quarta-feira, março 11, 2009

"Boas Contas" à Nossa Conta

Em...Almada, as "boas contas" da Câmara Municipal são à nossa conta.
O Jornal da Região de 23-27 Fevereiro 2009, publicou um anúncio da Hasta Pública de Alienação de Terrenos, pela Câmara Municipal de Almada.
Provavelmente estes terrenos, lotes, são doados à Câmara pelos proprietários dos terrenos a urbanizar, urbanizadores ou construtores como contrapartida por facilidades ou obtenção de favores nas urbanizações ou noutros locais.
clique sobre o doc. para aumentar e ler
A Câmara Municipal, vendendo estes terrenos obtém receitas que lhe permite a realização de capital, o qual pode depois utilizar para compras para o município ou como donativos em "fatias" a colectividades, organismos, associações e clubes do apelidado associativismo popular ou para outros fins que entenda, como por ex. propaganda política para autopromoção eleitoral, pagamento de lançamento de livros a quem se enquadra nos seus critérios, anúncios na TV, palhaçadas, contratações musicais ou para queimar em "fogo de vista" ou em outras pirotecnias.
O certo é que somos nós, os compradores de apartamentos ou moradias dessas urbanizações, que pagamos os lotes oferecidos à Câmara pelos construtores ou urbanizadores.
É que não sendo estes senhores ou entidades, beneméritos, fazem repercutir o custo do que dão às Câmaras, no agravamento dos preços de venda dos apartamentos e moradias.
Comprar casa no concelho de Almada é muito caro.
Neste processo há ainda outra penalização para os compradores, que se reflecte no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) taxado em função do valor do imóvel adquirido.
Quanto maior o valor do imóvel, maior o IMI.
A Câmara Municipal, ganha nas ofertas e na garantia de maiores receitas futuras através daquele imposto inflaccionado por este processo, que lhe permite "Boas Contas e Saldo Positivo" e distribuir dinheiro, caritativamente, que nos retira indirectamente através do agravamento (promovido pelos construtores) do custo das habitações que adquirimos.
Quem compra casa em Almada, está a contribuir para pagar a encapotada propaganda política, que os autarcas da Câmara fazem em seu benefício.
Somos penalizados ou saqueados duas vezes, sem darmos (?) por isso.
Temos de pensar nisto!
Ainda há quem elogie as "boas contas"!
Que Contas?

19 comentários:

Anónimo disse...

Depois do conhecimento das despesas com a manutenção da Fonte Cibernética na praça da liberdade e da venda do terreno, onde está o Business Center do pragal, doado para fins públicos, junto ao tribunal de Almada não podemos esperar melhor da câmara municipal.

Anónimo disse...

Consta que a família que doou o terreno colocou a Câmara em Tribunal, por alteração abusiva do objectivo de tal doação...
A ser verdadeiro este boato, qual é a moral da história?
Não funcionam bem, nem a Câmara, nem o Tribunal...
Estamos mesmo a viver na RDA (Região Danosa de Almada)

Anónimo disse...

Não será esta uma prática de todas as Câmaras sejam do partido A, B, C, D, E ou outro qualquer, para os autarcas se sentirem mais democratas e bons gestores?
Por isso talvez, não ouvirmos criticas das oposições a estes procedimentos.
Andarão todos os eleitos e candidatos à procura do mesmo?
Será isto a verdadeira e honesta democracia ou o conforto democrático de uma democracia fedorenta, que alguns procuram e os partidos políticos também e uma vez encontrada por uns, os outros ficam à espera da sua oportunidade para esfolarem o povo em democracia?

Assim não conseguimos ser honestos e fazer-nos acreditar como gente credível.

Ponto Verde disse...

As contas podem ser boas...mas a gestão da coisa pública é ruínosa. daqui para o futuro é que quero ver as contas exemplares de Almada...

Anónimo disse...

Poucos comentários porque o tema é de rabos de palha para muitos.
Chamusca os dedos.

Anónimo disse...

Senhor Raposo e Silva
Não é assim em todas as Câmaras.
Almada não detém o exclusivo da má governabilidade mas está quase só.
E se atendermos a que é uma, a nível nacional, que maiores receitas gera, lá se vai a contabilidade...

Anónimo disse...

Ainda bem que não será assim nas palavras do anónimo março 11 10:37:00 PM.
Só questionei.
Acredito que nem todas as câmaras sejam iguais à de Almada, mas que há gente de câmaras municipais que sobe na vida e na concepção da democracia depois de entrar nas autarquias parece ser reconhecido.
Depois esfarrapam-se para conservar a cadeirita.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Isso é rigorosamente assim, Senhor Raposo da Silva

Anónimo disse...

Ao Sr. João que escribió no anterior blogg, a triste e abandonada Almada ( I )

Sr. João, infelizmente tenho uma loja em Almada antiga e a qual tem montras. Na tentativa de oferecer coisas novas e rejuvenescer o comércio importo certo material muito delicado, pois bién, necessito ter toldos nas montras para protejer a mercancia.

Sr. João, a triste realidade é que esta Câmara não me dá permissão por ser uma zona protegida e eu me pergunto, protegida por que? ao lado da loja tenho um prédio em ruínas com perigo de derrubada, outro mas em frente em ruína, atrás sucede o mesmo. Os passeios estão tortos e cheios de buracos, etc

Portanto Sr. João, não diga estupidezes já que por muito que eu investa (que não me deixam)as condições que me rodeiam e que são competencia da Câmara são, e perdoneme, uma merda mesmo que pago os meus avultados impostos religiosamente.

Será que a Câmara não tem que investir também para atualizar a cidade?

E falando de toldos, quererá o Sr. crer que a um café situado aqui ao lado lhe fizeram tirar o toldo que atirava o sol de uma grande cristaleira e além disso do prejuízo que trouxe, este toldo tapava o aparelho de refrigeração que agora ficou à vista coberto com uma bellisima uralita.

Por tudo isto Sr. João, quando fale, fale com mais critério e a mais com pessoas que tentamos rejuvenescer e adaptar nossos comércios ao mundo em que vivemos.

Esta Câmara vive neste mundo atual

Anónimo disse...

Durante as passadas semanas que decorreram fomos brindados com uma autêntica campanha pré-eleitoral da nossa administração que louvou os trabalhadores e o trabalho desenvolvido no ano de 2008 tendo atingido EXCELENTES resultados na sua globalidade.
Tudo seria muito correcto e de louvar se não fosse a campanha pré-eleitoral e a tentativa de influência dos trabalhadores contra o SIADAP, Lei 12-A, etc.
Se ainda podíamos dar o benefício da dúvida por ter acontecido algum devaneio do Sr. Vereador Rui Jorge quando na reunião da DMOVU afirmou:”Enquanto cá estivermos não há prémios de desempenho para ninguém”, tivemos a confirmação na reunião da DMPAT, pelas palavras do Sr. Vereador José Gonçalves que também afirmou: “A CMA não concorda na atribuição de prémios de desempenho. É uma questão de princípios. Quando a lei permite arbitrariedades, aplicamos a lei como queremos”.
É pena é que a arbitrariedade sirva sempre, na nossa opinião, para prejudicar os trabalhadores ou seja: Em vez de motivarmos os trabalhadores que apresentam resultados e ultrapassam objectivos, o que se faz em Almada é: NIVELAR TODOS POR BAIXO!!!! ASSIM É MAIS JUSTO!!!!!

Aqui está mais uma demonstração da democracia dada aos trabalhadores pala C.M.A, vomitada por estes oportunistas dos veredores Rui Jorge e José Gonçalves.

Anónimo disse...

Nivelam todos por baixo, abaixo de determinado nível ou posicionamento na hierarquia.
A nomenklatura comunista tem a sua ética para si. Não é uma ética universalista para todos.
É uma ética só para um universo delimitado, em nome do povo.

Aí só privilégios.

A "arraia miúda" trama-se em nome do interesse colectivo e das regalias dos legítimos defensores do povo e dos trabalhadoes, os quadros, os intelectuais de esquerda, os eleitos, os "impolutos" do partido, a casta.

O PCP não é o partido dos trabalhadores.

Divide e reparte só para alguns.
Certo ou estou errado?

Anónimo disse...

Estes senhores autarcas são muito piores do que se imaginaria.
Quem os apoia é pior que eles.
Outubro é dentro de instantes.
Por favor votem bem. Por forma a que estes imbecis deixem de fazer asneiras e de tratar mal os trabalhadores e os munícipes em geral.

Anónimo disse...

Hoje dia 12 de março de 2009, mais uma noticia no jornal das regiões sobre a zona pedonal, pelos vistos uma petição à asssembleia municipal para que seja respeitada a zona para peões. Aqui há uns dias atrás uma manifestação com alguma violência na praça da renovação teve intervenção policial. são só alguns dos exemplos de como este trabalho da nossa czarina está a voltar os cidadãos uns contra os outros quando a paz e a concordia sempre reinaram. Parece-me que a czarina anda à procura de lenha para se queimar, aproveito para deixar uma proposta, vamos fazer uma petição para ajudar a czarina? eu ofereço já um litro de petróleo.
Oliveira

Anónimo disse...

O litro de petróleo para que é,é para que queime mais,se assim é eu ofereço 20 litros.

Anónimo disse...

deixo aqui um alerta para quem parece estar contra esta czariana anotem nas vossas agendas "dia 24 de abril"o dia do teste á democracia destes comunistas
O.camarario

Anónimo disse...

O dia 24?
Porquê?
Só porque a malta quer ver os Xutos ou lá quem seja?
Só porque a senhora vai como de costume atirar um cravo vermelho para o meio do povo?
Só porque a voz se lhe vai enrouquecer?
Alguma vez esta senhora é democrata?

Anónimo disse...

não é por causa dos xutos, mas sim ver até que ponto estes comunas praticam o que dizem, ou seja deixarem os trabalhadores manifestarem o seu desagrado pelo estalinismo que existe dentro da c.m.a
o.camarário

Anónimo disse...

Já que a Nossa Senhora de Fátima cá vem (com o que eu concordo, pois dá movimento á cidade),esperemos que a MILITA nãe esqueça de pedir PERDÂO por ter ESTRANGULADO a ÙNICA AVENIDA que Almada tinha, só para ter um PRÈMIO na mão. Quem lho deu não sabe que os gazes nas outras pequenas ruas triplicaram e que para ELA ter esse PRÈMIO temos a classe dos COMERCIANTES DESTRUIDA, e consequentemente ALMADA MORTA.SR PRESIDENTE PEÇA PERDÃO PELO TEMPO QUE ESTÁ A LEVAR A RECONHECER QUE ESTA AVENIDA CORTADA ESTRANGULOU TODA A CIDADE.Peça tambem por ter criado a ECALMA que multa todos os visitantes a €60. Não tenha vergonha de mostrar que reconhece que errou, a Nossa Senhora PERDOA_LHE porque ELA sabe que não foi de PROPÒSITO. O Indignado