto comprometer Almada e os almadenses com imagens virtuais. Almada precisa libertar-se desta publicidade enganadora para bem do concelho.

Os actuais autarcas deveriam ser comedidos e correctos, fornecendo só informações verdadeiras ao Júri.

Haja o mínimo de bom senso e honestidade nestas coisas. A democracia assim exige, até para que outras cidades europeias, que efectivamente defendem o ambiente, não sejam prejudicadas.

Almada é um blá blá, um faz-de-conta em ambiente.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

As ilusões de Almada

Em...Almada, temos uma cidade virtual. Querem-nos mostrar como real o que não é.
As imagens transportadas muitas vezes como reais pelo designado Boletim Municipal, que nos entra pela porta dentro com pretensões de informar, são como podemos verificar facilmente imagens virtuais.
A própria imagem da presidente da CMA já está muito desactualizada. Julgamos que os munícipes deveriam ser respeitados através das imagens do referido boletim deixado na caixa do correio.

imagem recente do BM

imagem recente do NA

Quem é que a Câmara Municipal de Almada quer enganar?

A realidade em Almada não é o que o boletim municipal nos mostra mas sim o que vemos na nossa vivência quotidiana, nos quadros vivos de degradação, desorganização e desleixo pelo concelho e pelos almadenses.
Julgamos ser a altura própria para deixarem de nos dar imagens virtuais e passarmos a ver e analisar a realidade, para se construir um novo futuro para o concelho.
Deixemo-nos de ilusões.
Os erros pagam-se caros e Almada, nesta matéria, já tem uma factura muito pesada na pseudo Requalificação Urbana, no Plano de Mobilidade Acessibilidades 21, na betonização e no desastrado traçado do MST que destruiu Almada.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

E agora, Que futuro para Almada?

Em...Almada, vão vale a pena andar a esconder ou escamotear verdades. Almada entrou por via de decisões e opções erradas da autarquia e da sua presidente num caminho de consequências negativas para o seu futuro.
Mais precisamente desde 2003, quando a população começou a aperceber-se das reais consequências para o seu dia a dia e para e vida na cidade, o tormento instalou-se em Almada.
Os partidos da oposição ficaram encantados com as canções de embalar em defesa do ambiente entoadas pela Srª Emília e não foram capazes de discernir quanto estavam a ser levados.
O comodismo institucional levou-os a isso.
Tiveram receio de enfrentar a Câmara e quem a apoia.
Nos fóruns do faz-de-conta de participação a sua intervenção foi praticamente nula. A CMA não estava interessada que os partidos da oposição trouxessem para o espaço público a discussão.
À Câmara interessava-lhe mais o tempo de antena na Assembleia Municipal onde ela poderia controlar tudo.
A oposição alinhou e o resultado está à vista da população
Já referimos várias vezes que este meio de transporte terá vantagens quando perfeitamente inserido e implantado sem ser contra a cidade e os cidadãos.
Aquilo a que assistimos foi um borracheira.
Os partidos da oposição alinharam no logro e hoje não têm coragem para desmontar toda a trapaça muito bem tecida pela CMA.
É preciso dizer que Almada está pior, que Almada está a morrer, que uma obra destas não tem valor quando mal projectada, mal inserida e a provocar tantos acidentes e transtornos à população.
Agora querem arranjar bodes expiatórios para os acidentes, culpando os cidadãos e ilibando os causadores desses acidentes, quem tomou a decisão e impôs este traçado e inserção.
As pessoas sofrem. Há que responsabilizar "os carrascos " responsáveis pelos acidentes.
Não fiquemos, nem alinhemos no jogo parvo de se dizer que as pessoas ainda não estão habituadas.
Os autarcas que temos não estão habituados a trabalhar para servir o público. Gostam de o controlar "democraticamente" para beberem sangue fresco em nome do dito progresso.
O negócio está feito.
Não seria isso que interessava?
De vez em quando ouvimos o Presidente da MTS dizer que ainda não tem números precisos sobre o número de passageiros transportados.
Acreditam?
Com o sistema de bilhética instalado e a informatização, se ele ainda não tem esses números, quem terá?
É mais uma anedota que o Sr. transmite aos orgãos de comunicação social.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Almada - A CIDADE DA ÁGUA

Em...Almada o executivo municipal PCP-CDU e principalmente a sua presidente, sabem o que dizem e o que pretendem para Almada, mas gostam de fazer sofrer e fazer surpresas relevantes aos almadenses e ao país.
Afinal o segredo é a alma da "boa gestão", das "boas contas", das "grandes requalificações urbanas", dos excelentes "Planos de Mobilidade Acessibilidades 21" e dos grandes negócios.
A presidente da Câmara, escolheu, conforme noticiou no pasquim municipal de Setembro de 2007 um "Prémio Nobel da Arquitectura" para anunciar à população e à caixa de ressonância dos media, a Cidade da Água.

clique sobre os doc. para aumentar e ler

Explicou num encarte do semanário Expresso em 2008, sem abrir muito o jogo, usando a sua "Visão" e "Uma forma criativa de planear o futuro", o modo como projectou a Cidade da Água.
Revelou em Janeiro de 2009 no pasquim municipal, em destaque nas suas Opções do Plano de Actividades e Orçamento do Município para 2009, a sua disponibilidade e total entrega para a implementação do Plano de Urbanização "Almada Nascente - Cidade da Água.
Só não fala naquilo que sempre escondeu aos almadenses:
O contributo da implantação do MST ( contra a opinião dos almadenses ) para criar naturalmente em Almada, sem agredir o ambiente, uma natural Cidade da Água com a chegada das primeiras chuvas.
Na Praça S. João Baptista, um dos ex-libris em neorepuxos municipais, as primeiras chuvas a sério, puseram a descoberto as fragilidades das obras abençoadas e protegidas pela CMA.
O solo abateu, como aconteceu em muitos outros locais, arrastando calçada e lajes em granito do pavimento.
No dia seguinte já o local era objecto de mais um buraco prospector como tantos outros que se vão vendo por Almada, depois das obras da negra requalificação urbana que a presidente da Câmara fez na cidade.
A ocorrência levou à abertura de uma vala no lado norte para reparar o que havia sido feito há dois meses.
Fonte "molha todos"
Na foto seguinte, na parte em sombra, vemos o abatimento de placas de granito junto à fonte (será cibernética ?) "molha todos". Junto à mesma fonte no lado nascente, a desgraça foi maior... como se vê melhor nesta foto: Com tudo isto, de facto esta Câmara revela ser excelentemente inovadora, criativa e competente, proporcionando novas oportunidades de negócio, uma vez que já fez o seu - meter o MST em Almada - tal como quis, contra a vontade dos almadenses. Como sugere o blog a-sul, este é o melhor calçado para a Cidade da Água em que Almada se transformou depois da introdução do MST, o comboio da presidente, no centro de Almada - as "Emilochas":
imagem e designação "Emilochas" do blog http://a-sul.blogspot.com
A foto seguinte também do blog a-sul mostra o atractivo e as vantagens das ruas de Almada-Cidade da Água, após obras de requalificação urbana, depois de cair uma chuva.
Rua (pedonalizada) Luís de Queiroz
Outro aspecto interessante de Almada - Cidade da Água. Este na Praça da Renovação e também agora"Praça da Requalificação" da presidente da Câmara Municipal - Maria Emília de Sousa
Nunca ninguém tinha entendido o alcance das palavras de Maria Emília de Sousa, e de seu séquito progressista, quando insistiam em denominar ALMADA - Cidade da Água.
Foi preciso chover!
Com esta Câmara, Almada mete água.
EMALMADA agradece a colaboração de cidadão.

domingo, fevereiro 01, 2009

Que Associativismo Popular ?

Em...Almada, o designado associativismo popular é gato escondido com rabo de fora, para apoio e sustentabilidade política da actual Câmara Municipal. Todas ou quase todas as colectividades vivem na dependência da Câmara. Isto é perigoso.
Não é associativismo nem cooperativismo. A necessária independência das colectividades e associações não existe.
clique sobre o doc. para aumentar e ler
"Notícias de Almada" 30-01-09
Quando as colectividades através de actividades independentes (das forças políticas ou entidades politizadas) e das quotizações de seus associados, não conseguem a necessária sustentabilidade económica, caem numa perigosa dependência, aproveitada pelos poderes políticos para criarem e manterem uma base de apoio político-eleitoral através dos subsídios, disfarçados de benefício sócio-comunitário ou "associados" a Actividades de Enriquecimento Curriculares de Escolas.
Neste caso, as associações populares são o pão para a boca de forças políticas se manterem no poder.
Isto defrauda a democracia e o associativismo popular anda mascarado.
Inocentemente ou não as notícias são publicadas, passando aos cidadãos subliminarmente a bondade e boa vontade da CMA em ajudar os necessitados ou a colmatar insuficiências.
É preciso que as insuficiências e a dependência económica não se extingam. Caso contrário quebra-se a cadeia de "solidariedade mútua" e a vassalagem ao disfarçado poder discricionário.
Os dois casos da notícia acima são típicos dessa situação, em que as colectividades por "alugarem" suas dependências a Escolas (à Câmara), recebem da CMA uma verba, que não se sabe se não está inflaccionada para o valor das obras a efectuar ou se fica aquém das necessidades.
Num caso o subsídio até é inferior ao custo das beneficiações. Do outro nada é dito.
Quem fiscaliza efectivamente os custos das obras e os reais gastos dos subsídios?
Que leva uma colectividade a fazer despesa, para apoio a uma Escola?
Terá a colectividade tantos sócios contribuintes ou beneméritos para se substituir à CMA, que deveria dotar a Escola de instalações necessárias e condignas?
Não será essa cedência de instalações um pretexto e manobra de diversão para a sustentabilidade de células de apoio político, via subsídios camarários nas colectividades populares, tendo como contrapartida o voto futuro em eleições autárquicas?
É a pescadinha de rabo na boca.
Para isto correr bem é preciso ter gente de confiança à frente dos destinos das colectividades, mas isso é tratado antes colocando lá os "peões" certos.
Que "associativismo popular" e "cooperativismo" no concelho de Almada?