quarta-feira, abril 15, 2009

Mobilidade Difícil

Em...Almada, o infeliz e ridículo Plano de Mobilidade Acessibilidades 21, implantado pela Câmara Municipal, na sequência da imposição do desastrado traçado e inserção do eléctrico ou comboio Metro Sul do Tejo, está a deixar os almadenses exasperados com as complicações e dificuldades introduzidas no trânsito em uma vasta área do concelho.
O vídeo que apresentamos mostra um autocarro de turismo vindo da Av. do Cristo Rei, em dificuldade para entrar numa das faixas da D. Nuno Álvares Pereira.
Para além da cautelosa manobra que o motorista teve de fazer para curvar e conseguir entrar naquela faixa, acaba, devido à exígua largura desta, por embater com a frente esquerda rebaixada do veículo no lancil do canal do comboio ( ouve-se o barulho do embate). Mesmo assim parte do autocarro vai para cima do espaço canal para conseguir curvar.
Quererão os operadores turísticos e Agências Turismo organizadoras de viagens e passeios vir a Almada danificar suas viaturas?
Este Plano de Mobilidade Acessibilidade 21, tem mostrado no terreno que é sim, um Plano de Imobilidade Dificuldades múltiplas, impregnado de muitos erros que vieram complicar a vida aos almadenses, a todos os condutores de veículos que vivem ou vêm a Almada, à actividade económica do concelho e aos veículos dos bombeiros.
Os congestionamentos de tráfego são constantes e quando há uma batida, não é possível fazer ultrapassagens.
Os prejuízos causados, com pneus e jantes danificadas, a proprietários de viaturas que se vêem obrigados a subir o lancil do espaço canal, por força de circunstâncias, são incontáveis.
A existência de um errada e falsa zona pedonal no que foi o principal eixo viário de Almada, a exiguidade das faixas de rodagem, as alterações introduzidas na circulação de veículos e a alteração da orografia do espaço público, fizeram de Almada centro e zonas adjacentes uma área a evitar, por bom senso e para evitar acidentes pessoais.
Este dito Plano Mobilidade Acessibilidades 21 é uma trapaça imposta aos almadenses, sendo caso para dizer sem originalidade que "o rei vai nu".
Diante dos prejuízos que a Câmara está a causar a Almada com este "Plano", não se percebe porque o mesmo não é denunciado publicamente e com veemência, por quem tem o dever de o fazer, para que Almada ainda seja recuperável em tempo útil.

18 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto eu:

Porque não faz o Em Almada a denúncia pública e veemente, (por quem tem o dever de o fazer), para que Almada ainda seja recuperável em tempo útil.

O parêntsis tem a ver com o facto de, certamente por ignorância minha, não saber quem "tem o dever de o fazer".

Mas resta-me uma consolação relativamente à ignorância que admito: não sei que tem o dever de o fazer, mas sei, de fonte segura, que o Em Almada não é!

Aliás, o Em Almada não tem deveres ... como o pasquim (desculpem, blog) que mantém bem demonstra ...

Anónimo disse...

Como se em tempo útil, nos vários foruns onde o MST foi discutido nada se tivesse dito ou criticado em relação a este traçado. De facto, a memória é algo que os defensores da nossa czarina não têm, ou melhor, têm mas é selectiva. O autismo revelado pela czarina e os responsáveis pelo MST em todos os foruns de discussão, inclusivamente a má educação com que recebiam as criticas e a arrogãncia com que arrasavam os criticos, tornaram desde sempre a questão num diálogo de surdos. Só para que se saiba, as vitimas de atropelamento desde que o MST entrou em funcionamento e vão somente seis meses, é maior que o vigente em quase toda a vida da principal avenida da cidade de Almada. Claro que, dirá a czarina, os selvagens não estão ainda sensibilizados para este transporte moderno e eficiente, assim, lentamente, o MST tratará de eliminar estes pormenores ao ponto de finalmente restarem só os ditos civilizados; quando tal acontecer, viveremos todos no paraíso.
Oliveira

Anónimo disse...

Senhores, continuamos a ser más linguas, pobre da sra Presidenta com todo o seu esforço para fazer desta cidade uma grande cidade,não nos podemos esquecer que temos um premio da CEE, será por o estaleiro naval que fez no largo de cacilhas,isso sim que merecia um premio poque ai está o bom gosto,qualquer turista que chege ai se pode surpreender com tal obra.

Anónimo disse...

Se o estaleiro naval de Cacilhas é referente aos restos mortais da Fragata D. Fernando II e Glória convenhamos que aquilo é uma mais uma vergonha.

Como foi possivel montar aquele triste espectáculo ou exposição pública da falta de respeito por alguma coisa digna que ainda faz parte da NOSSA HISTÓRIA E PATRIMÒNIO CULTURAL.
Só no concelho de Almada e com pessoas que ainda acreditam na demagogia de treta da Emília.

Anónimo disse...

Anónimo de quarta-feira, Abril 15, 2009 11:17:00 PM

Continue com a sua cruzada.
Diz a sua "entidade patronal" que é sua obrigação fazê-lo.
E aí você funciona na perfeição.
Mas só aí e nesse aspecto.
Lamento que a sua cruzada não seja isenta mas você saberá as linhas com que se cose e o que lhe pagam para isso.
Se bem que a sua posição na hierarquia autárquica o obrigue a usar o bom senso e a calar-se.
Passe bem e não se esqueça da reunião.

Anónimo disse...

Se em qualquer pais normal,tivessem realizado tantas aberrações como em Almada, toda a câmara estaria em prisão.

Anónimo disse...

Em Almada peço desculpa mas desta vez não concordo consigo...
O motorista não devia trazer o Autocarro para aquele lugar, aquela circulação é só para carros, motas e velocipedes! Não tem nada que passar por ali. Para que serve o parque de estacionamento do Centro Sul? é para estacionar ali os autocarros. Se querem ir até ao Cristo Rei, vão a pé ou de táxi!

Abraço

Anónimo disse...

Para o anónimo, das 4 28 esa é boa, foi a melhor que já vi escrever, como promocionar o turismo de qualidade em Almada, esta merece um premio

Anónimo disse...

Ainda bem que gostou porque isto já esta cidade já nem dá para levar a sério! É com cada anedota que até dá vontade de chorar...! é muito triste ver colegas de profissão (arquitectos) a fazer tanta porcaria junta...mas percebo que o cliente é que manda!

Abraço

Anónimo disse...

Penso que o ultimo anónimo me responde,eu meu caro senhor tenho um negocio nesta cidade,sou de Almada e somos a terçeira geração nascidos nesta cidade,aquilo que eu tenho visto fazer aqui só se pode fazer com má fé,desde que comecou as malditas obras do metro,e este fantastico plano de mobilidade 21, a todo o comercio nos esta alevar á ruina,por quando esta cidade,só é uma cidade de comercio e serviços,e nós os os comerciantes somos ainda aqueles que ainda temos alguns postus de trabalho, e mesmo assim estamos a despedir pessoal com muita dor porque é impossivel ter uma pota aberta quando os nossos potenciais clients foram multados de uma forma brutal, quando não criou as as condições nesta cidade,agora esta a correr a fazer parques de estacionamento quando isso deveria ter sido feito á vinte anos, não á comercio sempessoas na rua.

Anónimo disse...

Sou empresário de uma cidade do norte de Portugal e venho, em breve, investir cerca de dois milhões de euros no centro da cidade de Almada.

Só o faço porque finalmente esta cidade reune raras condições para tal:

- Menos carros no centro;
- Desenho urbano de qualidade;
- Despertar do centro.

Lamento as opiniões aqui generalizadas. Lamento um café cheio de potencialidades - O Central, entregue na mão de patos-bravos mas a coisa promete!

Um bem haja para todos. Viva a cidade. De Almada, claro! RBragança

Anónimo disse...

Diga lá onde vai investir dois milhões!?
Estranho que tenha escolhido o Central para dar a sua opinião.
Este café está cheio de patos bravos e a coisa promete?
Meu caro, vá para a sua terra e invista. Por exemplo no metro lá do sítio que está com um prejuizo absurdo.

Anónimo disse...

Este não é pato bravo.
Deve ser um pato ganço.

Um fantoche que "veio" aqui armado em comunista capitalista solidário da emiliazita.
Ah! Ah! Ah!

Não me riu mais porque tenho aftas.

Anónimo disse...

Ao anónimo "RBragança" têm tanto 2 milhões de euros para investir como 2 milhões de pulgas comunistas para se coçar.
Era logo em Almada que este esperto ia investir ...só para rir

Anónimo disse...

2 milhões de euros?
Tanta guita.
Era quanto segundo parece pediram ao construtor do prédio (parado) da rua da Liberdade, próximo da rotunda para prosseguir a construção, com a licença.

Anónimo disse...

Para fomentarem a construção e a especulação, os autarcas de Almada têm imaginação...

Quando "exigem" uns tantos milhões para a emissão de um alvará de licença de construção (depois de terem deixado inciar a obra, diga-se), para além de entrarem escandalosamente no jogo da especulação imobiliária, estão a onerar o custo final dos imóveis...

Quando não podes com eles (os contrutores) junta-te a eles...

Assim se faz no Município de Almada...

Quanto ao investidor dos dois milhões, para além de ser perigoso investir em Almada (a cidade está a ficar deserta), tenha cuidado...

Podem querer indagar onde, quando e como os "amealhou", ou será que tem algum familiar emigrante?...

O "sigílio" bancário (como dizia esta tarde um jornalista da rádio), vai ser levantado...

Anónimo disse...

O investidor não tem dois milhões mas tem razão que o café central tá na mão de gente sem gosto nenhum.

O central podia facturar 3x mais. E quem lá vai podia sentir-se melhor, não fossem tantos granitos, doirados e coisas pimba.

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado